
Após um intervalo de cinco anos, a área do Cristo Crucificado, obra icônica de Mário Cravo Júnior, voltou a receber o projeto “PM no Pôr do Sol”, levando música, cultura, gastronomia e animação a um dos principais cartões postais de Vitória da Conquista, com uma bela vista no final de tarde de sábado (17). A ação ocorre por iniciativa da Polícia Militar da Bahia com suporte do Governo Municipal. O clima agradável, as opções de lazer variadas e o ambiente seguro atraíram um grande público. Pessoas de todas as idades compareceram acompanhadas de família, amigos e pets para dançar, registrar fotografias e acompanhar o belíssimo entardecer enquanto contemplavam uma visão panorâmica da Joia do Sertão Baiano.
O programa retorna com o sítio histórico revitalizado, oferecendo mais conforto e proteção aos visitantes. O espaço recebeu dois mirantes, um metálico e outro de madeira, que permitem contemplar a paisagem da cidade, além de paisagismo, nova iluminação em LED, piso drenante para evitar acúmulo de água, calçadas acessíveis e sarjetas no decorrer da rua de acesso ao monumento. O secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Pereira Farias, destacou a importância da cooperação para que um festival deste porte tenha sucesso: “É muito importante para a nossa cidade e é uma alegria para nós, da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, apoiar o PM no Pôr do Sol. Atuamos com a Secretaria de Segurança Pública, a Secretaria de Serviços Públicos e demais pastas, ajudando desde a revitalização do Cristo, que já aconteceu há mais tempo, e também com a limpeza, a parte de abastecimento de água, a Guarda Municipal. A Prefeitura apoia veementemente este projeto e a gente fica feliz de estar vendo a casa cheia aqui hoje”.
Comandante de Policiamento da Região Sudoeste, o coronel Paulo Henrique Rocha Guimarães afirmou que a atividade amplia as alternativas de convivência da comunidade, que pode conhecer e frequentar um local tão relevante para a região: “É com muita honra e satisfação que nós, do Comando Regional, pudemos trazer de volta nesse ano um projeto que foi abraçado pela população de Vitória Conquista. Com o PM no Pôr do Sol, a gente pode trazer momentos de cultura, de lazer e descontração para a população da nossa região. Estávamos há cinco anos sem ter esse projeto, e trazemos agora essa edição totalmente modificada, e temos que agradecer o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória Conquista e de outros parceiros, assim como da população, que abraçou a ideia”.
A celebração oferece aos frequentadores apresentações musicais, experiências culinárias, brinquedos para crianças e muita alegria em um ponto histórico. Inaugurada há 45 anos, a imagem com feições nordestinas ressalta a relevância da cultura, da trajetória e da fé do povo sertanejo. O retorno da proposta teve excelente receptividade entre conquistenses e visitantes. A empresária Adriana Barreiro, natural de Salvador, conheceu a área pela primeira vez e garantiu motivos para retornar: “É um espaço maravilhoso, aberto para a população, o que é muito difícil de encontrar. O local é calmo, bem organizado, policiado. Aqui é bem familiar e seguro, o que é muito importante para mim, que venho de Salvador. O espaço é agradável, traz leveza. Estou feliz de ter conhecido hoje, e todas as vezes que vier pra Conquista vou pedir para os meus amigos me trazerem aqui”.
O mestre de obras Davi Gomes também compareceu pela primeira vez acompanhado da família: “Eu estou achando muito legal, muito organizado. É a primeira vez que venho aqui, e estou muito emocionado, porque a segurança é muito importante. A gente tinha o receio de vir aqui, mas hoje está bem seguro. A família toda adorou, principalmente a minha menina”. O cronograma segue com edições até o dia 25 de janeiro. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana disponibiliza uma linha de ônibus especial saindo da Estação Herzem Gusmão. O suporte logístico envolve a limpeza da SESEP, manutenção elétrica, fiscalização da Vigilância Sanitária e plantão da Secretaria de Saúde com ambulância para atendimentos de urgência. A Guarda Municipal atua com 30 agentes e 7 viaturas no patrulhamento preventivo, enquanto a Defesa Civil monitora a área de risco.











































