Informativo de Mandato | Paulo Magalhães aprova atualizaçãopara Técnicos e Tecnólogos em Radiologia

Foto: Bruno Spada | Câmara dos Deputados

O deputado federal Paulo Sérgio Paranhos de Magalhães (PSD-BA) garantiu a aprovação do Projeto de Lei 3.661/2012 na última terça-feira (5), medida que moderniza as normas para os profissionais da Radiologia no Brasil. A proposta atualiza a regulamentação de quem opera equipamentos fundamentais como raios X, tomografias, ressonâncias magnéticas, radioterapia e medicina nuclear. Com uma história de mais de um século, a categoria evoluiu de operadores de máquinas para técnicos regulamentados em 1985 e, agora, alcança o reconhecimento em nível superior como Tecnólogos em Radiologia.  Atualmente, o país conta com aproximadamente 100 mil técnicos e mais de 30 mil tecnólogos atuando em clínicas e hospitais. A nova legislação acompanha os avanços tecnológicos da medicina, garantindo segurança jurídica e valorização para os especialistas responsáveis por diagnósticos e tratamentos essenciais. Com essa mudança, o setor ganha um marco legal condizente com a complexidade das funções exercidas, fortalecendo a estrutura de saúde e o atendimento prestado ao público.

Rádio UP | “Buzão da UP” faz história com transmissão ao vivo na Festa da Bandeira em Barra do Choça

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Buzão da UP consolidou um marco importante em sua trajetória ao realizar a primeira transmissão ao vivo fora de Vitória da Conquista. Durante o último final de semana (14 e 15), a unidade móvel da Rádio UP marcou presença na tradicional Festa da Bandeira, em Barra do Choça, onde diversas personalidades da política e da sociedade regional foram entrevistadas por Edson Maciel Júnior. Em um bate-papo descontraído no quadro Almoço com as Estrelas, direto do Oxente Food Brasil, o prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha Dias, do Progressistas, celebrou a cobertura e destacou a importância do evento para a cultura.

“Temos uma programação de muita empolgação com a presença de Calcinha Preta, Michael Santos e artistas da terra. No domingo, a tradição seguiu com Toca do Vale representando as cavalgadas e vaquejadas”, pontuou o gestor ao BLOG DO ANDERSON. A cobertura especial acompanhou de perto o desfile dos vaqueiros, que saiu da fazenda, passando pela Igreja para a tradicional benção antes das festividades em Praça Pública. A iniciativa da Rádio UP, sob o comando de Deusdete Dias Filho, reforça o compromisso da emissora em estar onde o povo está, levando informação e entretenimento com segurança e clima familiar para toda o Centro Sul Baiano e Norte de Minas Gerais.

Rádio UP | Almoço com as Estrelas reúne personalidades com muita música em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Almoço com as Estrelas, quadro de sucesso do programa UP Notícias, na Rádio UP, tem movimentado as opiniões e atraído diversas personalidades de Vitória da Conquista e de todo o Centro-Sul Baiano. Comandado pelo radialista Deusdete Dias Filho, o programa une informação de credibilidade, entretenimento e momentos de descontração, consolidando-se como um ponto de encontro para o debate político e social.

Na última sexta-feira (13), o BLOG DO ANDERSON esteve presente registrando os principais momentos da transmissão direto do Oxente Food Brasil. Sob a batuta de Deusdete, o evento reuniu convidados ilustres em uma tarde marcada por boa música e networking. Confira as fotos exclusivas aqui no Site e os melhores momentos registrados ao vivo no nosso Instagram.

Cobertura ao Vivo | Rádio Bandeirantes e Blog do Anderson registram apelos por Rosânia em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Rádio Bandeirantes acompanhou de perto as manifestações e o drama das buscas por Rosânia Silva Borges, de 47 anos. A moradora desapareceu após a forte enxurrada que atingiu Vitória da Conquista na tarde desta segunda-feira (9). O BLOG DO ANDERSON transmitiu ao vivo, via Instagram, detalhes da mobilização de amigos e familiares que narram os momentos de angústia desde o incidente na Avenida Caracas, no bairro Jurema.

A cobertura conjunta destaca o sentimento de urgência da comunidade da Vila América, que clama por respostas e celeridade nas operações de resgate. Durante a transmissão em tempo real, relatos emocionados reforçaram o perfil de Rosânia como uma figura querida e batalhadora. O caso, que já alcançou repercussão em emissoras nacionais, mobiliza agora todo o Centro Sul Bainao na expectativa por notícias.

As equipes do 7º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) planejam o reinício dos trabalhos nas primeiras horas desta terça-feira (10). Enquanto isso, o monitoramento jornalístico permanece intenso, registrando cada desdobramento e o apoio de voluntários que se somam aos esforços para localizar a passageira levada pelas águas em direção ao Rio Verruga.

Rádio Itinerante | Buzão da UP inicia jornada de entrevistas por todos os cantos de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Centro-Sul Baiano agora conta com o Buzão da UP, um micro-ônibus equipado com estúdio de rádio itinerante que leva a programação da emissora para todos os cantos de Vitória da Conquista. Na manhã desta quarta-feira (25), o BLOG DO ANDERSON registrou a unidade móvel no estacionamento do Boulevard Shopping Vitória da Conquista, ponto de partida para uma jornada de entrevistas pela “Joia do Sertão Baiano”. O veículo inédito representa um avanço na comunicação regional, permitindo maior proximidade com o público e agilidade na cobertura dos fatos locais.

Plantão Policial da Rádio Brasil | tragédia com morte na BR-116, confrontos e prisões em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Plantão Policial do programa Conquista Agora, apresentado por Léo Santos na Rádio Brasil nesta quarta-feira (25), destacou uma tragédia na BR-116 envolvendo o jovem Jonatan Marinho, natural de Planalto. Ele conduzia uma carreta que derrapou e colidiu com outro veículo de carga no trecho de Teófilo Otoni. O corpo será transladado para Vitória da Conquista pela Pax Monte Sião. Outro fato de repercussão foi a morte de Fabrício Santos Fernandes, de 20 anos, morador do bairro Guarani, em um confronto com a CIPE Cacaueira no Sul da Bahia. Ele estava com uma quadrilha em Ilhéus durante uma mega operação que resultou na morte de cinco suspeitos. Em Vitória da Conquista e região, a polícia realizou importantes prisões, como a do indivíduo conhecido como “Boca de Palitó”, detido nas imediações da Avenida Crescêncio Silveira com drogas e uma bicicleta roubada. A Guarda Municipal também recuperou uma Honda Biz roubada, enquanto em Boa Nova, a equipe do delegado Marcos Vinícius prendeu um homem que matou um cachorro a facadas e ameaçou familiares e agentes de segurança. O suspeito foi encaminhado à delegacia e seguirá para o sistema prisional após o surto de violência e crueldade animal.

Ocorrências Policiais da Rádio Brasil | servidor da Prefeitura de Vitória da Conquista é encontrado morto

Foto: BLOG DO ANDERSON

As Ocorrências da Rádio Brasil desta quinta-feira (8) trazem tudo o que aconteceu nas últimas 24 horas. Entre os fatos está o caso de um servidor da Prefeitura de Vitória da Conquista encontrado sem vida dentro de casa no Felícia. Na reportagem de Léo Santos que o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra, destaca outros fatos do Centro Sul Baiano.

Saúde Pública | Hospital Geral de Vitória da Conquista ganha Radioterapia e receberá mais R$ 84 milhões

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) ganhou um novo serviço de Radioterapia. A inauguração aconteceu nesta sexta-feira (28) pelo governador Jerônimo Rodrigues, a secretária Saúde, Roberta Santana, e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que também autorizaram obras de ampliação e qualificação da Rede Regional de Saúde.  A Radioterapia do HGVC recebeu investimento federal de R$ 15,3 milhões e passa a permitir a realização de cerca de 18 mil sessões por ano, além de mais de 9 mil consultas anuais. A unidade passa a ser referência para pacientes de Vitória da Conquista, Itapetinga e Brumado, com agendamento feito pelo Sistema de Regulação Ambulatorial do Governo do Estado da Bahia. “Um investimento de R$ 15 milhões numa unidade que pode prolongar a vida ou curar muita gente. Nós queremos que cada pessoa, em cada canto das regiões desse estado, saiba que o trato e o cuidado vão ser feitos”, destaca o governador Jerônimo Rodrigues.

 Com a entrada em funcionamento do serviço, o Centro Sul Baiano reduz a dependência de unidades localizadas em Salvador e em outros polos, encurta o tempo entre diagnóstico e início do tratamento e diminui o deslocamento de pacientes e acompanhantes.   “Esse tipo de equipamento não existia no interior da Bahia. Hoje, nós temos orgulho de dizer que todas as regiões do Estado têm tratamento cardíaco, hemodinâmica, tratamento oncológico, cirurgia cerebral. Atualmente, a Bahia tem 56 hospitais próprios para atender essa demanda, evidente que isso requer um investimento gigantesco”, considerou o ministro Rui Costa. A secretária Roberta Santana lembra que o câncer faz parte da política de centralização e interiorização da alta complexidade na Bahia. “Essa radioterapia muda o cenário do tratamento oncológico, porque permite que tudo seja feito aqui, completando o ciclo assistencial de um paciente. O que a gente faz é aproximar a população do tratamento, descentralizando e regionalizando o cuidado, fortalecendo e qualificando cada vez mais a rede assistencial do Estado”, conclui.   Jerônimo Rodrigues autorizou a licitação para a reforma e ampliação do HGVC. O projeto contempla uma nova emergência, onze salas cirúrgicas, incluindo sala de hemodinâmica, e 40 novos leitos de UTI.

O valor da obra é estimado em R$ 84,36 milhões. Também foi autorizado o projeto de reforma e ampliação do Núcleo Regional de Saúde, com investimento previsto de R$ 8 milhões. Foi dada, ainda, permissão para que a Secretaria da Saúde da Bahia (SESAB) ceda equipamentos para a Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista.  O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, reconheceu o avanço da Bahia na área. “O que foi feito na Bahia nesses 18 anos é algo espetacular. Esse é o diagnóstico do Ministério da Saúde, de alguém que compreende esse processo”. Mozart lembrou a criação do Hospital de Cuidados Paliativos, o Hospital Ortopédico, a unidade entregue em Lauro de Freitas, as policlínicas. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, os deputados Waldenor Alves Pereira Filho, José Raimundo Fontes, Jorge Sola e Paulo Magalhães também participaram do ano que  movimentou a Joia do Sertão Baiano.

Rádio UP | em parceria com Zé Raimundo, Waldenor destinou R$ 52 milhões para Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho, do Partido dos Trabalhadores (PT), participou do Almoço com as Estrelas do programa UP Notícias, na sexta-feira, 7 de novembro, direto do Oxente Food Brasil, para detalhar suas ações. Juntamente com o deputado estadual José Raimundo Fontes, Waldenor esclareceu que, neste último mandato, destinou aproximadamente R$ 52 milhões para a Joia do Sertão Baiano.

Os recursos tiveram aplicação em áreas estratégicas: mais de R$ 12 milhões para a Saúde, R$ 8,6 milhões para a Educação Superior [UFBA, IFBA e a UESB] incluindo R$ 1,3 milhão para um supercomputador de inteligência artificial, R$ 13,7 milhões para infraestrutura urbana, que inclui a construção e requalificação de 11 praças em bairros e distritos, e R$ 2 milhões para a limpeza e abertura de 1.000 aguadas na Zona Rural. O parlamentar enfatizou que o papel do deputado vai além da destinação de emendas, focando na aprovação de leis que beneficiem o povo brasileiro.

Ele admitiu a necessidade de melhorar a comunicação do mandato para que as informações sobre os investimentos cheguem à comunidade, rebatendo críticas de que teria “pulverizado” os recursos. Waldenor Pereira destacou ainda que destinou cerca de R$ 2,9 milhões para eventos culturais, como a Feira Literária de Conquista e o Núcleo Territorial Neojibá, reafirmando a importância de apoiar a cultura para a formação humanística e cultural da juventude conquistense.

Entrevista à Rádio Clube de Conquista | Polo Têxtil será construído gerando 6 mil empregos em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Polo Têxtil, que contou com um volumoso investimento do Governo Municipal de Vitória da Conquista na elaboração do estudo, estava praticamente no esquecimento. No entanto, cabe ao vereador Williams Muniz dos Santos, conhecido como Subtenente Muniz, do Partido Democrático Trabalhista, trazer boas notícias, divulgadas no Sudoeste Agora, via Rádio Clube de Conquista, e reproduzidas pelo BLOG DO ANDERSON nesta segunda-feira (3). O vereador confirmou que o projeto será implantado no Distrito do Pradoso, em terras cedidas por empresários às margens da BA-262 e envolve parcerias com o Ministério do Trabalho, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O primeiro passo será dado com o oferecimento de cursos profissionalizantes a partir do mês de novembro, na Escola Municipal José Rodrigues do Prado. Os cursos terão 120 vagas iniciais, oferecidas no período noturno, e garantirão a conclusão do estudo, Ensino Médio ou Primeiro Grau, para jovens de 18 anos que não o concluíram. Além disso, os participantes receberão uma bolsa paga pelo Governo para estudar e se qualificar para o trabalho. Muniz reforçou o grande impacto econômico e social do Polo Textil, que deve gerar “aproximadamente 6.000 empregos diretos”. Os empreendedores doaram o terreno para a construção de uma creche e uma quadra poliesportiva no Pradoso. A reportagem completa traz todos os detalhes.

Entrevista à Rádio Clube de Conquista | Jerônimo fala sobre Saúde com prazo para inaugurar a Barragem do Catolé

Foto: BLOG DO ANDERSON

O governador Jerônimo Rodrigues Souza cumpriu agenda em Barra do Choça na quinta-feira (23) e, em entrevista ao Sudoeste Agora, na Rádio Clube de Conquista, gravado e reproduzido pelo BLOG DO ANDERSON, comentou sobre os trabalhos e novidades. O governador destacou a importância das cadeias produtivas e afirmou sobre o prazo da Barragem do Rio Catolé: “eu espero que até o ano que vem, meados do ano que vem, até o segundo semestre, a gente possa entregar a barragem”. Jerônimo Rodrigues abordou o apoio solicitado pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade para a ampliação do Hospital Municipal Esaú Matos, reforçando o interesse em construir novos equipamentos de saúde. O governador enfatizou a cooperação de três esferas de governo para o tema: “Olhe, a conversa que nós tivemos lá, ela levou a secretaria de Saúde, eu estava com a minha secretária, eles ficaram de construir esse ambiente. É interesse meu, tem um total interesse, presidente Lula com PAC da mesma forma também, espero que a gente possa três mãos, Governo Federal, Governo do Estado, o Governo Municipal, construir os ambientes e os equipamentos de saúde que Conquista merece, fortalecendo assim a atenção básica.” O governador confirmou que deve retornar a Vitória da Conquista em breve para um pacote de inaugurações e anúncios: “É possível que a gente possa vir no início do mês de novembro para a gente poder fazer entregas, anúncios, entregas importantes. Por exemplo, a Estrada de Bate-Pé. Temos escolas novas sendo para serem entregues. Nós fizemos uma agenda com o setor empresarial em 2022, depois do dia eleitoral vir em 23, já entregamos coisas daquela lista e a expectativa nossa que a gente pode vir trazer um pacote de obras que Conquista merece.” Ele lamentou o “azar” com a empresa que executa a obra da Estrada da Barra do Choça e a Avenida Presidente Getúlio Vargas, mas assegurou a parceria com o Município de Vitória da Conquista para a sinalização.

Entrevista à Rádio Clube de Conquista | Sheila comenta êxito de seu projeto político em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, concedeu entrevista ao programa Sudoeste Agora, na Rádio Clube de Conquista, nesta quinta-feira (9), confore o BLOG DO ANDERSON reproduz na íntegra, onde detalhou os avanços de sua gestão e os grandes desafios de Vitória da Conquista. Ela avaliou o êxito de seu projeto político, destacando a vitória eleitoral no primeiro turno: “Nosso projeto teve reeleição em quase 60% do voto. Primeira vez que [se] ganha uma eleição no primeiro turno, depois do advento do segundo turno no nosso município. Então, com uma grande aprovação da população de Vitória da Conquista.” O Governo Municipal executou o “maior programa de obras que essa Cidade já viu com o financiamento de R$ 160 milhões junto à Caixa Econômica Federal através do acelera conquista”. Ela enfatizou a prioridade na drenagem para evitar enchentes, afirmando que “nós precisamos pensar também na drenagem, o que nós fizemos no Panorama, no Bateias, no Cidade Modelo, para depois colocar a pavimentação”. Sobre novos investimentos, a prefeita informou que desistiu de um financiamento internacional e busca um novo empréstimo nacional, com projeto de lei já pronto para envio à Câmara Municipal de Vitória da Conquista.

A área da Saúde é vista pela prefeita como um problema nacional, de financiamento e regulação. Ela declarou que “é uma questão que precisa ser repensada, não a nível municipal, e sim a nível nacional. Todas as cidades estão com problemas na saúde, no atendimento à saúde da população”. A gestora afirmou que a tabela do SUS está congelada e que “é impossível se fazer saúde com essa forma de financiamento que tem hoje”. A prefeita mencionou o Hospital Esaú Matos, que recebe partos de alta complexidade do Norte de Minas, explicando que o valor liberado pelo governador Jerônimo, após diálogo, “impediu que o Isaú Matos fechasse”. Na Educação, a prefeita celebrou a entrega da “escola de número 95, [a] 95ª escola reformada em Vitória da Conquista”, e destacou o fim das escolas multisseriadas. Finalizando, ela esclareceu a complexidade das alterações de linha do Transporte Público, dizendo que “o transporte público não é nada simples. É não é uma linha, é uma teia, né? Quando você muda uma linha, você muda o horário de praticamente todas outras que dependem daquela”, e apontou o desafio de atender os 330 povoados da Zona Rural.

Plantão Policial na Rádio Brasil | acidente com morte de jovem e maconha apreendida em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Plantão Policial do Conquista Agora, na Rádio Brasil, veiculado nesta segunda-feira, (6), trouxe notícias de impacto, conforme resumo do BLOG DO ANDERSON. O destaque mais lamentável é  a morte da jovem Júlia Dutra em um grave acidente na Estrada para Barra do Choça, em frente ao Terras Alphaville II, Zona Leste Conquistense. O sinistro, que envolveu a moto que a vítima era passageira, outro veículo e uma caçamba, evidenciou as preocupações com a alta velocidade e a falta de redutores e sinalização. Em contraponto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou uma grande vitória ao interceptar uma carga recorde de cerca de 1,7 tonelada de maconha na BR-116. A droga seguia de Curitiba para a Paraíba, mas teve o transporte interrompido em Vitória da Conquista. O Plantão também registrou outras ocorrências, como a prisão de um indivíduo por posse de drogas no Bairro Brasil e um assalto a moto na Pedra Branca, onde a comunidade solicita reforço policial.

Novidade na Cidade | Vitória da Conquista ganha nova emissora de rádio: Conquista 92.5 FM

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Joia do Sertão Baiano passa a contar com uma nova emissora de rádio. Trata-se da Conquista 92.5 FM, instalada na Avenida Íris Silveira, no bairro Candeias, com fácil acesso pela Avenida Olívia Flores. O empreendimento é do empresário João César Nogueira Guimarães e marca um novo momento na Comunicação Conquistense. A solenidade de inauguração conta com a presença do ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo do Estado da Bahia nas Eleições 2026, ACM Neto.

Destaque Político | Projeto de Lei propõe incluir músicas de artistas locais nas rádios de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Está em tramitação na Câmara Municipal de Vitória da Conquista uma proposta apresentada pelo vereador Luciano Gomes Lisboa, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que determina a obrigatoriedade da veiculação de composições de músicos regionais e locais nas emissoras sonoras, conforme reportagem reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON nesta sexta-feira (18). Segundo o texto, as estações deverão reservar no mínimo 10% da programação musical diária para canções criadas ou interpretadas por artistas que nasceram ou residem na Joia do Sertão Baiano. A reprodução deve ocorrer de forma distribuída durante os turnos matutino, vespertino e noturno. O projeto ainda exige que as rádios enviem relatórios mensais à Secretaria Municipal de Cultura, contendo a relação das faixas tocadas, seus horários e a identificação dos intérpretes. Caso não cumpram essas regras, as emissoras estarão sujeitas a advertências ou multas, com os valores destinados ao Fundo Municipal de Cultura. Além de proporcionar maior exposição à produção artística local, a iniciativa pretende fortalecer a economia criativa, valorizar a cultura regional e ampliar o alcance dos músicos junto ao público. A proposta também presta homenagem ao cantor e compositor Evandro Correia, referência importante da Música Popular Baiana e da Cultura Conquistense.

Imbróglio Político | Diogo relata perseguições no União Brasil e avalia processo contra mandato em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O vereador Diogo Gomes de Azevedo Feitosa, Partido da Social Democracia Brasileira, parlamentar mais votado nas Eleições 2024, detalhou os bastidores de sua desfiliação do União Brasil e comentou os desdobramentos jurídicos da mudança partidária. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o edil manifestou tranquilidade em relação à ação que tramita na Justiça Eleitoral sob o pedido de cassação de sua cadeira na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, justificando que a transição ocorreu devido à escassez de espaço e episódios de perseguição política dentro do União Brasil, liderado na esfera municipal pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade.  Ao projetar o cenário para o pleito das Eleições 2026, o tucano confirmou alinhamento estratégico com o grupo liderado por Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto. Segundo o legislador, o foco das articulações reside na construção de uma proposta de abrangência estadual.  “A preocupação é com o coletivo e com a mudança da realidade que a Bahia enfrenta”, pontuou. No âmbito da atividade parlamentar na Joia do Sertão Baiano, Diogo Gomes de Azevedo Feitosa destacou a aprovação de matérias voltadas à assistência estudantil e ao combate às vulnerabilidades sociais no ensino público. Entre as iniciativas, apontou o projeto que assegura fardamento escolar completo para os alunos da rede municipal e a proposta que garante a continuidade da alimentação durante o período de férias para estudantes carentes, visando reduzir as desigualdades locais. Ao encerramento, defendeu a ampliação do canal de diálogo entre as secretarias e o Legislativo para dar celeridade às demandas dos conquistenses.

Investigação Policial | jovem desaparecido após suposto encontro com namorada é encontrado morto

Foto: BLOG DO ANDERSON

Um jovem que estava desaparecido em circunstâncias misteriosas acabou localizado sem vida no Centro-Sul Baiano. O caso, detalhado pelo programa Sudoeste Agora, da Rádio Clube de Conquista, teve repercussão no BLOG DO ANDERSON neste domingo (21), confirmando o desfecho trágico das buscas. De acordo com as informações preliminares, a vítima havia saído de casa com o objetivo de se encontrar com a namorada, mas não retornou e perdeu o contato com os familiares.O corpo passou por exames de necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista para a identificação formal e determinação da causa da morte. As investigações sobre o ocorrido seguem sob a responsabilidade da Delegacia Territorial da Polícia Civil de Cândido Sales, que busca esclarecer a cronologia dos fatos.

Destaque Nacional | Gestare Medicina Reprodutiva inaugura laboratório de alta complexidade em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Consolidada como polo regional de saúde, Vitória da Conquista recebeu um importante investimento tecnológico na área médica. A Gestare Medicina Reprodutiva inaugurou suas modernas instalações na noite de quinta-feira (18), em evento que contou com cobertura especial do BLOG DO ANDERSON e reportagem da Rádio Clube de Conquista. O grande diferencial da expansão baseia-se em uma cooperação com o FertGroup Medicina Reprodutiva, considerado o maior grupo do segmento na América do Sul, trazendo uma infraestrutura laboratorial de ponta. A instituição passa a oferecer tratamentos complexos de fertilização in vitro, preenchendo uma lacuna que antes obrigava pacientes do Centro-Sul Baiano a migrarem para grandes metropoles.

Segundo a administradora da clínica, Atilene Bastos dos Santos Côrtes, o avanço democratiza o acesso aos procedimentos. “Hoje a gente tem um laboratório completo e a equipe médica de São Paulo que vai vir aqui atender na Gestare. Os pacientes da cidade e da região iam para São Paulo para poder fazer tratamento de fertilização in vitro. Hoje o sonho do bebê em casa tá mais próximo de todo mundo. A reprodução humana veio para facilitar ainda mais a vida das mulheres, que podem congelar seus óvulos e adiar o sonho da maternidade. As pessoas não vão precisar mais sair da Bahia, sair do estado ou de Conquista para fazer um tratamento completo”, detalhou a gestora. Para o médico e coadministrador da instituição, Davi Cortes dos Anjos, a entrega do espaço laboratorial coroa um planejamento focado em medicina de precisão. “Essa é a construção e a concretização de um sonho que foi gestado há alguns anos. Hoje a gente concretiza trazendo para Conquista um serviço de excelência em reprodução assistida.

Acho que isso é um marco para a saúde em Conquista, que tem essa capacidade de ser um polo atrator de investimento e de pensamento vanguardista”, avaliou o profissional. O ato inaugural reuniu expressivo contingente da classe médica e representantes do Executivo Municipal. Presente na solenidade, a secretária de Relações Institucionais, Kalilly Lemos Santos da Rocha, destacou o impacto do empreendimento. “Isso é muito importante, os munícipes de Vitória da Conquista e de toda a Região Sudoeste hoje não precisam ir mais para a Capital, já conseguem fazer aqui com qualidade. Isso mostra o quanto Conquista é pujante na questão de saúde, mostra o desenvolvimento da nossa cidade e o quanto ela é exemplo para a Bahia e para o Brasil”, concluiu.

PESAR | Sidicato manifesta pesar pelo falecimento do ex-taxista Enoc Chaves Cardoso em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução | Instagam

O Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos de Vitória da Conquista (SINCAVIR) emitiu uma nota de pesar lamentando o passamento precoce de Enoc Chaves Cardoso. Personalidade muito querida e respeitada na categoria, ele atuou como taxista no Ponto 19 e exerceu o cargo de presidente da cooperativa Rádio Táxi, deixando um legado de liderança e companheirismo na Joia do Sertão Baiano. A partida de Enoc gerou grande comoção entre familiares, amigos e antigos colegas de profissão, que renderam diversas homenagens à sua trajetória. Os atos fúnebres e o sepultamento ocorreram nesta quarta-feira (17). Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Mobilidade Urbana | Ivan cobra concurso para o SIMTRANS e alerta para mortes no trânsito em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro da Silva Filho, do Partido Liberal, usou a tribuna da Casa Legislativa para defender, em caráter de urgência, a realização de concurso público para o Sistema Municipal de Trânsito (SIMTRANS). Em pronunciamento reproduzido no programa Sudoeste Agora, da Rádio Clube de Conquista, e acompanhado pelo BLOG DO ANDERSON, o parlamentar justificou a necessidade de ampliação do efetivo citando o recente falecimento do servidor municipal Ivanildo de Jesus Souza, de 46 anos, que não resistiu aos ferimentos após um grave acidente de motocicleta na Avenida Frei Benjamin. Para o chefe do Legislativo Conquistense, o contingente atual de agentes encontra-se severamente defasado diante do crescimento da frota urbana. “Discutimos a situação caótica em que se encontra o trânsito de nossa cidade. Infelizmente, as ruas e avenidas do nosso município viraram palco de tragédia e nós não podemos aceitar isso com normalidade. Por isso que temos defendido com urgência a realização de um concurso público para agentes de trânsito. Conquista, para o tamanho do município, precisaria ter no mínimo o triplo do número de agentes”, pontuou o parlamentar.  Ivan Cordeiro Filho enfatizou que o enfrentamento aos índices de acidentes fatais na Joia do Sertão Baiano exige a combinação de fiscalização ostensiva e conscientização continuada, cobrando uma postura mais enérgica da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB). O vereador concluiu conclamando a união de forças entre os poderes para frear a violência asfáltica. “A Prefeitura precisa tratar essa questão do concurso público como prioridade. Na verdade, a gente precisa de um conjunto de medidas para tornar o trânsito da nossa cidade mais seguro. Precisamos de uma maior fiscalização, precisamos de campanha educativa, mas uma campanha efetiva, permanente e não apenas pontual. Existe a imprudência dos condutores, existe, mas nós não podemos aliar a imprudência com a ineficiência da fiscalização. As ruas e avenidas de Conquista não podem continuar sendo palco para tanta tragédia”, cobrou.