Destaque Internacional | estudantes da Rede Estadual representam a Bahia na Harvard Model United Nations

Fotos: ASCOM | SEC

Quatro estudantes da Rede Estadual Baiana carimbaram o passaporte para participar da Model United Nations (HarvardMUN), que é a maior e mais prestigiada simulação da Organização das Nações Unidas (ONU), promovida pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América. O evento vai acontecer de 26 a 29 de janeiro e contará com mais de quatro mil participantes de 50 países, escolhidos através de um rigoroso processo seletivo chamado Application. Durante a HarvardMUN, jovens líderes mais promissores de todo o mundo vão discutir problemas globais em mais de 30 comitês.  Ana Caroline Oliveira dos Santos, 16, 2º ano do Colégio Estadual João Pessoa, de Itaquara, Gustavo de Jesus Souza Batista, 17, concluinte do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, Salvador, e Ted Martins Paulo da Silva, 16, concluinte em 2022 do Colégio Estadual Professor Rocha Pita, em Aratuípe, viajaram desde a semana passada para um outro evento, também nos EUA, a Yale Model United Nations (YaleMUN), conferência que visa debater questões globais complexas entre estudantes do Ensino Médio. A YaleMUN, que aconteceu entre 19 e 22 de janeiro, foi criada por alunos da Yale University, terceira instituição privada americana de Ensino Superior mais antiga dos EUA, situada em New Haven. Nesta terça-feira (24), Isac Costa Lima, 16, 3º ano do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, em Jacobina, embarca para se juntar aos outros três estudantes, na HarvardMUN. “Milhares de jovens de todo o planeta participam dessa experiência multicultural.

Como pretendo fazer graduação no exterior, essa experiência magnífica fortalecerá o meu currículo, aumentando as minhas chances de aceitação em uma universidade fora e até mesmo vai me capacitar para orientar outros estudantes de escola pública a participarem de espaços mais elitizados”, declarou o estudante. A coordenadora de Políticas Públicas para Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Lima, que acompanha o grupo na viagem, disse que esta será uma experiência inesquecível e motivadora para os estudantes. Ela reforçou que os delegados aprovarão dezenas de resoluções de questões que vão desde segurança cibernética até sistemas globais de saúde. “Os estudantes participantes tiveram a oportunidade de aprender com os alunos de Yale, por meio de workshops interativos; de assistir a palestras instigantes ministradas por professores de Yale; e de visitar a Ivy League School (grupo de faculdades nos Estados Unidos reconhecidas mundialmente). Além disso, os delegados encontrarão futuros líderes mundiais por meio de conversas ponderadas”. BaMUN: a Bahia é o único Estado Brasileiro que promove simulações da ONU para estudantes da Rede Pública, por meio da qual os alunos são selecionados para o evento internacional. Trata-se da Bahia Model United Nations (BaMUN), promovida em parceria com o Instituto DiploMUN. Sua última edição foi realizada em Salvador, em novembro passado, quando jovens de diversos municípios baianos tiveram a oportunidade de debater problemas globais, atuando como diplomatas.

Tragédia na Chapada Diamantina | Motociclista morre após bater contra carro entre Rio de Contas e Jussiape

Fotos: Edição | BLOG DO ANDERSON

Um motociclista de 47 anos morreu na tarde de sábado (21), após bater a motocicleta que pilotava contra um carro. O acidente ocorreu no KM 383 da BA-148, na Zona Rural de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. A ocorrência foi atendida pela Companhia Independente de Polícia Rodoviária, que informou que a colisão aconteceu perto do distrito de Marcolino Moura, por volta das 15 horas.

Não há detalhes sobre o que causou a batida, que foi frontal. Jorge Aparecido Ribeiro Ribas morreu na hora.

O motorista do carro, cujo nome não foi divulgado, não sofreu ferimentos. O local do acidente foi isolado pelos militares até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Jorge foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado, para ser necropsiado. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso.

Justiça Espanhola | juíza determina prisão preventiva de Daniel Alves sem direito a fiança na Espanha

Foto: Lucas Figueiredo | CBF

A Justiça da Espanha determinou a prisão provisória, sem direito a fiança, do jogador de futebol Daniel Alves Santos, de 39 anos, acusado de agressão sexual contra uma mulher, caso que ocorreu em uma boate de Barcelona no final do ano passado. A juíza Maria Concepción Canton Martín acatou o pedido de prisão feito pelo Ministério Público Espanhol, reforçado pela defesa da vítima. Daniel Alves prestou depoimento nesta sexta-feira (20). Ele chegou ao local algemado e esperou a decisão da juíza em uma cela com outros presos.

Palácio do Planalto | Lula planeja reuniões bilaterais com o ditador Nicolás Maduro e o presidente de Cuba

Foto: Lula Marques | PT

O presidente da República Brasileira Luiz Inácio Lula da Silva planeja reuniões bilaterais com ao menos dois chefes de Estado de outros países durante a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). O evento acontece no dia 24 de janeiro, em Buenos Aires, na Argentina. Já no dia 23 de janeiro, Lula deve ter um encontro oficial com o presidente da Argentina, Alberto Fernandez. Depois disso, o petista pretende se reunir com o presidente de Cuba, Miguel Días-Canel e da Venezuela, o ditador Nicolás Maduro.

Desastre no Nepal | avião cai com 72 passageiros

Foto: Reprodução | Twitter

Um avião bimotor com 72 pessoas a bordo caiu, na manhã deste domingo (15), no oeste de Pokhara, no Nepal. Um porta-voz das Forças Armadas informou que 44 corpos já foram retirados do local do acidente. A aeronave, uma ATR 72, havia decolado de Katmandu antes de sofrer o acidente. As causas ainda são investigadas. A aeronave era operada pela empresa de voos domésticos Yeti Airlines. Um representante da companhia aérea informou que dentre os ocupantes estão duas crianças, quatro tripulantes e 15 estrangeiros.

A ATR 72 levava, além de 57 nepaleses, cinco indianos, quatro russos, um irlandês, dois sul-coreanos, um australiano, um francês e um argentino, disse uma autoridade do Aeroporto do Nepal. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra a queda no Oeste de Pokhara, no Nepal, momentos antes do impacto. O primeiro-ministro do Nepal, Pushpa Kamal Dahal, convocou uma reunião de gabinete de emergência, disse um comunicado do Governo.

Destaque Político | Maduro menciona conversa com Lula e pede criação de Bloco Latino aliado à Rússia e China

Fotos: Reprodução | Instagram

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro Moros, sugeriu em discurso na Assembleia Nacional na quinta-feira (12) a formação de um “bloco político” de países latinos. Ele disse ter mencionado o tema em conversas com os presidentes de Argentina e Colômbia, Alberto Fernández e Gustavo Petro, e em telefonema com Luiz Inácio Lula da Silva. “Eu estava conversando com o presidente Lula da Silva por telefone outro dia. Eu falei pessoalmente com Gustavo Petro e Alberto Fernández. Está chegando um momento novo, um momento especial, para juntar os esforços e caminhos do povo da América Latina e Caribe, para avançar na formação de um poderoso bloco de forças políticas”, disse. Maduro disse ainda que o “bloco” deve “convidar o mundo à integração e construção de novos polos de poder”. Neste momento, mencionou os presidentes de China e Rússia, Xi Jinping e Vladimir Putin, a quem chamou de “irmãos maiores”. “Essa comunidade de destino partilhado, de que fala nosso irmão maior, presidente Xi Jinping.

Ou aquele mundo multipolar e multicêntrico, de que fala nosso irmão maior, o presidente Vladimir Putin”, afirmou.O presidente venezuelano encerrou o trecho dizendo que se posiciona à frente da “batalha pela construção desta força independente e soberana”. Após Lula vencer as Eleições 2022, Maduro usou suas redes sociais para afirmar que acordou a retomada da “agenda de cooperação” com o Brasil por meio de uma ligação telefônica com o petista. “Tive uma boa conversa telefônica com o presidente eleito da República Federativa do Brasil, Lula. Concordamos em retomar a Agenda de Cooperação Binacional entre nossos países. Agradecemos sua disposição”, escreveu em 31 de outubro. Em 1º de janeiro, através do Ministério das Relações Exteriores, o Brasil restabeleceu relações diplomáticas totais com a Venezuela. Maduro poderia até presenciar a posse de Lula, depois que o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro revogou uma portaria que i mpedia sua entrada no país, mas acabou cancelando sua participação.

Boletim de Saúde | Bolsonaro é internado “com fortes dores abdominais” em Hospital da Flórida

Foto: Alan Santos | PR

O ex-presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro foi internado no AdventHealth Celebration, um hospital com 220 leitos nas imediações de Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos da América. Conforme informações do O Globo na tarde desta segunda-feira (9), “ele alega estar com fortes dores abdominais”.

Tráfico de Drogas | operação de captura de filho de El Chapo deixa 29 mortos no México

Foto: Reprodução | Twitter

Nesta sexta-feira (6) o ministro da Defesa do México, Luís Cresencio afirmou que 19 suspeitos de uma gangue de narcotraficantes e 10 militares morreram em confrontos causados pela prisão de Ovidio Guzmán, filho do traficante preso Joaquín “Chapo” Guzmán. Um coronel está entre os mortos, enquanto outros 35 militares ficaram feridos a tiros e 21 criminosos foram presos. Na última quinta-feira (5), as Forças Armadas do México capturam o herdeiro do chefe do tráfico, de 32 anos, gerando revolta e até tiroteio com membros da gangue, falou o ministro. Cerca de 4.500 soldados permanecem mobilizados em Culiacán e região, após a ofensiva violenta desencadeada pelo Cartel de Sinaloa para resgatar seu chefe, que está detido a centenas de quilômetros de distância em El Altiplano, a prisão de alta segurança de onde seu pai fugiu há sete anos. Um ano depois, ele foi recapturado e condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos da América.

Boletim de Saúde | jovem descobre câncer ao perceber que verruga do pé mudou de formato

Foto: Reprodução | Instagram

Uma jovem, de 28 anos, foi diagnósticada com câncer melanoma após investigar uma verruga em um dos dedos do pé que mudou de formato. O caso aconteceu com a australiana Natalie Fornasier, há 8 anos. Atualmente, a jovem passa por cuidados paliativos. Natalie Fornasier não tem melhorado nas últimas semanas. Os médicos já avisaram que não há mais tratamento possível para salvá-la. “Não é fácil admitir que estou morrendo aos 28 anos. Todos os dias, nos últimos quatro meses, chorei e gritei”, lamentou Natalie, em suas redes sociais nesta sexta-feira (23). Natalie vem compartilhando a luta dela contra o câncer em um perfil no Instagram. Agradece aos seguidores pelas mensagens de amor, apoio e gentileza e suas. Os amigos já criaram uma campanha de financiamento coletivo para cobrir as despesas do funeral e para ajudar a família a enfrentar o momento de dificuldade. O melanoma é um câncer que se desenvolve nos melanócitos, ou seja, nas células que dão cor à pele. É considerado de risco, porque tem potencialidade para se tornar grave, devido a reprodução celular, o que pode espalhar o câncer para outros órgãos.

Destaque Internacional | Seleção Argentina vence a França e leva a Taça da Copa do Mundo do Catar

Foto: Selección Argentina | Instagram

A Seleção Argentina conquistou neste domingo (18) seu terceiro título mundial ao vencer a Seleão da França na decisão da Copa do Mundo co Catar. A Seleção Brasileira segue isolada como o maior campeão da Copa do Mundo, com cinco conquistas. Os Argentinos deixam para trás Uruguai e França, com duas taças, e ficam somente uma atrás de Alemanha e Itália. Espanha e Inglaterra venceram uma vez. A vitória faz a Argentina quebrar um jejum de 36 anos sem vencer a Copa do Mundo. A última havia sido em 1986. Anteriormente, os Argentinos conquistaram o torneio na Copado Mundo da Argentina, em 197. Realizada desde 1930, a Copa do Mundo tem apenas oito campeões diferentes.

Destaque Internacional | depois de 20 anos, Argentina devolve Copa do Mundo à América do Sul

Foto: Selección Argentina | Instagram

Com a vitória da Seleção Argentina sobre a França neste domingo (18), o time comandado por Lionel Messi se sagrou campeão da Copa do Mundo do Catar e conquistou seu terceiro Título Mundial. Com a vitória, a Equipe Argentina superou os bicampeonatos da própria França e do Uruguai e se isolou como o quarto país mais vitorioso na história do torneio. A conquista do título também diminuí a diferença entre países Europeus e países Sul-Americanos. Com o triunfo Argentino, as Nações Sul-Americanas tem 10 títulos contra 12 títulos Europeus. O Brasil continua sendo o maior campeão do torneio, com cinco campeonatos.

Destaque Internacional | maior aquário do mundo, AquaDom explode e espalha 1,5 mil peixes em Berlim

Um aquário gigantesco estourou num hotel de Berlim, Capital da Alemanha. Centenas de peixes ficaram espalhados pelo estabelecimento e muitos foram parar até numa avenida, dada a força da água. O acidente aconteceu nesta sexta-feira (16) em bairro movimentado do Centro. Uma fotografia da Reuters obtidas pela Band mostra o Aquário AquaDom um dia antes de explodir. Uma suntuosa estrutura de vidro e metal com água azul cristalina que decorava o hotel. Nas redes sociais, um vídeo mostra o cenário de destruição após o estouro do aquário. Informações preliminares destacam duas pessoas feridas. A estrutura, do tipo cilíndrica e autônoma, é considerada a maior do mundo

Copa do Mundo do Catar | Seleção Argentina vence a Croácia por 3 a 0 e garante vaga na grande final

Foto: Twitter | Selección Argentina

A Seleção Argentina vai para a sua sexta final de uma Copa do Mundo, pela segunda vez com Lionel Messi em campo. Enquanto a seleção sonha com o tricampeonato, o craque de 35 anos busca o título que falta em sua extensa galeria de troféus na sua última participação no torneio. Na terça-feira (13), a Albiceleste venceu a Croácia por 3 a 0, no Estádio Lusail, e carimbou a sua vaga na grande decisão da Copa do Mundo do Catar. Agora só falta um jogo para concluir essa história. A seleção adversária será França ou Marrocos, que entram em campo logo mais às 16 horas desta quarta-feira (14), para definir quem se classifica na outra semifinal.

Destaque Internacional | morre jornalista que foi barrado por usar camisa de arco-íris na Copa do Mundo do Catar

O jornalista esportivo americano Grant Wahl morreu, aos 48 anos, durante partida entre Holanda e Argentina pela Copa do Mundo do Catar. O repórter cobria o jogo das quartas de final da Copa do Mundo na última sexta-feira (9), quando passou mal no Estádio Lusail. Nas redes sociais, o irmão de Grant, Eric Wahl, se pronunciou sobre a morte e afirmou que suspeita que seu irmão tenha sido assassinado. “Eu sou gay e sou a razão dele ter usado uma camiseta de arco-íris na Copa do Mundo. Meu irmão estava saudável. Ele me disse que recebeu ameaças de morte. Eu não acredito que meu irmão tenha simplesmente morrido, eu acredito que ele foi morto”, falou em vídeo. Assista a reportagem do Jornal da Record.

Copa do Mundo do Catar | Seleção Brasileira perde para Seleção Croata e adia o sonho do hexa

Foto: Lucas Figueiredo | CBF

Em jogo difícil e levado para a disputa de pênaltis, a Seleção Croáta venceu a Seleção Brasileira e está classificada para semi-final da Copa do Mundo do Catar. Os croatas irão jogar na próxima terça-feira (16), às 16 horas, contra o time que se classificar após a partida entre Holanda e Argentina.

Honraria Internacional | presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues é homenageado pela FIFA no Catar

FotoS: Rafael Ribeiro | CBF

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues Gomes, foi homenageado pela FIFA [Federação Internacional de Futebol] nesta quinta-feira (8), em solenidade no Estádio Ahmed Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar. A homenagem é o reconhecimento pela CBF ser a associação que mais valoriza a formação acadêmica de excelência do FIFA Master em seus quadros. Fatma Samoura, secretária-geral da entidade máxima do futebol, participou da solenidade. “Recebo esta homenagem com muita alegria. É o reconhecimento do compromisso que sempre tive com a excelência na minha vida. Venho de origem humilde. Enfrentei muito preconceito.

Luto a vida inteira contra o racismo. Sempre tive que estudar mais e trabalhar mais que todos à minha volta. Sei a importância que o estudo tem para a vida profissional e para a formação do caráter das pessoas”, disse Ednaldo Rodrigues, que é de Vitória da Conquista, durante a condecoração. Em quase nove meses da gestão de Ednaldo Rodrigues, foram 104 iniciativas realizadas em conjunto com a FIFA. Vale lembrar que a CBF é pioneira entre os membros da entidade máxima do futebol a estabelecer escritórios e projetos dedicados à cooperação técnica ampla e permanente com a FIFA. E não para por aí. A partir do ano que vem, a CBF terá dois escritórios no exterior: na França e nos Estados Unidos da América. O objetivo é firmar parcerias comerciais, bem como fomentar projetos para o futebol de base, feminino, programa sociais, entre outros.

Criado há mais de 20 anos por Gianni Infantini, à época secretário Geral do Centro Internacional de Estudo do Esporte e hoje presidente da entidade máxima do futebol, o FIFA Master é o maior celeiro de talentos para a gestão do futebol no planeta e será mais um ponto de desenvolvimento do Futebol Brasileiro. “Espero poder contar ainda mais com essa rede de profissionais do melhor mestrado do mundo nos desafios para pacificar e purificar o Futebol Brasileiro. E para isso, anunciamos hoje o compromisso de viabilizar bolsas de estudo para que cada vez mais brasileiros possam ter acesso a esta formação tão privilegiada”. “Estes profissionais nos ajudarão tanto nas questões internas no Brasil quanto no firme propósito de internacionalização do Futebol Brasileiro. Não por acaso, a CBF é a primeira associação membro a estabelecer um escritório de projetos dedicado à cooperação técnica permanente com a FIFA”, declarou o dirigente.

Neste primeiro ano de mandato à frente da CBF, Ednaldo Rodrigues tem se esforçado para tornar a CBF ainda mais profissional e capacitada para o desenvolvimento do Futebol Brasileiro e Mundial. “A CBF é uma confederação séria, transparente. Precisa ser assim para que não se repita erros do passado. Não tem que ser mais ou menos transparente. Tem que ser totalmente transparente. Não tem como ter dois lados. Tem que estar do lado da verdade e da transparência. Parabéns pelo evento e que continuamos trabalhando em prol do futebol no mundo. Essa parceria da CBF com a FIFA vai nos trazer muitos frutos”, finalizou.

Copa do Mundo no Catar | Seleção Brasileira perde para Camarões, mas segue na liderança do Grupo G

Foto: Lucas Figueiredo | CBF

Nesta sexta-feira (2), a Seleção Brasileira de Futebol levou gol de Camarões no segundo tempo, mas avançou em primeiro no grupo e vai pegar a Coreia do Sul nas oitavas da Copa do Mundo do Catar. A Seleção Brasileira volta a campo contra a Seleção Sul-Coreana na próxima segunda (5), no Estádio 974. Quem vencer a partida vai enfrentar o Japão ou a Croácia nas quartas de finais.

Destaque no Twitter | no Catar, Eric Faria empurra homem em entrada ao vivo no ‘Bom Dia Brasil’

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Uma atitude do repórter da TV Globo Eric Faria, que está no Catar cobrindo a Copa do Mundo, ao entrar ao vivo no na manhã desta sexta-feira (18) está repercutindo negativamente nas redes sociais. Ao ser chamado pela âncora do telejornal, Ana Luiza Guimarães, o repórter dá um empurrão em um homem que se aproxima dele. “Opa! Está tudo bem aí, Eric?”, pergunta Ana Luiza ao ver o colega empurrando a pessoa. O vídeo viralizou e ganhou vários memes. “Eu acordei com esse humor do Eric Faria”, escreveu um internauta. “Entendo que ninguém gosta de levar esbarrão, mas daí a empurrar o sujeito em vez de mandar uma bronca do naipe ‘cuidado aí, presta mais atenção na próxima, pô’?”, opinou outro usuário do Twitter. “O que aconteceu aqui?”, questionou outro internauta.

Copa do Mundo do Catar | Tite anuncia 26 convocados para Seleção Brasileira com Neymar, Pedro e Daniel Alves

Foto: Lucas Figueiredo | CBF

O técnico Adenor Leonardo Bachi, mais conhecido como Tite, anunciou, nesta segunda-feira (7), na sede da Confederação Brasileira de Futebol, os 26 jogadores convocados para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo da FIFA Catar. Serão eles os responsáveis por trazer o hexacampeonato para o país e atuar no torneio, que começa no próximo dia 20. A Seleção Brasileira estreia contra a Sérvia, no dia 24, às 16 horas [horário de Brasília].

A grande novidade foi Pedro, do Clube de Regatas do Flamengo, que irá para o Mundial, e Daniel Alves está na lista. Juninho Paulista confirmou Ricardo Gomes, Fernando Lázaro, do Corinthians, e Lucas Oliveira, do Palmeiras, como parte da comissão técnica. Como chefe de delegação, anunciou Ednaldo Rodrigues Gomes, presidente da CBF, que é de Vitória da Conquista. Confira a lista completa.

Tragédia na Coreia do Sul | Tumulto durante festividade de Halloween deixa pelo menos 151 mortos em Seul

Foto: Reprodução | Twitter

Pelo menos 151 pessoas morreram em um incidente de Halloween no bairro de Itaewon, em Seul, Coreia do Sul, no sábado (29) à noite, de acordo com o Corpo de Bombeiros de Yongsan. Pelo menos 150 outras pessoas também ficaram feridas. O tumulto ocorreu em um beco estreito, causado por uma superlotação. Pessoas ficaram prensadas e caíram umas nas outras. Muitos dos feridos estavam em estado grave e recebendo tratamento de emergência, disseram as autoridades. A Agência de Notícias Yonhap informou anteriormente que as pessoas sofreram “parada cardíaca”, atribuindo a informação às autoridades de bombeiros. Autoridades de emergência receberam pelo menos 81 pessoas no bairro de Itaewon, em Seul, relatando “dificuldade para respirar”.