Evento Internacional: estudantes vão representar Vitória da Conquista em Feira Cientifica no Peru

Fotos: Divulgação | SESI

Na Escola SESI Anísio Teixeira, de Vitória da Conquista, por exemplo, são seis equipes que desenvolvem projetos de iniciação cientifica nas áreas de linguagens, física, química, bioquímica e ciências humanas. O projeto Estudo da Efetividade do Ácido Tânico extraído da Punica Granatum L, que propõe o uso de uma substância menos nociva ao organismo no processo de tratamento da água, conquistou recentemente o 3º lugar na 14° Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia, em Recife, e se credenciou para participar da Cientec, que acontecerá em 2019, em Lima, no Peru.

Maria Luiza Castro, 17 anos, é aluna do 2° ano do Ensino Médio na Escola Sesi Anísio Teixeira. Foi sua equipe, composta também pelos estudantes Abel Adolfo e Luan Carlos, que conquistou o 3° lugar na área de Ciências Exatas e da Terra na 14° Fenecit. Ela é só empolgação pelo que tem vivenciado. “Graças à pesquisa desenvolvi curiosidade acerca de vários temas e maturidade científica. Além de todo o suporte dado pela instituição, os profissionais que estão por trás só acrescentam em nossas vidas”, arremata a estudante. >>>>>

“Os alunos de Salvador são nossa primeira referência para buscar novos percursos”, conta a professora Arlene Rocha, que ensina Química da Escola SESI Anísio Teixeira e é responsável pela iniciação científica. O reconhecimento do trabalho dos alunos é para ela motivo de orgulho. Mas o mais importante, na avaliação da professora, foi a motivação que estas conquistas trouxeram para a escola. “Me sinto inspirada e vejo que os meninos motivam os colegas. Na realidade, já mesmo antes da participação na Fenecit, a escola esteve mobilizada”, conta Arlene.

A professora está na escola SESI de Vitória da Conquista desde 2017. “Uma das minhas batalhas para entrar na rede de educação do SESI foi esse diferencial. Aqui há incentivo à pesquisa e à inovação, o que é diferente das outras escolas. A gente coloca o aluno como ator no seu processo de educação e é isso que me motiva”, arremata.

OUTROS PROJETOS

Os investimentos no potencial dos alunos envolvem também outras áreas de conhecimento. No primeiro semestre deste ano, os estudantes da iniciação científica em Linguagens da Escola SESI Anísio Teixeira obtiveram destaque com a aceitação de um trabalho de pesquisa na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) de Brumado. Os estudantes Luís Henrique Oliveira, Giovanna Libarino e Guilherme Souto, da Escola SESI Anísio Teixeira, de Vitória da Conquista, realizaram uma pesquisa sobre a “Influência dos responsáveis no processo de escolarização dos alunos”.

Em coautoria com o professor Vilmar Rocha (orientador) eles apresentaram os trabalhos no VI Seminário de Estudos Linguísticos e Literários, que aconteceu na Uneb de Brumado e terão seu primeiro trabalho científico publicado nos anais do evento, juntamente com alunos de graduação e pós-graduação. Um feito, considerando que estão apenas no ensino médio.

“Nosso propósito é investir na criatividade e no potencial dos nossos alunos para que eles tenham condições de desenvolver suas habilidades. Para isso, investimos em todas as escolas da nossa Rede para que os pesquisadores e professores tenham à sua disposição toda a infraestrutura e material de pesquisa necessário à realização destes projetos”, reitera Cléssia Lobo, gerente de Educação da Rede SESI Bahia.


Os comentários estão fechados.