Obra Literária | Arnaldo Rocha lança “As (in) competências do Ego: Estresse e Enfrentamento” em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Na noite desta quarta-feira (10), a Casa Memorial Régis Pacheco acolheu o lançamento do livro “As (in) competências do Ego: Estresse e Enfrentamento”, do médico neurocientista, professor universitário e escritor Arnaldo Rocha Silva. O evento contou com a presença da Prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, acompanhada do assessor especial de Cultura, Alecxandre Magno Melchisedeck Meira, além de colegas, familiares e amigos. A obra, desenvolvida a partir da tese de doutorado do autor, aborda o Ego, conceito fundamental da psicanálise de Freud, associado à mediação entre os instintos do Id, as exigências do Superego e a realidade externa, focando no estresse da vida cotidiana. Presente no lançamento, a prefeita Sheila Lemos destacou a importância de eventos que fomentem a literatura e outras artes na Joia do Sertão Baiano, ainda mais na Casa Memorial Régis Pacheco.

Ela declarou: “O Doutor Arnaldo está lançando esse livro, voltado aos profissionais de saúde, mas que pode ser lido também por toda a comunidade. É uma alegria estar aqui, nessa noite, nessa casa, que é uma casa tão importante para a cultura, aqui na Praça Tancredo Neves, já toda ornamentada para o Natal, e receber as pessoas, os amigos e o Doutor Arnaldo para o lançamento. Ele é escritor, compositor, cantor, professor, médico, um autodidata. Quero parabenizá-lo por esse livro, e ele já disse que o ano que vem tem mais alguns para lançar, então aguardemos”.  O autor, Arnaldo Rocha Silva, esclareceu que, apesar de ser voltado para o meio acadêmico e para profissionais dedicados à saúde mental, o livro pode ser lido e aproveitado pelo público em geral, por abordar temas que estão presentes no dia a dia da comunidade.

Ele afirmou: “É um livro que abrange todos, não somente o público acadêmico, porque nós estamos vivendo momentos de muita dificuldade em toda a humanidade, sobretudo em relação ao estresse. Não há, hoje, quem não tenha um nível de ansiedade, de depressão. É uma discussão de extrema importância para que a gente amplie o entendimento do assunto. E lançar esse livro aqui na Casa Régis Pacheco, neste memorial, onde estou rodeado de figuras extremamente nobres e que contribuíram decisivamente para o progresso de Conquista, é um privilégio”. O assessor de Cultura, Alecxandre Magno, ressaltou a utilização da Casa Memorial Régis Pacheco para diversas atividades culturais e anunciou que, a partir do próximo ano, o espaço passará por reforma para garantir acessibilidade.

Deixar uma Resposta