Novidade no Mercado | AMAM chega ao mercado com Pão de Forma saboroso e ótimo custo-benefício

Fotos: Reprodução | Amor em Fotos

O mercado de panificação ganha um novo e importante protagonista com o lançamento da linha de pães de forma da AMAM. A empresa chega com a proposta de unir qualidade, preço competitivo e um compromisso com a sustentabilidade. O lançamento começa com um portfólio de oito versões de pão de forma, oferecendo opções para diversos gostos e necessidades. Ainda neste ano, a AMAM lançará também biscoitos e panetones.

O grande diferencial da AMAM reside na infraestrutura e história: a fábrica é um marco no setor de alimentos, com mais de 40 anos de experiência no ramo. E um dos sócios e Diretor de Produção, Almir Margutti, tem know-how com mais de 25 anos de história na panificação: “Nossa experiência nos permitiu refinar o processo para garantir um produto final que é saboroso, nutritivo e acessível.”

A AMAM entra no mercado para preencher uma lacuna: oferecer um produto de qualidade superior – com ingredientes cuidadosamente selecionados e processos de ponta – mas com um preço mais acessível do que as marcas tradicionalmente consideradas premium. É a escolha ideal para o consumidor que busca excelência e cuidado, sem comprometer o orçamento. Para o dono do supermercado, o lançamento AMAM traz mais oportunidade de rentabilidade e aumento na margem de lucro.

Com o mote “A Fatia Que Faltava”, a marca aposta no cuidado. “Nós pensamos cada etapa com carinho, desde a escolha dos ingredientes e o processo produtivo, até o preço que chega à mesa do consumidor”, afirma Márcio Delongo, administrador da AMAM.

BOX: “A AMAM nasce de um legado, de mãos que fazem com afeto e do desejo profundo de levar às mesas um alimento que representa presença, aconchego e verdade.”

Responsabilidade ambiental

A sustentabilidade é um dos pilares da operação da AMAM e está presente em todas as etapas do processo produtivo:

  • Utilização de forno elétrico, substituindo o forno a lenha e reduzindo impactos ambientais;
  • Geração própria de parte da energia consumida, diminuindo a dependência de fontes não renováveis;
  • Captação e reaproveitamento de água da chuva, com apoio de poço artesiano para abastecimento controlado;
  • Uso de máquinas movidas por compressores de ar, que garantem menor consumo energético.

Os novos pães de forma AMAM já estão disponíveis e podem ser encontrados no mercado. A empresa convida a todos a experimentarem o pão que não apenas alimenta, mas também cuida.

Para acompanhar as novidades da marca, siga @amam.alimentos no Instagram, ou acesse o site: www.amamalimentos.com.br

Se você deseja ter os produtos AMAM no seu comércio, pode entrar em contato pelo telefone: (77) 99155-0013

Segurança Pública | 77ª CIPM coíbe extorsão de “franelinhas” na Zona Leste de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma iniciativa estratégica da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) busca erradicar a cobrança irregular e abusiva de estacionamento em vias públicas na Zona Leste de Vitória da Conquista. A operação foca especialmente em períodos de eventos com grande fluxo de pessoas, onde a prática de extorsão contra motoristas torna-se comum. Segundo o major Orlins dos Santos Almeida, comandante da Companhia, o objetivo é reprimir o uso ilícito do espaço público sem autorização, o que configura crime, sem prejudicar ocupações devidamente lícitas. A eficácia da medida foi comprovada durante o projeto “PM no Pôr do Sol”, realizado no Parque do Rio Verruga, onde não houve registros de cobranças indevidas, conforme informações do Jornal da Cidade, via Rádio de Conquista, nesta quinta-feira (22). O comando da 77ª CIPM ressaltou que, em certas ocasiões, os valores exigidos por guardadores de carros superavam até os lucros dos organizadores das festividades. A diretriz de fiscalização rigorosa será mantida em todos os grandes eventos na área de atuação da companhia, com a expectativa de que o modelo seja expandido para outras regiões da Joia do Sertão Baiano.

Infraestrutura na Rua Lourival Cairo | cratera provocado pela chuva interdita via em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Rua Lourival Cairo, localizada no bairro Recreio, encontra-se totalmente intransitável após os severos danos provocados pelas recentes precipitações em Vitória da Conquista. Conforme detalhado pelo BLOG DO ANDERSON nesta quinta-feira (22), a força das enxurradas removeu o calçamento e abriu uma cratera com aproximadamente dois metros de profundidade.

Diante do risco iminente, a Defesa Civil interditou o trecho, medida que acabou isolando o acesso e a saída das garagens. Os reparos necessários para a normalização da via dependem de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento, uma vez que a erosão atingiu o solo de forma profunda.

Até o momento, os órgãos responsáveis não estabeleceram uma data oficial para o início das obras de recuperação. A interdição gera transtornos diretos aos cidadãos da Joia do Sertão Baiano, que aguardam uma solução urgente para reestabelecer o fluxo seguro de veículos e pedestres.

PM no Pôr do Sol | retorno do evento reúne grande público no Cristo Crucificado em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Após um intervalo de cinco anos, a área do Cristo Crucificado, obra icônica de Mário Cravo Júnior, voltou a receber o projeto “PM no Pôr do Sol”, levando música, cultura, gastronomia e animação a um dos principais cartões postais de Vitória da Conquista, com uma bela vista no final de tarde de sábado (17). A ação ocorre por iniciativa da Polícia Militar da Bahia com suporte do Governo Municipal. O clima agradável, as opções de lazer variadas e o ambiente seguro atraíram um grande público. Pessoas de todas as idades compareceram acompanhadas de família, amigos e pets para dançar, registrar fotografias e acompanhar o belíssimo entardecer enquanto contemplavam uma visão panorâmica da Joia do Sertão Baiano.

O programa retorna com o sítio histórico revitalizado, oferecendo mais conforto e proteção aos visitantes. O espaço recebeu dois mirantes, um metálico e outro de madeira, que permitem contemplar a paisagem da cidade, além de paisagismo, nova iluminação em LED, piso drenante para evitar acúmulo de água, calçadas acessíveis e sarjetas no decorrer da rua de acesso ao monumento. O secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Pereira Farias, destacou a importância da cooperação para que um festival deste porte tenha sucesso: “É muito importante para a nossa cidade e é uma alegria para nós, da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, apoiar o PM no Pôr do Sol. Atuamos com a Secretaria de Segurança Pública, a Secretaria de Serviços Públicos e demais pastas, ajudando desde a revitalização do Cristo, que já aconteceu há mais tempo, e também com a limpeza, a parte de abastecimento de água, a Guarda Municipal. A Prefeitura apoia veementemente este projeto e a gente fica feliz de estar vendo a casa cheia aqui hoje”.

Comandante de Policiamento da Região Sudoeste, o coronel Paulo Henrique Rocha Guimarães afirmou que a atividade amplia as alternativas de convivência da comunidade, que pode conhecer e frequentar um local tão relevante para a região: “É com muita honra e satisfação que nós, do Comando Regional, pudemos trazer de volta nesse ano um projeto que foi abraçado pela população de Vitória Conquista. Com o PM no Pôr do Sol, a gente pode trazer momentos de cultura, de lazer e descontração para a população da nossa região. Estávamos há cinco anos sem ter esse projeto, e trazemos agora essa edição totalmente modificada, e temos que agradecer o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória Conquista e de outros parceiros, assim como da população, que abraçou a ideia”.

A celebração oferece aos frequentadores apresentações musicais, experiências culinárias, brinquedos para crianças e muita alegria em um ponto histórico. Inaugurada há 45 anos, a imagem com feições nordestinas ressalta a relevância da cultura, da trajetória e da fé do povo sertanejo. O retorno da proposta teve excelente receptividade entre conquistenses e visitantes. A empresária Adriana Barreiro, natural de Salvador, conheceu a área pela primeira vez e garantiu motivos para retornar: “É um espaço maravilhoso, aberto para a população, o que é muito difícil de encontrar. O local é calmo, bem organizado, policiado. Aqui é bem familiar e seguro, o que é muito importante para mim, que venho de Salvador. O espaço é agradável, traz leveza. Estou feliz de ter conhecido hoje, e todas as vezes que vier pra Conquista vou pedir para os meus amigos me trazerem aqui”.

O mestre de obras Davi Gomes também compareceu pela primeira vez acompanhado da família: “Eu estou achando muito legal, muito organizado. É a primeira vez que venho aqui, e estou muito emocionado, porque a segurança é muito importante. A gente tinha o receio de vir aqui, mas hoje está bem seguro. A família toda adorou, principalmente a minha menina”. O cronograma segue com edições até o dia 25 de janeiro. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana disponibiliza uma linha de ônibus especial saindo da Estação Herzem Gusmão. O suporte logístico envolve a limpeza da SESEP, manutenção elétrica, fiscalização da Vigilância Sanitária e plantão da Secretaria de Saúde com ambulância para atendimentos de urgência. A Guarda Municipal atua com 30 agentes e 7 viaturas no patrulhamento preventivo, enquanto a Defesa Civil monitora a área de risco.

Manifesto Público | Waldenor repudia encerramento do apoio à Casa do Estudante Quilombola em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) manifestou publicamente seu repúdio à decisão da Prefeitura de Vitória da Conquista de encerrar o suporte financeiro à Casa do Estudante Quilombola, conforme o BLOG DO ANDERSON volta a destacar nesta terça-feira (20). Em sintonia com o protesto realizado por movimentos sociais na Praça Nove de Novembro, o parlamentar classificou a medida como insensível e excludente, alertando para o risco iminente de evasão desses jovens do ensino superior. A iniciativa, que completa 18 anos, surgiu originalmente de uma articulação do mandato de Waldenor com o apoio do ex-prefeito José Raimundo Fontes, consolidando-se como uma política de assistência estudantil vital para a Joia do Sertão Baiano. Ao longo de quase duas décadas, o espaço acolheu jovens de Conquista e de outros municípios do Centro Sul Baiano, permitindo a formação de médicos, advogados e agrônomos oriundos de comunidades tradicionais. Waldenor ressaltou que a estrutura contou com parcerias dos Agentes Pastorais Negros e do Governo do Estado, sendo posteriormente assumida pelo Município. Para o deputado, o fechamento representa um retrocesso no combate às desigualdades, especialmente em uma região que abriga 67 comunidades quilombolas reconhecidas. O parlamentar colocou seu mandato à disposição para buscar alternativas que assegurem a continuidade das atividades, incluindo a articulação de emendas e parcerias com as esferas estadual e federal. Trata-se de uma política pública que transformou vidas e não pode ser desmontada, reiterou Waldenor, enfatizando que os cidadãos quilombolas, que somam cerca de 12 mil pessoas em Vitória da Conquista, dependem dessas garantias para alcançar a ascensão social. A comunidade acadêmica e os movimentos negros aguardam um novo posicionamento do Governo Municipal sobre a manutenção deste equipamento histórico.

Agenda Internacional | cônsul de Portugal fortalecer laços institucionais e econômicos em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou a recepção do Cônsul-Geral de Portugal em Salvador, Ricardo Cortes, nesta segunda-feira (19), no Gabinete Civil. A visita oficial segue até quarta-feira (21) e visa estreitar laços diplomáticos e discutir futuras cooperações institucionais, explorando oportunidades de intercâmbio econômico e cultural. Essa é a primeira vez que o cônsul-geral de Portugal realiza uma visita oficial a Vitória da Conquista. O diplomata, que chegou acompanhado do vice-presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, Bruno Pena, foi recebido pelo vice-prefeito, Aloisio Alan Costa Fernandes.  Durante o encontro, Cortes demonstrou entusiasmo com a diversidade produtiva local apresentada no vídeo institucional. “O mercado apresenta-se com grande potencial. Algumas coisas que eu já sabia, como a produção de cogumelos, e outras não. Coloco a minha total disponibilidade para identificar pontos de convergência e áreas de colaboração. O objetivo é trabalharmos juntos e atrair novos investimentos para Portugal”.

O Cônsul-Geral destacou que a diplomacia moderna deve atuar como um elo direto com as regiões. “A nossa função como diplomatas é ligar pessoas e instituições. Esse é o objetivo que me traz hoje aqui. As primeiras impressões de Vitória da Conquista são fantásticas e o acolhimento é incrível”, afirmou Ricardo.  Sobre o suporte aos lusodescendentes e a continuidade da parceria, o diplomata reforçou: “Temos na nossa gênese o apoio aos cidadãos de nacionalidade portuguesa e lusodescendentes. É a primeira vez que nos deslocamos a Vitória da Conquista e não será, seguramente, a última. Conhecer nossos compatriotas, o que fazem e quais são suas preocupações, é um dos objetivos desta visita”.  O vice-prefeito Aloisio Alan enfatizou a importância estratégica da visita para o desenvolvimento regional.

“Para nós, é um privilégio e uma honra receber o Cônsul-Geral Ricardo Cortes. Ele veio conhecer o potencial da nossa cidade para estreitarmos relações e parcerias. Acredito que esta estadia será fundamental para colhermos frutos e fortalecer os laços com este país irmão”, pontuou o vice-prefeito. Visitas à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), à Câmara Municipal de Vitória da Conquista, a duas indústrias de alimentos, além de reuniões com representantes do comércio e serviço e da indústria, estão na programação. O cônsul encerra sua estadia em Conquista participando de um café da manhã com a Comunidade Portuguesa. Bruno Pena, que é conquistense, foi responsável por intermediar a visita do representante português. Ele explicou o papel técnico da comitiva no apoio à internacionalização de empresas e parcerias.

“A função primordial de uma câmara de comércio é atuar como uma ponte. Neste contexto de interiorização, acompanhamos o Cônsul para compreender como Portugal pode se fazer mais presente na realidade de Vitória da Conquista”, explanou. Sobre as possibilidades práticas de cooperação, Pena vislumbra oportunidades, citando, como exemplo, o setor de tecnologia: “Discutimos pontos relacionados a parques tecnológicos. Portugal possui grande força em inovação e esse pode ser um ponto de partida, conectando as estruturas portuguesas com o ecossistema de empreendedorismo e tecnologia de Vitória da Conquista”. O Consulado-Geral de Portugal em Salvador atende os residentes dos estados da sua área de jurisdição: Bahia e Sergipe. E em matéria de processamento de vistos, este Consulado tem também competência para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Unidade de Saúde Urbis VI | parceria com a UNEX viabiliza modernização em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Na manhã desta quarta-feira (14), o Governo Municipal assinou a ordem de serviço para a construção da nova Unidade de Saúde Urbis VI em parceria com o Centro Universitário de Excelência (Unex), tratando-se de mais uma ação voltada para o fortalecimento da Rede Municipal de Saúde e para o cuidado com a comunidade. A cerimônia teve a presença da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, acompanhada da secretária de Saúde, Fernanda Oliveira Maron, de membros do governo e de representantes da Unex, enquanto a Câmara de Vereadores contou com a representação do vereador Hermínio Oliveira Neto, primeiro secretário da Casa, além dos vereadores Antônio Ricardo Pereraira dos Santos, Márcio Vieira Santos e Fernando Vasconcelos SIlva. A unidade terá capacidade para abrigar três equipes de Saúde da Família, possibilitando o aumento na capacidade de atendimento e melhores condições de trabalho e assistência de servidores e usuários; o novo equipamento ocupará o terreno localizado no fundo da unidade atual, e passará por demolição apenas após a entrega, permitindo que o atendimento aos usuários continue durante todo o processo de construção. A estrutura funcionará integrada ao e-SUS APS (Estratégia do Ministério da Saúde para digitalização de dados), ao COAPS (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde que une prefeitura e faculdades) e contará com o SAME [Serviço de Arquivo Médico e Estatístico para gestão de prontuários].

Durante sua fala no evento, a prefeita Sheila Lemos destacou a importância da nova unidade para ampliar os atendimentos em uma região com grande densidade de moradores e agradeceu à Unex pela parceria. “Em 2025, inauguramos duas grandes unidades de saúde, uma no Patagônia e uma no Ibirapuera, e já iniciamos 2026 fazendo essa nova unidade na Urbis VI. Quando listamos as intervenções que serão feitas, a quantidade de profissionais que trabalham aqui, não parece uma unidade de saúde, mas sim um hospital. É uma alegria poder assinar essa ordem de serviço pra uma obra que vai trazer tantos benefícios para os conquistenses, que são quem mais precisa. Agradeço a colaboração da Unex, que há duas décadas contribui para a educação e o desenvolvimento da cidade”, afirmou a prefeita, confirmando que a unidade terá muros para atender a uma reivindicação antiga dos moradores. A secretária Fernanda Maron ressaltou que a obra representa uma cooperação técnica entre o Governo Municipal e a Unex, beneficiando o bairro Urbis VI e localidades como Espírito Santo, Morada Real e Vila Elisa, onde hoje pouco mais de 16 mil cidadãos possuem vínculo com a unidade, o vice-presidente acadêmico da Unex, Ihanmarck Damasceno, a secretária de Relações Institucionais, Kalilly Lemos, e o coordenador de Medicina, Diego Ferraz Oliveira , ratificaram o compromisso com o desenvolvimento humano e a prática qualificada.

O vereador Hermínio Oliveira Neto e a enfermeira responsável, Jessika Guimarães, celebraram a infraestrutura que terá nove consultórios (odontológicos, de enfermagem e médicos), salas de atividade, reuniões, vacina, curativo, inalação, farmácia, triagem, acolhimento e a “Sala Lilás” para meninas e mulheres vítimas de violência. No encerramento do evento de assinatura, moradores da Urbis VI e região que compareceram à unidade demonstraram satisfação e expectativa com o novo equipamento voltado a melhorar a qualidade de vida de todo o público local na Joia do Sertão Baiano. Moradora do bairro Espírito Santo, Franciele Santos afirma que a nova unidade traz mais segurança para todos: “É muito importante, porque a gente precisa de mais médicos pra atender o pessoal. São melhorias que vai deixar bem mais prático para as pessoas virem até aqui e serem atendidas”. Já dona Iramaia Barbosa, moradora do Vila Elisa, também está na expectativa: “Há muito tempo que a gente espera essa melhoria aqui na Urbis VI, e agora temos a esperança de que vai melhorar”. A planta detalhada conta ainda com recepção, administrativo, almoxarifado, copa, depósito de limpeza, sete banheiros adaptados para pessoa com deficiência (PCD), DML e dois depósitos de resíduos, além de área externa com estacionamento, horta e paisagismo, elevando o padrão de atendimento em Vitória da Conquista.

Oportunidades do SineBahia | 16 de Janeiro com muitas opções para trabalhar em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSO

O Sistema Nacional de Emprego da Bahia (SineBahia) divulgou as vagas de emprego em Vitória da Conquista. No Guia de Oportunidades que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta sexta-feira-feira (15) tem vagas para diversos setores. Os candidatos interessados nas oportunidades devem se dirigir à unidade central do SineBahia, no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no Centro ou Boulevard Shopping. Confira todas as Oportunidades.

Homenagem e Legado | Valeriano Severiano Almeida dá nome a avenida em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Familiares, colegas e amigos de Valeriano Severino de Almeida compareceram ao Salão Nobre do Palácio da Joia do Sertão Baiano, nesta quinta-feira (15), para a entrega da placa que renomeia a antiga Avenida Jardim Guanabara. Falecido há seis anos, o homenageado presidiu o Sicoob Crediconquista, onde impulsionou o cooperativismo e o avanço econômico regional. A prefeita Sheila Lemos Andrade recepcionou a viúva, Mércia Almeida, acompanhada pelos filhos Delano, Valmeria e Danilo, além de autoridades como o vereador Ivan Cordeiro e o atual presidente da cooperativa, Paulo César de Oliveira.

Durante a solenidade, a gestora destacou: “Valeriano foi um amigo muito especial, uma pessoa que contribuiu muito para o crescimento da cidade. Foi um trabalho que ajudou a desenvolver a ideia do cooperativismo aqui, mostrando que ninguém faz nada sozinho. Ele sempre teve ideias para melhorar a cidade, especialmente no comércio e no Centro, sempre pensando Conquista grande. É um prazer e uma alegria fazer essa homenagem tão merecida”.  O vereador Ivan Cordeiro reforçou a justiça do ato ao afirmar: “É um reconhecimento justo e necessário, e é papel da Câmara e da Prefeitura prestar essas homenagens, ainda mais para uma pessoa como Valeriano, que não só ajudou a construir o cooperativismo em Vitória da Conquista, também faz parte da história da cidade. É uma singela homenagem para eternizar o legado de Valeriano em Conquista”.  Emocionada, Dona Mércia agradeceu o gesto: “Valeriano nunca fez nada sozinho, sempre com a equipe, então sei que ele estaria muito feliz de ver todos reunidos aqui, porque ele vivia o cooperativismo.

Agradeço de coração à prefeita e a Ivan por esse gesto”. O filho Delano completou a memória sobre o pai: “A homenagem é muito bem-vinda, agradecemos bastante. Conhecendo meu pai, ele não fazia as coisas para ser homenageado, mas para ajudar as pessoas. Ele era como um Dom Quixote, sonhava com as coisas e queria ver acontecendo. Muitos bairros de Conquista surgiram devido à ação dele como empresário, oferecendo oportunidades. Muito do que sonhou ele conseguiu ver em vida, e outras coisas estão acontecendo agora”.

Saúde e Zeladoria | descarte irregular de lixo gera revolta na Zona Sul de Vitória da Conquista

Foto: BLGO DO ANDERSON

O descarte indiscriminado de entulho e resíduos domésticos em terrenos baldios tornou-se um desafio crítico para a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESEP) em Vitória da Conquista. Na manhã desta sexta-feira (16), o BLOG DO ANDERSON registrou o acúmulo de sujeira às margens da Rua Padre José Silvino Santos, no Trecho 1 do Corredor Perimetral. A situação ocorre no mesmo espaço que abriga a Unidade de Saúde da Família (USF) Morada dos Pássaros, expondo pacientes e a vizinhança a riscos sanitários na Joia do Sertão Baiano. Pessoas que residem na localidade expressam frustração com a recorrência do problema e a demora em soluções definitivas. “Não temos mais o que fazer. Prometeram limpar, mas até agora nada. Tudo isso vem de construções vizinhas e nós sofremos com a sujeira”, desabafou uma munícipe que optou pelo anonimato. Embora a demanda conste no cronograma da SESEP para remoção em breve, a permanência da limpeza depende diretamente da conscientização popular. A prefeitura reforça que a colaboração da comunidade mostra-se essencial para evitar que os espaços públicos retornem ao estado de imundície logo após as intervenções de limpeza urbana em Conquista.

Decisão Judicial | Justiça autoriza operações de crédito de até R$ 400 milhões em Vitória da Conquista

Foto:BLOG DO ANDERSON

O mandado de segurança impetrado por dois vereadores da oposição para impedir que a Prefeitura de Vitória da Conquista seguisse com a contratação de operações de crédito de até R$ 400 milhões, autorizada pela Câmara Municipa de Vitória d aCnqusta l, por meio da Lei 3.088/2025, não encontrou respaldo judicial. A decisão proferida pelo juiz Reno Viana Soares, na tarde da terça-feira (13), traz o entendimento de que a ação pedia a suspensão do Projeto de Lei 36/2025, em tramitação na Casa Legislativa, que autorizava o empréstimo, mas que tendo a matéria sido aprovada pela Câmara e sancionada pela Chefe do Poder Executivo, houve perda superveniente do objeto, que prejudica a análise do mérito da ação, já que com a conversão do projeto em lei, a suspensão da tramitação deixou de existir. Dessa forma, o “provimento judicial torna-se inútil ou desnecessário para a solução do conflito”.  Com a decisão da justiça, o Governo Municipal seguirá com os trâmites para aquisição do financiamento. Os recursos visam alavancar projetos de grande impacto coletivo, a exemplo da expansão da mobilidade urbana, utilização em infraestrutura de abastecimento de água, drenagens, revitalização de bacia, creches, escolas, bibliotecas, centros de pesquisa, espaços esportivos, culturais e de lazer, pavimentação, calçamento, recapeamento, reperfilamento e afins, bem como tratamento de água, esgoto, resíduos, infraestrutura hídrica, reuso de água, sistemas para captação de águas pluviais, unidades de saúde, hospitais, laboratórios ou outros itens indicados nos respectivos contratos de financiamento. Segundo a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, a Prefeitura de Vitória da Conquista está adimplente e apta a obter financiamento em qualquer instituição financeira. Ela relatou que no final de 2025, o Município concluiu o pagamento do parcelamento de débitos com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida regulariza valores previdenciários acumulados ao longo de gestões anteriores. “Nós estávamos tranquilos com a decisão da justiça com relação a esse mandado de segurança, porque tudo tem sido feito de forma transparente. Houve apreciação e aprovação da lei pela Câmara de Vereadores, a Prefeitura encerrou o ciclo de pagamentos de débitos antigos com o INSS, contribuindo para a redução do índice de endividamento do município, ou seja, Vitória da Conquista está preparada para contrair os recursos e avançar com mais obras estruturantes”, disse a prefeita.

 

Ocorrências Policiais do Jornal da Cidade | assaltante com revólver aterroriza a Zona Rural de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O setor policial de Vitória da Conquista registrou uma noite movimentada com um grave acidente na alça do Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos, altura do Loteamento Nova Cidade. Dois veículos colidiram por volta das 21h30 e, devido ao forte impacto, um dos automóveis incendiou, gerando pânico entre motoristas que passavam pelo trecho da Joia do Sertão Baiano. Além da batida, a Polícia Civil obteve êxito ao fechar uma fábrica clandestina de bebidas no bairro Boa Vista, onde os agentes localizaram misturas irregulares e produtos envasados sem qualquer fiscalização sanitária. A criminalidade urbana também apresentou casos inusitados, como o furto realizado pelo indivíduo apelidado de “Mão de Gancho” em um supermercado no Kadija e o prejuízo de um cidadão no Parque Comveima, que teve a bicicleta subtraída enquanto cortava o cabelo. Já na zona rural, o clima é de insegurança na localidade de Cachoeira dos Porcos, onde moradores relatam a presença de um homem armado abordando transeuntes na região de Rancho Alegre. A comunidade local clama por patrulhamento ostensivo da Polícia Militar para conter o pânico e identificar o suspeito que circula com um revólver na cintura.

Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos | DNIT segue com requalificação asfáltica em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos, em Vitória da Conquista, segue com frentes de trabalho para a requalificação total do asfalto sob responsabilidade do DNIT. As intervenções provocam intensos congestionamentos em diversos trechos devido à adoção do sistema “pare e siga”, que interrompe o fluxo para a segurança dos operários e condutores. Imagens registradas nesta quarta-feira (14) mostram a mudança notória no pavimento, mas reforçam a necessidade de cautela por parte de quem trafega por essa via vital. O DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes], autarquia federal que gerencia as rodovias da União, ainda não divulgou um prazo oficial para a conclusão definitiva dos serviços em Conquista. Enquanto as máquinas avançam na recuperação da pista, motoristas e pedestres enfrentam atrasos diários e precisam de paciência redobrada. A recomendação para quem precisa atravessar o perímetro urbano é buscar rotas alternativas ou planejar o deslocamento com antecedência para evitar os horários de pico nas zonas de manutenção.

Avenida Presidente Dutra | pedestres enfrentam obstáculos durante as caminhadas em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DOA NDERSON

A Avenida Presidente Dutra, a famosa Integração, concentra reclamações de pedestres e esportistas devido ao estado precário das calçadas e ao surgimento de buracos após as fortes chuvas que atingiram Vitória da Conquista no ano passado. Durante vistorial, o vereador Ricardo Gordo, constatou que as interrupções nos passeios obrigam cidadãos a desviarem pelo canteiro central ou a disputarem espaço diretamente com os veículos em uma das vias mais movimentadas da Joia do Sertão Baiano.

O parlamentar destacou que tem pressionado a prefeitura por soluções imediatas, relatando: “Ontem mesmo eu estive num gabinete do secretário da Casa Civil, Coronel Ivanildo, e pedi até pelo amor de Deus que ele acelerasse a operação tapa-buraco aqui em Vitória da Conquista”.  Além dos problemas na pavimentação, o debate se estendeu à dificuldade de diálogo com a Neoenergia Coelba sobre fios caídos e à situação de vulnerabilidade social em praças próximas à Rodoviária de Vitória da Conquista

.

Ricardo defendeu sua atuação parlamentar focada em melhorias no bairro Patagônia, citando a revitalização de hortas comunitárias e novos equipamentos públicos, mas reconheceu Conquista toda sofre com a falta de manutenção. O embate reforça a urgência de uma zeladoria urbana mais eficiente para garantir a segurança de quem circula por Conquista, equilibrando as críticas de abandono com as ordens de serviço anunciadas recentemente pela Gestão Municipal Conquistense.

Infraestrutura Urbana | Vitória da Conquista investe R$ 6,6 milhões na reconstrução de sete canais de drenagem pluvial

Fotos: SECOM | PMVC

Nesta terça-feira (13), o Governo Municipal de Vitória da Conquista assinou a ordem de serviço para reconstrução de canais aberto e de galerias de drenagem pluvial no valor de R$ 6.690.381,00. É um passo significativo em direção ao fortalecimento da infraestrutura urbana e à segurança contra os impactos das chuvas. “Esta ordem de serviço abrange a recuperação de canais de drenagem, medida de extrema importância para a segurança e o bem-estar da população. A infraestrutura de drenagem adequada é crucial para o escoamento eficiente das águas pluviais, evitando inundações como as que ocorreram no final de 2021 e início de 2022”, declarou a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, expressando sua satisfação ao formalizar a primeira ordem de serviço do ano. Sheila também enfatizou a importância do planejamento urbano que prioriza a qualidade de vida, incluindo sistemas de drenagem e pavimentação, e detalhou o investimento: “Destes R$ 6,6 milhões, grande parte será destinada à recuperação de três canais na Zona Oeste, e um milhão e cem mil reais serão aplicados no bairro Jurema, que também enfrentou alagamentos; e o restante no canal do Santa Cecília, Panorama, chegando no Recreio. Um recurso que nós vamos imediatamente colocar na recuperação desses canais, que é tão importante, pois o canal de drenagem salva vidas”.

O vice-prefeito Aloisio Alan Costa Fernandes ressaltou a relevância das obras, citando a histórica preocupação com a macrodrenagem em Vitória da Conquista. “É nosso dever trabalhar arduamente para que, no futuro, nossa cidade possua uma macrodrenagem eficiente, proporcionando maior segurança aos cidadãos,” afirmou. O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro da Silva Filho, também destacou a importância do investimento: “São 6 milhões que serão investidos na drenagem da nossa cidade. A gente sabe que precisa de mais, mas fica feliz com a sensibilidade da nossa prefeita, que sabe também da necessidade de estruturar melhor a macrodrenagem do nosso município. Então, parabéns à Prefeitura, parabéns à Câmara e a todos aqueles que se preocupam com o futuro e o progresso do nosso município”. O ato ocorreu no Museu do Parque Lagoa das Bateias. Na ocasião, o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Apolinário Yoshiura, detalhou que a próxima etapa envolve estudos técnicos in loco por parte da empresa IFC Engenharia LTDA, vencedora do certame, que tem a previsão de 12 meses para conclusão das obras. “A empresa já está preparada. Nos próximos dias, ela vai trazer seus técnicos para fazer as avaliações necessárias e os trabalhos começam já nas próximas semanas. A gente espera que em fevereiro já tenha obras acontecendo nesses sete locais e que terminem o mais rápido possível para que a gente consiga dar funcionalidade para esses importantes equipamentos na nossa cidade”, disse Jackson.

Os recursos são provenientes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, destinados a ações de recuperação e prevenção de danos provocados pelas chuvas. O projeto segue um plano de trabalho elaborado em resposta às fortes chuvas que afetaram a Joia do Sertão Baiano nos últimos quatro anos. Gabriel Queiroz, um dos engenheiros civis responsáveis pelo projeto, explicou como foi a elaboração do relatório que fundamentou a captação de recursos: “O processo começou com uma parceria entre a Defesa Civil e a SEINFRA, quando realizamos um levantamento das áreas mais críticas afetadas pelas chuvas de 2021 e 2022. A partir daí, elaboramos um projeto técnico detalhado. Esse relatório foi submetido à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que avaliou e aprovou a captação dos recursos, que agora será investido para solucionar os problemas de drenagem e garantir a segurança da população”, relembrou. Ivanildo Pereira, presidente da Associação dos Moradores, expressou a expectativa da comunidade: “Esperamos que esse recurso seja aplicado de forma eficaz, servindo ao nosso povo e melhorando a infraestrutura do Parque da Lagoa das Bateias.”

Missão Internacional | conquistense aprovado carreira de diplomata visita Palácio Joia do Sertão Baiano

Fotos: SECOM | PMVC

A prefeita  Ana Sheila Lemos Andrade, recebeu nesta sexta-feira (9), em seu gabinete no Palácio Joia do Sertão Baiano, o conquistense Hiaman Rodrigues Silva Santos, que foi aprovado no concurso admissional para diplomata no Itamaraty. O jovem tomará posse na carreira na segunda quinzena de janeiro de 2026, momento em que iniciará oficialmente sua jornada nos altos quadros da diplomacia brasileira.  No encontro com a prefeita, Hiaman apresentou uma carta, na qual manifestou felicitações pelas iniciativas de desenvolvimento em Vitória da Conquista e, ao mesmo tempo, solicitou à gestora que continue apoiando a educação, especialmente na primeira infância.

 A prefeita Sheila Lemos ressaltou a importância do momento, agradecendo a Hiaman por sua dedicação e comprometimento. “É um orgulho termos um conquistense em um cargo tão nobre. Grandes parcerias certamente virão, e Hiaman representa não apenas nossa cidade, mas também a Bahia e o Nordeste brasileiro”, afirmou Sheila Lemos. Natural de Vitória da Conquista, Hiaman Rodrigues Silva Santos é bacharel em Relações Internacionais e em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Seu percurso acadêmico inclui um intercâmbio nas renomadas Universidades de Leipzig e Humboldt, em Berlim, na Alemanha, onde aprofundou seus conhecimentos e experiências internacionais. Antes de alcançar essa conquista no Itamaraty, Hiaman acumulou valiosas experiências profissionais, tendo atuado junto ao Governo Britânico e ao Governo do Estado de São Paulo.

Educação e Inclusão | manifestação cobra permanência da Casa do Estudante Quilombola em Vitória da Conquista

Fotos: Reprodução | Conquista Repórter

Estudantes e residentes da Casa do Estudante Quilombola Dandara dos Palmares realizaram um protesto na Praça 9 de Novembro, no Centro de Vitória da Conquista. O ato em formato de aula pública na manhã da sexta-feira (9), denunciou o anúncio do Governo Municipal de Vitória da Conquista sobre a interrupção do apoio financeiro ao espaço, serviço que já funciona há quase duas décadas no bairro Alto Maron. Os residentes, muitos vindos de comunidades tradicionais de Condeúba e Livramento de Nossa Senhora, expressaram profunda incerteza quanto ao futuro acadêmico na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), alertando para o risco iminente de evasão por falta de condições de moradia.

A Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, justificou a medida alegando que a manutenção do imóvel nunca foi formalizada como política pública por meio de decreto ou ato normativo. O coordenador Ricardo Alves de Oliveira declarou que o Governo encontrou “pontos precários” na documentação e que o município não pode se responsabilizar pelo custeio de alunos de outras cidades. O governo sinalizou que estuda a criação de uma residência exclusiva para estudantes oriundos dos Quilombos de Conquista, deixando de fora os demais moradores atuais. Em resposta, as lideranças do Dandara dos Palmares afirmaram estar abertas ao diálogo para adequações legais, reforçando que a Joia do Sertão Baiano possui uma dívida histórica com os povos quilombolas que ajudaram a fundar a região.

Destaque na Bahia | AINVIC apresenta à SDE projeto ‘Casa da Indústria Vitória da Conquista’

Fotos: Reprodução | AINVIC
A Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (AINVIC) apresentou à Secretaria de Desenvolvimento Econômico  do Estado da Bahia, no mês passado e repertudido pelo BLOG OD ANDERSON neste domingo (11(), projeto de implantação da ‘Casa da Indústria Vitória da Conquista’, dentro do distrito dos Emborés, que abriga 102 indústrias e emprega em média 15 mil pessoas. A finalidade do local é promover eventos, congressos e treinamentos. O secretário da pasta, Angelo Almeida, recebeu a notícia com entusiasmo e afirmou que levará a ideia da implantação do centro de eventos multifuncional ao governador Jerônimo Rodrigues. “A SDE é responsável pelas tratativas com as associações ligadas aos distritos industriais e recebemos o presidente da AINVIC com essa proposta inovadora e revolucionária. Acredito que o local vai estimular e fomentar o avanço das indústrias em Vitória da Conquista e em toda a Bahia, servindo como piloto para ser replicada nos demais distritos industriais do Estado”, afirma. O presidente da AINVIC, José Luiz Mendes Marinho de Andrade, que estava acompanhado do gerente Geral da associação, Alvino Brito, explicou que o intuito do projeto da ‘Casa da Indústria’ é ser um elo da cultura industrial com o governo do Estado. “A gente quer criar um lugar para treinar a mão de obra e desenvolver uma cultura industrial cada vez mais forte em cada distrito. A Bahia tem vocação industrial e gera emprego e renda. Cabe a gente pensar o futuro cada vez mais”, diz. De acordo com Marinho, a ‘Casa da Indústria’ visa fortalecer a competitividade industrial; facilitar parcerias e networking; atrair feiras e exposições; fomentar a inovação tecnológica; impactar economicamente a região, fortalecer institucionalmente a indústria e atrair investimentos e parcerias.

Parque Lagoa das Bateias | das sete barrigudas transplantadas, cinco já brotaram em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Das sete árvores da espécie barriguda transplantadas recentemente no Parque Municipal Urbano Lagoa das Bateias, Zona Oeste de Vitória da Conquista, cinco já apresentaram brotos, indicando que o desenvolvimento das mudas ocorre de forma positiva. O brotamento foi identificado após nova visita ao local e reforça a adaptação das árvores ao ambiente. O Parque Lagoa das Bateias recebeu as barrigudas no dia 12 de setembro, como parte de uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que apreendeu as árvores que estavam sendo transportadas ilegalmente de Guanambi para uma propriedade particular na Dona Euzébia, em Minas Gerais, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), que aceitou o desafio do transplantio. Munícipes acompanham de perto o crescimento das barrigudas e comemoram os benefícios que elas devem trazer, principalmente no combate ao calor. Para o motoboy Milton Aguiar, as árvores já fazem diferença no dia a dia. “Essas árvores são uma maravilha. No verão ajudam muito. Tá muito bonito e vai ficar ainda mais quando crescer. É importante para combater o calor, mas a população tem que cuidar”, destacou.  A dona de casa Cláudia Viana se surpreendeu ao perceber que as árvores estão se desenvolvendo. “Quando vi essas árvores pela primeira vez, imaginei que tivessem sido cortadas.

Agora estou vendo que elas estão sendo cuidadas e até brotando. Acho muito interessante essas árvores mais altas para ajudar a combater a poluição”, afirmou. O plantio das barrigudas também integra ações de recuperação e valorização ambiental da Lagoa das Bateias, espaço de grande importância ecológica e de lazer para a população. A secretária municipal do Meio Ambiente, Ana Claudia Passos, destacou que o brotamento superou as expectativas da equipe técnica e ressaltou o trabalho realizado para garantir a recuperação das árvores. “Nossa expectativa é muito grande e estamos muito felizes com os resultados, porque essa ação teve todo um trabalho de dedicação para a recuperação dessas árvores. Os riscos de não brotarem eram muito grandes, devido ao tempo que ficaram fora da terra e à forma como foram retiradas, sem copa e sem raízes. Foi necessária toda uma logística para intensificar o enraizamento, com adubação reforçada e irrigação constante, além de toda a preparação do solo e o acompanhamento da equipe”, explicou na reportagem destacada pelo BLOG DO ANDERSON neste domingo (11) A Secretaria Municipal do Meio Ambiente segue com o acompanhamento técnico das árvores, avaliando o crescimento e as condições das mudas plantadas. A pasta reforça ainda a importância da colaboração da população na preservação das árvores, evitando danos e contribuindo para que o crescimento continue conforme o esperado.

Eleições 2026 | com recado aos “desavisados”, Lara reafirma pré-candidatura à Assembleia Legislativa da Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em entrevista ao programa UP Notícias, a vereadora Lara de Castro Araújo Fernandes, do Republicanos, esclareceu os rumores sobre sua trajetória política e confirmou que segue firme como pré-candidata a deputada estadual nas Eleições 2026. Médica pediatra e professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia há duas décadas, ela destacou que sua entrada na política ocorreu de forma natural ao lado do marido, o vice-prefeito Aloísio Alan Costa Fernandes, motivada pela indignação com a falta de recursos estaduais e federais para Vitória da Conquista. A parlamentar pontuou o “boicote” sofrido pela Joia do Sertão Baiano em áreas como infraestrutura rodoviária e abastecimento de água, citando sua articulação direta com o Ministério dos Transportes para cobrar a duplicação de trechos da BR-116. Durante o bate-papo, veio a tona recado direto aos desavisados, reforçando que sua postulação teve lançamento oficial em junho do ano passado, em uma dobradinha com o deputado federal Márcio Carlos Marinho (Republicanos-BA). Ela negou qualquer “racha” com o grupo da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, explicando que, embora o marido componha o Executivo, mantém independência no Legislativo e que sua missão é garantir que Conquista receba emendas parlamentares proporcionais à sua importância econômica. A parlamentar revelou-se focada em resultados práticos e na defesa da autonomia de Vitória da Conquista, afirmando: “O que me inspirou a ser candidata? A gente dentro da gestão vai vendo o que está vindo para Conquista. Zero. Conquista não recebeu nem R$ 30 milhões [de emendas], uma localidade desse tamanho que produz, que tem o PIB alto… eu vou ver o que está acontecendo, eu tenho que ir lá para pelo menos incomodar”. Além da confirmação de sua pré-candidatura, detalhou o projeto social “Pintando a Alegria no Bairro”, que promoveu a rebocagem e pintura de 50 casas na região do Cruzeiro, além da reorganização da coleta de lixo local. Lara encerrou a participação enfatizando que sua atuação na Joia do Sertão Baiano não resulta de “cotas”, mas de trabalho intenso, conciliando a rotina de médica, professora e mãe com a fiscalização do Executivo e a busca por melhorias estruturais para Conquista, garantindo que a decisão de concorrer ocorreu em comum acordo familiar para fortalecer a representatividade política da região.