Tribunal de Justiça: Tiago Correia discute o Judiciário Conquistense com o presidente do TJ-BA

Foto: BLOG DO ANDERSON

Atento às demandas, o deputado estadual Tiago Correia, do PSDB, visitou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargador Gesivaldo Brito, para discutir a situação das Comarcas. Um dos principais pontos do encontro foram as dificuldades do judiciário em Vitória da Conquista, que hoje acumula milhares processos sob responsabilidade de um número baixo de juízes e servidores, causando morosidade nos julgamentos. Conquistense, Correia mostrou apreensão com a dificuldade enfrentada pelas Comarcas do Interior em decorrência da falta de pessoal, principalmente em Vitória da Conquista, que apresenta um grave quadro. “Conquista é a terceira cidade do estado e tem uma importância muito grande para toda região, por englobar a atividade judiciária vários municípios. É importante garantir à população o acesso à justiça, e fica claro que a Comarca precisa de um efetivo maior para solucionar este problema”, afirmou. >>>>

Dados levados pelo deputado apontam que a Vara da Fazenda Pública conta com 31.130 processos sob responsabilidade de seis servidores e dois juízes; já a Vara da Família e Sucessões agrega 10.662 processos também divididos entre dois juízes. Na Vara de Execuções Penais de Conquista, único município do interior que conta com dois presídios, atuam quatro servidores que cuidam da tramitação de 3.998 processos.

Como solução, Correia sugeriu a criação e instalação da 2ª Vara da Família e Sucessões, o Juizado Especial da Fazenda Pública, a 2ª Vara da Fazenda Pública, e a Vara Exclusiva de Execuções Penais.

Ao final do encontro, o deputado agradeceu ao presidente pela atenção e sensibilidade com a situação apresentada. “Saio daqui satisfeito, pois presidente demonstrou conhecimento dos problemas e deu sinais de disposição para resolver os mesmos, e isso traz uma grande esperança para o povo do nosso interior”, completou Correia que participará de uma audiência pública que acontecerá na Câmara Municipal de Vitória da Conquista na noite desta quinta-feira (13).


Os comentários estão fechados.