
Familiares, colegas e amigos de Valeriano Severino de Almeida compareceram ao Salão Nobre do Palácio da Joia do Sertão Baiano, nesta quinta-feira (15), para a entrega da placa que renomeia a antiga Avenida Jardim Guanabara. Falecido há seis anos, o homenageado presidiu o Sicoob Crediconquista, onde impulsionou o cooperativismo e o avanço econômico regional. A prefeita Sheila Lemos Andrade recepcionou a viúva, Mércia Almeida, acompanhada pelos filhos Delano, Valmeria e Danilo, além de autoridades como o vereador Ivan Cordeiro e o atual presidente da cooperativa, Paulo César de Oliveira.
Durante a solenidade, a gestora destacou: “Valeriano foi um amigo muito especial, uma pessoa que contribuiu muito para o crescimento da cidade. Foi um trabalho que ajudou a desenvolver a ideia do cooperativismo aqui, mostrando que ninguém faz nada sozinho. Ele sempre teve ideias para melhorar a cidade, especialmente no comércio e no Centro, sempre pensando Conquista grande. É um prazer e uma alegria fazer essa homenagem tão merecida”. O vereador Ivan Cordeiro reforçou a justiça do ato ao afirmar: “É um reconhecimento justo e necessário, e é papel da Câmara e da Prefeitura prestar essas homenagens, ainda mais para uma pessoa como Valeriano, que não só ajudou a construir o cooperativismo em Vitória da Conquista, também faz parte da história da cidade. É uma singela homenagem para eternizar o legado de Valeriano em Conquista”. Emocionada, Dona Mércia agradeceu o gesto: “Valeriano nunca fez nada sozinho, sempre com a equipe, então sei que ele estaria muito feliz de ver todos reunidos aqui, porque ele vivia o cooperativismo.
Agradeço de coração à prefeita e a Ivan por esse gesto”. O filho Delano completou a memória sobre o pai: “A homenagem é muito bem-vinda, agradecemos bastante. Conhecendo meu pai, ele não fazia as coisas para ser homenageado, mas para ajudar as pessoas. Ele era como um Dom Quixote, sonhava com as coisas e queria ver acontecendo. Muitos bairros de Conquista surgiram devido à ação dele como empresário, oferecendo oportunidades. Muito do que sonhou ele conseguiu ver em vida, e outras coisas estão acontecendo agora”.







