Missão Internacional | Rui é recebido pelo Governo Alemão e firma compromisso para investimentos na Bahia

Fotos: Daniel Senna | GovBA

O governador Rui Costa dos Santos foi recebido pelo secretário de Estado do Ministério de Economia e Energia da Alemanha, Thomas Bareis, para tratar de financiamentos a novos projetos de produção de energia limpa na Bahia. Durante o encontro, nesta segunda-feira (18), Rui apresentou o potencial eólico e solar baiano e os planos para o uso desse tipo de energia no suprimento de sistemas de irrigação da agricultura familiar, bem como a possibilidade do aproveitamento de biomassa gerada por esses produtores. “Precisamos de canais de financiamento mais ágeis e acessíveis, e o governo alemão pode nos ajudar permitindo que os pequenos agricultores baianos tenham acesso a essa tecnologia”, explicou o governador.

Na reunião, também foram tratados possíveis financiamentos para instalação de usinas de hidrogênio verde que, de acordo com o secretário alemão, são prioridades dos europeus. “Diante da importância que a Alemanha dá à energia renovável e às ótimas pré-condições baianas, são concretas as possibilidades de fazermos parcerias de financiamento a esses projetos. A Alemanha tem um grupo de trabalho governamental focado nesse tema e vamos levar essas propostas para construir uma cooperação muito estreita com a Bahia”, afirmou Thomas.

A comitiva baiana também se reuniu com empresas que têm interesse em investir no novo Aeroporto de Porto Seguro.Entre elas, o grupo Hirmer, que cuida do aeroporto de Munique, reafirmou o desejo de participar da licitação e inclusive já está desenvolvendo um projeto para isso. “Será um importante aeroporto que vai intensificar o turismo do extremo sul da Bahia. No início do ano que vem, faremos o leilão e licitaremos este grande investimento para o estado”, disse Rui.

Pela manhã, o governador se reuniu com executivos da Siemens Energy, líder do mercado de pesquisa, produção e transmissão de energias renováveis, que já investe na Bahia por meio da Siemens Gamesa. A empresa apresentou projetos de novos tipos de energia, como o hidrogênio verde, e pretende estreitar laços com o estado, que tem capacidade para receber projetos desse novo combustível. A comitiva ainda foi recebida pelo embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, que se comprometeu a ajudar a Bahia na consolidação desses investimentos.

Destaque Internacional | ex-secretário de Estado Americano, Colin Powell morre de COVID-19

Foto: Reprodução | Twitter

O general Colin Luther Powell  ex-secretário de Estado dos Estados Unidos da América, morreu nesta segunda-feira (18) aos 84 anos por complicações ligadas à Covid-19, de acordo com um texto assinado por sua família em uma Rede Social. “Queremos agradecer a todos no Centro Médico Walter Reed pelo tratamento. Perdemos um grande marido, pai, avô e um grande americano”, diz o texto. Ele morreu na cidade de Bethesda, no estado de Maryland, perto de Washington DC.

Destaque Internacional | Superman assume bissexualidade

Foto: Reprodução | DC

Jon Kent, o Superman atual, vai assumir ser bissexual na HQ “Superman: Son of Kal-El # 5″. A informação foi divulgada pelo site IGN nesta segunda-feira (11). Jon herdou o posto de Superman de seu pai. A recém-lançada série de HQs “Superman: Son of Kal-El” mostra a vida desse herói de 17 anos. A DC mostrou imagens e detalhes do relacionamento do filho de Clark Kent com Jay Nakamura, um ativista hacker. O primeiro beijo dos dois, que são amigos, estará na quinta edição da série.

Tragédia Internacional | avião com Paraquedistas Russos cai e mata ao menos 16 pessoas

Foto: Reprodução | Getty Images

Um avião L-410 caiu na região do Tartaristão, na Rússia, neste domingo (10), matando 16 pessoas e ferindo sete, segundo os serviços de emergência russos. A aeronave estava carregando um grupo de paraquedistas a bordo, disse o Ministério de Emergências. Sete pessoas foram retiradas com vida dos destroços. O veículo era um Let L-410 Turbolet, um bimotor de transporte de curto alcance. Os padrões de segurança da aviação russa melhoraram nos últimos anos, mas os acidentes, especialmente envolvendo aviões antigos em regiões remotas, não são incomuns. Um avião de transporte Antonov An-26 caiu no leste da Rússia no mês passado, matando seis pessoas. Todas as 28 pessoas a bordo de um turboélice bimotor Antonov An-26 morreram em um acidente em Kamchatka em julho.

Destaque Internacional | jornalistas da Rússia e Filipinas, Dimitri Muratov e Maria Ressa ganham Nobel da Paz

Fotos: Reprodução | AFP

Os jornalistas Maria Ressa (Filipinas) e Dimitri Muratov (Rússia) ganharam nesta sexta-feira (8) o Nobel da Paz, por sua luta pela liberdade de expressão, anunciou o comitê norueguês, reconhecendo pela primeira vez o papel da imprensa independente. Ressa e Muratov foram reconhecidos “por seus esforços para proteger a liberdade de expressão, que é uma condição prévia para a democracia e a paz duradoura”, declarou a presidente do Comitê do Nobel, Berit Reiss-Andersen, em Oslo. Dimitri Muratov, de 59 anos, é um dos fundadores e editor-chefe do jornal russo Novaya Gazeta e “defende, há décadas, a liberdade de expressão na Rússia, em condições cada vez mais difíceis”, destacou o júri. Ex-jornalista da rede americana CNN e cofundadora do site de notícias Rappler, Maria Ressa, de 58, foi alvo, nos último anos, de várias investigações, processos judiciais e intenso cyberbullying. O Rappler já publicou matérias críticas da gestão do presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, abordando, inclusive, sua sangrenta e polêmica luta contra o narcotráfico.

Blitz Noturna | DETRAN fatura em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia está faturando em Vitória da Conquista. Na noite do sábado (2) as ações aconteciam na Avenida Jorge Teixeira, bairro Candeias, para onde os condutores eram obrigados a passar. Condutores irregulares foram notificados. A ação conta com apoio da Polícia Militar da Bahia.

Comoção Internacional | estrela do TikTok, Gabriel Salazar morre aos 19 anos em acidente de carro

Foto: Reprodução | Tik Tok

Gabriel Salazar, famoso pelos diversos vídeos publicado na rede social TikTok, morreu aos 19 anos em um acidente de carro em San Antonia, no Texas, nos Estados Unidos da América). A tragédia, de acordo com o jornal The Mirror, ocorreu nesse domingo (26). Pelas redes sociais, amigos do influencer prestaram homenagens ao relembrar a vida do rapaz. “Fique tranquilo, irmão. Palavras não podem nem explicar como estou me sentindo agora. Cara, eu faria qualquer coisa para ter você de volta agora mesmo, mano”, escreveu Ricky Flores. Salazar acumulou mais de 1 milhão de seguidores no TikTok. Sua última publicação ocorreu há 4 dias, ainda segundo o The Mirror. O foco do rapaz na rede social era o humor.

Destaque Internacional | na defesa de Bolsonaro, Queiroga reage com gesto obsceno a protesto em Nova York

Foto: Reprodução | Twitter

O Ministro da Saúde, Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes, se exaltou na noite desta segunda-feira (20) e fez gestos obscenos para manifestantes que protestavam contra o presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro em Nova York, nos Estados Unidos da América. O descontrole de Queiroga viralizado nas Redes Sociais. Queiroga acompanha o presidente, que vai discursar na Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU).

 

O médico tem mostrado um forte alinhamento com Bolsonaro, e na semana passada chegou a conversar com o presidente antes de orientar que adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades não fossem vacinados contra a COVID-19. Também nesta segunda, manifestantes protestaram contra Bolsonaro quando ele chegava para jantar na residência oficial do embaixador do Brasil junto à ONU.

Destaque Internacional | atirador mata ao menos oito pessoas em universidade na Rússia

Foto: Reprodução | Twitter

Um atirador abriu fogo numa Universidade de Perm, na Rússia, nesta segunda-feira (20), matando ao menos oito pessoas e deixando 24 feridas. Testemunhas disseram que o atirador caminhava pelo campus quando começou a disparar. Ele foi mais tarde detido pela polícia, acrescentaram as autoridades. Ferido durante enfrentamento com a polícia, ele foi levado para um hospital. A universidade havia inicialmente comunicado que o atirador fora morto pela polícia, o que não se confirmou. As Autoridades de Segurança Russas disseram que o atirador é um estudante da universidade. A imprensa local o identificou como um estudante de 18 anos e divulgou imagens dele, tiradas das redes sociais, posando com armas de fogo. Ele teria dito às autoridades que agiu sozinho e não foi motivado por convicções políticas ou religiosas.

Aparentemente, o atirador usou uma arma que dispara balas de borracha e que foi modificada para ser usada com munição letal. Estudantes, professores e funcionários se abrigaram dentro dos prédios universitários. Outros pularam janelas dos prédios diante do temor de que o atirador estivesse se aproximando. A universidade tem cerca de 12 mil estudantes, e em torno de 3 mil estavam no campus no momento do ataque. Perm fica a cerca de 1.300 quilômetros a leste de Moscou, na parte Europeia da Rússia, e tem em torno de 1 milhão de habitantes. Em maio, um atirador abriu fogo numa escola em Kazan, também na Rússia, matando sete estudantes e dois professores e deixando várias outras pessoas feridas.

Terremoto no Haiti | número de mortos passa de 700

Foto: Jose Flecher | Reuters

Ao menos 724 pessoas morreram após forte terremoto no Haiti, informou as autoridades neste domingo (15), atualizando o número de vítimas da catástrofe.  O novo terremoto de magnitude 5,9 que atingiu hoje o país foi notificado pelo o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC, na sigla em inglês). O tremor ocorreu a uma profundidade de 8 km (4,97 milhas), disse a EMSC. De acordo com a agência de notícias France Presse, outras 2.800 pessoas ficaram feridas. No sábado (14), mais de 300 pessoas morreram e centenas ficaram desaparecidas após um terremoto de magnitude 7,2. As cidades de Cayes e Jérémie, no sudoeste da ilha, foram as mais atingidas. O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por 30 dias. Henry lamentou as mortes e disse, em nota, que já mobilizou recursos do governo para dar apoio às vítimas.

Jogos Olímpicos de Tóquio | da Bahia para o Mundo, Ana Marcela é Ouro na Maratona Aquática

Foto: Jonne Roriz | COB

Depois de muito esforço, finalmente Ana Marcela Cunha conseguiu a tão sonhada medalha na maratona aquática feminina. A baiana de 29 anos, que já havia falhado em outras três edições, superou as frustrações e faturou o ouro nos 10 km dos Jogos Olímpicos de Tóquio nesta terça-feira (4).  Logo após a prova, ainda bastante desgastada, a soteropolitana comentou sobre a sua trajetória até atingir o objetivo inédito para o Brasil nas provas de natação olímpica feminina. Em sua fala, ela agradeceu a todos que a incentivaram e passaram forças para que ela realizasse seu sonho. “Finalmente. É um quarto ciclo olímpico, vindo de uma frustração no Rio e um amadurecimento muito grande. Acreditem nos seus sonhos. Quero muito agradecer ao meu clube, meus pais e minha namorada. Sonhava muito com uma medalha olímpica. Estou muito feliz. Quero dizer que todos os brasileiros que ganharam até agora foram um incentivo muito grande. Deixei escapar algumas vezes e hoje pude sair como campeã olímpica”, relembrou Ana Marcela.

Olímpiadas de Tóquio | skatista Rayssa Leal faz história e conquista prata aos 13 anos para o Brasil

Foto: Reprodução | Time Brasil

A skatista Rayssa Leal, 13, gravou seu nome na história do esporte e dos Jogos Olímpicos nesta segunda-feira (26), com a medalha de prata na categoria street das Olimpíadas de Tóquio. Essa é a primeira vez que o skate é disputado nos Jogos, e o Brasil já havia saído com uma medalha no primeiro dia do street, a prata de Kelvin Hoefler neste domingo (25). As provas da categoria park serão realizadas em 4 e 5 de agosto. Se antes havia a expectativa de um pódio duplo ou até triplo, já que o Brasil tinha algumas das principais participantes da prova, coube a Rayssa a responsabilidade de buscar a medalha sozinha, após as surpreendentes eliminações de Pâmela Rosa e Leticia Bufoni nas eliminatórias. Informações da Folha de São Paulo.

Destaque Internacional | Zagueiro Luan Peres se despede do Santos e acerta com Olympique de Marselha

Foto: Divulgação

O zagueiro Luan Peres encerrou a sua passagem pelo Santos. O jogador foi anunciado pelo Olympique de Marselha, da França. Ele assinou um vínculo por quatro temporadas e será novamente comandado pelo argentino Jorge Sampaoli. Sendo assim, Luan Peres chega com aval do treinador. No Peixe, Luan era dono da posição e um dos principais jogadores da equipe. Em 2019, o defensor desembarcou na Vila Belmiro por empréstimo, só que conseguiu se firmar como titular absoluto apenas na temporada seguinte com a transferência de Gustavo Henrique ao Flamengo.

Destaque Internacional | autoridades restringem acesso à internet para conter onda de protestos em Cuba

A Ditadura Cubana restringiu o uso da internet para tentar conter a onda de protestos. Pelo menos 140 cubanos, incluindo jornalistas, estão presas ou desaparecidas. Os manifestantes seguem tomando as ruas, protestando contra os apagões, a escassez de empregos, alimentos e remédios, como mostra o Jornal da Record nesta terça-feira (13).

Curiosidade na Cidade | tarado pelado e saltitante é motivo de perturbação na Zona Oeste de Vitória da Conquista

Muita gente está preocupada, mas também curiosa para saber a identidade de um homem que teria distúrbios psicológicos em Vitória da Conquista. Pelo que se comenta na manhã desta segunda-feira (12), o indivíduo saltitante resolveu sair pelado pelas ruas da Patagônia, um dos bairros mais populosos da Zona Oeste Conquistense. A Polícia chegou a ser zcionada através do Centro Integrado de Comunicações, porém o acusado de atentado ao pudor despareceu.

Divertido, bom amigo e cuidadoso com idosos | quem era Samuel, o brasileiro morto na Espanha

Fotos: Reprodução | Twitter

Um mesmo nome ressoôu por toda a Espanha na última semana: Samuel. Manifestantes pedem justiça para Samuel Luiz Muñiz , um jovem de 24 anos assassinado na madrugada de um sábado (3),  em Corunha, no litoral da Galícia. Uma das placas mostradas pelos manifestantes dizia ‘maricón [em português, bicha] não deveria ser a última palavra que alguém escuta antes de morrer’.

Segundo testemunhas, foi o que aconteceu a samuel, espancado até a morte ouvindo essa ofensa. Samuel nasceu no Brasil e, com um ano de idade, migrou com os pais para a Espanha. Era auxiliar de enfermagem. Cuidava de idosos numa instituição. A noite em que foi morto era uma das primeiras da reabertura das boates em Corunha e Samuel queria celebrar com os amigos, conforme a reprotagem do Fantástico, da TV Globo.

Por volta de duas da manhã, ele e a amiga Lina saíram de uma boate. Imagens de uma câmera de segurança, divulgadas pelo site El Diário, mostram o momento em que os dois fizeram uma chamada de vídeo pelo celular com outra amiga. Na frente deles, um grupo pensa estar sendo filmado e vai tirar satisfação com Samuel, que, segundo testemunhas, teria tentado explicar que não gravava ninguém.

Destaque Internacional presidente do Haiti é assassinado a tiros dentro de casa em Porto Prícipe

Foto: Reprodução | Agência Brasil

O presidente do Haiti foi assassinado a tiros na madrugada desta quarta-feira (7), dentro de casa. O estado da primeira-dama é crítico. Os assassinos chegaram em vários carros e usaram um alto-falante para anunciar o disfarce: “Essa é uma operação do DEA.” O DEA é o departamento de combate às drogas dos Estados Unidos. Um morador registrou a ação. Jovenel Moise comandava um governo turbulento. >>>>

Boletim de Saúde | recuperação do Papa Francisco segue regular e satisfatória, informa Vaticano

Foto: Reprodução | Instagram

O Vaticano informou nesta quarta-feira (7) que a recuperação do Papa Francisco segue regular e satisfatória, que ele se alimenta normalmente e não está mais recebendo remédios por via intravenosa. Uma cirurgia corrigiu o estreitamento de parte do intestino. Numa Rede Social, Francisco agradeceu as mensagens de carinho e as orações.

Tecnologia | o aparato dos Cassinos Online

Graças a evolução tecnológica hoje os brasileiros têm acesso aos mais diversos jogos de cassino. Com o banimento das grandes e glamourosas casas de jogos em 1946, aqueles que quisessem tentar a sorte e desfrutar do prazer de jogar, tinham que investir em viagens até países vizinhos como Chile, Argentina e Uruguai, onde os cassinos são permitidos.

Desde o final dos anos 90 e principalmente a partir do início dos anos 2.000 os cassinos online adquiriram grande presença no ciberespaço e passaram a ter no mercado brasileiro uma grande quantidade de fãs e adeptos. Os tradicionais jogos de cassino como a Roleta, o Blackjack, o Scraps, o Caça- níquel e centenas de outros estão disponíveis no mundo virtual graças à mundialização da informação e ao aparato tecnológico que a sustenta.

Reportagem do Bahia Meio Dia | Mateus Raposinha detalha o confronto na Rússia que teve um resultado duvidoso

No último final de semana o lutador de MMA [Artes Marciais Mistas] Mateus Santos, conhecido como Raposinha, representou o Brasil numa competição na Rússia. Ele venceu a primeira luta e vencia a segunda quando algo inesperado aconteceu. Raposinha, que tem dois títulos nacionais, está de volta à Vitória da Conquista e não entende o que houve durante o confronto. A reportagem do Bahia Meio Dia que o BLOG DO ANDERSON reproduz neste sábado (19) traz todos os detalhes.