O irmão do ex-prefeito Herzem Gusmão Pereira [1.947 – 2.021], Edilson Gusmão Pereira, resolveu entrar na carreira da Política Partidária. A estreia aconteceu nas Eleições 2022 à Assembleia Legislativa da Bahia, quando apurou 5.793 votos à Assembleia Legislativa da Bahia pelo Partido Liberal. Atualmente a expectativa é que Edilson Gusmão oficialize o seu nome à Prefeitura de Vitória da Conquista nas Eleições 2024. Ao contrário de outros prefeituráveis, Edilson teria o vice facilmente. “Edilson está aí candidato, mas não por nosso Partido. Ele é candidato. E está aí junto com a gente nessa questão de apoio de sair o vice do Partido PMB 35 e estamos esperando essa decisão de Edilson de qual Partido que ele vai sair candidato a prefeito de Conquista”, comentou Alicelmo Pereira Silva, presidente da Comissão Provisória do Partido da Mulher Brasileira. Na reportagem que o BLOG DO ANDERSON lança no final da noite deste domingo (20), Alicelmo, que revela ter uma chapa completa e competitiva ao Parlamento Conquistense, avalia a gestão da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, e assim como outros observadores políticos, também sugere mudança na equipe do Governo Municipal de Vitória da Conquista.
Reeleito à com 88.313 votos, destes apenas 1.247 em Vitória da Conquista, Nilton Silva Bastos Júnior, o Niltinho, é o líder do Progressistas na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) na Base Governista, ou seja, no mesmo palanque do governador Jerônimo Rodrigues Souza, da Federação Brasil da Esperança [PT, PcdoB e PV]. O foco agora está direcionado às Eleições 2024. Em entrevista à Rádio A Tarde que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta terça-feira (25), Niltinho traz novidades que poderão levar um grupo aliado à prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, para o outro lado. A Banda Sheilista busca espaço no Progressitas, inclusive por desejo da própria gestora, porém o parlamentar recua, pois garante que terá um candidato próprio em Vitória da Conquista, Itabuna, Feira de Santana e Ilhéus.
Com pouco mais de 90 Prefeituras comandadas pelo PP na Bahia, o partido tentará ampliar esse número a partir de 2024, pelo menos é o que garante o deputado estadual e líder do partido na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Niltinho, em entrevista ao programa Isso é Bahia desta segunda-feira, 24, na A TARDE FM. Segundo o parlamentar, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Ilhéus são algumas das cidades prioritárias para o PP nas eleições do próximo ano. “Tirando Salvador, que terá uma participação intensa do nosso partido, os grandes centros como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, que temos um ex-prefeito que é secretário-geral do nosso partido, o Jabes Ribeiro, que é um nome forte e tem sido colocado. A última pesquisa interna que vi ele vem despontando entre os três principais nomes. Jabes tem esse poder de construir. A força política dele no município será, talvez, determinante, inclusive, na condução do processo eleitoral local. O apoio dele, ou uma candidatura…ele pode ser o prefeito ou definir o próximo prefeito”, afirmou. Niltinho também disse que, apesar do partido ter perdido algumas Prefeituras, vai buscar ampliar a quantidade de gestores. “Isso é de interesse do governo ter uma posição na cidade da importância de Ilhéus. Além dela, tem Juazeiro, uma cidade importante, Teixeira de Freitas…o PP vai pesar muito nessa construção e vamos focar mais nessas cidades. O PP já chegou a ter 117 Prefeituras na Bahia. Houve uma redução, que é natural, no processo eleitoral. Alguns prefeitos seguiram para a base do governo. Mas somos um partido hoje que temos pouco mais de 90 prefeitos e esses prefeitos, não tenho dúvida, grande parte vão para a reeleição e outros tentarão a sucessão”, pontuou.
O secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia responsável pela coordenação da candidatura que elegeu o governador Jerônimo Rodrigues nas Eleições 2022 também está na linha de frente para “virar a chave” do Paço Municipal da Praça Joaquim Correia no ano que vem. Referimos ao ex-prefeito de Camaçari e ex-deputado Luiz Carlos Caetano, defensor da pré-candidatura do deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) à Prefeitura de Vitória da Conquista nas Eleições 2024. Em contato com o BLOG DO ANDERSON ao meio dia desta terça-feira (18), Luiz Caetano enalteceu o seu correligionário do Partido dos Trabalhadores, testemunhando as qualidades políticas e administravas. “Waldenor é um grande quadro político, tem uma experiência administrativa muito boa. Eu penso que Waldenor está trabalhado um projeto muito importante pra Conquista, eu penso que a gente precisa ouvir, participar, ajudar mudar esse projeto para Conquista. Conquista é uma das cidades mais importantes da Bahia e que a gestão atual não está boa e que Waldenor vai ter condições sim de melhorar a vida daquele povo e a vida daquela cidade. Então é importante que ele construa esse projeto, vamos dar apoio para que ele construa um projeto de cidade moderna cada vez mais para Vitória da Conquista”, declarou o articulador sobre o ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia por dois mandatos consecutivos antes de ser eleito à Assembleia Legislativa da Bahia e posteriormente para a Câmara dos Deputados. Da base liderada pelo governador tem também a vereadora Maria Lúcia Santos Rocha, que teve a pré-candidatura oficializada pelo Movimento Democrático Brasileiro, mas a devesa de Caetano é a união para ganhar as Eleições 2024. “A ideia central nossa é que a base saia unida nesses principais municípios da Bahia. Em todos os municípios da Bahia a base do governador Jerônimo Rodrigues saia unida. Vamos conversar com todo mundo e cada vez mais construir a união. É importante construir a união para ganhar a eleição e para governar uma cidade tão importante como Vitória da Conquista”, comentou reforçando: “Waldenor é um nome que temos muita simpatia, achamos um grande gestor, um grande político e nós vamos trabalhar cada vez mais para poder unir toda a nossa base e construa uma só candidatura para ganhar as eleições”. Ainda conforme Luiz Caetano, Waldenor “tem conversado muito com partidos políticos”. “Ele foi fazer ao governador lá no hotel e conversamos um pouco lá com ele em Conquista no final de semana e vamos marcar uma reunião brevemente com as lideranças em Vitória da Conquista para podermos avaliar mais profundamente o lado político e definir estratégias para campanha que vem dentro de Vitória da Conquista”, complementa.
A vereadora Maria Lúcia Santos Rocha, do Movimento Democrático Brasileiro, está com moral no Governo do Estado da Bahia. Ela era opositora, mas com o êxito de Jerônimo Rodrigues Souza, do Partido dos Trabalhadores, nas Eleições 2022, Lúcia virou governista. Ela está na primeira suplência do MDB na Assembleia Legislativa da Bahia e tem o nome cotado à Prefeitura de Vitória da Conquista nas Eleições 2024. Com tudo isso, Lúcia estaria remando num mar de cargos do Governo Baiano. Em entrevista ao UP Notícias [Rádio UP] desta quarta-feira (5), o vereador Luciano Gomes Lisboa, do Partido Comunista do Brasil, revelou que “Lúcia Rocha está cheia de cargos no Governo do Estado”. A manifestação surge pelo fato de que o PT tem a lista de todos os espaços deixando o PCdoB de fora. “A briga tem sido não pelo bem da população, a briga tem sido pela ganância de poder. Agora eles podem ter a ganância deles do jeito que eles quiserem desde que eles respeitem o PCdoB e desde que eles respeitem os vereadores do PCdoB”, orientou Gomes a Cúpula Petista e em especial ao presidente Isaac Bomfim Pereira Reis, que é liderado pelos deputados Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) e José Raimundo Fontes (PT).
Nas Eleições 2022 a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, se fantasiou e declarou apoio ao então candidato Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal, derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, ao Palácio do Planalto. Passou o período e a prefeita mantém-se silenciosa sem ataques a adversários, mas nomeados do Governo Municipal de Vitória da Conquista que a circulam permanecem com as diretrizes bolsonaristas tecendo críticas a Lula e também ao governador Jerônimo Rodrigues Souza, do PT. No entanto, durante reunião do União Brasil na noite da sexta-feira (5) Lemos lançou outra proposta para sua jornada nas Eleições 2024, mas possivelmente muitos “correligionários” não acatarão. Em discurso, Sheila fez o convite “as mulheres e os homens que estão aqui hoje que não são filiados ao União Brasil que venha se juntar a nós. O União Brasil é um Partido que a gente pode dizer que não é um Partido de direita, nem de esquerda. Não é um Partido de centro, é um Partido que quer trabalhar”. Para Sheila, “a gente pode abraçar a todos, independentemente da posição partidária”. “O que a gente quer é mais emprego, é mais renda, é que a população não fique sujeito somete ao assistencialismo, que a gente consiga fazer com que a população saia pelo emprego e renda para o nosso país, porque somente através de emprego, da empregabilidade a gente consegue fazer um mundo diferente. Então o Partido pode abraçar a todos”, complementa a prefeiturável no evento que aconteceu na sede do Rotary Club de Vitória da Conquista com cobertura especial do BLOG DO ANDERSON.
O BLOG DO ANDERSON esteve na Villa do Bosque na noite do sábado (15) e pode reencontrar e conversar com inúmeras personalidades. Uma delas é Sidônio Cardoso Palmeira, publicitário responsável pela Campanha de Marketing que reconduziu Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, à Presidência da República Brasileira. De acordo com a Folha de São Paulo, “Sidônio Palmeira é conhecido por jeito discreto, passado de líder estudantil e negócios fora da publicidade”. A trajetória de Sidônio, sobrinho do ex-deputado Luiz Soares Palmeira, o famoso Padre Palmeira, será retratada em um livro que terá lançamento em Brasília e Salvador com a possibilidade de uma sessão de autógrafos também em Vitória da Conquista, sua Terra Natal. Num bate-papo, Palmeira falou de um trabalho que resultou na eleição de José Raimundo Fontes, do PT, à Prefeitura de Vitória da Conquista ao derrotar o ex-deputado Coriolano Sousa Sales [1.943 – 2018]. Um dos momentos que ainda permanece na memória da Política Conquistense é uma indagação que marcou as Eleições 2008: “Cadê a fita Zé”. Sidônio vivenciou e traz todos os detalhes sobre o que aconteceu com a polêmica fita.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR), nesta sexta-feira (27), um pedido de análise da ação que busca suspender a posse de deputados envolvidos nos atos golpistas do dia último dia 8 de janeiro em Brasília. Entre os alvos da peça, estão o deputado eleito Nikolas Ferreira, do Partilo Liberal de Minas Gerais. O ministro deu prazo de 24 horas para que a PGR apresente manifestação sobre o caso. A posse dos deputados está marcada para a próxima quarta-feira (1º). As informações são do Metrópoles e G1 Nacional.
O BLOG DO ANDERSON repercute neste sábado (7) a Análise Eleitoral do professor Wilton Teixeira Cunha sobre o resultado final das Eleições 2022. No Ponto de Interrogação do UP Notícias [Rádio UP], Wilton Cunha, professor aposentado da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) com passagens pelo Governo do Estado da Bahia, desmiuçou aos comunicadores Deusdete Dias Filho, Jânio Vieira de Freitas e Ricardo Santos Costa [Gordo Repórter], os números que elegeram Luiz Inácio Lula da Silva e Jerônimo Rodrigues Souza, ambos do Partido dos Trabalhadores.
Uma dos questionamentos que se arrasta há muito tempo é a ausência do Município de Vitória da Conquista nas decisões do Governo do Estado da Bahia, que para Deusdete Dias é uma “falta de respeito” com a Terceira Maior Cidade Baiana. De acordo com Cunha, “existem além dos cargos de secretários, que são cargos importantes, existem os cargos do Governo Federal de primeira linha, de Superintendências” .
“Vitória da Conquista ter um cargo de secretário, além dos cargos federais, mas um cargo de secretário na Bahia já passou do tempo. Nós já deveríamos ter há algum tempo”, frisou Cunha reforçando que “Vitória da Conquista poderia, independente de Partido, brigar por isso. É fundamental”. No entanto, a Joia do Sertão Baiano não foi contemplada, mesmo com as expressivas votações dos ‘deputados da terra’ reeleitos, Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), José Raimundo Fontes (PT) e Jean Fabrício Falcão (PCdoB). Tem gente dizendo que “a esperaça é a última que morre”.
O presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro deixará o Brasil rumo a Orlando, nos Estados Unidos da América, no início da tarde desta sexta-feira (30). A informação foi confirmada ao Valor por uma fonte do Palácio do Planalto e uma outra fonte próxima ao presidente. Com a partida, está confirmado que ele não passará a faixa presidencial ao sucessor, o petista Luiz Inácio Lula da Silva, que toma posse no próximo domingo (1). Antes da viagem, Bolsonaro fez a sua última live pelas Redes Socias, momento que condendou atos terroristas que aconteceram em Brasilia. “Nada justifica essa tentativa de um ato terrorista na região do aeroporto de Brasília”, disse, referindo-se ao caso do empresário George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos, que tentou explodir uma bomba em um caminhão-tanque na véspera de Natalm, no último sábado (24).
O presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal, fez na manhã desta sexta-feira (30), seu último pronunciamento antes de deixar o Palácio do Planalto, por meio de uma live transmitida em suas Redes Sociais com o título “Prestação de contas e atual momento político brasileiro”. Na ocasião, ele falou sobre os últimos acontecimentos políticos, fez críticas à imprensa e ao Partido dos Trabalhadores, e destacou aquelas que considera as principais ações e avanços da atual gestão. Bolsonaro começou o pronunciamento citando sua trajetória para chegar à Presidência da República Brasileira e relembrou a facada que recebeu na campanha das Eleições 2018, afirmando ter sido provocada por um filiado do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). “A imprensa não bateu em cima disso”, declarou. “Hoje, se a pessoa comete um deslize, um crime, ou faz algo reprovável pela sociedade, é ‘bolsonarista”, completou. Ele citou os último fatos violentos ocorridos em Brasília. “Nada justifica essa tentativa de um ato terrorista na região do aeroporto de Brasília”, disse, referindo-se ao caso do empresário George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos, que tentou explodir uma bomba em um caminhão-tanque na véspera de Natalm, no último sábado (24).
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a prisão do blogueiro Oswaldo Eustáquio e do youtuber Bismark Fugazza, ligado ao canal Hipócritas. Apoiadores do presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal, os dois têm participado e incentivado as manifestações recentes contrárias ao resultado das eleições e que pedem intervenção militar contra a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores. As informações são do Jornal Folha de São Paulo e Metrópoles. Eustáquio chegou a estar presente em uma audiência de uma comissão do Senado na qual apoiadores do atual presidente fizeram ataques ao processo eleitoral e ao Supremo. Na ocasião, chegou a ser pedida a prisão ou impeachment de Moraes.
Neste domingo (25), o ator Osmar do Amaral Barbosa, mais conhecido como Osmar Prado, de 75 anos, que recentemente brilhou em Pantanal na pele do Velho do Rio, foi eleito pelo público como o melhor ator coadjuvante no Melhores do Ano, por seu desempenho na trama de Bruno Luperi. Em seu discurso de vitória durante a premiação da TV Globo, o veterano se emocionou com o seu troféu e alfinetou o presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro, que saiu derrotado nas Eleições 2022 para o petista Luiz Inácio Lula da Silva. “Conseguimos com a novela e, particularmente com o Velho do Rio, dar um pouco de alegria para o nosso povo, que foi muito maltratado nesses últimos quatro anos. Nosso povo foi desrespeitado nesses últimos quatro anos. É preciso que agora, a partir de 1º de janeiro, nós consigamos reconstruir esse país”, declarou o ator durante o seu discurso.
Apoiador do presidente eleito Lula, Osmar Prado também citou o colega bolsonarista Juliano Cazarré, no qual confessou ter tido discussões durante as gravações de Pantanal, mas que ambos respeitavam as suas divergências políticas. “Quero simbolicamente dividir esse prêmio com o Cazarré. Ele é uma pessoa extraordinária. Tínhamos muitas discussões. Temos visões antagônicas, mas, sempre com muita elegância, discutíamos e avançávamos”, destacou o veterano. Dispensado pela TV Globo em outubro após 49 anos de emissora, Osmar Prado também citou o ator Silvero Pereira, no qual concorria com ele e Cazarré na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. “Eu devia ter trazido uma serra para dar um pedaço [do prêmio] para cada um”, brincou o ator, que agora poderá trabalhar na emissora carioca pelo modelo de obra, sem exclusividade de contrato com a empresa. Com informações do site Observatório da TV.
Em entrevista ao Conquista de Todos [Rádio Brasil] desta sexta-feira (23), gravada e reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON, o deputado estadual José Raimundo Fontes, do Partido dos Trabalhadores, lançou esperanças para os próximos quatro anos com a retomada de Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto. Ao lado de Lula estará nada mais nada menos que o atual governador da Bahia, Rui Costa dos Santos, também do PT. O Município de Vitória da Conquista tem uma série de demandas que poderá ser resolvida pelo Governo Federal. Duplicação da BR-116 [Rodovia Santos Dumont], construção de viadutos no Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos, doação do terreno onde funcionou o extinto Aeroporto Pedro Otacílio ao Município de Vitória da Conquista estão entre os pedidos. Tem também as promessas das Eleições 2022 que o deputado garante que serão cumpridas. Se recuperando da COVID-19, Zé Raimundo falou de casa sobre essas pautas de uma importância para Vitória da Conquista e Centro Sul Baiano.
O momento agora é de formação da equipe para o próximo Governo do Estado da Bahia, dessa vez sob a gestão de Jerônimo Rodrigues Souza, eleito nestas Eleições 2022 pelo Partido dos Trabalhadores. O Município de Vitória da Conquista que serviu de modelo para o PT não deverá ser contemplada no Primeiro Escalão, pelo menos é o que prevê o prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre, do Partido Social Democrático, que está na disputa da União dos Municípios da Bahia. “Eu acredito que no Primeiro Escalão não. Não tem perspectiva de Vitória da Conquista ser contemplada no Primeiro Escalão”, disse Quinho ao BLOG DO ANDERSON na noite desta terça-feira (20). “Tenho uma expectativa ainda de que possa ser alguém aqui da região contemplada e se por ventura for será motivo de alegria aqui para nossa região que tanto precisa e deu uma força fantástica de votos para Jerônimo”, completou na sonora disponível na íntegra aqui no BLOG DO ANDERSON.
Uma noite de sexta-feira (16) cheia de emoções na Sala Principal do Teatro Castro Alves, em Salvador, com a cerimônia do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia para a diplomação dos candidatos eleitos nas Eleições 2022. Jerônimo Rodrigues Souza, do Partido dos Trabalhadores, foi o primeiro a receber das mãos do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Roberto Maynard Frank, o diploma de governador da Bahia. Os diplomas são concedidos aos vencedores para os cargos de governador, vice-governador, senador, deputados e deputadas estaduais e federais. O vice-governador eleito, Geraldo Alves Ferreira Júnior, foi o segundo diplomado, seguido pelo senador Otto Alencar e dos suplentes de senador, Terence Lessa e Hildinha Menezes. Vitória da Conquista conta com três parlamentares: Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), José Raimundo Fontes (PT) e Jean Fabrício Falcão (PCdoB).
Para quem gosta da Política Conquistense os comentários dos âncoras Deusdete Dias Filho e Jânio Vieira de Freitas no UP Notícias [Rádio UP] têm sido uma aula de conhecimento que resultam em propostas de colaboração à Administração Municipal de Vitória da Conquista. Neste Podcast Especial que o BLOG DO ANDERSON editou e reproduz nesta segunda-feira (12), a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, fala livremente por quase uma hora sobre assuntos nunca dito antes e com muita clareza.
Tem comentários sobre o Transporte Coletivo Urbano onde é reconhecido o trabalho realizado pelo coordenador municipal de Transportes Sérgio Hubner, como é conhecido o ex-gerente da Cidade Verde Transportes Sérgio Florentino Hubner da Silva, pós Pandemia do Coronavírus: “recebemos um Sistema completamente falido e fomos atrás de pessoas que entendem, fui atrás de Sérgio, ele topou vim para Cidade, veio para Coordenação de Transportes, e aí eu dei carta branca para Sérgio que ele recuperasse o sistema.
Não é fácil”. Em outro momento a gestora reconheceu as vitórias de Luiz Inácio Lula da Silva e Jerônimo Rodrigues Souza, ambos do Partido dos Trabalhadores, à Presidência da República Brasileira e Governo Estadual Baiano nas Eleições 2022, prometendo diálogo em prol do Município de Vitória da Conquista. “Existem dois momentos: existe o momento da campanha política onde cada grupo vai defender seu lado e existe o momento de descer do palanque. Então, eleição é eleição, momento de campanha acaba quando a eleição encerra.
Deu o último apito, não tem mais o que se discutir. A gente tem que trabalhar com os governos que foram eleitos pela maioria da população com muito respeito, porque na verdade o respeito é ao governador”, afirmou a gestora complementado: “a prefeita Sheila tem partido político, mas a Cidade de Vitória da Conquista não”. A verdadeira comandante do Governo para Pessoas disse estar sempre no meio do povo, pois tem comissionados nomeados que não levam as verdadeiras condições vivenciadas pelos munícipes da Joia do Sertão Baiano.
Em concorrida cerimônia e sob forte esquema de segurança em Brasília, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diplomou nesta segunda-feira (12) Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho como presidente e vice-presidente da República Brasileira para mandatos de quatro anos que se iniciam no próximo 1º de Janeiro. O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, assinou os diplomas de Lula e Alckmin, um ato indispensável para a posse dos dois que confirma que os candidatos escolhidos pelos eleitores nas urnas eletrônicas cumpriram todas as exigências previstas na legislação eleitoral e estão aptos para exercer o mandato.Aos 77 anos, Lula venceu o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa ao Palácio do Planalto e foi eleito para o terceiro mandato presidencial. Segundo o TSE, cerca de mil pessoas foram convidadas para assistir à solenidade, entre autoridades dos três Poderes e políticos. A cerimônia foi sóbria e não vai contar com o cumprimento das autoridades após a diplomação. O esquema de segurança das imediações do prédio do tribunal foi reforçado. Havia o temor de manifestações de simpatizantes de Bolsonaro, o que não ocorreu. O presidente jamais reconheceu publicamente a derrota para Lula e há anos vem tentando lançar suspeitas sem provas sobre o Sistema Eleitoral Brasileiro.
O vice-presidente da República Brasileira Antônio Hamilton Martins Mourão, senador eleito pelo Republicanos do Rio Grande do Sul, afirmou na última sexta-feira (2) que os apoiadores do presidente Jair Messias Bolsonaro devem aceitar a vitória do futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores. “Está chegando a hora de as pessoas compreenderem que ele foi eleito e agora tem de governar”, disse. Desde a divulgação do resultado do segundo turno das Eleições 2022, devotos do Executivo do Brasil têm protestado na frente de quartéis e em rodovias contra o resultado das urnas. Mourão defendeu as manifestações, alegando que as pessoas estão demonstrando seu “inconformismo” com o processo eleitoral”. Com informações do O Povo.
As movimentações às Eleições 2024 estão em plena movimentação por todo o Brasil. Na Joia do Sertão Baiano inúmeros são os nomes que tem surgido a cada dia para disputar o Legislativo ou Executivo Municipal. Num encontro casual no Shopping Conquista Sul durante a noite desta sexta-feira (2), o ex-vereador Noeci Ferreira Salgado, vice-presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, avaliou as Eleições 2022 que reconduziram Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto e Jerônimo Rodrigues Souza à sucessão do governador Rui Costa dos Santos.
Sobre a disputa da Prefeitura de Vitória da Conquista, que atualmente é gerida pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, a tendência Esquerda Popular Socialista, vai lançar uma carta no próximo mês de janeiro pregando unidade no PT, mas Noeci adiantou: “o nome agora eu acho, o nome da vez, é o nome do deputado Waldenor Pereira”. Ainda conforme o petista, outros partidos que integra a Frente Conquista Popular também estão nos debates com a possibilidade de apresentar pré-candidatos. Na videorreportaghem, Nocei também faz uma breve avaliação do Governo Sheila Lemos.
Passaram-se as Eleições 2022 e a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, deixou os conflitos políticos e agora começa a direcionar atenções à Administração Municipal de Vitória da Conquista. Em entrevista ao Jornal Band News [Rádio Bandeirantes] nesta quarta-feira (30), Ana Sheila inclinou-se a uma possível diplomacia com o governador eleito Jerônimo Rodrigues Souza e também com ao próximo presidente da República Brasileira Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do Partido dos Trabalhadores. A gestora reclamou aos munícipes que querem ações imediatas: “as pessoas querem respostas rápidas para os problemas que são de muitos anos que não tem o Poder Municipal, no caso a Prefeitura, não tem condições que resolvesse esses problemas”.“Prefeitura não tem condições de fazer uma drenagem na Lagoa das Flores. Ali tem que ser Governo do Estado ou Governo Federal. É uma obra de milhões. Então não é uma obra que a Prefeitura vai conseguir fazer. O que vamos fazer, é fazer o projeto e procurar quem possa financiar esse projeto. Não é algo que eu consiga fazer com as máquinas da Prefeitura. É todo um problema que foi feito durante anos. Se construiu dentro de uma bacia, não tem jeito a água vai vim”, declarou a gestora que vestiu a camisa do então presidente Jair Messias Bolsonaro.