Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista | HCS passa por reforma e recebe equipe da SESAB

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Hospital Crescêncio Silveira, que integra o Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista, passa por uma ampla reforma em suas estruturas físicas.

Na manhã desta quarta-feira (24), a diretora-geral do HCS, Lygia Matos Barreto de Castro, recebeu uma equipe da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) para conhecer de perto os problemas.

“Agora estamos apresentando os mobiliários, que serão todos trocados”, comentou Lygia Matos ao BLOG DO ANDERSON. O Hospital Crescêncio Silveira, que possui leitos clínicos, também é responsável por oferecer assistência especializada em Saúde Mental.

Avenida Vivaldo Mendes Ferraz | “buraquinho” tem sido ponto de acidentes em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um pequeno buraco na Avenida Vivaldo Mendes Ferraz, uma das mais movimentadas de Vitória da Conquista, tem causado uma série de acidentes. As principais vítimas são motociclistas e pedestres, que acabam caindo em uma verdadeira armadilha. O Sistema Municipal de Trânsito acionado, porém, até esta quarta-feira (24), o problema continua sem solução, oferecendo riscos à comunidade local e gerando prejuízos também para a rede de saúde pública e privada.

Mobilidade Urbana | Semana Nacional de Trânsito expõe falta de sinalização em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Em setembro é comemorada, anualmente, a Semana Nacional de Trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com o objetivo de promover reflexão e engajar a sociedade em ações de segurança viária e de percepção de riscos. No entanto, em Vitória da Conquista, a sinalização viária deixou de existir em diversos pontos há bastante tempo. O BLOG DO ANDERSON destaca nesta quarta-feira (24) algumas vias da Zona Oeste, onde pedestres e condutores precisam redobrar a atenção para evitar acidentes. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana tem promovido algumas ações, mas elas ainda não alcançam toda a Joia do Sertão Baiano.

Feirinha do Bairro Brasil | iniciadas há 24 meses, obras devem ser concluídas no ano que vem em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Iniciadas há exatos 24 meses, a construção e reforma da Feira do Bairro Brasil, na Zona Oeste de Vitória da Conquista, têm nova data prevista para conclusão: maio do ano que vem. A informação está em uma placa que agora ostenta a marca do Governo Federal: Brasil, União e Reconstrução. Os recursos são provenientes do Ministério da Agricultura e Pecuária, conforme o BLOG DO ANDERSON mostra mais uma vez nesta quarta-feira (24), enquanto a comunidade aguarda a festa de inauguração, que contará com a presença de Javan Senna, conhecido por cobrar constantemente a concretização do projeto.

Ativista Social | André Cairo organiza obras que contam um pouco de sua história em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Ativista com longa trajetória em Vitória da Conquista, André Paulo Barros Cairo está em casa organizando um vasto material que registra parte de suas ações ao longo dos anos, incluindo diversas reportagens no BLOG DO ANDERSON, na TV Sudoeste e até no Programa Jô Soares.

Na manhã desta quarta-feira (24), o BLOG DO ANDERSON esteve com André Cairo, que repousava ao som de músicas que marcaram época, como The Beatles.

Além de artista plástico, André liderou a banda Os Trepidantes, que conquistou sucesso em diversas apresentações. O BLOG DO ANDERSON registrou algumas imagens, que são reproduzidas a seguir pelo presidente do Movimento Contra a Morte Prematura.

Ocorrências com João Melo | homem de 44 anos é morto a tiros de revólver em via pública de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

As Ocorrências Policiais desta quarta-feira (24) chegam com o decano da Radiofonia Conquistense, João Oliveira Melo. Acidentes de trânsito e outros fatos, como a morte de um homem de 44 anos, conhecido como Paulinho, estão entre os destaques que foram ao ar no Jornal 107 da Rádio Brasil FM e são reproduzidos aqui no BLOG DO ANDERSON.

BLOG Entrevista | Rodrigo atualiza boletim de saúde de Michel Hagge e agradece as manifestações solidárias

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O ex-deputado e ex-prefeito de Itapetinga, Michel José Hagge Filho, de 97 anos, permanece internado no Hospital Samur, em Vitória da Conquista. Um dos maiores líderes políticos do Centro Sul Baiano, Michel Hagge segue entubado na Unidade de Terapia Intensiva. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON, o ex-prefeito Rodrigo Hagge Costa atualizou o quadro de saúde do avô e destacou o apoio recebido.

 “A comunidade tem se juntado em oração pela saúde do meu avô. A gente só tem a agradecer a toda comunidade de Itapetinga e região pelo carinho que tem por ele. Temos nos emocionado verdadeiramente com as manifestações”, afirmou Rodrigo Hagge, que esteve ao lado do prefeito Eduardo Jorge Almeida Hagge, ambos do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ainda não há previsão de alta hospitalar.

Boletim de Saúde | ex-deputado e ex-prefeito de Itapetinga segue internado em Vitória da Conquista

 

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Segue internado no Hospital Samur, em Vitória da Conquista, o ex-deputado e ex-prefeito de Itapetinga, Michel José Hagge Filho. Aos 97 anos, um dos maiores líderes políticos do Centro Sul Baiano enfrenta complicações de saúde e permanece entubado na Unidade de Terapia Intensiva.  Na manhã desta quarta-feira (24), diversas lideranças estiveram no hospital, entre elas o prefeito Eduardo Jorge Almeida Hagge e o ex-prefeito Rodrigo Hagge Costa.

“A comunidade tem se juntado em oração pela saúde do meu avô. A gente só tem a agradecer a toda comunidade de Itapetinga e região pelo carinho que tem por ele. Temos nos emocionado verdadeiramente com as manifestações”, declarou Rodrigo Hagge ao BLOG DO ANDERSON. Ainda não há previsão de alta hospitalar.

Guia de Oportunidades | 24 de Setembro com muitas vagas para quem quer trabalho em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Sistema Nacional de Emprego da Bahia (SineBahia) divulgou as vagas disponíveis em Vitória da Conquista. No Guia de Oportunidades, que o BLOG DO ANDERSON apresenta nesta terça-feira (23) em parceria com a Rádio Clube de Conquista, há chances em diferentes setores. Os interessados devem comparecer à unidade central do SineBahia, localizada no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Centro, ou no SAC do Boulevard Shopping. Confira todas as Oportunidades.

Violência na Vila América | homem de 44 anos é morto na porta de casa em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A tranquilidade da Vila América, no bairro Boa Vista, em Vitória da Conquista, terminou na tarde desta terça-feira (23). Na Rua Carlos Marighela, um homem de 44 anos sofreu um atentado a tiros de revólver. Socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ele não resistiu e morreu na calçada. Equipes da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar realizaram rondas, mas nenhum suspeito acabou localizado. O corpo de Paulo Pereira da Silva seguiu para o Instituto Médico Legal após remoção pelo Departamento de Polícia Técnica, onde passa por necropsia antes da liberação para o funeral previsto para quarta-feira (24). As investigações estão a cargo da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | Reginaldo Pereira anuncia pré-candidatura à Reitoria da UESB

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O professor Luiz Otávio de Magalhães, que cumpre o segundo mandato de reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) até junho do próximo ano, e surge o primeiro nome que integra o seu grupo na sucessão. Trata-se de Reginaldo Santos Pereira, de 49 anos, atual pró-reitor de Graduação. No último domingo (21), na Feirinha do Bairro Brasil, em Vitória da Conquista, o professor Reginaldo comentou sobre o processo.

“Nós temos aí 2026 como marco da sucessão eleitoral na Universidade Estadual do Sudoeste e do Oeste da Bahia e o nosso grupo gestor, coordenado pelo professor Luiz Otávio de Magalhães, já iniciou os debates, já tem uma discussão importante apresentando a nossa candidatura à reitoria da Universidade, é uma pré-candidatura. Estamos nesse movimento agora de construção do Plano de Gestão ouvindo a comunidade, ouvindo nossos docentes, técnicos administrativos, estudantes e esse movimento ele vai nos permitir, no diálogo e escuta, organizar um Plano de Trabalho que no próximo ciclo ele potencializa a importância dessa Universidade no desenvolvimento regional, no desenvolvimento educacional, na formação técnica, científica, política, cultural, ética e estética e todos aqueles, especialmente os estudantes que ingressam na nossa instituição, e são egressos, contribuem para o desenvolvimento das nossas cidades, Itapetinga Jequié e por onde eles passam”, comentou.

No final, ele fez um breve resumo de sua carreira acadêmica de contribuição para a UESB: “Eu sou Reginaldo Santos Pereira, professor do curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem e também do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB, o PPGE-UESB, mestrado e doutorado e atualmente exercendo a função de pró-reitor de graduação da Universidade Estadual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia”.

Resgate de Urgência | batida entre caminhonete e moto deixa casal ferido em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Uma colisão envolvendo uma Toyota Hilux e uma Honda CG deixou duas pessoas feridas em Vitória da Conquista.

O acidente aconteceu no fim da manhã desta terça-feira (23), no cruzamento do Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos com o acesso à Avenida Juracy Magalhães, trecho que liga os bairros Felícia e Boa Vista.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizaram o resgate, enquanto a Polícia Rodoviária Federal registrou a ocorrência. O casal seguiu para o Hospital Geral de Vitória da Conquista.

Mercado Municipal da Feirinha do Bairro Brasil | bomba de água passa por reparos em Vitoria ad Conquista

 

Foto: BLOG DO ANDERSON

A bomba de água que fornece abastecimento ao Mercado Municipal da Feirinha do Bairro Brasil, Zona Oeste de Vitória da Conquista, passa por reparos na manhã desta terça-feira (23). Logo cedo, o BLOG DO ANDERSON registrou técnicos realizando manutenção. Na semana passada, comerciantes e frequentadores reclamaram da escassez do líquido, que afetou inclusive restaurantes da região. Durante a paralisação, os tanques foram supridos por carros-pipa.

Acidente de trânsito | batida envolve carro e motocicleta na Zona Oeste de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um grave acidente envolvendo uma motocicleta e um carro de passeio ocorreu no acesso à Avenida Ilhéus pela Avenida Brumado, próximo ao Centro Glauber Rocha, na Zona Oeste de Vitória da Conquista. O impacto chamou a atenção de quem passava pelo local por volta das 20h15 da segunda-feira (22). O estado de saúde das vítimas e as causas da ocorrência foram registrados pela Guarda Civil Municipal e pelo Sistema Municipal de Trânsito.

Estação das Flores | Vitória da Conquista tem início de Primavera com manhã fria e variações de temperatura

Foto: BLOG DO ANDERSON

A primeira terça-feira (23) da Primavera começou fria em Vitória da Conquista. Logo às 7 horas, os termômetros marcavam 17 °C, reflexo do clima típico da estação da Joia do Sudoeste Baiano. Para os próximos dois dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê mínima de 16 °C e máxima de 28 °C para quarta-feira (24) e mínima de 16 °C e máxima de 26 °C para quinta-feira (25), mantendo o frio nas manhãs e noites e elevação gradual durante a tarde. Segundo dados do Instituto, esta Primavera será marcada por variações climáticas mais acentuadas, alternando períodos de calor intenso com frentes frias ocasionais.

Desaque na Cidade | VCA Construtora leva ativações ao Conquista Moto Rock e reforça conexão com o público

Fotos: Reproduçao | VCA

Após marcar presença no Festival de Inverno Bahia, a VCA Construtora participou do Conquista Moto Rock, realizado de 18 a 21 de setembro, no Boulevard Shopping Vitória da Conquista. A iniciativa integrou a sequência de ações do Universo VCA, que vem promovendo experiências em grandes eventos da Joia do Sertão Baiano. Com o mote “viva o que move você”, a empresa montou um stand temático com ativações interativas, ambientes instagramáveis, distribuição de brindes e outras atrações voltadas ao público.

Na Rancho Pamonha do Marçal, tradicional ponto de encontro dos motociclistas, a VCA marcou presença em dois momentos: no domingo (13), antes da abertura oficial, oferecendo atividades e brindes dos parceiros FINI, CIMED e NATURE, e no sábado (20), em plena programação do festival, reforçando a proximidade com os visitantes.

 Uma das novidades foi a participação do artista conquistense Taigo, que personalizou capacetes com arte autoral, criando uma experiência inédita e exclusiva para o evento. Segundo o CEO da VCA Construtora, Jardel Couto Cardozo, a proposta foi ampliar o relacionamento com diferentes perfis de público. “Depois de uma experiência no FIB, quisemos levar a mesma energia para o Moto Rock, em um stand cheio de atitude, como pede esse evento”, destacou.

Feirinha do Bairro Brasil | pancadaria provoca correria e deixa homem ferido em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma pancadaria provocou correria na Feirinha do Bairro Brasil, Zona Oeste de Vitória da Conquista, na tarde deste domingo (21). O motivo da briga não está esclarecido, mas as cenas chamaram a atenção de comerciantes e frequentadores. Durante a confusão, um dos envolvidos sofreu graves agressões e ficou com o rosto ensanguentado, sendo amparado por pessoas que estavam no local. O tumulto gerou apreensão, levando muitos a se afastarem para evitar maiores riscos. Até o momento, não há informações se a vítima recebeu atendimento médico imediato nem se a 78ª Companhia Independente Polícia Militar ou Guarda Civil Municipal foram acionadas para registrar a ocorrência.

Arrombamento no Bar 100% Flamengo | criminosos levam televisão, bebidas, som e cigarros em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A onda de arrombamentos não para em Vitória da Conquista. O alvo dessa vez foi na Avenida Ceará, bairro Brasil, onde bandidos invadiram o Bar 100% Flamengo na madrugada de sexta-feira (19). De acordo com o empreendedor, Uelton Santos Lima, os criminosos levaram uma televisão Smart LG de 55 polegadas, um som Gradiente, R$ 1,5 mil em dinheiro, além de bebidas e cigarros. A 78ª Companhia Independente de Polícia Militar registrou a ocorrência, que deve ser investigada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior.

Destaque Político | Fabrício Falcão participa das Conferências Municipais do PCdoB reforçando a democracia

Fotos: Reprodução | PCdoB

O deputado estadual Jean Fabrício Falcão participou, ao longo desta semana, das Conferências Municipais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Poções, Caetanos e Vitória da Conquista. Os encontros reuniram militantes, lideranças políticas, vereadores e a população em geral, criando um espaço de diálogo, debate e construção coletiva sobre o projeto político para o fortalecimento da democracia. Fabrício Falcão destacou a relevância das conferências como momentos fundamentais para ouvir a base, aproximar o partido da sociedade e reafirmar compromissos com as pautas populares. “As conferências são espaços de fortalecimento político, de construção coletiva e de reafirmação do nosso compromisso com a democracia e com os anseios do povo baiano”, afirmou o deputado.

Também participaram dos encontros os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida, além de vereadores e lideranças regionais, reforçando a importância do trabalho conjunto entre diferentes esferas do mandato parlamentar. Para Glauber Rocha Gomes, presidente do PCdoB em Vitória da Conquista, a conferência representa uma oportunidade essencial para fortalecer a democracia e renovar compromissos com as demandas da população. “A conferência é um instrumento fundamental para ouvir a base, trocar experiências e traçar estratégias que contribuam para o desenvolvimento do município e a defesa dos direitos do nosso povo”, declarou. As Conferências Municipais do PCdoB funcionam como etapas preparatórias para os encontros estadual e nacional, onde são debatidas estratégias e diretrizes para o futuro do partido, sempre pautadas pelo diálogo, participação popular e defesa da democracia.