Informativo de Mandato | Fabrício na solenidade que marca etapa final da Turma Falcões do Corpo de Bombeiros

Fotos: Reprodução | JFF

Nesta terça-feira (9), o Auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia sediou a Aula da Saudade, um momento simbólico promovido pelo Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, com o apoio do deputado Jean Fabrício Falcão, do Partido Comunista do Brasil. A celebração integra o ciclo final da formação dos alunos-oficiais, da turma Cel PM Dalmar Pereira, do CFO BM, reunindo sentimentos de gratidão, trajetória e superação. Conhecida também como “bênção das espadas”, a Aula da Saudade marca uma etapa decisiva para a Turma Falcões do CFO BM, reforçando valores de honra, disciplina e comprometimento.

A solenidade reuniu autoridades, familiares, representantes da comunidade e os 47 alunos-oficiais, que avançam para a conclusão de mais um importante ciclo dentro do CBMBA. O deputado Fabrício Falcão, padrinho da turma, destacou a dedicação e o empenho dos formandos ao longo dessa etapa de preparação. “Parabenizo a todos pelo esforço, pela disciplina e pelo compromisso com a vida. É uma alegria enorme acompanhar essa caminhada e ver o quanto cada um evoluiu”, afirmou o parlamentar. A Aula da Saudade reforça a importância da formação contínua e da valorização dos profissionais que compõem o sistema de segurança pública baiano. Para os futuros oficiais, o momento representa não apenas um encerramento, mas o início de novos desafios na missão de servir e proteger a população com coragem, técnica e humanidade.

Destaque Nacional | Hospital SAMUR é reconhecido nacionalmente pela 8ª vez por sua excelência em saúde

Fotos: Reprodução | Hospital SAMUR

O Hospital SAMUR, sediado em Vitória da Conquista, acaba de conquistar sua 8ª premiação com o Benchmarking Saúde, uma das principais e mais respeitadas premiações do setor no Brasil. A instituição venceu na categoria Hospital Privado – Interior do Estado, que destaca unidades que mais impactaram o mercado regional fora das grandes capitais. Esta conquista reforça um histórico consistente: o Hospital SAMUR, premiado pela primeira vez há quatorze anos, e, desde então, soma oito reconhecimentos que refletem sua evolução contínua, inovação e compromisso com a excelência. Em sua 15ª edição, o Prêmio Benchmarking é referência nacional, reunindo gestores, especialistas, consultorias e lideranças da saúde brasileira. A seleção considera critérios como Governança, Inovação, Liderança e Visibilidade de Mercado.

A cerimônia de entrega aconteceu na quinta-feira (4), no Cerimonial Conceição da Praia, em Salvador.  O reconhecimento no Benchmarking Saúde reflete a trajetória sólida e consistente do Hospital SAMUR como protagonista da saúde no interior da Bahia. A instituição se destaca pelo investimento contínuo em tecnologia, segurança do paciente e gestão qualificada, sendo pioneira em diversos serviços, incluindo a implantação da cirurgia robótica, a primeira do interior da Bahia e de todo o Norte e Nordeste Brasileiro. Com processos alinhados às melhores práticas de Governança e Compliance, além da certificação ISO 9001, o hospital reafirma seu compromisso com a qualidade assistencial e a eficiência operacional. Na área oncológica, consolidou-se como um centro de referência completo, atuando desde a prevenção e diagnóstico até tratamentos de alta complexidade, com credenciamento como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON).

O SAMUR também investe em pesquisa científica e participa de estudos relevantes, incluindo projetos em Oncogenoma realizados em parceria com instituições especializadas. A expansão contínua de tecnologias de ponta e a formação de equipes altamente qualificadas fortalecem ainda mais sua atuação. Paralelamente, o Hospital SAMUR amplia sua presença institucional por meio de ações educativas, campanhas sociais e promoção de eventos científicos, entre eles o Congresso Conquista Saúde, reforçando seu papel no ecossistema regional. Com mais de cinco décadas dedicadas à assistência e à inovação em saúde, o Hospital SAMUR celebra sua 8ª premiação Benchmarking Saúde como mais um marco de sua evolução permanente e de seu compromisso com o interior da Bahia.

Homenagem Póstuma | S Cunha Silva dá nome a Rua na Zona Leste de Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Na manhã desta terça-feira (9), a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade sancionou a Lei que denomina a Rua da Granja, localizada entre os Condomínios Duque Du Lest e Terras Alphaville II, no bairro Universidade, como Rua Sashira Camilly Cunha Silva. De autoria do vereador Antônio Ricardo Pereira dos Santos, do Partido Comunista do Brasil, a Lei homenageia a jovem de 19 anos que foi vítima de feminicídio. O ato de sanção da lei contou com a presença do vice-prefeito, Aloisio Alan Costa Fernandes, do secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Luís Paulo Santos Sousa, do vereador e do empresário Edivanio Alves da Silva, pai de Sashira. A prefeita Sheila Lemos parabenizou o vereador e destacou que a iniciativa é importante para que crimes como esse, e qualquer tipo de violência de gênero, não se repitam.

“Daqui a 50 anos, as pessoas vão perguntar por que esta rua se chama Sashira, e será uma importante lembrança desse crime que aconteceu, da forma trágica que ela morreu, e que para que isso não aconteça com outras mulheres e meninas”. Autor do Projeto de Lei, o vereador Ricardo Babão ressaltou outro projeto de sua autoria em homenagem à jovem Sashira, a Lei nº 2.600/2022, que instituiu o dia 7 de agosto como o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio em Vitória da Conquista. Segundo o vereador, as ações são importantes para que o nome de Sashira não seja esquecido e para que as políticas de combate à violência de gênero ganhem mais visibilidade.

 “A família sofre até hoje aguardando que a justiça seja feita, mas não podemos deixar que Sashira seja esquecida. Essa é uma homenagem a uma menina que conheci, e uma forma de combater o feminicídio. Não podemos aceitar mais o que vem acontecendo em Conquista e em todo nosso país. É uma responsabilidade de todos”. Edivanio Alves da Silva, pai de Sashira, agradeceu pela lembrança e sensibilidade do Governo Municipal e do vereador. “Eu gostaria de poder homenagear a minha filha em vida. Jamais imaginei que ela daria nome a uma rua, porque sabemos que isso só acontece quando a pessoa morre. Mas o nome dela marcou a cidade, se tornou um símbolo contra o feminicídio, e eu e toda a família, amigos, ficamos honrados com essa homenagem. É uma rua em que ela conviveu por muito tempo, passou o período de pandemia lá. Agradeço ao poder público pela lembrança”.

Limpeza Pública | terrenos privados recebem mutirão de limpeza na Zona Sul de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Embora terrenos de propriedade privada devessem ser limpos pelos proprietários, o crescimento de mato em meio a muito lixo descartado irregularmente impõe que a manutenção ocorra sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESEP), como se verifica na Zona Sul de Vitória da Conquista. Na manhã desta quarta-feira (10), a operação permanecia no Loteamento Morada dos Pássaros III, no Bairro Felícia, onde a roçagem acontece pelo menos cinco vezes ao ano.

Avenida Pedro Francisco de Moraes Filho | tampa de Galeria de Esgoto segue quebrada em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Na Avenida Pedro Francisco de Moraes Filho, que fica no Loteamento Morada dos Pássaros III, uma das mais movimentadas do Felícia, Zona Sul de Vitória da Conquista, uma galeria de esgoto teve a sua tampa quebrada. Para evitar acidentes, o local ganhou uma sinalização improvisada. A via é um corredor de ônibus e, até o final da manhã desta quarta-feira (10), não havia recebido atenção da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA).

Reportagem do BATV | Defensoria Pública inicia alteração de nome civil no Povo de Axé em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Defensoria Pública do Estado da Bahia realizou na manhã desta segunda-feira (8) uma ação inédita em Vitória da Conquista, que visa a alteração de nome civil para pessoas de religiões de matriz africana. O movimento marca um passo importante de reparação histórica e reafirmação da identidade. Vestidos com trajes de rituais, representantes de povos e comunidades tradicionais de terreiro compareceram à sede da Defensoria Pública para dar entrada no pedido de mudança do nome de batismo para o Nome de Axé.  A ação permite que a identidade religiosa, antes reconhecida apenas dentro do terreiro, obtenha reconhecimento civil e legal.

Um dos adeptos destacou o significado da mudança, especialmente em uma cidade conservadora como Conquista: “Quando nós viemos para o Brasil na condição de povos escravizados, a gente mudou todo o nome da gente, eles mudaram o nome da gente, colocaram o nome que quiseram. E hoje a gente pode dizer: ‘Meu nome é isso…’ [referindo-se aos nomes de Axé].” Antes do atendimento, o grupo realizou um ato simbólico, oferecendo o acarajé, alimento sagrado, como gesto de acolhimento cultural.

O atendimento conduz-se pelo Núcleo de Registro Civil da Defensoria. Segundo a instituição, embora a Lei Federal permita a mudança de nome em cartório, o alto valor das taxas torna o processo inviável para o público da Defensoria. Assim, este atendimento trata-se de uma coleta de documentos e assinaturas para o posterior ingresso com ações judiciais, única forma de efetivar a alteração para quem não tem condições de arcar com os custos. A ação busca reverter o quadro de marginalização e racismo estrutural que historicamente afetou as religiões de matriz africana no Brasil, garantindo o acesso à justiça a essas pessoas.

Destaque na Cidade | sanciona Lei que cria Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Vitória da Conquista, cidade considerada a mais segura da Bahia pelo terceiro ano consecutivo, ganha a partir de agora mais uma ferramenta para assegurar o bem-estar de sua população. Na manhã desta terça-feira (9), a Prefeita Ana Sheila Lemos Andrade sancionou a Lei Complementar nº 3.087/2025, que institui a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SMSP), pasta à qual a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil estarão subordinadas. O evento aconteceu no salão nobre do Gabinete da Chefia do Poder Executivo, no Palácio da Joia do Sertão Baiano, e contou com a presença de membros do Governo e vereadores. Cristóvão João Vieira Lemos, que até então era comandante da Guarda Civil Municipal, teve posse como o primeiro secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. Além de estabelecer a estrutura organizacional da SMSP, a lei também institui o Fundo Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (FUMSEP), cria o Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (CONSEG), e o Observatório Municipal de Segurança Pública (OSEP-Municipal).

Fruto do Projeto de Lei Complementar nº 34/2025, encaminhado à Câmara Municipal de Vitória da Conquista em setembro deste ano, a nova secretaria permitirá ao Executivo Municipal ampliar e qualificar a formulação das políticas públicas de segurança e a participação transparente da sociedade civil. A Coordenação de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) transfere-se da Casa Civil para a nova secretaria, promovendo maior integração.

A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade destacou a importância da nova secretaria para que Vitória da Conquista se mantenha como a cidade mais segura da Bahia, e lembrou que segurança pública constrói-se de forma integrada com investimentos em Educação, Saúde e outras ações do Poder Público. “Hoje é um dia histórico para a nossa cidade, que é a mais segura da Bahia e queremos que seja a mais segura do Brasil. Estamos criando a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, em que também teremos o Fundo de Segurança Pública e o Conselho, trazendo a sociedade civil para a discussão de um tema tão importante. Aqui a gente já faz segurança de forma interligada, junto com Serviços Públicos, com Infraestrutura, Educação, Saúde e Assistência Social, além das outras forças de segurança. Seguimos trabalhando pra melhorar a qualidade de vida da população”, enfatizou a gestora. O vice-prefeito Aloísio Alan Costa ressaltou que os índices de segurança ampliam as possibilidades de desenvolvimento da cidade. Emocionado, o secretário Cristóvão João Vieira Lemos expressou a honra de ser escolhido para a pasta e reforçou a importância da visão transversal da segurança pública, buscando a colaboração entre as forças de segurança e os entes federativos.

Saúde Animal | Waldenor e Zé Raimundo apoiam programa inédito para cães e gatos em Vitória da Conquista

Fotos: Reprodução | WZ

Vitória da Conquista deflagrou, na última sexta-feira (5), o maior programa realizado para castração e cuidado com cães e gatos em situação de rua. A ação, financiada com R$ 1 milhão em emendas parlamentares dos deputados Waldenor Alves Pereira Filho e José Raimundo Fontes, posiciona Vitória da Conquista como o primeiro município da Bahia a ser beneficiado com uma iniciativa universitária dessa dimensão, unindo universidade, parlamento e sociedade civil em prol da vida animal e da saúde coletiva. O projeto, desenvolvido pela Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, prevê a vacinação, castração e implantação de microchips em cerca de 3,2 mil cães e gatos ao longo de oito meses. Também inclui ações de educação e conscientização sobre guarda responsável e prevenção de zoonoses. A execução conta com a parceria da PETPAN, clínica que está acolhendo toda a equipe de veterinários, cirurgiões, anestesistas e pesquisadores da UFBA, vindos diretamente de Salvador.

O programa abrange exames pré-cirúrgicos, acompanhamento pós-operatório, campanhas educativas contra maus-tratos e abandono, e uma estratégia integrada de prevenção e controle de zoonoses. As equipes também estão coletando materiais e informações para pesquisas, que permitirão um diagnóstico amplo da população de cães e gatos de Vitória da Conquista, contribuindo para a formulação de políticas públicas de bem-estar animal e saúde pública.  Presente no início das atividades, o diretor da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA, Rodrigo Bittencourt, destacou o compromisso técnico da iniciativa: “Além das castrações, o programa tem um diferencial importante. Ele também visa o controle de zoonoses e a conscientização populacional sobre maus-tratos e abandono animal. Todo o trabalho é realizado com a preocupação técnica e científica.” A ação conta ainda com a parceria da vereadora Gabriela de Diego Garrido, do Partido Verde, do ativista Vitor Quadros, além de ONGs e protetores independentes, que fortalecem o trabalho em rede na Joia do Sertão Baiano.

Hospital Municipal Esaú Matos | diretora detalha situação financeira e a superlotação em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Em entrevista ao Sudoeste Agora, da Rádio Clube de Conquista, Ceres Neide Almeida Costa, Diretora-Geral da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), apresentou um balanço sobre o Hospital Municipal Esaú Matos, destacando a superlotação, a dificuldade de contratação de médicos devido à baixa remuneração e o déficit financeiro mensal de quase R$ 600 mil, causado pela insuficiência de recursos e a defasagem da Tabela SUS. O Hospital, Centro Materno Infantil de Referência, atende uma vasta área, do Centro Sul Baiano e Norte de Minas Gerais, que engloba cerca de 135 municípios, e parte da sobrecarga deriva de pacientes que deveriam ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde, como as fichas verdes e azuis, que representam uma média de 200 crianças por dia. A diretora mencionou ainda o apoio de emendas parlamentares dos deputados Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), Tiago Brandão Correia (PSDB-BA), Leur Lomanto Júnior (UB-BA) e Jean Fabrício Falcão (PCdoB). A diretora relatou que a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade busca apoio do Governo do Estado da Bahia desde março, e as negociações resultaram no repasse do incentivo Mãe Bahia, no valor de R$ 898 mil ao mês, reduzindo o déficit que, anteriormente, alcançava cerca de R$ 1,4 milhão. O Governo do Estado da Bahia comprometeu-se a agilizar o custeio federal para a abertura do Centro de Parto Normal [para risco habitual, desafogando o HMEM] e prometeu a construção de uma nova maternidade para alto risco, liberando a estrutura antiga. Contudo, Ceres confirmou que a busca por uma parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais para apoio financeiro, que se discutiu após a visita do governador Romeu Zema Neto, não progrediu devido a entraves na viabilidade de como o repasse poderia ser feito para Vitória da Conquista. A entrevista completa gravada e reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON.

Rede Municipal de Ensino | Vitória da Conquista realiza maior eleição diretor e vice na Zona Urbana e Rural

Fotos: SECOM | PMVC

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Vitória da Conquista realizou, entre os dias 4 e 5 de dezembro, a escolha para os novos gestores escolares para o próximo triênio. O pleito marcou a maior da história da Rede Municipal, em número de chapas inscritas e escolas envolvidas, envolvendo toda a comunidade escolar.  A votação totalizou 23 chapas para 20 Creches, 18 chapas para 16 escolas na Zona Rural e 50 chapas para 43 unidades de ensino na Zona Urbana. O presidente da Comissão Eleitoral da SMED, Ronilson Ferreira, enfatizou o sucesso do processo: “Graças a Deus e ao apoio de todos, tudo aconteceu com serenidade, responsabilidade e união.

Não houve grandes intercorrências, e isso só foi possível porque cada pessoa envolvida se dedicou com empenho e amor pelo que faz. O sucesso desse processo é fruto da força coletiva, da participação ativa e da generosidade de todos”. A comunidade celebrou o momento democrático. A servidora Maurícia Edna Rocha afirmou que trata-se de “um momento democrático em toda rede municipal”. A mãe de aluno, Maria Neuza, destacou a importância de eleger “diretores confiáveis, que possamos confiar em tudo, e sobre o cuidado que eles têm. Acho muito importante votar para o bem dos alunos da creche”. Os estudantes também participaram, como Pedro Guilherme Dias Santos, de 14 anos, que defendeu que, ao votar, está “contribuindo para o futuro da escola”.

Empréstimo Financeiro | Câmara de Vitória da Conquista lança Consulta Pública sobre os R$ 400 milhões

Foto: BLOG DO ANDERSON

Na sessão da quarta-feira (3), o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Ivan Cordeiro da Silva Filho, do Partido Liberal anunciou oficialmente a abertura de uma Consulta Pública que permitirá aos cidadãos opinarem sobre o destino dos recursos, caso o empréstimo de R$ 400 milhões seja aprovado. A iniciativa reforça o compromisso da Câmara de Vitória da Conquista com a transparência, a participação cidadã e o diálogo permanente com a população. No site, os cidadãos e cidadãs podem acessar o banner da Consulta Pública e responder, de forma totalmente anônima, a um questionário rápido que reúne sugestões e prioridades para a aplicação dos recursos. Segundo o presidente Ivan Cordeiro Filho, ouvir a comunidade é fundamental para assegurar que os recursos públicos atendam, de fato, às necessidades reais. “Ninguém melhor do que a população para direcionar estes recursos. Queremos saber quais áreas devem receber maior atenção: Saúde, Educação, Saneamento Básico, Mobilidade Urbana ou outras demandas essenciais”, destacou. O formulário pergunta se o participante reside em Vitória da Conquista, qual é seu bairro e, em seguida, apresenta uma lista de áreas prioritárias para que cada pessoa escolha onde acredita que os investimentos devem ser concentrados. Também há dois campos abertos em que o cidadão pode sugerir obras, ações específicas para sua comunidade ou ainda registrar sua opinião geral sobre o empréstimo e o uso dos recursos. A Consulta Pública permanecerá disponível até o dia da votação do Projeto de Lei, garantindo amplo tempo para a participação da Sociedade Conquistense.

Destaque na Saúde | médico de Vitória da Conquista recebe o Diploma Europeu de Anestesiologia

Foto: BLOG DO ANDERSON

Vitória da Conquista, como Polo Regional de Saúde, ganha destaque nacional pelos procedimentos de alta tecnologia oferecidos. Entre os profissionais que elevam esse patamar está o médico anestesista Jessé Alves Lopes Filho, de 32 anos. Doutor Jessé Filho acaba de receber o Diploma Europeu de Anestesiologia e Terapia Intensiva [EDAIC – European Diploma in Anesthesiology and Intesive Care], certificação emitida pela Sociedade Europeia de Anestesiologia (ESA). “Sinto-me muito honrado por ser o primeiro conquistense a obtê-lo. Essa certificação reconhece meu domínio de padrões internacionais de formação, segurança e boas práticas anestésicas, reforçando o compromisso com a excelência no cuidado perioperatório”, comemorou ele em bate-papo com o BLOG DO ANDERSON no Hospital Afrânio Peixoto, no sábado (6). De acordo com Doutor Jessé, no ano passado ele conquistou o TSA [Título Superior em Anestesiologia], a titulação máxima da Sociedade Brasileira de Anestesia, e, cerca de um ano depois, obteve a certificação internacional. Ele completou: “Esse reconhecimento representa um marco importante na minha trajetória profissional”.

Festa do Futebol | amistoso das Seleções Masters do Flamengo e Vitória da Conquista movimenta o Lomantão

Fotos: SECOM | PMVC

O Estádio Municipal Lomanto Júnior recebeu, na manhã deste domingo (7), um amistoso de futebol entre as Seleções de Masters do Vitória da Conquista e do Clube de Regatas do Flamengo. O evento festivo marcou a despedida do árbitro Silvio Monteiro, que teve uma carreira de 37 anos na arbitragem da Federação Bahiana de Futebol. O jogo atraiu inúmeros apaixonados pelo esporte, que puderam rever atletas que fizeram história. A Seleções de Masters do Vitória da Conquista contou com a presença de grandes nomes, como os atacantes Tatu e Rafael da Granja, além do capitão Silvio. Do outro lado, o Flamengo, chegou recheado de ex-campeões, responsáveis por boa parte da história vitoriosa do clube de maior torcida no Brasil e que recentemente conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores da América. Entre os craques rubro-negros estavam: Rondinelli, Mozer, Andrade, Fernando, Jean, Toró e Beto. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade e o vice-prefeito Aloisio Allan Costa Fernandes estiveram presentes.

Sheila destacou a importância do evento, que simboliza o fechamento de um ano repleto de investimentos no esporte e lazer em Vitória da Conquista. “Criamos a Secretaria de Esportes, que irá impulsionar ainda mais o esporte na nossa cidade. O povo de Vitória da Conquista é apaixonado pelo esporte, e estamos constantemente requalificando nossos espaços, como a nova iluminação do Edvaldo Flores”, afirmou Sheila. Aloisio Allan ressaltou o impacto positivo do esporte na saúde da população, mencionando que o evento é um momento de celebração e união. “Estamos aqui para mostrar que Vitória da Conquista é uma cidade voltada ao esporte, independente da preferência por equipes”, acrescentou Allan.

Antes de soar o apito daquela que seria sua última partida oficial como árbitro da Federação Bahiana de Futebol, Silvio Monteiro, emocionado em sua despedida, expressou sua gratidão por uma carreira repleta de experiências. “Foi um longo caminho na arbitragem, e encerrar dessa forma é uma satisfação imensa. Espero que tudo ocorra bem no campo”, afirmou o árbitro. Ex-jogadores e ídolos do Flamengo, como Joubert Martins, mais conhecido como Beto, tiveram a chance de relembrar suas conquistas e ressaltaram o carinho dos torcedores. “Participar de eventos como este é gratificante. É um legado que deixamos e um reconhecimento pelo que fizemos no passado”, declarou Beto. Silvio Almeida, defensor que fez história no Vitória da Conquista, também se mostrou animado com a festividade. “O Lomantão é minha casa, e é sempre especial participar de momentos como este. A Prefeitura está de parabéns por apoiar esse amistoso. Apesar de ser uma festa, a disputa em campo sempre deve ser levada a sério”, destacou Silvio.

PESAR | João Torres, da João Pel Papelaria

Foto: BLOG DO ANDERSON

Vitória da Conquista se despede de um dos seus baluartes da história, comércio e também da religiosidade, como devoto fiel de Nossa Senhora das Vitórias. Aos 84 anos, faleceu no Hospital das Clínicas de Conquista, na tarde deste sábado (6), João Torres, popularmente conhecido como João Usura. Fundador e presidente da João Pel Papelaria, João Torres era um profundo conhecedor da História Conquistense e sempre era consultado pelo BLOG DO ANDERSON sobre assuntos de qualquer época da Joia do Sertão Baiano. Seu João ganhou destaque nacional através da TV Sudoeste e GloboNews por sua coleção de santinhos de defuntos mostrada por diversas vezes aqui no BLOG DO ANDERSON. Torres parte deixando esposa, filhos, netos, bisnetos e muitos amigos conhecidos na Alameda Lima Guerra, nome oficial do lendário Beco da Tesoura. Informações sobre o funeral serão divulgadas a qualquer momento. A todos enlutados, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Direto do Plenário | edis aprovam em primeira votação empréstimo de R$ 400 milhões para Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Bahia Meio Dia desta sexta-feira (5) trouxe destaque, em reportagem reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON, para a sessão na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, que resultou na aprovação em primeira votação do pedido da prefeitura para contrair um empréstimo de R$ 400 milhões. O Projeto de Lei 36/2025 obteve 18 votos a favor e dois contra. O empréstimo gerou questionamentos de vereadores por não detalhar o banco financiador nem especificar as obras que serão realizadas, mencionando apenas “obras de infraestrutura, pavimentação, construção de prédios”.

Além do financiamento milionário, entraram em primeira votação o Projeto de Lei 40/2025, que prevê a isenção do IPTU na Zona Rural no próxmo ano, e o Projeto de Lei Complementar 41, que modifica a cobrança da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP ou COSIP) para os setores comercial e industrial, passando a ser fixa e baseada no consumo. Todos os três projetos, considerados decisivos para o município, retornam para a votação final na próxima semana.

Polêmica da EMURC | total desrespeito a Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Ruy Medeiros | advogado e historiador

No próximo dia 10 (10.12.2025) Vitória da Conquista assistirá a um ato que retoricamente pode ser denominado crime. Após beneplácito da Câmara municipal, o município transferiu à EMURC mais de trinta (isso mesmo!) áreas de uso comum do povo.  A EMURC-Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista programou vender referidas áreas, que foram desafetadas de sua finalidade original. Nessa primeira tentativa de leiloar, mediante pregão eletrônico, a EMURC sofreu empecilho. O TCE -Tribunal de Contas do Estado suspendeu o leilão porque esse estava contaminado com irregularidades. Novo leilão está programado para vender áreas, em menor quantidade, que aquelas que estiveram à venda no frustrado leilão anterior.

Minha Casa, Minha Vida | cadastro prorrogado até 19 de dezembro em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O coordenador de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Josenildo Freitas Nascimento, concedeu entrevista ao Bahia Meio Dia desta quinta-feira (4), gravada e reproduzida aqui no BLOG DO ANDERSON, para falar sobre o Minha Casa Minha Vida. A Prefeitura de Vitória da Conquista prorrogou até o dia 19 de dezembro o prazo para o cadastramento no programa, que oferece 1.644 unidades habitacionais. Nildo Freitas explicou que a decisão de prorrogar o prazo deve-se à grande procura [mais de 6 mil cadastros realizados até o momento] e à necessidade de tempo para que os interessados atualizem documentos, como o CadÚnico e o RG.

O coordenador ressaltou que o déficit habitacional é grande e as unidades não contemplarão todas as famílias. Após o cadastro, o sistema hierarquizará os inscritos com base em critérios do Governo Federal [como ser chefe de família, baixa renda e moradia precária]. Os cadastros serão revisados por uma comissão da SMDS e encaminhados à Caixa Econômica Federal para seleção final. Os interessados devem residir em Vitória da Conquista há pelo menos dois anos e ter renda familiar de até R$ 2.850.

Denúncia Popular | Vigilância Sanitária interdita parcialmente açougue na Zona Oeste de Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

A Vigilância Sanitária interditou, na manhã desta quinta-feira (4), parte da estrutura de um açougue de grande porte na Patagônia, Zona Oeste de Vitória da Conquista, após uma denúncia. Segundo a coordenação, a situação encontrada é considerada crítica, com sérias irregularidades que representam risco sanitário. De acordo com Maico Mares Silva, coordenador da Vigilância Sanitária, a rotina de inspeções é diária e abrange diversos tipos de serviços.

“Todos os dias, a múltipla equipe da Vigilância Sanitária percorre a cidade atendendo solicitações de renovação de alvará, alvará inicial, inspeção de carros-pipas, inspeções na área ambiental, e hoje, especificamente, nos deparamos com essa situação, e mais uma vez, eu sou repetitivo em colocar a questão crítica que nos deparamos aqui no bairro Patagônia, um açougue de grande porte com carnes misturadas, carnes em estado de putrefação com carne de boa qualidade e sem falar do risco sanitário: a parte estrutural, sem condições nenhuma, com várias não conformidades”, destacou.  Além do estado das câmaras frias e da mistura de carnes impróprias para consumo com produtos de qualidade, os fiscais também constataram que o estabelecimento estava funcionando sem Alvará Sanitário, requisito obrigatório para esse tipo de atividade.

Diante das irregularidades, o estabelecimento foi notificado e teve interditadas as duas câmaras frias, onde foram identificados os produtos irregulares. Agora, uma equipe técnica especializada irá avaliar o material para definir o descarte total ou parcial das carnes encontradas. A Vigilância Sanitária reforça que atua diariamente para garantir a segurança alimentar e sanitária.

Ministro da Casa Civil | Rui Costa fala sobre Barragem do Catolé, BR-116 e macrodrenagem em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O ministro da Casa Civil, Rui Costa Santos, abordou questões cruciais para o desenvolvimento de Vitória da Conquista, com destaque para a infraestrutura rodoviária e hídrica. Sobre a BR-116, o ministro anunciou que o leilão, que também incluirá a BR-324, está programado para o primeiro semestre do ano que vem na Bolsa de Valores de São Paulo, logo após o aval do Tribunal de Contas da União. Este leilão representa um investimento massivo de R$ 14 bilhões e garantirá a duplicação na chegada de Conquista, além de outras obras viárias essenciais, incluindo as no contorno e acessos ao Distrito Industrial dos Imborés. Adicionalmente, o ministro garantiu que a obra da Barragem do Rio Catolé será finalizada também nos próximos seis meses, assegurando a segurança hídrica da cidade pelos próximos trinta anos. Outro ponto de grande relevância é a inclusão das obras de macrodrenagem de Vitória da Conquista no Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC). Rui Costa confirmou que os projetos do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura de Vitória da Conquista foram unificados e já estão autorizados pelo Governo Federal. “A obra já está no PAC, já está autorizada e é questão de dias a publicação da sua licitação. Com certeza eu posso afirmar que essa obra se inicia no primeiro semestre”, disse o ministro em um trecho de sua fala. O esforço é resultado de uma parceria entre Município, Estado e Governo Federal, visando solucionar um problema crônico de Vitória da Conquista.

Zona Azul | Zé Maria critica novo modelo que “ficou pior para o usuário” em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O novo modelo do sistema da Zona Azul de Vitória da Conquista, que está sendo alvo de intensas reclamações devido ao aumento de preço e à dificuldade de uso, motivou o empresário e ex-prefeito de Dom Basílio, José Maria Alves Caires, a se manifestar. Em conversa com o BLOG DO ANDERSON na noite desta terça-feira (2), Zé Maria, que frequentemente contribui com sugestões para a Jois do Sertão Baiano, criticou o novo formato e defendeu o anterior, que era mais acessível ao usuário: “Eu acho, eu gosto muito do sistema antigo. Eu vou, encontro uma pessoa na rua, já faço logo a minha recarga, estaciono tranquilo porque eu sei que ali, se o fiscal passar, ele vai ver que eu tenho crédito no meu, na minha placa do carro. Essa forma não é legal, ela fica pior para o usuário, mais difícil, entendeu? Principalmente para as pessoas que tem dificuldade de manusear com a internet para fazer o QR Code, para recarregar. Eu acho, achava o sistema antigo muito melhor”. Ainda conforme Zé, “eu não sei qual é a opinião da prefeita. Eu vi algumas matérias nos blogs de Ivan [presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista] sendo contrário. Se ele tá sendo contrário, publicando isso é porque deve ter conversado com a prefeita e ela não deve ter cedido. É, essa é a minha impressão”. Ainda resta a manifestação da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, para saber se vai ou não recuar da medida atendendo o clamor popular.