
Em um ato que uniu fé, cultura e história, aconteceu na manhã deste sábado (1º), diante do Cristo Crucificado, obra de Mário Cravo Júnior, na Serra do Piripiri, a 1ª Missa do Vaqueiro de Vitória da Conquista. O evento, organizado pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com iniciativa do mandato do vereador Luís Carlos Batista de Oliveira, o Dudé, além de celebrar a fé à Nossa Senhora Aparecida, deu início à semana de comemorações pelos 185 anos de emancipação política de Vitória da Conquista, cuja data festiva ocorre no dia 9 de novembro.
A celebração, presidida pelo arcebispo Dom Vitor Agnaldo de Menezes, reuniu centenas de vaqueiros, cavaleiros e amazonas, além da comunidade católica e visitantes que foram prestigiar aquele momento único, diante de um dos mais belos cartões postais da Joia do Sertão Baiano. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade destacou a importância de resgatar essa tradição, lembrando que os tropeiros e vaqueiros foram essenciais no desbravamento e desenvolvimento a Joia do Sertão Baiano: “Vitória da Conquista é uma terra de conquistenses e conquistados, e faz parte da sua história os tropeiros que desbravaram suas terras e contribuíram para que a cidade se desenvolvesse.
Por isso, nada mais justo que celebrar e resgatar a cultura do vaqueiro, tão presente em nossa história”. O vereador Luís Carlos Dudé ressaltou que essa primeira edição do evento tem um propósito maior: a campanha para a construção do Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Conquista. “Temos certeza que esta é uma tradição que começa hoje e seguirá por todos os anos em nossa cidade,” comentou Dudé, explicando que a programação inclui shows musicais no Parque de Exposições com venda de ingressos revertida para a construção do Santuário.
O pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Padre Alessandro Mendonça Nonato, reforçou que o evento fortalece a fé e a tradição do povo. A tropa de cavaleiros e amazonas contou com a presença dos vaqueiros encouraçados de Lagoa Real e o prefeito da cidade, José Carlos Trindade Duca (Bida). Após a bênção dos vaqueiros, uma comitiva formada por mais de 500 cavaleiros e amazonas seguiu em cavalgada até o Estádio Municipal Lomanto Júnior. Durante a tarde, no Parque de Exposições, Teopompo de Almeida a festa continuou com shows dos artistas Rivelino Lima, Rony Barbosa, Netinho do Forró e Edigar Mão Branca.
















































































