Política Conquistense: PT comemora derrota da “Conquista quer mudar” por 7 a 0 no TRE

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

Ao longo de dois anos uma notícia sobre uma possível cassação dos mandatos do prefeito Guilherme Menezes de Andrade (PT) e do seu vice, Joás Meira Cardoso (PSB), deixou muita gente preocupada e alguns grupos esperançosos em chegar na Prefeitura de Vitória da Conquista através da justiça. Conforme o Blog do Anderson vem acompanhado desde o final de 2012, a coligação “Conquista quer mudar”, liderada pelo então radialista Herzem Gusmão Pereira, hoje cumprindo mandato na Assembleia Legislativa da Bahia, acusa a “Frente Conquista Popular” por abuso do poder econômico. “Nós anotamos e estamos questionando nas condutas vedadas: contratações irregulares, compra de votos na zona rural e na cidade. Tudo comprovado, e até utilização de veículos do Ministério da Educação e Cultura, no FNDE, no transporte de eleitores em nossa cidade. Temos inclusive um flagrante onde pessoas embarcam em um ônibus escolar com adesivo do Ministério da Educação Cultura, Caminhos para a Escola, militantes do PT identificados com números e com estrela, símbolo com a marca do partido tendo acesso a esse tipo de transporte em dia de comício”, disse Herzem Gusmão na época. Em entrevista ao Blog do Anderson nesta quinta-feira (12), o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Rudival Maturano Barbosa Filho, comemorou a segunda derrota judicial do denunciante. “Excelente resultado. Eu até queria apelar para você que tem um blog acessível para todos, que divulgasse essas notícias. A mídia também não demonstra quando as verdades são publicadas. Então você que tem um blog sério, é importante dizer que foi sete a zero, o processo que foi tentar suspender os mandatos do prefeito Guilherme e do seu vice [Jóas Meira Cardoso] proposto pela oposição de Vitória da Conquista fracassou. Fracassou aqui, fracassou também no TRE e mostramos ai mais uma vez o nosso compromisso de governar a cidade bem e tudo que nós fazemos é dentro dos parâmetros legais e não devemos nada com processos ilegais, como foi levantado pela oposição e ainda assim muitas querem levantar. Então realmente o Tribunal Regional Eleitoral analisando todas as provas, todas as questões suscitadas entendeu que não tem empecilho nenhum”, afirmou. “O prefeito Guilherme ganhou legitimamente esse processo e a vitória é do povo conquistense”, completou. A “Conquista quer mudar” ainda não se manifestou sobre o assunto.

Tanhaçu: TRE-BA cassa mandato do prefeito e vice

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) cassou nesta quinta-feira (26) o mandato do prefeito de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), e de seu vice Valdívio Aguiar Filho (PT), por suposta compra de votos durante as eleições municipais de 2012. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi protocolada na Justiça Eleitoral pela coligação “Tanhaçu Vai Voltar a Crescer”, que teve como candidato derrotado o médico Jorge Teixeira da Rocha (PSD). Segundo informaçõesdo Brumado Notícias, o presidente do TRE-BA, desembargador Lourival Almeida Trindade, após o empate em 3×3 nos votos do plenário, desempatou optando pela cassação do gestor. O petista João Francisco disse que a sua equipe jurídica vai entrar com os embargos contra a decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Continuo no comando do executivo trabalhando em prol de minha cidade. Não era o resultado que esperávamos, mas continuo acreditando na justiça e vamos recorrer da decisão do TRE”, disse.

Justiça Eleitoral: PT confia em vitória da Guilherme no TRE

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

Acontece no Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE-BA), na manhã desta terça-feira (24), mais um momento de tensão que poderá mudar os rumos da Política Conquistense. Aquele antigo caso judicial envolvendo o radialista Herzem Gusmão Pereira (PMDB) e o prefeito Guilherme Menezes de Andrade (PT) referente às últimas eleições volta ao debate, dessa vez em Salvador. Em contato com o Blog do Anderson, o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Rudival Maturano Barbosa Filho, diz está confiante na decisão da 40ª Zona Eleitoral, que indeferiu o processo. “Estivemos acompanhando e dando todo o apoio necessário na 1ª instância. Que foi um sucesso. Não ha duvidas de que esta fase sera bem esclarecida na instância superior. Ainda mais, com o parecer do Ministério Publico Eleitoral favorável, onde o Procurador Eleitoral entende que a sentença da 40ª Zona Eleitoral deve ser integralmente mantida”, afirmou Rudival Maturano. De acordo com o advogado do peemedebista, Ademir Ismerim Medina, o abuso econômico, captação ilícita de sufrágio e outras condutas vedadas praticadas estão entre os itens denunciados.

Justiça Eleitoral: Disputa entre Herzem e Guilherme será pauta no TRE na próxima terça-feira

Fotos: Blog do Anderson
Fotos: Blog do Anderson

No voto popular o prefeito Guilherme Menezes de Andrade (PT) conseguiu a reeleição no segundo turno das eleições municipais de 2012, mas o radialista Herzem Gusmão Pereira (PMDB) segue na disputa judicial para chegar à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Após ser indeferido na Justiça Eleitoral de Vitória da Conquista, o assunto será pautado no Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE-BA), em Salvador, na próxima terça-feira (24). De acordo com o advogado do peemedebista, Ademir Ismerim Medina, o abuso econômico, captação ilícita de sufrágio e outras condutas vedadas praticadas estão entre os itens denunciados.

Eleições 2012: Justiça indefere processo de Herzem Gusmão contra Guilherme e Joás Meira

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

A ação movida pela coligação “Conquista quer mudar”, liderada pelo radialista Herzem Gusmão Pereira, referente às últimas eleições municipais quando tentou incriminar a “Frente Conquista Popular”, chapa que reelegeu o prefeito Guilherme Menezes de Andrade para o seu quarto mandato e o quinto do Partido dos Trabalhadores, foi indeferida pela Justiça Eleitoral em Vitória da Conquista. Herzem alegou “abuso do poder econômico, político e de autoridade por parte dos Requeridos [Guilherme Menezes de Andrade e o seu vice, Joás Meira Cardoso], que teriam violado a legitimidade da eleição de 2012, vez que teriam sido beneficiados pela captação ilícita de votos através da realização indevida de obras públicas, da contratação irregular de agentes públicos, da doação ilegal de imóveis e da utilização indevida na campanha eleitoral de veículo pertencente ao poder público”. Em seu parecer, o juiz Reno Viana Soares, titular da 40ª Zona Eleitoral, julgou improcedentes “os pedidos formulados pela parte requerente no Processo nº 769-21.2012.6.05.0040, referente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral, e no Processo nº 770-06.2012.6.05.0040, alusivo a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo”. Confira a sentença publicada no último dia 15 de julho.

Eleições 2012: Fabrício ajudou, ajudou e não recebeu ‘obrigado’ de vereador após eleições

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

Assim como reclamam os eleitores os políticos também chiam sumiços dos seus camaradas após suas eleições. A vítima do descaso dessa vez é o deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB) que lamentou a ingratidão de pelo menos um dos 21 vereadores da atual formação da Câmara Municipal de Vitória da Conquista.  “Eu dei um apoio ao então vereador Cícero em material, gráfico e estrutura. Mas infelizmente, tem indivíduos que não sabem dizer obrigado, como ele não disse e que não sabem reconhecer aquilo que nós fizemos. Mas deixe que o tempo seja o senhor da razão. O tempo virá e mostrará quem foi cada um no processo. Paciência. Não pedi voto a ele em troca. Mas pelo menos um obrigado eu não recebi dele”, disparou de referindo a Cícero Custódio de Almeida (PV), eleito com 2181 votos. Ainda de acordo com o comunista, “ele teria se vendido por obras, ações…”. “Mas deixa isso pra lá. Eu não vou cobrar ninguém porque eu não dou nada em troca”, completou em entrevista ao Blog do Anderson no último sábado (26).

Conquista: Julgamento que vai definir o futuro de Guilherme e Joás entra na reta final

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

Durante a campanha da última eleição para prefeito em Vitória da Conquista, a Coligação Conquista Quer Mudar, formada pelo PMDB, PSDB, DEM, PMN e PRP, entrou com uma ação na justiça acusando o prefeito reeleito, Guilherme Menezes, do PT, de utilização da máquina pública.  Um vídeo foi apresentado à justiça como prova da prática de crime eleitoral, contendo imagens de militantes do Partido dos Trabalhadores, em um comício realizado no Bairro Brasil, com a presença do governador Jaques Wagner, que mostra militantes do PT, alguns com a camisa do partido, tendo acesso a um ônibus escolar do programa nacional Caminho Para a Escola, com logomarcas do  Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e  Ministério da Educação (MEC). Os réus na  Ação de Investigação (AIJE) na Justiça Eleitoral, Guilherme Menezes (PT), prefeito de Vitória da Conquista e o vice Joás Meira (PSB), alegaram através de Incidente de Falsidade que faltava autenticidade da prova. O recurso utilizando pelos Réus foi interpretado pelos advogados da Coligação Conquista Quer Mudar como uma maneira de ganhar tempo, dificultando desta forma o julgamento do pedido de Cassação dos Mandatos dos acusados de práticas vedadas na campanha eleitoral de 2012. A juíza eleitoral, Simone Soares, determinou a realização de Perícia Técnica da mídia pela Policia Federal, que se recusou a fazer. Diante de tal situação, foi nomeado perito técnico da Policia Civil, que aceitou o encargo e fixou o valor dos honorários. Assim, a juíza determinou que os réus (prefeito e vice-prefeito), realizassem o depósito dos honorários periciais, o que não foi feito. Com isso a juíza proferiu decisão declarando a renúncia tácita da realização da pericia, ou seja, que os réus desistiram de realizar a prova técnica. Desta forma, o processo, que estava parado por conta dos recursos apresentados pelos réus, avançou, chegando à etapa final. A sentença será proferida pela juíza titular da 40ª Zona Eleitoral de Vitória da Conquista. Informações da Tribuna da Bahia, deste final de semana.

Eleições 2012: Herzem diz que há irregularidades piores em Conquista do que em Tanhaçu

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

O segundo colocado nas eleições de 2012 para prefeito, Herzem Gusmão Pereira (PMDB), não esconde sua ira contra a atual administração da Prefeitura de Vitória da Conquista. Sempre fundamentado, Gusmão voltou a atacar a gestão do petista Guilherme Menezes e sobrou até para a justiça. Usando o exemplo do processo envolvendo o prefeito petista de Tanhaçu, João Francisco dos Santos (PT), o peemedebista disse o que aconteceu em seu “Comentário do Dia”, na última semana: “O prefeito deverá voltar ao mandato [veja aqui], é só ele ir lá no Tribunal, o desembargador vai mandar ele voltar até que o Tribunal julgue. Isso é terrível para o povo brasileiro, porque o prefeito é cassado e ele não sai, ele é cassado e só sai depois da segunda instância pelo menos no Tribunal”. De acordo com Gusmão, o mesmo problema que aconteceu em Tanhaçu aconteceu em Conquista, em termos de expediente dos advogados, que entraram com incidente de falsidade. “Porque as denúncias daqui de Conquista são infinitamente mais graves do que o problema que aconteceu em Tanhaçu. A juíza estava com tudo pronto para fazer a perícia, convocar as partes e dar a sentença. [Guilherme Menezes] não pagou as custas de maneira deliberada, correndo o risco de pesadas multas para não ser julgado”. Ainda segundo Herzem, se Guilherme fosse julgado, o petista seria cassado. “E quando o prefeito de Conquista não paga as custas ele atesta que está com medo, teme ser cassado pela justiça eleitoral. A juíza deverá assumir nos próximos dias e ela deverá ou dar a sentença, e entender que na verdade estão tentando protelar, que é mais um sinal claro e evidente da protelação. Ou a juíza dá logo o seu veredito: cassa ou na cassa, ou então, manda sequestrar dinheiro do partido, ou das partes dos réus para que a perícia diga que a fita [contendo denúncia] não é legítima, que não tem autenticidade”. O peemedebista completa dizendo que os petistas de Conquista “foram condenados a pagar e na hora que a juíza arbitrou e determinou o pagamento de um pouco mais de R$ 16 mil, eles não quiseram pagar. E o PT sabe arrecadar, várias histórias do Delúbio e do Genoíno, que mostram como é fácil arrecadar no PT”. Como foi previsto, o prefeito de Tanhaçu já conseguiu liminar para o seu retorno ao cargo.

Eleições 2012: Juiz corregedor do TRE opina sobre pedido da cassação de Guilherme

Foto: Blog do Anderson
Foto: Blog do Anderson

Opositores de Vitória da Conquista, capitaneado pelo radialista Herzem Gusmão, candidato do PMDB derrotado em segundo turno pela segunda vez consecutiva pelo prefeito Guilherme Menezes de Andrade (PT), ainda continuam confiantes em chegar à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Um dossiê em análise na Justiça Eleitoral traz denúncias contra a coligação “Frente Conquista Popular” por abuso do poder econômico. Em entrevista ao Blog do Anderson na noite desta quinta-feira (12), o juiz corregedor do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Josevando Souza Andrade, comentou sobre o caso, mas adiantou que o processo ainda tramita no Fórum Eleitoral de Vitória da Conquista. “Não, não chegou ao Tribunal. Eu soube que o processo ainda está aqui em Conquista, está ainda em fase de conclusão. Esse processo vai chegar ao Tribunal, talvez chegue porque como corregedor regional eleitoral estou cobrando esses processos de todas as Zonas Eleitorais, isso é uma obrigação minha para dar celeridade na prestação jurisdicional dos serviços eleitorais. Os processos são todos monitorados pela Corregedoria, tenho cobrado e eu acredito que já em 2013 esse processo chegue ao Tribunal que vai apreciar para ver se o prefeito realmente tiver razão será absolvido e se não tiver razão possivelmente será afastado. Isso depende muito do conteúdo do processo que a gente não sabe”, comentou. Indagado sobre a possível cassação, juiz corregedor Josevando, disse ser difícil, devido a responsabilidade de Guilherme como gestor público. “Ô Anderson é difícil a gente dizer se está cassado porque tem que ver o processo. Pelo que eu conheço de Guilherme eu acho que ele não faria nada que violasse a legislação eleitoral e de modo a cassar. Eu acho muito difícil, Guilherme é um homem muito seguro, muito precavido. Eu acho difícil, mas não posso afirmar nada sem ver o processo”, completou.

Eleitores de Muquém do São Francisco deverão voltar às urnas

Foi aprovada na Sessão Plenária desta terça-feira (29), à unanimidade, a Resolução Administrativa do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) nº 01/2013, que fixa data e aprova instruções para a eleição de prefeito e vice-Prefeito de Muquém do São Francisco. No dia 7 de abril, todos os 8.566 eleitores do município, integrante da 173ª Zona Eleitoral/Ibotirama, deverão voltar às urnas para eleger o novo prefeito e vice-prefeito da cidade. A marcação da nova eleição foi solicitada pelo juiz da referida Zona Eleitoral, Pedro Henrique Izidro da Silva, com base no art. 224 do Código Eleitoral, já que o candidato que obteve mais de 50% dos votos válidos na Eleição Majoritária, que aconteceu no dia 7 de outubro de 2012, teve o Registro de Candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Zé Raimundo e Waldenor: Flores nas dores

Foto: Blog do Anderson

O êxito dos deputados petistas José Raimundo Fontes (Estadual) e Waldenor Pereira (Federal) vem sendo destaque em toda a Bahia. De acordo com os bastidores da Política Conquistense, foram eles os protagonistas da expressiva eleição do prefeito Guilherme Menezes, que conquistou o seu quarto mandato e o quinto encabeçado pelo Partido dos Trabalhadores, com 20312 votos na frente do radialista Herzem Gusmão, candidato do PMDB. Na coluna Tempo Presente, publicada na edição do jornal A Tarde desta terça-feira (30), o jornalista Levi Vasconcelos, destacou a dupla conquistense com uma passagem que recebeu o titulo ‘Flores nas dores’: Nem tudo são dores no terreiro do PT. O deputado Waldenor Pereira (Federal) e Zé Raimundo (Estadual) fazem essa diferença. Com base em Vitória da Conquista, reassumem os seus mandatos festejando a vitória de Guilherme Menezes, o que significa 20 anos no terceiro mais populoso município da Bahia. De quebra, contabilizam a eleição de dezesseis prefeitos, oito vices e sessenta e cinco vereadores.

A sujeira do ’15’ nas ruas de Conquista

Foto: Blog do Anderson

A sujeira promovida pela coligação “Conquista quer mudar” nas ruas de Vitória da Conquista neste domingo (28) está dando o que falar, tanto por parte do eleitorado como também pela imprensa. Não se sabe ao certo a quantidade da produção de santinhos com o número quinze, mas pelo menos foi possível encontrada em toda a Capital do Sudoeste Baiano. O assunto foi comentado pela jornalista Carla Simões (Uesb FM), durante a cobertura da apuração que servirá como lição para os próximos candidatos. “Se o tempo muda, cai uma chuva, para onde vai toda essa sujeira?”, indagou. Sobre o assunto o professor Claudionor Dutra, ex-candidato a vice-prefeito do radialista Herzem Gusmão, resumiu-se a dizer que isso se trata de ‘coisas da política’. Será de quem foi essa idéia?

Saiba o que fazer caso não possa votar

O eleitor que deixar de votar no segundo turno das eleições deve justificar a ausência, no dia da eleição, entregando o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) preenchido na seção eleitoral mais próxima. Mesmo que esteja neste dia em uma cidade em que não haverá segundo turno, o eleitor poderá se dirigir a um cartório para fazer a justificativa. O TSE disponibiliza em seu site os endereços de todas as zonas eleitorais do país.

Paulo Nunes finaliza pesquisa

Foto: Blog do Anderson

Por telefone com o Blog do Anderson, o jornalista Paulo Nunes, presidente do Instituto Hoje Indata, informou que ainda neste sábado (27) estará divulgando a última pesquisa antes das votações desse domingo (28), em Vitória da Conquista. De acordo com nunes, a coleta de dados foi em todos os bairros da Capital do Sudoeste onde ouviu 1483 eleitores. Quem está na frente: Herzem ou Guilherme? Isso só saberemos mais tarde para matar a curiosidade de vários leitores que tem telefonado para o Blog do Anderson, entre eles o deputado federal Lúcio Vieira Lima, presidente estadual do PMDB e principal avalista da candidatura do radialista Herzem Gusmão. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral  protocolizada sob o nº BA-00548/2012.

Herzem faz comício na Lagoa das Flores

Foto: Divulgação

Nesta última semana de campanha à população de Vitória da Conquista vem reafirmando o desejo de mudança. Tanto na zona urbana quanto na zona rural às pessoas tem saído às ruas e acompanhado as ações e propostas de Herzem e Claudionor, candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Na noite desta segunda-feira (22), por exemplo, centenas de pessoas compareceram ao comício realizado pela coligação “Conquista quer mudar” na Lagoa das Flores. Para Herzem “a população sabe que está na hora de mudar e nós apresentamos um plano de governo consistente e coerente para que essa mudança seja feita para melhor, com ações e com promessas feitas a cada quatro anos e não são cumpridas”. O morador Ormânio Coqueiro ressaltou que “mora na localidade há mais de 10 anos e os benefícios da administração são praticamente invisíveis, pois o posto de saúde não funciona como deveria e a educação deixa a desejar”.

Políticos deixam sujeira em Conquista

Foto: Blog do Anderson

O primeiro turno das eleições municipais 2012 chegou ao fim, e o que resta de lembrança são placas, cartazes e muitos muros pintados que poluem as ruas de Vitória da Conquista, com candidatos eleitos e derrotados. Conforme determinação da Resolução 23.370 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos políticos, coligações e candidatos terão que retirar em 30 dias todo material de propaganda. De acordo com a Justiça Eleitoral, os candidatos precisam retirar o material ou restaurá-lo, se for o caso, como no caso de muros pintados. Se isto não for feito, estão sujeitos à penalidade prevista na lei municipal, podendo até ser multados.

Salvador: ACM Neto tem 47% e Pelegrino 39%

Foto: Divulgação

O candidato ACM Neto (DEM) aparece à frente na primeira pesquisa Ibope do segundo turno divulgada nesta sexta-feira (19). A sondagem foi encomendada pela TV Bahia. Neto tem 47% das intenções de voto contra 39% de Nelson Pelegrino (PT). A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos para mais ou para menos.Considerando-se somente os votos válidos, sem nulos e brancos, Neto aparece com 54% dos votos e Pelegrino com 46%. No primeiro turno, Neto terminou em primeiro com a diferença de apenas 5596 votos – ele teve 40,17% dos votos, à frente de Pelegrino, que teve 39,73% dos votos. A pesquisa de hoje aponta que 9% dos eleitores pretendem votar nulo ou em branco e 4% não sabem ou não responderam. Foram entrevistados 805 eleitores. A pesquisa foi feita entre os dias 14 e 19 deste mês e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-00544/2012.

Pirulitos de Guilherme em ação

Foto: Blog do Anderson

As placas modelo pirulito retornaram às ruas de Vitória da Conquista, dessa vez estampando a campanha do prefeito Guilherme Menezes, candidato à reeleição do seu quarto mandato e o quinto do Partido dos Trabalhadores, conforme o Blog do Anderson registrou na tarde dessa sexta-feira (19). Segundo coordenadores da campanha petista, ainda nesse final de semana a comunicação visual será ampliada com a chegada de mais de duas centenas de placas-cavaletes.

Agressão em Praça Pública de Conquista

Foto: Blog do Anderson

Quem disser que não existe violência na campanha eleitoral em Vitória da Conquista está muito enganado. Na tarde dessa sexta-feira (19), em plena Praça Barão do Rio Branco, uma equipe da reportagem coligação “Frente Conquista Popular” foi obrigada a para a gravação por conta de um homem que disparou palavras ofensivas ao candidato petista. “Nós estamos trabalhando”, disse o cinegrafista. Esse fato deixou inúmeras pessoas, de ambas as correntes partidárias, indignadas. As imagens foram gravadas pelo sistema de videomonitoramente da Polícia Militar, logo o agressor poderá ser identificado.

Qual será o palanque de Mão Branca?

Foto: Blog do Anderson

O Partido Verde ainda não decidiu o seu palanque nesses últimos dias da campanha eleitoral do segundo turno em Vitória da Conquista. Por telefone com o Blog do Anderson nessa quarta-feira (17), o presidente estadual Legenda, Ivanilson Gomes, disse que a decisão sairia do próprio diretório municipal presidido por Carlos Moreno, que articula integrar seus projetos de governo em um dos dois candidatos. Para interagir sobre esse assunto que vem sendo um dos mais comentados nos burburinhos políticos, o Blog Anderson quer saber a sua opinião. Deixe o seu comentário.