Patrimônio Histórico | Câmara de Vitória da Conquista celebra tombamento e Memorial com obras de Silvio Jessé

Fotos: ASCOM | PMVC

O mês de novembro é de celebrações na Joia do Sertão Baiano. Nesta sexta-feira (28), o BLOG DO ANDERSON destaca o momento histórico do tombamento oficial do prédio da Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Construído há 115 anos, o imóvel centenário, que marcou como residência do Coronel Maneca Santos e abrigou o Hotel Central, o Fórum e a Justiça do Trabalho, é agora reconhecido como patrimônio arquitetônico e cultural. A oficialização garante a preservação de suas características originais.

O presidente da Câmara, vereador Ivan Cordeiro da Silva Filho, enfatizou a importância do ato: “Tombar este prédio é preservar a história e a memória da Casa do Povo. Conquista tem vocação para ser uma cidade grande, mas, para isso, precisa preservar suas raízes.” Já o historiador e museólogo Fábio Santos Sena explicou o significado da ação: “Com o tombamento, a reabertura do memorial e a exposição que celebra a identidade visual de Vitória da Conquista, a Câmara Municipal reforça seu papel como guardiã da história e da cultura local.”  O evento de celebração triplamente especial, incluindo a reabertura do Memorial Maneca Santos, que agora reúne um acervo de documentos e objetos que narram a trajetória política.

Para enriquecer, teve abertura da exposição “Histórias, memórias, lugares”, do renomado artista plástico Silvio Jessé, com cerca de 60 obras em bico de pena que retratam a evolução urbana e humana de Vitória da Conquista. Emocionado, Silvio Jessé expressou a honra de participar do marco: “Trouxe lembranças, memórias e lugares de Conquista, a cidade onde nasci. O prédio da Câmara sempre foi imponente e agora, com o tombamento, ainda mais. É uma alegria participar deste momento de preservação do patrimônio.” Juntos, o tombamento, o memorial e a exposição reforçam o valor da história da Joia do Sertão Baiano.

Deixar uma Resposta