Arquivos Diários: 24 de dezembro de 2013, 23:30
Conquista: Gilvan já vendeu o Camaro
Algumas fotos no Boteco Carioca
Natal da Cidade: Maria Gadú é contagiada pelo público que lotou a praça

Já passava das 22h30 dessa segunda-feira (23), sexta noite do Natal da Cidade de Vitória da Conquista, quando a cantora Maria Gadú subiu ao palco principal do evento, sendo ovacionada pelo público, composto em sua maioria por jovens. Sua momentânea mobilidade reduzida não foi empecilho para ela cantar, tocar e encantar ainda mais a platéia. “Foi bom fechar o ano com vocês que têm essa energia positiva”, disse Gadú, que em seguida levantou-se com a ajuda da muleta, aproximou-se do público e cantou o verso “Me tem amor”, ao que em coro retribuiu: “Me tem amor”.
Após a sua apresentação, Maria Gadú falou da receptividade do público: “Foi uma delícia. É muito gostoso o clima. Foi a primeira vez que fiz show em praça e a galera fez um silêncio, prestando atenção na canção, curtindo, foi demais”. Sobre a iniciativa da Prefeitura Municipal em mesclar na programação artistas populares e eruditos, Gadú declarou: “É genial, porque a música não tem valor monetário. Levar todos estilos de música para a praça é incrível, é lindo demais. Parabéns”.

Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada e Planalto discutem o Plano Nacional de Habitação

O gerente regional da Superintendência da Caixa Econômica Federal, Claudeir Pereira, recebeu o deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) e os prefeitos Alcides Ferraz (Encruzilhada), José Augusto Ribeiro (Condeúba), Cloves Andrade (Planalto) e Edvar Ribeiro (Cordeiros), na tarde desta segunda-feira (23), para discutir projetos que já foram encaminhados pelos municípios para o Plano Nacional de Habitação (PlaHab) do Ministério das Cidades.
“Essa reunião foi importante porque foi esclarecedora, alguns documentos foram entregues para cumprir diligencias e a nossa expectativa é que agora no início de 2014 possamos ampliar substancialmente o programa aqui na região do Sudoeste”, comentou Waldenor em entrevista ao Blog do Anderson.O PlaHab prevê zerar o deficit por novas moradias e a inadequação habitacional até 2023. O cumprimento da meta, segundo o ministério, se dará por meio do estímulo ao planejamento municipal e estadual e do reconhecimento da importância da produção social da moradia, entre outras estratégias.
Conquista: Famílias vivem em situação de miséria, entre elas um bebê e uma mulher grávida

Na avenida Brumado, ao lado do Complexo Policial de Vitória da Conquista, cenas da situação de vida de três famílias são de absoluta precariedade em barracos improvisados de lona e papelão. Na tarde deste domingo (22) a equipe do Blog do Anderson esteve in loco observando as instalações. No chão batido uma cama onde dormem um recém-nascido, um casal e um cachorro.
O mau cheiro é assustador. Em entrevista, Romi Souza Conceição, natural de Alagoinhas, falou dos obstáculos para a sobrevivência. “Aqui está difícil, chuva demais, você está vendo a situação nossa aqui no barraco. Então nós necessitamos de um comestível para dar de comer à família”, comentou.
“Molhou bastante a nossa sorte é esse carro velho que eu boto minha filha aqui. Eu forro o banco do carro e ela dorme com minha mulher”, disse em relação aos desafios nestes dias de chuva. “Eu tenho um problema de coração, problema de pulmão, então eu trabalho assim devagar”, explicou Romi, vendedor de peças artesanais.
Em outro barraco estão Joel e Luciana, ambos de Salvador. A mulher está no sétimo mês de gestação e busca o enxoval. “Vai ser homem. Estamos precisando de roupinhas para o enxoval, pois não temos nada ainda”, apelou Joel exibindo a ultrassonografia realizada recentemente.
Por telefone, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício de Jesus, disse desconhecer a situação, mas prometeu apurar ainda nesta terça-feira (24), véspera do Natal.
FAINOR realiza festa de confraternização

Centenas de servidores da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) se reuniram neste domingo (22) para a festa de confraternização do final de ano.
Na ocasião vários brindes foram sorteados entre os funcionários. Fundada em 2001, a FAINOR é uma instituição particular de ensino superior de Vitória da Conquista, no Sudoeste Baiano, e possui doze cursos de graduação e vários cursos de pós-graduação.
Caetanos: Ex-prefeito é condenado e deverá pagar R$ 235 mil à União
A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista, a Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Caetanos Valmi Carlos da Rocha ao pagamento de mais de 235 mil reais pelo desvio de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). A sentença, de 8 de novembro último, partiu de ação de improbidade movida pelo MPF, que visava ressarcir os prejuízos causados pelo ex-gestor durante os mandatos de 1997 a 2004. Segundo a decisão, Rocha deverá devolver aos cofres públicos 78,5 mil reais, além de pagar multa de duas vezes o dano, valores sobre os quais ainda devem ser aplicados juros e correção monetária. O ex-prefeito ficará, também, proibido de contratar com o poder público e com direitos políticos suspensos por dez anos. Quando a decisão transitar em julgado, momento em que não é mais possível recorrer da sentença, Rocha deve perder a função pública que ocupar na ocasião. Improbidade, à frente da prefeitura de Caetanos, o réu negligenciou a prestação de contas de convênio com a União por intermédio do Ministério da Saúde, ficando comprovado o desvio de fundos que se destinavam ao fortalecimento do SUS no município, a partir da emissão e saque cheque em benefício próprio. A condenação pelas práticas de improbidade administrativa são previstas pela Lei de improbidade. Em julho deste ano, Rocha também foi condenado à ressarcir valores do Programa Alfabetização Solidária, cujas contas não foram devidamente prestadas, prejudicando o recebimento de novos repasses. Esta decisão, também obtida por meio de ação de improbidade proposta pelo MPF, já transitou em julgado.
