Unidade de Saúde Urbis VI | parceria com a UNEX viabiliza modernização em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Na manhã desta quarta-feira (14), o Governo Municipal assinou a ordem de serviço para a construção da nova Unidade de Saúde Urbis VI em parceria com o Centro Universitário de Excelência (Unex), tratando-se de mais uma ação voltada para o fortalecimento da Rede Municipal de Saúde e para o cuidado com a comunidade. A cerimônia teve a presença da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, acompanhada da secretária de Saúde, Fernanda Oliveira Maron, de membros do governo e de representantes da Unex, enquanto a Câmara de Vereadores contou com a representação do vereador Hermínio Oliveira Neto, primeiro secretário da Casa, além dos vereadores Antônio Ricardo Pereraira dos Santos, Márcio Vieira Santos e Fernando Vasconcelos SIlva. A unidade terá capacidade para abrigar três equipes de Saúde da Família, possibilitando o aumento na capacidade de atendimento e melhores condições de trabalho e assistência de servidores e usuários; o novo equipamento ocupará o terreno localizado no fundo da unidade atual, e passará por demolição apenas após a entrega, permitindo que o atendimento aos usuários continue durante todo o processo de construção. A estrutura funcionará integrada ao e-SUS APS (Estratégia do Ministério da Saúde para digitalização de dados), ao COAPS (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde que une prefeitura e faculdades) e contará com o SAME [Serviço de Arquivo Médico e Estatístico para gestão de prontuários].

Durante sua fala no evento, a prefeita Sheila Lemos destacou a importância da nova unidade para ampliar os atendimentos em uma região com grande densidade de moradores e agradeceu à Unex pela parceria. “Em 2025, inauguramos duas grandes unidades de saúde, uma no Patagônia e uma no Ibirapuera, e já iniciamos 2026 fazendo essa nova unidade na Urbis VI. Quando listamos as intervenções que serão feitas, a quantidade de profissionais que trabalham aqui, não parece uma unidade de saúde, mas sim um hospital. É uma alegria poder assinar essa ordem de serviço pra uma obra que vai trazer tantos benefícios para os conquistenses, que são quem mais precisa. Agradeço a colaboração da Unex, que há duas décadas contribui para a educação e o desenvolvimento da cidade”, afirmou a prefeita, confirmando que a unidade terá muros para atender a uma reivindicação antiga dos moradores. A secretária Fernanda Maron ressaltou que a obra representa uma cooperação técnica entre o Governo Municipal e a Unex, beneficiando o bairro Urbis VI e localidades como Espírito Santo, Morada Real e Vila Elisa, onde hoje pouco mais de 16 mil cidadãos possuem vínculo com a unidade, o vice-presidente acadêmico da Unex, Ihanmarck Damasceno, a secretária de Relações Institucionais, Kalilly Lemos, e o coordenador de Medicina, Diego Ferraz Oliveira , ratificaram o compromisso com o desenvolvimento humano e a prática qualificada.

O vereador Hermínio Oliveira Neto e a enfermeira responsável, Jessika Guimarães, celebraram a infraestrutura que terá nove consultórios (odontológicos, de enfermagem e médicos), salas de atividade, reuniões, vacina, curativo, inalação, farmácia, triagem, acolhimento e a “Sala Lilás” para meninas e mulheres vítimas de violência. No encerramento do evento de assinatura, moradores da Urbis VI e região que compareceram à unidade demonstraram satisfação e expectativa com o novo equipamento voltado a melhorar a qualidade de vida de todo o público local na Joia do Sertão Baiano. Moradora do bairro Espírito Santo, Franciele Santos afirma que a nova unidade traz mais segurança para todos: “É muito importante, porque a gente precisa de mais médicos pra atender o pessoal. São melhorias que vai deixar bem mais prático para as pessoas virem até aqui e serem atendidas”. Já dona Iramaia Barbosa, moradora do Vila Elisa, também está na expectativa: “Há muito tempo que a gente espera essa melhoria aqui na Urbis VI, e agora temos a esperança de que vai melhorar”. A planta detalhada conta ainda com recepção, administrativo, almoxarifado, copa, depósito de limpeza, sete banheiros adaptados para pessoa com deficiência (PCD), DML e dois depósitos de resíduos, além de área externa com estacionamento, horta e paisagismo, elevando o padrão de atendimento em Vitória da Conquista.

Deixar uma Resposta