Voto Obrigatório: “Sou a favor do voto facultativo. Politiza o povo brasileiro”, diz presidente do Legislativo Conquistense

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Siga.News iniciou nesta quarta-feira (9) uma série de entrevistas sobre o tema voto obrigatório, ouvindo inicialmente a opinião dos vereadores, dependentes direto do voto popular para assumirem suas funções legislativas. Entre os já entrevistados, defesas apaixonadas, ora para manutenção do voto obrigatório, ora para extinção desta exigência.

Na visão do presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Hermínio Oliveira Neto (PPS), deve ser facultada ao cidadão a opção de ir ou não à urna manifestar sua opinião por meio do voto. Para ele, o voto facultativo vai qualificar o processo eleitoral e poderá eliminar práticas como a distribuição de brindes e outras formas de compra de voto. Confira a reportagem do Siga. News aqui no BLOG DO ANDERSON.

Abaixo, a íntegra da entrevista com Hermínio Oliveira:

Siga.News: Vereador, em pauta o voto obrigatório. Qual sua opinião?

Hermínio Oliveira: A minha palavra, nesse momento, é que nós precisamos de uma reforma política no país. Não pode continuar com esse sistema político que está acontecendo. Eu vi um acontecimento agora, que foi aprovado, o fim das coligações. Eu acho importante isso. Cada partido montar a sua chapa e eleger os seus vereadores, ter as suas representações. Sobre esse projeto do obrigatório e facultativo, eu sou a favor do voto facultativo. Eu acho que a pessoa tem o direito livre de ir e vir e não tem obrigação de votar. Ele vota se quiser. Se no decorrer do tempo, até próximo da eleição, ele tiver o desejo de votar, ele vai lá e sufraga o seu voto. E se não tiver, ele não vota. Eu sou a favor do voto facultativo.

Siga.News: Há quem analise que esse voto pode afastar as pessoas das urnas. Você acha que isso pode realmente acontecer?

Hermínio: Eu acho que vai melhorar a atuação dos políticos. Se a pessoa está fazendo bem, se está trabalhando com honradez, austeridade, discutindo, debatendo os assuntos importantes do país, da cidade, dos municípios, a pessoa vai ter o desejo, vai ter a motivação de se dirigir à urna e votar. E vai fazer até campanha pedindo voto para levar e sufragar o voto para o vereador, para o deputado, para o senador, para o governador, para o presidente da república, escolhendo os melhores, as pessoas transparentes. Porque eu acho que as pessoas devem acompanhar a política, a política é boa. Sabendo escolher as pessoas corretas, as pessoas certas, não votar em pessoas que tem um passado sujo. Eu acho que devem olhar o passado, a ficha corrida, a ficha limpa, se não tem antecedentes criminais, se nunca foi envolvido em corrupção e por aí que nós vamos mudar o país. Estancar a corrupção no país, que está desenfreada. No jogar limpo, não é essa ganância do dinheiro não. O que ganha um deputado, um senador, um deputado estadual, um prefeito, um vereador é suficiente para manter, não precisa meter a mão no cofre público.

Siga.News: Resumindo, vereador, você defende que pode até reduzir a quantidade de eleitores, mas qualifica a eleição.

Hermínio: Qualifica, politiza o povo. Politiza o povo brasileiro. Tem muita gente que, às vezes, me desculpe, tem exceção, é manipulada com contribuição, com brindes, com cesta básica, com gasolina, a compra de um voto, a boca de urna, que paga R$ 50,00, tem gente que troca voto por cerveja, por bebida, festa em bares. E não é assim que o eleitor deve conduzir. Ele tem que olhar quem faz bem ao próximo que está defendendo os mais pobres, os mais fracos, os indefesos que moram nas periferias da cidade. Porque a burguesia tem tudo, a elite. A gente tem que fazer desse jeito, acabando com o êxodo, fixando o homem no campo, deixando de ir para os grandes centros para se perder por lá. Porque o povo do interior, o povo da zona rural é um povo de bem, mas sai desgarrado, vai para um lugar sem o conhecimento, sem o preparo, indefeso, e acaba se perdendo por lá. Pessoas que são tão boas, de grande benefício para a sua família, no seu habitat natural.


Os comentários estão fechados.