Combate ao Coronavírus: Prefeitura de Montes Claros decreta fechamento do comércio, incluindo bares e restaurantes

Foto: Divulgação | PMMC

A Prefeitura de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, publicou um novo decreto determinando a suspensão do funcionamento do comércio varejista e de prestação de serviço a partir desse domingo (22). Os estabelecimentos relacionados à saúde e aos gêneros alimentícios são exceção. As medidas seguem até o dia 21 de abril. De acordo com os dados divulgados neste sábado (21), 30 casos suspeitos estão sendo investigados. Ao todo, foram 32 notificações e dois casos já foram descartados. Já foram realizados 24 exames e oito estão agendados. O último boletim do Estado de Minas Gerais nessa sexta-feira (20), constavam 23 casos suspeitos. Divergências entre os números divulgados podem ser notadas devido ao aumento significativo do volume de notificações e aos processos estabelecidos por cada órgão. A Prefeitura informou que o descumprimento das medidas implicará em penalidades na Lei Municipal, aprovada pela Câmara no dia 19 de março. Confira a reportagem do G1 Grande Minas.

Quais serviços estão suspensos

O decreto determina a suspensão do funcionamento em todos os estabelecimentos comerciais, incluindo shoppings, academias, boates e cinemas, além de clubes de serviço, lazer e similares. Estão proibidos a realização de espetáculos, shows, cultos e demais manifestação religiosa, que só pode ocorrer sem a presença de público. Os parques municipais e itinerantes vão permanecer fechados e está proibido o uso de academias ao ar livre e áreas de lazer das praças públicas. A proibição também inclui áreas de lazer e convivência dos condomínios. Os bares e restaurantes só poderão funcionar com serviço de entrega. Fica proibido a aceitação de novos hóspedes em hotéis, motéis e similares.

Quais serviços são exceção

Serviços considerados essenciais serão mantidos como: farmácias, drogarias e lojas de produtos médicos hospitalares, supermercado, mercearia, loja de conveniência, padarias, distribuidoras de água mineral e gás, postos de combustíveis, oficinas mecânicas, agências bancárias e similares, loja de venda de alimentação para animais e produtos veterinários. Os Mercados Central, Sul e a Ceanorte também podem funcionar. De acordo com o decreto, esses estabelecimentos devem intensificar ações de limpeza, disponibilizar produtos antissépticos aos clientes, divulgar informações sobre as medidas de prevenção ao coronavírus e evitar aglomeração de pessoas em seu anterior. Será permitido o funcionamento das feiras livres para venda exclusiva de produtos hortifrutigranjeiros e laticínios de produção artesanal. Não será permitido a venda de bebidas alcoólicas e alimentos prontos para o consumo. O espaçamento mínimo entre as barracas é de cinco metros.

Abastecimento

O decreto também determina que a Copasa suspenda imediatamente o sistema de rodízio no abastecimento. A medida está em vigor no município desde de novembro do ano passado.


Os comentários estão fechados.