
As tratativas para evitar o descredenciamento do Hospital UNIMEC junto à Secretaria Municipal de Saúde (SUS) ganharam um novo capítulo. Em entrevista à repórter Mônica Cajaíba, no programa Sudoeste Agora, Rádio Clube de Conquista e reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON, o vereador Ricardo Santos Costa, conhecido como Ricardo Gordo, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), revelou otimismo sobre o desfecho das negociações. Segundo o parlamentar, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou uma proposta financeira que está sob análise dos sócios do Hospital.
“As tratativas avançaram e avançaram bem. Acredito que o descredenciamento não vai acontecer”, afirmou o vereador, destacando que a continuidade do serviço é vital para evitar o colapso na rede pública, que já sofre com a sobrecarga na Unidade de Pronto Atendimento do Hospital Geral de Vitória da Conquista no Hospital São Vicente de Paulo. Apesar do tom positivo, a situação expõe o abismo estrutural entre o atendimento particular e o realizado pelo SUS, além de um impasse que se arrasta há dois anos.
Ricardo Gordo enfatizou que, embora seja da oposição, reconhece que o problema não é uma decisão unilateral da Prefeitura de Vitória da Conquista, mas sim um desequilíbrio financeiro nos repasses. O vereador alertou para a gravidade caso o atendimento fosse interrompido no próximo dia 28, chamando o Hospital UNIMEC de “válvula de escape” para a média e alta complexidade. O cenário agora depende de uma resposta oficial da administração do Hospital, que, até o momento, mantém-se reservada sobre os termos do acordo.


