Saúde na Indústria | Dass inaugura Ambulatório para 6.700 colaboradores em Vitória da Conquista

Foto: SECOM | PMVC

A Industria Esportiva Dass inaugurou um ambulatório médico que promete reforçar a rede de saúde primária de Vitória da Conquista. A iniciativa, implementada em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), atende os 6.700 colaboradores da empresa, distribuídos em duas unidades (confecções e calçados). O ambulatório conta com 18 profissionais de diversas áreas e tem capacidade para realizar 112 atendimentos diários em cada unidade. O vice-prefeito, Aloisio Alan Costa Fernandes, acompanhado da subsecretária de Saúde, Kalilly Lemos, destacou a responsabilidade social da empresa e o reflexo econômico da medida, reconhecendo o impacto positivo da iniciativa. Aloisio Alan afirmou: “Vitória da Conquista é exemplo para a Bahia, e vocês hoje aqui dão exemplo para as indústrias brasileiras. Parabenizamos o grupo Dass, pois essa iniciativa proporciona, aos funcionários, qualidade de vida, segurança e acesso a cuidados em saúde. E além de cuidar dos seus colaboradores, esse serviço economiza recursos e aumenta a produção”.

Segundo o gerente executivo administrativo da Dass, Tiago Pereira, o objetivo central é a prevenção e a atenção primária, indo além das obrigações de saúde ocupacional. “A nossa proposta é oferecer um serviço abrangente, com foco no atendimento primário e na atenção aos trabalhadores. Nosso objetivo é suprir as necessidades dos trabalhadores, que nem sempre encontram facilidade de acesso a esses serviços no bairro, ou que enfrentam dificuldades de locomoção”, disse Tiago.

O ambulatório contará com clínicos gerais, psicólogos, nutricionistas e atendimento odontológico, configurando um centro de saúde para os funcionários. A modelagem é classificada como um projeto-piloto inédito no Brasil, segundo informou o superintendente do SESI-Ba, Armando da Costa Neves. “Esta iniciativa representa uma novidade para a Dass e também para o SESI, trazendo o atendimento para dentro da empresa. Já encaminhei, inclusive, ao Departamento Nacional o projeto que estamos desenvolvendo aqui”, revelou. A gerente de promoção da saúde do SESI-Ba, Luísa Silva Lima, detalhou a atuação do Programa de Saúde Acolhe Dass. A equipe multiprofissional (médicos de família, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos) tem a meta de solucionar entre 80% e 85% das demandas apresentadas pelos trabalhadores, garantindo que apenas casos mais complexos necessitem de encaminhamento para a rede pública especializada.

Deixar uma Resposta