Eleições 2024 | Tendência do PT deve lançar apoio para Waldenor à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

As movimentações às Eleições 2024 estão em plena movimentação por todo o Brasil. Na Joia do Sertão Baiano inúmeros são os nomes que tem surgido a cada dia para disputar o Legislativo ou Executivo Municipal. Num encontro casual no Shopping Conquista Sul durante a noite desta sexta-feira (2), o ex-vereador Noeci Ferreira Salgado, vice-presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, avaliou as Eleições 2022 que reconduziram Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto e Jerônimo Rodrigues Souza à sucessão do governador Rui Costa dos Santos.

Sobre a disputa da Prefeitura de Vitória da Conquista, que atualmente é gerida pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, a tendência Esquerda Popular Socialista, vai lançar uma carta no próximo mês de janeiro pregando unidade no PT, mas Noeci adiantou: “o nome agora eu acho, o nome da vez, é o nome do deputado Waldenor Pereira”. Ainda conforme o petista, outros partidos que integra a Frente Conquista Popular também estão nos debates com a possibilidade de apresentar pré-candidatos. Na videorreportaghem, Nocei também faz uma breve avaliação do Governo Sheila Lemos.

Drenagem na Lagoa das Flores | sem recursos, Sheila passará projeto a Jerônimo e Lula por Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Passaram-se as Eleições 2022 e a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, deixou os conflitos políticos e agora começa a direcionar atenções à Administração Municipal de Vitória da Conquista. Em entrevista ao Jornal Band News [Rádio Bandeirantes] nesta quarta-feira (30), Ana Sheila inclinou-se a uma possível diplomacia com o governador eleito Jerônimo Rodrigues Souza e também com ao próximo presidente da República Brasileira Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do Partido dos Trabalhadores. A gestora reclamou aos munícipes que querem ações imediatas: “as pessoas querem respostas rápidas para os problemas que são de muitos anos que não tem o Poder Municipal, no caso a Prefeitura, não tem condições que resolvesse esses problemas”. “Prefeitura não tem condições de fazer uma drenagem na Lagoa das Flores. Ali tem que ser Governo do Estado ou Governo Federal. É uma obra de milhões. Então não é uma obra que a Prefeitura vai conseguir fazer. O que vamos fazer, é fazer o projeto e procurar quem possa financiar esse projeto. Não é algo que eu consiga fazer com as máquinas da Prefeitura. É todo um problema que foi feito durante anos. Se construiu dentro de uma bacia, não tem jeito a água vai vim”, declarou a gestora que vestiu a camisa do então presidente Jair Messias Bolsonaro.

Presidência da República Brasileira | TSE antecipa diplomação de Lula e Alckmin para o dia 12 de dezembro

Foto: Sergio Dutti | PSB

Nesta terça-feira (29), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a diplomação do presidente da República Brasileira eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, será no dia 12 de dezembro. A solenidade está marcada oficialmente para às 14 horas. O prazo limite para a Corte atestar oficialmente a vitória do candidato eleito era dia 19 de dezembro, segundo o cronograma da Justiça Eleitoral. Nos últimos dias, assessores jurídicos de Lula receberam informações da Corte de que seria possível antecipar a cerimônia e de que a estimativa do dia 12 seria tecnicamente viável. A entrega do diploma oficializa o resultado das urnas. É o último passo do processo eleitoral e, também, é uma condição formal para a posse, marcada para 1º de janeiro. A partir da diplomação, o candidato eleito está apto para o mandato. O vice-presidente eleito, Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, do Partido Socialista Brasileiro, também será diplomado no dia 12.

Contradição Eleitoral | “Acampamento dos Patriotas” fica sem manifestantes em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Os equipamentos do Acampamento dos Patriotas permanecem em frente ao Tiro de Guerra 06-006, no Centro de Vitória da Conquista, no entanto na manhã desta quinta-feira (24) não tinha nenhum manifestante. “Forças Armadas salvem o Brasil” é uma das menagens expostas em faixas. Em outra tem o pedido para que os “patriotas buzinem. Juntem-se a nós” e “Somos um só povo,uma só nação”. 

O movimento surgiu após a derrota do presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal, para Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, no 1º e 2º Turnos das Eleições 2022. A Transição do Governo segue em andamento agora com a participação do deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), que tem domicílio eleitoral em Vitória da Conquista.

Eleições 2022 | Moraes nega pedido do PL contra urnas e multa coligação de Bolsonaro em quase R$ 23 milhões

Foto: LR Moreira | TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, negou o pedido de verificação extraordinária do resultado do 2º Turno das Eleições 2022 nesta quarta-feira (23). Esse pedido foi apresentado na terça-feira (22) pelo Partido Liberal, partido do presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro. O ministro considerou que a ação do partido não traz qualquer indício ou prova de fraude que justifique a reavaliação de parte dos votos registrados pelas urnas. O ministro condenou a coligação da campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro a pagar uma multa de quase R$ 23 milhões por litigância de má-fé, quando a Justiça é acionada de forma irresponsável. Moraes determinou ainda o bloqueio imediato do fundo partidário até que a multa seja paga. A ação do partido de Bolsonaro é baseada no relatório de uma consultoria privada que diz que as urnas anteriores ao modelo 2020, que têm um número de série único, deveriam apresentar um número individualizado, e que isso não permitiria que esses equipamentos passassem por uma auditagem, o que é desmentido por uma série de especialistas e entidades fiscalizadoras. Confira a reportagem na íntegra.

Eleições 2022 | Moraes determina que PL apresente dados do 1º Turno após legenda questionar urnas

Foto: Antonio Augusto | TSE

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, determinou que o Partido Liberal apresente dados que englobem os dois turnos das Eleições 2020. O despacho veio após o partido do presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro pedir a invalidação de votos nesta terça-feira (22). Segundo o ministro, as mesmas urnas que foram alvo de questionamento do PL no segundo turno também foram usadas no primeiro e, por isso, a ação do partido deve incluir o primeiro turno. O partido tem 24 horas para apresentar os novos dados caso queira seguir com o inquérito.

Eleições 2022 | presidente do PL diz que Bolsonaro venceu no 2º Turno e pede para TSE anular votos da metade as urnas

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Em representação enviada nesta terça-feira (22) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido Liberal afirma que o presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro teve 51,05% dos votos no 2º Turno das Eleições 2022 e venceu a disputa contra Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, no último dia 30. Para chegar a esse porcentual, o partido de Jair Bolsonaro pede a anulação dos votos de 279 mil urnas. O número representa mais da metade dos votos do Brasil. Depois que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, anunciou a conclusão do relatório do partido sobre as eleições, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, deu 24 horas para que a sigla também inclua na ação ao Tribunal o questionamento ao resultado do 1º Turno das Eleições 2022. Com isso, o partido está obrigado a questionar os números que fizeram do PL a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 99 parlamentares. Bolsonaro e Costa Neto entraram com ação no TSE pedindo que sejam desconsiderados os votos de 279 mil urnas, sob o argumento de que os modelos são anteriores ao ano de 2.020 e têm o mesmo número de patrimônio. O PL alega que isso impediria a fiscalização dos equipamentos. Essas urnas, porém, já foram usadas nas Eleições 2018. Informaçoes do Estadão.

Eleições 2024 | apostando na renovação do PT, Xandó analisa o seu nome à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Nascido em Ilhéus e radicado na Joia do Sertão Baiano, o advogado Alexandre Garcia Araújo, do Partido dos Trabalhadores, está com o nome em evidência no cenário da Política Baiana. Apontado por observadores como um dos cinco vereadores mais atuantes de Vitória da Conquista, Xandó, como é conhecido, enfrentou dois processos eleitorais exitosos. O primeiro lhe concedeu o mandato no Parlamento Conquistense e nestas Eleições 2022 foi o segundo candidato à Câmara dos Deputados em número de votos. Agora o mandatário de 33 anos tem o nome cotado à Prefeitura de Vitória da Conquista nas Eleições 2024. Ao meio dia deste sábado (19), no Estádio Municipal Lomanto Júnior onde aconteceu a Festa do Servidor, Xandó reconhece o seu potencial, no entanto aguarda os debates dentro e fora do Comitê Petista.

“Eu acho que está muito cedo pra gente estar falando em disputa de Prefeitura, nós agora de um projeto vitorioso que foi a Presidência com Lula, que foi o Governo com Jerônimo, e o Partido dos Trabalhadores vai discutir internamente, vai discutir com os partidos aliados e com a sociedade. A gente fica feliz em ter o nosso nome lembrado, fui o segundo deputado federal mais votado de Conquista, segundo vereador mais votado na eleição passada, então mostra que o PT tem espaço para renovação e tem força para renovar. Eu não tenho dúvidas que o Partido dos Trabalhadores vai vim muito forte para essas Eleições 2024”, comentou. O mais lembrado é o ex-prefeito e deputado estadual José Raimundo Fontes, mas também tem o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho entre os cogitados para disputar a sucessão da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil.

Acampamento Patriota | manifestantes erguem bandeiras, faixas clamando por Forças Armadas em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Com uma considerável redução da frequência, o Acampamento Patriota montado na Praça Sá Barreto, em frente ao Tiro de Guerra 06-006, no Centro de Vitória da Conquista, ainda está em atividade.

Na tarde deste sábado (19) pelo menos trinta manifestantes de verde e amarelo erguiam bandeiras e placas clamando por uma intervenção das Forças Armadas na República Brasileira.

O ato acontece após a derrota de Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal, para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é do Partido dos Trabalhadores, nas Eleições 2022.

Decisão Judicial | por unanimidade, Tribunal mantém mandato de Dinho dos Campinhos em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Recurso Eleitoral Nº 0600527-35.2020.6.05.0039 das Eleições 2020 que poderia trazer de volta o ex-vereador Adão Fernandes de Albuquerque, do Partido Comunista do Brasil, foi jugada como improcedente pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). “Ganhamos Dinho no TRE por 7 a 0”, informou Ademir Ismerim Medina, advogado do vereador Gilvan Nunes Pereira, o Dinho dos Campinhos, do Progressitas. “Recurso eleitoral. Ação de impugnação de mandato eletivo. Eleições 2020. Improcedência. Alegação de fraude.

Vilipêndio às cotas de gênero previstas no art. 10, §3º, da Lei n.º 9.504/1997. Candidatura feminina supostamente simulada. Inexistência de descumprimento da ação afirmativa. Desprovimento”, diz trecho da publicação da sentença publicada no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia da sexta-feira (18). “Acordam os membros do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, à unanimidade, negar provimento ao recurso”, eis a proclamação que contou com a relatoria da desembargadora Arali Maciel Duarte.

Entrevista ao UP Notícias | governador eleito, Jerônimo Rodrigues adianta planos para Vitória da Conquista e Região

 

Foto: BLOG DO ANDERSON

O governador eleito do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues Souza, do Partido dos Trabalhadores, falou pela primeira vez à Imprensa Conquistense após o 2º Turno das Eleições 2022, quando derrotou o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, como é conhecido Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, do União Brasil.

Na entrevista ao UP Notícias [Rádio UP], mediada por Deusdete Dias Filho e Jânio Vieira de Freitas, Jerônimo Rodrigues adianta alguns dos seus projetos políticos e também de investimentos para Vitória da Conquista que impactam nos demais municípios do Centro Sul Baiano. A reportagem ao vivo no início da tarde desta quarta-feira (16) também contou com a participação do BLOG DO ANDERSON viabilizada via parceria como UP Notícias.

Articulações Políticas | se Sheila quiser, o MDB será uma ponte ligando Vitória da Conquista a Jerônimo e Lula

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ainda no bate-papo com o ex-deputado Lúcio Quadro Vieira Lima, cacique do Movimento Democrático Brasileiro na Bahia, reproduzida na sexta-feira (11), o BLOG DO ANDERSON perguntou sobre a possibilidade dos vereadores Luís Carlos Batista de Oliveira, o Dudé, e Maria Lúcia Santos Rocha, ser a ponte para ligar a gestão do Município de Vitória da Conquista ao Governo Estadual Baiano e ao Governo Federal, tendo em vista da posição política da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, que optou pela oposição nas duas esferas. De acordo com Lúcio Vieira Lima, “não sei, isso aí não é questão de ser ponte ou não ser ponte”. “Ao certo, logicamente, eu sei que a Lúcia tem todo interesse em ajudar Vitória da Conquista, não resta dúvida. O MDB tem todo interesse em ajudar Vitória da Conquista. Nós não mediremos esforços em ajudar Vitória da Conquista. Se nós formos acionados para ser ponte, para ser estrada, para ser viaduto, não teremos nenhum problema em fazer e faremos com prazer. Falta dizer que, logicamente você criou certa dificuldade com a campanha política que sempre se tem os excessos, então você tem que fazer uma costura que poderia começar com certa tranquilidade se ela começar do zero, mas O MDB e os quadros do MDB estarão dispostos para fazer a ponte como em Brasília também, o líder [Câmara dos Deputados] Isnaldo Bulhões, meu amigo, o presidente do partido, Baleia Rossi, também outro querido amigo, certo. Se tiver como ajudar, uma vez que a prefeita também tem os deputados dela, não se vai querer essa ajuda, mas se quiser e nos procurar, com toda certeza terá nosso apoio, até porque a gente faz política para o município, para o cidadão e não para pessoas individuais”, declarou Lúcio que deverá traçar os objetivos do MDB Baiano logo em breve com a sua militância. O MDB é aliado ao próximo presidente da República Brasileira Luiz Inácio Lula da Silva e ao futuro governador da Bahia Jerônimo Rodrigues Souza, que tem o emedebista Geraldo Alves Ferreira Júnior como vice.

Podcast com Lúcio Vieira Lima | Sheila terá que trabalhar dobrado para sobrevivência política em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON gravada na última semana e reproduzida nesta sexta-feira (11), o ex-deputado Lúcio Quadros Vieira Lima, cacique do Movimento Democrático Brasileiro na Bahia, fez um balanço das Eleições 2022 com as vitorias de Luiz Inácio Lula da Silva e Jerônimo Rodrigues Souza, ambos do Partido dos Trabalhadores, ao Governo Federal e Governo Baiano.O bate-papo cheio de revelações, Lúcio Vieira Lima fala sobre os posicionamentos dos vereadores Luís Carlos Batista de Oliveira, o Dudé, e Maria Lúcia Santos Rocha, que serão um elo de ligação às duas esferas dos poderes em prol de Vitória da Conquista pelo MDB. Ele não descarta relações com a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, e lançou um alerta: “Ela agora vai ter que trabalhar muito, trabalhar dobrado para ter uma sobrevivência política”.

Cenário Político | presidente do União Brasil em Vitória da Conquista, Irma expõe esperança com Lula e Jerônimo

Foto: BLOG DO ANDERSON

Política habilidosa, a ex-vice-prefeita de Vitoria da Conquista Irma Lemos Santos Andrade, presidente municipal do União Brasil, demonstra esperanças com o governo do próximo presidente da República Brasileira Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, e também com o governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues Souza, do PT. “Espero um governo tranquilo, Lula a gente já conhece como presidente, já foi presidente por dois mandatos, acredito que é o mesmo Lula. Jerônimo não é conhecido, mas é baiano. Eu acredito que é uma pessoa boa, trabalhador, um sertanejo e vem a cuidar dos baianos”, afirmou Irma lemos ao BLOG DO ANDERSON na terça-feira (8).

Na oportunidade Dona Irma Lemos saiu na defesa do quadro de secretários nomeados por Sheila Lemos ao Município de Vitória da Conquista. “Eu acredito que são todos fieis, até que me prove o contrário, e eu espero coisas boas que eles estejam juntos com a prefeita honrando, porque secretário é um cargo de confiança e se eu lhe dou um cargo de confiança eu confio em você”, declarou a cartola do União Brasil. Para ela,” mudanças sempre tem”. “Eu como secretária, talvez não é mudança, eu acho que troca de cadeiras. Eu sou a favor”, completou a entrevista gravada durante a visita do Rei e Rainha da Suécia na Joia do Sertão Baiano.

Articulação Política | MDB quer Lúcia na Assembleia Baiana visando candidatura à Prefeitura de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ainda é cedo, mas como o BLOG DO ANDERSON tem adiantado as Eleições 2024 estão próximas e já movimentam a Política Conquistense. De acordo com o ex-deputado e principal nome do Movimento Democrático Brasileiro na Bahia, Lúcio Quadros Veira Lima, uma das metas do seu grupo é a Prefeitura de Vitória da Conquista. E o nome seria o da vereadora Maria Lúcia Santos Rocha. Antes disso, de acordo com Lúcio, seria que Lúcia Rocha assumisse uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia, tendo em vista que ser a primeira suplente do MDB. “Tem com toda certeza. A questão de Lúcia Rocha, infelizmente, nós tivemos um quociente eleitoral que aumentou muito devido à presença maciça do eleitorado indo votar, então para você ter ideia o quociente para deputado federal que era 160 mil passou para 260, certo. O de deputado estadual que era 110, passou para quase 200, e o desempenho também de alguns candidatos que deixaram a desejar. Mas Lúcia teve uma belíssima votação e se credencia na Política Baiana para voos maiores e pode ter a possibilidade sim de assumir. Você tem dois deputados estaduais que estão na frente dela, que é o Matheus e o Rogério Andrade, que tento tem possiblidades de ocupar alguma posição ou então de disputar a Prefeitura daqui a dois anos”, comentou Lúcio Vieira Lima na reportagem publicada pelo BA nesta quinta-feira (10). Em seguida ele reforçou a estratégia do MDB, que é aliado ao próximo presidente da República Brasileira Luiz Inácio Lula da Silva e ao futuro governador da Bahia Jerônimo Rodrigues Souza, que tem o emedebista Geraldo Alves Ferreira Júnior como vice: “o desejo do MDB é que Lúcia dispute a Prefeitura de Conquista. Então para nós seria interessante que ela assumisse o mandato nesse momento agora no início, porque depois ela estará aí com fé em Deus nas ruas de Conquista disputando a eleição para prefeita”.

Articulações Políticas | MDB tem fortes interesses pela manutenção de Dudé nos quadros em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em entrevista na última semana que o BLOG DO ANDERSON divulga nesta quinta-feira (10), o ex-deputado Lúcio Quadros Vieira Lima, cacique do  Movimento Democrático Brasileiro na Bahia, trouxe respostas que certamente impactam na Política Conquistense que vão refletir nas Eleições 2024. Entre as estratégias está a manutenção do vereador Luís Carlos Batista de Oliveira, o Dudé, nos quadros do MDB. “Olhe, pela vontade nossa, Lúcia e minha, com certeza. Até porque tem a questão da legislação. Como em determinado momento lá atrás anunciaram a saída e o MDB chegou a ajuizar na Justiça para a perda dos mandatos deles, porque todo mundo estava indo no lado da canto da sereia, com Neto dizendo que ia ganhar a eleição, tanto que a prefeita daí foi na conversa de Neto ficando agora numa situação delicada, porque ela fica sem o Governo Estadual e sem o Governo Federal, uma vez que ela apoiou Bolsonaro e ACM Neto, ou seja, ficará apenas com uma relação institucional, o que dificulta muito o posicionamento político dela. Ela agora vai ter que trabalhar muito, trabalhar dobrado para ter uma sobrevivência política”, declarou Lúcio Vieira Lima. Jeitoso, Dudé ainda não comentou o assunto com profundidade, mas afirmou ao BA que “estou olhando o cenário”.

Eleições 2022 | relatório das Forças Armadas não aponta fraudes nas Urnas Eletrônicas após eleição de Lula

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Ministério da Defesa enviou ao Tribunal Superior Eleitoral nesta quarta-feira (9) o relatório das Forças Armadas sobre as Eleições 2022 e o sistema eletrônico de votação. O documento afirma que não foram constatadas irregularidades no processo eleitoral e que os boletins de urna impressos estão em conformidade com os dados disponibilizados pelo TSE. “Em face das ferramentas e oportunidades de fiscalização definidas nas Resoluções do TSE e estruturadas no Plano de Trabalho da EFASEV, a fiscalização constatou que o Teste de Integridade, sem biometria, ocorreu em conformidade com o previsto. Quanto à fiscalização da totalização, foi constatada, por amostragem, a conformidade entre os BU impressos e os dados disponibilizados pelo TSE”. Em nota, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, afirmou que o relatório foi recebido com “satisfação” e agradeceu pelas sugestões. O ministro disse que a análise das Forças Armadas é mais um indício da inexistência de fraude no processo eleitoral. A polêmica foi criada pele presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal, derrotado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores.

Articulações Políticas | aliado de Tiago Correia, Adriano Mendes é cotado para assumir PSDB em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Passaram-se as Eleições 2022 e agora o foco é com as Eleições 2024, mas para isso tem que formar as bases políticas. Em Vitória da Conquista, por exemplo, algumas personalidades tem se movimentado e devem reestruturar os grupos. Com 28 anos de idade, Adriano Mendes Oliveira Filho, que disputou as Eleições 2016, quando apurou 846 ao Parlamento Conquistense, tem sido o principal nome a assumir o comando do Partido da Social Democracia Brasileira que até o final do mês passado tinha o professor Claudinor Oliveira Neto, o Ticolô, como presidente da Comissão Provisória, que atualmente encontra-se desativado no sitema do Tribunal Superior Eleitoral. “Tenho acompanhado o deputado Tiago Correia desde 2018, e não por acaso. Vejo nele um conquistense não somente com espírito público, mas com muito serviço prestado por nossa cidade.  Estou afastado da linha de frente da política, mas continuo a disposição para fortalecer sua base política”, comentou Adriano ao BLOG DO ANDERSON na noite desta terça-feira (8) sobre uma antigo defesa do próprio deputado estadual reeleito Tiago Bradão Correia, que é do PSDB.

Parlamento Conquistense | Edivaldo Júnior deve assumir vaga do Pastor Orlando em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A celeuma das Eleições 2020 ainda ronda a Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Conforme informações divulgadas no Brasil Notícias [Rádio Brasil] desta terça-feira (8), o vereador Orlando de Oliveira Santos Filho, do Partido Renovador Trabalhista, está na corda bamba. Isso devido a um processo que tramita no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia movido pelo ex-vereador Edivaldo Ferreira Santos Júnior, do Partido Trabalhista Brasileiro, que poderá custar uma cadeira no Plenário Vereadora Carmem Lúcia. Procurado pelo BLOG DO ANDERSON, o Pastor Orlando Filho preferiu não se manifestar garantindo a sua permanência no cargo eleito pela força popular. O presidente da Casa Legislativa, Luís Carlos Batista de Oliveira, o Dudé, do Movimento Democrático Brasileiro, disse que ainda aguarda ser notificado pelo TRE-BA. Essa questão se dar por conta das candidaturas laranjas para cumprir a cota de 30% das vagas para mulheres.  Entenda todo esse caso na reportagem de Daniel Silva.

Futuro Político | após deixar o Palácio do Planalto, Bolsonaro será presidente de honrado PL com salário de R$ 40 mil

Foto: Max Haack

Depois de deixar o Palácio do Planalto, o presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro vai assumir, em janeiro próximo, o cargo de presidente de honra do Partido Liberal. O PL vai se posicionar na semana que vem de forma contundente como oposição ao governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores. O cargo no PL já existe e foi criado pelo presidente da legenda, ex-deputado Valdemar Costa Neto, para José Alencar, que foi vice-presidente nos primeiros mandatos de Lula, após ele deixar o governo. Quando deixar a Presidência da República, Bolsonaro terá direito a cerca de R$ 40 mil com aposentadorias do Exército e da Câmara. O salário do PL está sendo discutido ainda e será somado a esse valor. Também não foi definida a origem do recurso – se será do Fundo Partidário ou de doações para a sigla.