
Um grave acidente de trânsito registrado no início da manhã desta quarta-feira (21) deixou 29 pessoas feridas na Avenida Edvaldo Montinho, no bairro Seac, na Zona Urbana de Planalto, no Centro Sul Baiano. A colisão envolveu um carro de passeio e uma van de passageiros que fazia o transporte diário do Povoado do Parafuso ao Centro de Planalto. Segundo relatos de testemunhas e informações apuradas pelo Bahia Meio-Dia, o veículo de transporte coletivo apresentou uma falha aparente no sistema de freios enquanto descia a via. O motorista perdeu o controle da direção e atingiu inicialmente um automóvel prata que trafegava no mesmo sentido. Com a força do impacto, o carro colidiu contra o portão de uma residência.
Descontrolada, a van continuou descendo a avenida e só parou após bater fortemente no muro de um imóvel de esquina, ficando completamente destruída. Munícipes iniciaram o socorro imediato às vítimas no local. Uma força-tarefa de emergência contou com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), equipes da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar e três ambulâncias enviadas de Vitória da Conquista para auxiliar no resgate. Alguns feridos precisaram ser retirados das ferragens antes do encaminhamento ao Hospital Municipal Nilton Ferreira dos Santos.
Das 29 pessoas atendidas na unidade de saúde de Planalto, seis acabaram transferidas em estado grave para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Entre os pacientes em quadro crítico estão vítimas entubadas e com fraturas expostas, incluindo o condutor do utilitário, além de uma passageira que apresentou sangramento interno. Outras 23 pessoas permanecem internadas sob observação médica. A Polícia Civil da Bahia informou a instauração de inquérito para apurar as causas exatas da ocorrência. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizaram os levantamentos no local, e os depoimentos dos condutores e passageiros serão colhidos assim que os envolvidos receberem alta médica.




