PESAR | Kocó do Lordão, aos 72 anos

Foto: Reprodução | Instagram

Em  nota o prefeito de Itabuna, Augusto Narciso Castro, lamentou o passamento de um dos músicos mais atuantes da Bahia, lóvis de Figueiredo Leite, o querido “Kocó do Lordão”, aos 72 anos. “Com profundo pesar, tomei conhecimento do falecimento na tarde desta segunda-feira (19), em um hospital de Salvador do músico Clóvis de Figueiredo Leite, o querido “Kocó do Lordão”, que em 1972 adotou Itabuna como seu segundo lar, atuou profissionalmente e constituiu família e uma legião de amigos e admiradores. Nascido no Rio de Janeiro, na década de 60, Kocó iniciou sua bela carreira musical na Bahia. No ano passado, completou seu Jubileu de Ouro,  50 anos dedicados à música, sempre liderando a Banda Lordão, onde era uma das principais estrelas. A cidade que ele tanto amou lhe concedeu com o título de Cidadão Itabunense e a Medalha e Diploma da Comenda Firmino Alves em reconhecimento ao seu inestimável legado. No último ano, padeceu de problemas hepáticos que se agravaram, tendo sido obrigado a entrar na fila para realizar o tão esperado transplante no fígado. Ele esteve internado em uma Unidade de Terapia Intensiva na capital do estado e há 15 dias realizou o procedimento, mas não suportou e faleceu, deixando tristeza e muita saudade entre aqueles a quem dedicou sua vida e amou. Em meu nome pessoal e da primeira-dama Andrea Castro e em nome do povo de Itabuna expresso sinceras condolências a seus familiares, colegas de trabalho e fãs. Peço a Deus, o Misericordioso, que encaminha sua bondosa alma para a Glória Eterna e a todos conforte e dê paz e sabedoria. Em homenagem póstuma ao querido Kokó, pessoa de um contagiante carisma e humildade, decretei luto em todo o território do município por três dias”.

Violência Urbana | Lore Improta e Léo Santana são furtados em Las Vegas; carro foi arrombado

Fotos: Reprodução | Instagram

A dançarina Lorena Improta e o marido, o cantor Léo Santana, tiveram o carro arrombado nos Estados Unidos da América. O casal visita Las Vegas, onde ocorreu o furto. Na segunda-feira (16), assaltantes quebraram os vidros do veículo que os artistas usavam e levaram os pertences deles. A situação foi revelada nesta quinta-feira (19). Na publicação, Léo Santana contou que assim que eles chegaram no Aeroporto Internacional de Las Vegas, pararam para almoçar e durante esse período aconteceu o roubo. O artista baiano não detalhou os itens que foram levados. “Vamos dar um alerta aqui ao povo sobre vir para os Estados Unidos. Se liguem muito, estão rolando muitos furtos”, falou Léo. Lore e Léo voltaram para o restaurante e solicitaram as imagens de câmeras de segurança, para tentar identificar os suspeitos.

No entanto, o estabelecimento se recusou e disse que cederia apenas a pedido da Polícia. Eles prestaram boletim de ocorrência em uma delegacia local. “A gente também vacilou. Se atentem a isso para não passarem pelo mesmo perrengue que passamos. Graças a Deus não estávamos no carro”, alertou o artista baiano. A dançarina ainda contou que eles tiveram dificuldades para fazer contato com a Polícia e que os agentes deram um prazo de 7 a 10 dias para que o caso fosse investigado. O casal foi aos EUA, para assistir ao show de Usher, artista que Léo Santana é fã. O cantor ganhou o ingresso como forma de presente de Lore.

Espetáculo Cultural em Vitória da Conquista | Ana Barroso é a grande vencedora do Festival Unimed Sudoeste de Música

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Espaço João de Barro sediou um dos mais importantes eventos culturais dos últimos dez anos em Vitória da Conquista: Festival Unimed Sudoeste de Música. Na noite do sábado (17) aconteceu a decisão final entre quatro músicos: Ana Barroso, Dan Karuna, Ricardo Felipe Rosada Canesin e Gecí Brito.

Foi um espetáculo difícil de pontuar pelos quatro jurados, mas o principal troféu e o prêmio de R$ 10 mil ficou para Ana Barroso. Logo depois veio Ricardo Felipe, seguido de Gecí Brito e Dan Karuna.

Em seu discurso, o presidente da UNIMED Sudoeste, Liomar Couto, destacou a importância desse Festival neste momento vivenciado em todo o mundo com a Pandemia do Coronavírus.

Vale ressaltar que todos os presentes foram testados. O BLOG DO ANDERSON esteve presente registrando detalhes em imagens que estão compartilhadas aqui e também no Instagram.

Mundo da Música | há 31 anos morria o artista baiano Raul Seixas: “Tente Outra Vez” é a mais tocada

Foto: Reprodução

Há exatamente 31 anos morria de forma precoce um dos pais do rock brasileiro e expoente da MPB: Raul Seixas. Raul Santos Seixas morreu de parada cardíaca, em São Paulo, cerca de dois meses após completar 44 anos. Ele sofria de alcoolismo, diabetes e outros problemas de saúde. Foi encontrado morto em sua cama. Em tributo ao cantor e compositor baiano, o ECAD, o Escritório de Arrecadação e Distribuição [de direitos autorais] fez um levantamento das músicas mais tocadas de Raul. A pesquisa do ECAD começa em 2015 e acompanha a execução de músicas dele em rádios, TVs, shows, música ao vivo [em bares e boates] e sonorização ambiental.

Seus herdeiros continuarão recebendo os direitos de suas músicas ainda pelos próximos 39 anos, já que a Lei assegura esse pagamento por 70 anos após a morte do autor (autores). Para surpresa de muita gente não é “Maluco Beleza” que está no topo do ranking, e sim linda “Tente Outra Vez”, que ele fez em parceria com o hoje notório escritor Paulo Coelho e o compositor Marcelo Motta. Coelho tem co-autoria de 4 das 10 músicas mais tocadas de Raul. Veja as 10 músicas mais tocadas de Raul Seixas no Brasil nos últimos cinco anos. Veja o raking divulgado pelo UOL.

Roama In Concert: Grupo Roama apresenta clássicos no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Com a participação especial do maestro João Omar de Carvalho Mello, o Grupo Roama estreou no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. O Grupo formado por dezesseis músicos apresentou o espetáculo Roama In Concert, com clássicos da Música Popular Brasileira e Internacional.

A cada uma das quinze interpretações o público que lotou a Sala Principal vibrava, aplaudia não só pelas emoções, mas pela performance dos artistas, conforme o BLOG DO ANDERSON constatou e registrou do final da tarde ao início da noite desse domingo (16).

O Grupo Roama é famoso pelas apresentações em casamentos, mas também levou o seu show para o Cultura Bacana e em breve estará com o seu primeiro DVD dessa passagem pelo Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

Cantando o Rádio Nacional: uma mistura de Música, Teatro e Audiovisual em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Composto pelas cantoras Rosa Aurich, Marta Moreno, e Luiza Saldanha, o show Cantando o Rádio Nacional promete trazer o universo do rádio para o palco através de uma mistura de música, teatro e audiovisual, contando a história desse importante veículo de informação, desde a década de 30 e que, apesar das novas tecnologias, soube adequar-se às novas necessidades fazendo-se presente na vida das pessoas até os dias atuais. Inspirando-se em cantoras como Linda Batista, Carmen Miranda e Dalva de Oliveira, além de compositores como Radmés Gnatalli , o espetáculo acontecerá nesta quinta e sexta-feira (9 e 10 de agosto), às 20 horas no Teatro do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e faz parte da seleção do edital promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Confira os detalhes

Em Goiás: Roberto Bach é vítima de infarto e segue hospitalizado em hospital de Formosa

Foto: BLOG DO ANDERSON

O cantador Roberto Oliveira, conhecido como Roberto Bach, encontra-se hospitalizado em Formosa, no interior de Goiás. As informações chegaram ao BLOG DO ANDERSON na manhã desta quinta-feira (18) através de Florisvaldo Rocha, o Nadinho da Tropicália Discos. “Aos amigos que conhecem Roberto Bach, comunico-lhes que o mesmo encontra -se internado num hospital na cidade de Formosa, Goiás. O músico sofreu um infarto e provavelmente será levado ainda hoje para Goiânia, aonde se submeterá a novos exames. Apesar da sua incredulidade, oremos para que tenhas a sua saúde restabelecida o mais rápido possível”, comunicou. Paraibano, Roberto Bach morou em Vitória da Conquista onde conquistou inúmeros fãs e amigos.

Festival de Inverno Bahia: O Rappa sobe mais cedo ao palco

Foto: Reprodução

O show do Rappa no Festival de Inverno Bahia (FIB), sofreu uma alteração de horário e o grupo será a segunda atração da noite do dia 26 de agosto. O festival começa no dia 25 e segue até o dia 27 de agosto, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista. Conforme assessoria do festival, a banda que seria a terceira atração da noite precisou alterar o horário do show em decorrência de uma adequação na agenda do grupo, pelo remanejamento de uma apresentação no Espírito Santo. Após o show do Rappa n, se apresentam ainda no FIB, a banda Jota Quest e o grupo Raimundos. Vale lembrar que na sexta-feira (25), terão shows de Tiago Iorc, Skank e Ivete Sangalo. Já no último dia do evento, sobem ao palco Caetano Veloso, Anitta e Matheus & Kauan. 

O Rappa: Falcão sofre infarto e é internado no Rio

Foto: Divulgação

O músico Marcelo Falcão Custódio , vocalista da banda O Rappa, sofreu um infarto na última quinta-feira (17). O cantor, de 44 anos, havia anunciado, com os parceiros de trabalho, o fim da banda O Rappa. De acordo com informações do colunista Leo Dias, do jornal “O Dia”, o músico segue internado em um hospital no Rio de Janeiro. A assessoria de imprensa da banda indicou apenas que Falcão precisaria ficar em repouso por orientações médicas, afirmando que o mal estar aconteceu na última quinta-feira, mas que já está se recuperando. À publicação, Vinícius Falcão, irmão do cantor, afirmou que seu estado de saúde não é grave. O portal Terra informa que os shows agendados até o final deste mês estarão cancelas, caso se confirme O Rappa ficará de fora do Festival de Inverno Bahia que acontece entre os dias 25 e 27 de agosto em Vitória da Conquista.

Música: Solange Almeida deixa Aviões do Forró para seguir carreira solo; veja o vídeo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Solange Almeida anunciou, na noite desta quinta-feira (22), sua saída da banda Aviões do Forró. Por meio de comunicado oficial, a cantora disse que planejava há três anos seguir em carreira solo. “Está confirmada a carreira solo da cantora Solange Almeida, após 14 anos à frente do Aviões do Forró ao lado do parceiro Xand”, diz o comunicado.

“A artista pretende se dedicar à carreira, família e a outros projetos pessoais. Em respeito aos sócios, empresários, Xand e fãs, sua saída foi adiada durante três anos e aconteceu de forma amigável”.  A artista cumprirá toda a agenda com o Aviões até o Carnaval”. Solange faz seu show de despedida no dia 28 de fevereiro em Luis Correia, no Piauí. Confira a reportagem do UOL.

Musicalidade: Toquinho emociona público conquistense

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Tarde em Itapuã foi a canção de abertura do show “Toquinho, Vinicius, poesia e música”, em comemoração aos 30 anos do Cathalá Instituto de Música, na noite desta quinta-feira (24), no Centro de Convenções Divaldo Franco, em Vitoria da Conquista. O cantor e compositor, que também celebra seus 50 anos de carreira, subiu ao palco logo após as apresentações dos alunos. Crianças, jovens e adultos, interpretaram vários clássicos como: A casa, Voa coração, O pato, A bailarina, Tristeza, Regra três, Bicicleta e Era uma vez.

toquinho-cathala-1

Com seu humor irreverente, Toquinho divertiu e emocionou o público presente, relembrando histórias vividas ao lado de seu eterno parceiro, o poeta Vinicius de Moraes. Um dos momentos mais marcantes do espetáculo foi quando Toquinho convidou a subirem ao palco, todas as crianças da escola, para juntos, cantarem a música “Aquarela”.  A canção, que tem mais de três décadas de sucesso, faz parte da vida e da memória afetiva de muitos brasileiros.

toquinho-cathala-3

E para finalizar a noite, Toquinho se despediu com a canção Chega de Saudade. “Comemorar esses 30 anos de escola ao lado de um dos ícones da MPB, torna esse momento ainda mais especial. Foi lindo, inesquecível. A realização de um sonho ver meus alunos se apresentando com tanta dedicação e felicidade faz esses 30 anos valerem a pena”, declarou a diretora do Instituto, Simone Cathalá. Os alimentos arrecadados no show, serão doados ao abrigo Nosso Lar.

(Fabiana Lacerda)

Musicalidade: “Bela Dona”, a nova música de Evandro Correia

Numa parceria com o poeta Washington Coutinho, Evandro Correia escreveu e acaba de lançar a sua nova música de trabalho: Bela Dona. De acordo com o músico e compositor conquistense, “Bela Dona” é uma canção alegre atingido a beleza cotidiana da poesia na musicalidade. Na manhã desta segunda-feira (17) o radialista Deusdete Dias Filho enviou ao BLOG DO ANDERSON e abaixo reproduzimos aos milhares de leitores defensores da cultura.

Agenda Conquistense: Helio Flanders é atração do projeto Retratos Autorais com Archiles Neto

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O violonista, tecladista, vocalista e fundador do grupo Vanguart, Hélio Flanders, se apresenta na sexta-feira (9), no Teatro Carlos Jeovah, em Vitória da Conquista, às 20 horas, na segunda rodada do projeto Retratos Autorais com Archiles Neto. Apenas com composições autorais, o músico apresenta o show “Uma Temporada Fora de Mim”. O novo disco de Hélio é inspirado no tango, na solidão das grandes cidades e na canção melodramática. Durante a apresentação, Hélio se reveza entre vocais, piano, trompete, acordeon e violão, para apresentar canções como “De Onde Você Vem?”, “Um Grito”, “Onde a Terra Acaba”, “Uma Temporada Fora de Mim”. Os ingressos custam R$ 40 (inteira), e R$ 20 (meia), e podem ser comprados no local do evento.

Carnaval de Salvador: ACM Neto aposta na “Metralhadora”

Foto: Reprodução | TV Bahia
Foto: Reprodução | TV Bahia

Em Vitória da Conquista foi proibido, mas em Salvador o hit mais tocado nesta Carnaval é o “Paredão Metralhadora”, da Banda Vingadora. Em entrevista à TV Bahia na tarde desta terça-feira (9), a Vingadora ganhou um grande eleitor: o prefeito ACM Neto. De acordo com Neto, a Metralhadora “tomou conta não só da Bahia como do Brasil todo”. “Se eu puder dá o palpite será a metralhadora”, destacou.

Televisão: conquistense tem música na trilha sonora da nova novela das seis, Êta Mundo Bom!

Foto: Reprodução | Facebook
Foto: Reprodução | Facebook

A novela Êta Mundo Bom!, que ocupa o horário das 18 horas na TV Globo, tem muita comédia, romance e drama. O folhetim, que se passa no final dos anos 40, no interior do estado de São Paulo, revisita o universo das novelas de rádio, tão comuns à época. Apesar da estreia recente, o folhetim já caiu no gosto da população e tem registrado bons índices de audiência. O que muita gente não sabe é que uma conquistense participa da novela. Como? Através da trilha sonora. A cantora Cídia, que nasceu na capital do Sudoeste baiano e atualmente reside no Rio de Janeiro, emplacou a música ‘Ciúme’. A canção tem autoria de Cláudio Lins. Cídia volta a mídia nacional após ter participado do reality show ‘Fama’, da Rede Globo, que revelou grandes cantores. Durante muito tempo a cantora fez dueto com outro participante do reality, Dan, com quem gravou dois CDS e DVDs, também emplacando música em novelas.

As Vingadoras: compositores afirmam que ‘trá’ é plágio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma das músicas candidatas a ser hit do Carnaval, a Metralhadora, de A Vingadora, é alvo de acusação de plágio. Um grupo formado por três compositores alega que o refrão seria uma cópia da música Moda do Trá, gravada pelo grupo LevaNóiz em 2012. Para se situar – caso não tenha ouvido ou se escutou e não se lembra, a frase em questão é o “trá, trá, trá, trá…”, que remete ao som de uma arma de fogo. Não está acreditando? Então, pasme, porque é este o refrão que seria motivo do plágio. Segundo o compositor André Fanzine, que fez a Moda do Trá junto com Artur Moura e Hugo Porto, depois de comparar as canções “ficou evidente a cópia”. Ainda de acordo com ele, até mesmo a divisão rítmica seria semelhante. Para defender a causa, o grupo contratou três advogados. “Queremos resolver a situação de forma amigável”, afirmou Fanzine, acrescentando que, caso contrário, os advogados tomarão as medidas cabíveis. O empresário do grupo A Vingadora e compositor da música em questão, Aldo Rebouças, afirma não ver nenhuma semelhança entre as canções, mas que “qualquer pessoa tem o direito de questionar”. Ele afirma que o “trá” é só um som emitido por uma metralhadora e que, portanto, não pertenceria a ninguém, assim como o som do miado de um gato ou do latido de um cão. Rebouças ainda contou sobre o Carnaval da banda, que irá estrear na Barra-Ondina. Na sexta de Momo, o grupo puxará um bloco para a pipoca. Ouça as músicas e compare você mesmo, se quiser.

Brasil: ônibus da banda de Michel Teló bate de frente com carro e três pessoas morrem na BR-376

Fotos: Divulgação | PRF)
Fotos: Divulgação | PRF)

Um ônibus com integrantes da equipe de Michel Teló bateu de frente com um carro na manhã deste domingo (10), em Ortigueira, no Paraná. Segundo informações da Brothers, assessoria de imprensa do cantor, o acidente aconteceu por volta das 11 horas na BR-376, Km 322, próximo ao pedágio. A assessoria informou que o ônibus estava subindo a estrada de pista dupla, na faixa da direita, sentido Campo Grande, quando o carro atravessou a pista, causando o acidente. O casal Dirce Bussolin, 61 anos, e Aparecido José Bernardes, 55 anos, estavam no carro de passeio e morreram na hora. O corpo do casal precisou ser retirado das ferragens com a ajuda de máquinas. Uma adolescente de 15 anos, que também estava no carro, morreu antes do helicóptero de resgate chegar. O motorista do ônibus de Teló, Jorge Quirino Alves, teve ferimentos leves e foi levado ao Hospital de Apucarana, no Paraná.

RTEmagicC_onibus_michel_telo_acidente2.jpg

A Polícia Civil não soube informar quantas pessoas estavam no ônibus, mas disse que todos passam bem. Teló não estava no veículo no momento do acidente. Procurada pelo site ‘Ego’, a Polícia Civil de Ortigueira, que está cuidando do caso, não confimou a versão do acidente divulgada pela assessoria do cantor. A polícia afirmou apenas que acredita que a pista molhada, por conta das chuvas, possa ter causado a batida. O motorista do ônibus de Teló, Jorge Quirino Alves, teve ferimentos leves e foi levado ao Hospital de Apucarana, no Paraná. A Polícia Civil não soube informar quantas pessoas estavam no ônibus, mas disse que todos passam bem. Teló não estava no veículo no momento do acidente. Procurada pelo site ‘Ego’, a Polícia Civil de Ortigueira, que está cuidando do caso, não confirmou a versão do acidente divulgada pela assessoria do cantor. A polícia afirmou apenas que acredita que a pista molhada, por conta das chuvas, possa ter causado a batida. Informações do Correio.

Variedades: clipe de Ivete Sangalo é o vídeo 360° mais assistido no Facebook no mundo

A cantora Ivete Sangalo ganhou repercussão internacional por conta do clipe da música ‘O Farol’, divulgado há pouco mais de 15 dias no Facebook. Lançado no dia 21 de dezembro de 2015, o vídeo teve mais de 10 milhões de visualizações e se tornou o mais assistido na rede social no mundo. O clipe, gravado nos estúdios da O2, em São Paulo, foi criado inteiramente em 360 graus para o Facebook, desde o roteiro até a construção do cenário. O formato faz com que as pessoas interajam no conteúdo que estão assistindo, podendo olhar em volta, escolher a partir de qual ângulo querem ver as imagens e sentir como se estivessem no local. ‘O Farol’ é uma música composta por Ramon Cruz e produzida por Radamés Venâncio.

Variedades: cena de ciúme protagonizada por Ivete Sangalo vira tema de música; veja o vídeo

Foto: Reprodução | YouTube
Foto: Reprodução | YouTube

A cena de ciúmes protagonizada pela cantora Ivete Sangalo em uma festa de Réveillon em Guarajuba, na cidade de Camaçari, segue rendendo (saiba mais). O episódio virou tema da música “Quem é essa aí, papai?” nas mãos do compositor Leo Rocha. .”Na Bahia, o inusitado é condição mais que suficiente para uma canção nascer”, brincou o artista que publicou um vídeo da música em seu canal no You Tube neste sábado (2). Informações do Bahia Notícias.