Obras do PAC | CAPS vão fortalecer atendimento ao público infantojuvenil em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Na manhã desta quinta-feira (12), membros do Governo Municipal de Vitória da Conquista realizaram visitas técnicas às obras de construção de duas novas unidades do Centro de Assistência Psicossocial Infantojuvenil (Caps i). Localizados no Cruzeiro e Patagônia, os equipamentos contam com investimentos superiores a R$3 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade esteve acompanhada da subsecretária de Saúde, Lorena Almeida, e do secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Apolinário Yoshiura. Os novos equipamentos têm o objetivo de ampliar o número de crianças atendidas e garantir maior conforto e segurança para os profissionais de saúde.

As unidades contam com mais de 600m² de área construída, onde estão sendo erguidos consultórios médicos, salas de medicações, brinquedoteca, sanitários, cozinha, refeitório e espaços de convivência. Também serão instalados parques infantis. Os projetos foram elaborados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (SEINFRA). A previsão de entrega das duas unidades é agosto. Atualmente, o Caps i funciona num espaço alugado no Candeias. Com as entregas, a demanda de atendimento será melhor distribuída com os equipamentos em Zonas Urbanas, facilitando o acesso da população, além da economia de tempo e recursos com deslocamento. Durante a vistoria, a prefeita Sheila Lemos destacou o fortalecimento da rede de saúde de Vitória da Conquista com as novas unidades do Centro de Assistência Psicossocial Infantojuvenil, que atendem crianças e adolescentes em sofrimento psíquico intenso ou transtornos mentais graves e persistentes.

“São obras muito importantes. Hoje o Caps i funciona no bairro Candeias. Toda a comunidade que precisa utilizar o Caps Infantojuvenil precisa se deslocar até lá. Com essas unidades, nós vamos ter dois equipamentos. Um aqui na Zona Oeste, no bairro Patagônia, vizinho à Unidade de Saúde da Família, e o outro lá no Cruzeiro, próximo à Escola Municipal Antônia Cavalcanti, e também ao CRAS. Isso significa que nós vamos distribuir essa população na cidade. É muito importante para trazer mais conforto e conseguir ampliar o atendimento também na nossa cidade. Uma parceria com o Ministério da Saúde e também com o PAC”. Subsecretária de Saúde, Lorena Almeida ressaltou a importância dos espaços próprios para o funcionamento de um serviço tão importante para a juventude.

“Nós fomos contemplados pelo PAC com dois equipamentos para atendimento ao público infanto-juvenil. Hoje a gente tem a unidade alugada, no Candeias, que abarca todo o município de Vitória da Conquista. Agora, a gente vai garantir mais acessibilidade, vamos ter um público separado. E será um ganho para os profissionais com um melhor espaço, pra gente qualificar ainda mais os atendimentos”. O secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, afirmou que as obras estão dentro do cronograma. “Duas obras importantíssimas para o município, está tudo dentro do cronograma que foi estabelecido. Cada unidade tem um valor estimado de R$1,8 milhão, a gente está com 40% concluído, e esperamos que a Saúde entregue esses equipamentos no mês de agosto para a população de Vitória da Conquista”.

Deixar uma Resposta