Televisão Conquistense: TV UESB entra na era digital

Foto: ASCOM | UESB

A comunicação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) deu um grande passo no Sistema UESB de Rádio e Televisão Educativas (Surte). A partir desta quarta-feira (18) a TV UESB passou a operar em SD Digital, medida que amplia a qualidade do sinal de transmissão ao mesmo tempo em que cumpre a legislação exigida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), liberando a frequência analógica para o órgão. Durante os próximos 90 dias, a emissora entra em caráter experimental, aumentando progressivamente a potência do sinal até atingir 1.250 watts. Agora, o Surte conta também com um gerador próprio na torre de transmissão, que garante uma maior estabilidade na manutenção da TV UESB e UESB FM no ar. Para ter acesso à programação da TV UESB em sinal digital, é necessário ter o conversor instalado em sua televisão e ressincronizar no canal 4.1. >>>>>

“Com a digitalização da TV, o conteúdo produzido chegará a mais pessoas com maior qualidade. A Universidade, enquanto instituição pública, tem um compromisso social muito grande. É uma preocupação nossa oferecer serviços de qualidade para a população, não só em extensão, mas também no ensino e na pesquisa”, defende a professora Gleidi Magali Lemos, pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários.

Maior cobertura – Uma área de alcance maior será contemplada com a digitalização. Por conta do novo transmissor e do novo posicionamento da torre de transmissão, o sinal da TV Uesb chegará a um raio de 100 quilômetros contados a partir de Vitória da Conquista. Isso significa que, gradativamente, municípios como Poções, Planalto, Aracatu, Barra do Choça, Tremendal, Belo Campo, entre outros serão contemplados com a programação da emissora.

“Isso representa a possibilidade de a comunidade ter ainda mais acesso a outras fontes de informação. Temos consciência do papel que temos a cumprir, de formar a comunidade. Isso amplia o nosso compromisso e o nosso esforço para atender bem o nosso público”, avalia Rubens Sampaio, assessor geral de Comunicação da Uesb.

Outra conquista da digitalização é a ampliação da cobertura da Uesb FM, que será a emissora de rádio da região Sudoeste com maior alcance.

A segunda etapa da digitalização será operar em Full HD. Para esse processo, haverá um investimento na estrutura interna da emissora, com melhoria nas ilhas de edição, estúdio e câmeras, por exemplo. A previsão é que essa etapa seja finalizada até dezembro deste ano.


Os comentários estão fechados.