Isolamento Aéreo | Azul reduz oferta de assentos com “teco-teco” e gera indignação em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras volta a alterar sua malha aérea com um impacto direto e drástico em Vitória da Conquista. Atualmente, a companhia opera o trecho para Salvador com o ATR 72, que possui 72 assentos, mas, a partir dos próximos meses, a rota passará a ser atendida pelo Cessna Grand Caravan da Azul Conecta. A nova aeronave tem capacidade para apenas nove passageiros, o que representa uma redução severa na oferta para a Capital Baiana e acende um alerta sobre o possível isolamento aéreo da Terra do Radialista Herzem Gusmão. Em nota enviada ao BLOG DO ANDERSON, o empresário José Maria Alves Caires, entusiasta da aviação e ex-prefeito de Dom Basílio, classificou a mudança como um sinal de que “Conquista está abandonada”. Durante entrevista ao radialista e vereador Luís Carlos Dudé, como é conhecido Luís carlos Batista de Oliveira, do União Brasil, no Jornal 107 da Rádio Brasil, Zé Maria criticou o uso do que chamou de “teco-teco” para atender a terceira maior cidade da Bahia, destacando que os preços praticados já superam os de viagens internacionais. Dudé também manifestou repúdio, afirmando que a cidade, entre as 100 mais importantes do país, precisa de respeito e não pode aceitar um retrocesso que remete a 80 anos atrás, quando aeronaves de pequeno porte eram o único recurso disponível. A decisão da Azul gera preocupação não apenas pela falta de assentos, mas pelo enfraquecimento da identidade econômica e social entre o Centro Sul Baiano e Salvador.

 

Destaque no Brasil Notícias | suposto esquema de rachadinha repercute em Vitória da Conquista e na Bahia

Foto: BLOG DO ANDERSON

As denúncias de um suposto esquema de “rachadinha” na Câmara Municipal de Vitória da Conquista ganharam destaque na imprensa estadual e foram tema central de debate no programa Brasil Notícias, da Rádio Brasil, nesta terça-feira (14). O caso, que envolve o vereador Gilvan Nunes Pereira, o Dinho dos Campinhos, do Republicanos, teria sido formalizado junto ao Ministério Público e à Polícia Federal por um ex-assessor do parlamentar. A denúncia é sustentada por gravações que teriam sido apresentadas às autoridades. Segundo as informações divulgadas no programa, as gravações apontam para a prática de devolução de parte dos salários de servidores do gabinete.  “Em um dos áudios, o vereador apareceria supostamente cobrando a devolução de parte do salário do assessor e afirma que havia um acordo para repasse de valores”, detalhou a reportagem da rádio. Além disso, foi mencionado que, nos diálogos registrados, “são feitas declarações que podem ser interpretadas como ameaça ao ex-funcionário”. O vereador Dinho dos Campinhos afirmou ao Brasil Notícias não ter conhecimento detalhado de todas as acusações no momento. Em nota oficial, sua defesa declarou que “não há comprovação das denúncias” e reafirmou o compromisso do parlamentar com a legalidade. Os advogados ressaltaram ainda que, “se há irregularidades, elas devem ser apuradas com rigor e transparência”. Até o momento, a Câmara Municipal de Vitória da não foi notificada oficialmente sobre o caso e a Corregedoria da Casa ainda não recebeu representações formais. O assunto, que repercute no Jornal A Tarde, deve ser levado à Tribuna Vereadora Carmen Lúcia nas próximas sessões.

Violência no Loteamento Vila Elisa | homem é morto a tiros de revólver em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

As últimas horas foram marcadas pela violência em Vitória da Conquista, com registros de crimes e fatalidades em diferentes pontos. Na noite de ontem, um jovem identificado como Luiz acabou morto a tiros em via pública no Loteamento Vila Elisa. Segundo informações do programa Conquista Agora, da Rádio Brasil, reproduzidas aqui no BLOG DO ANDERSON, a vítima caminhava pela rua quando dois elementos se aproximaram, efetuaram os disparos e fugiram logo em seguida. Além do assassinato na Zona Sul, um grave acidente na alça do Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos, nas proximidades do bairro Cidade Modelo, resultou na morte de outro jovem ainda no local da colisão. A Polícia Militar realizou patrulhamentos, mas nenhum suspeito do homicídio foi localizado até o momento. O corpo da vítima seguiu ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), e o caso segue sob investigação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Reconhecimento Literário | Xangai celebra imortalidade em Salvador e posse na Academia Conquistense de Letras

Foto: BLOG DO ANDERSON

Além da marcante atuação nos palcos e na gestão pública, a trajetória intelectual de Eugênio Avelino Lopes Souza, o Xangai, recebe o mais alto reconhecimento das instituições literárias, consolidando sua importância para o pensamento regional e estadual. Durante o programa UP Notícias, na Rádio UP, gravado na última sexta-feira (10) direto do Oxente Food Brasil e acompanhado pelo BLOG DO ANDERSON, o secretário municipal de Cultura compartilhou detalhes sobre sua consagração. Ele, que já recebeu diploma e honrarias em Salvador pela Academia de Letras da Bahia, relembrou a solenidade oficial de sua posse na Academia de Letras Conquistense, unindo definitivamente a tradição oral dos cantadores à erudição da escrita. Como o próprio artista define: “a referência cultural que Conquista carrega é uma coisa importantíssima”.

O ingresso nessas instâncias reforça o papel de Eugênio Avelino como guardião da memória e defensor do patrimônio artístico e literário. Ao unir o saber popular à formalidade das letras, o secretário utiliza o prestígio acadêmico para pleitear avanços estruturais no setor: “eu pelejo para a gente poder ofertar a edição desses artistas brasileiros, baianos, conquistenses… para termos aqui um teatro municipal e um centro de cultura com uma orquestra sinfônica permanente”. Para Xangai, o título de imortal serve como plataforma para fortalecer o cenário intelectual local, garantindo que o legado histórico do Sertão permaneça vivo e respeitado nas esferas mais eruditas da Bahia aqui no BLOG DO ANDERSON.

Cultura e Memória Viva | Xangai relembra os antigos “Bregas” e a boemia de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

As atuais casas noturnas ocupam o espaço que, no passado, pertencia aos lendários bregas que embalavam as noites dos boêmios na Joia do Sertão. Durante o programa UP Notícias, na Rádio UP, o menestrel Xangai, atual secretário municipal de Cultura, resgatou essas memórias em um bate-papo carregado de saudade e musicalidade acompanhado pelo BLOG DO ANDERSON.

Aos 78 anos, Eugênio Avelino Lopes Souza revisitou locais icônicos como o de Leontina, Merquinha e Rosa Maria, explicando que o “Magaçapo” era um antigo e famoso prostíbulo, termo imortalizado em versos que o artista fez questão de cantar: “Lá para o Magaçapo, onde as dona moça costumava a dar“. Essa imersão na cultura popular reforça a estatura do menestrel, que ocupa o posto de imortal na Academia Conquistense de Letras e também integra a prestigiada Academia de Letras da Bahia, unindo a sabedoria urbanas ao reconhecimento literário. O secretário destacou a necessidade de preservar equipamentos como o Teatro Carlos Jehovah, o Cine Madrigal e a Cas Memorial Glauber Rocha, afirmando que “a arte você aplica um e dá um retorno de treze” ao cobrar maior envolvimento do empresariado.

Entre contos sobre o cinema e a nostalgia das bancas de revistas, o artista reforçou que a música de qualidade nunca morre: “eu canto música de Vicente Celestino, as músicas antigas… a música boa realmente não acaba”. Como imortal das letras, Xangai utiliza seu prestígio para pleitear orquestras permanentes e teatros, celebrando uma trajetória que mantém as raízes fincadas no Centro-Sul Baiano gravadas aqui no BLOG DO ANDERSON.

Últimas Notícias do Plantão Policial | prisão de assaltante e tentativa de homicídio em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

No balanço das últimas 24 horas apresentado pelo repórter Léo Santos na Rádio Brasil, o destaque foi a prisão de um indivíduo especializado em assaltos contra motoristas de aplicativo. O suspeito, que já possuía mandado de prisão expedido pela Primeira Vara Criminal, agia “metendo o terror” desde o ano passado, solicitando corridas para anunciar o roubo logo em seguida. Após ser localizado pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública para as devidas providências judiciais.   Outra ocorrência grave registrada envolveu uma tentativa de homicídio no Baixão. Por volta das vinte horas e trinta minutos de quarta-feira (8), um homem que transitava pela via foi abordado por dois elementos em uma motocicleta, que efetuaram diversos disparos de arma de fogo. A vítima, encontrada caída ao solo, recebeu os primeiros socorros de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e foi encaminhada ao Hospital Geral de Vitória da Conquista.

Saúde Pública | Fila da Oncologia em Vitória da Conquista desespera mais de 220 pacientes e familiares

Foto: BLOG DO ANDERSON

O quadro da assistência oncológica em Vitória da Conquista foi tema de destaque no Brasil Notícias desta quinta-feira (9). Conforme as informações capturadas e reproduzidas pelo BLOG DO ANDERSON, um dilema angustiante atinge 223 enfermos que aguardam a porta de entrada para o tratamento contra o câncer na Joia do Sertão Baiano. O vereador Ricardo Santos Costa, do Partido Socialista Brasileiro, utilizou a tribuna e os microfones da Rádio Brasil para manifestar sua indignação com a falta de perspectiva para esses pacientes. Durante sua fala, o parlamentar destacou o desgaste emocional e físico de quem já enfrenta uma doença severa e ainda precisa lidar com a barreira burocrática e a falta de vagas para a primeira consulta clínica. “Estou vendo o sofrimento dessas 223 pessoas que estão esperando a primeira consulta para começar o tratamento oncológico em Vitória da Conquista. As pessoas já estão fragilizadas emocionalmente, fisicamente, e ainda têm que aguardar sem perspectiva nenhuma”, declarou o vereador. Em tom de urgência, Ricardo Gordo convocou uma mobilização conjunta entre os Governos Municipal, Estadual e Federal, além de acionar diretamente o Ministério Público do Estado da Bahia. O parlamentar garantiu que continuará usando seu espaço na Câmara Municipal de Vitória da Conquista para cobrar celeridade, ressaltando que a demora no início do tratamento compromete as chances de cura e agrava o sofrimento das famílias.

Investigação Policial | homem morre afogado em Belo Campo

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma ocorrência de afogamento mobilizou a 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Belo Campo, Centro Sul Baiano. Segundo informações detalhadas pelo Plantão Policial do Conquista Agora, via Rádio Brasil, a guarnição foi acionada para verificar a presença de um corpo em uma lagoa da região após o alerta de populares. Ao chegarem ao local indicado, os agentes confirmaram que o homem já estava sem sinais vitais. A área foi imediatamente isolada para preservar a cena até a chegada das autoridades competentes. O corpo foi removido por peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado ao Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista para a realização da necropsia e identificação oficial. As circunstâncias que levaram ao afogamento ainda serão apuradas pela Delegacia Territorial de Polícia Civil de Belo Campo.

Assassinato no Povoado do Prado | DHPP prende suspeito de homicídio a facadas em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), sob o comando da delegada Alessandra Márcia Cardoso Pereira, esclareceu, nesta quarta-feira (8), um homicídio ocorrido no último dia 1º de abril, no Povoado do Prado, zona rural de Vitória da Conquista. A vítima, identificada como Gilberto, foi morta com golpes de faca após uma discussão em um bar da localidade.  O suspeito do crime, que fugiu do local logo após o ato, foi capturado pela equipe da Polícia Civil após investigações que levaram ao seu paradeiro. De acordo com informações do Plantão Policial do Conquista Agora, via Rádio Brasil, o indivíduo já foi transferido e se encontra custodiado no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, onde permanece à disposição da Justiça.

Tragédia em Itambé | ônibus matou duas pessoas e deixou duas feridas no Ponto de Apoio na BA-263

Fotos: Edição | BLOG DO ANDERSON

Uma manhã de horror marca Itambé nesta segunda-feira (6). Informações da Rádio Cidade, através do programa Cidade Aberta, detalham que um coletivo da Rota Transportes invadiu o Ponto de Apoio Rodoviário da BA-263. O veículo destruiu uma das paredes do terminal, atingindo diversas pessoas que estavam na área de espera. O balanço atualizado confirma dois óbitos imediatos e feridos graves, incluindo vítimas com membros amputados.  O impacto, de extrema severidade, deixou alguns atingidos presos sob a estrutura do ônibus, exigindo uma operação complexa de desencarceramento realizada pelo 7º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Vitória da Conquista. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Secretaria Municipal de Saúde prestaram os primeiros socorros em meio a cenas desoladoras. Os sobreviventes seguem encaminhados para o Hospital São Sebastião, em Itambé, e para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). A área permanece isolada pela Polícia Militar da Bahia e pela Guarda Civil Municipal. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itapetinga realiza a perícia e a remoção dos falecidos ao Instituto Médico Legal. A movimentação segue intensa na região e novas atualizações sobre o estado de saúde dos pacientes serão divulgadas a qualquer momento aqui no BLOG DO ANDERSON.

Escola Manoel Joaquim Pinto Paca | PMBA esclarece descontinuidade de parceria em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e a Polícia Militar da Bahia (PMBA) na Escola Municipal Tenente Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca passa por um processo de readequação técnica e legal. Em entrevista ao programa Sudoeste Agora, na Rádio Clube de Conquista, reproduzida pelo BLOG DO ANDERSON nesta terça-feira (31), o comandante do Policiamento da Região Sudoeste (CPR-Sudoeste), Coronel Paulo Henrique Rocha Guimarães, detalhou os motivos que levaram à interrupção do modelo anterior. Segundo o comandante, a unidade operava sem o devido Termo de Cooperação Técnica firmado com o Comando Geral da PMBA, condição indispensável para que qualquer instituição utilize a chancela e o sistema de ensino dos Colégios da Polícia Militar (Vetor CPM). O Coronel revelou que a Gestão Municipal de Vitória da Conquista recebeu o alerta sobre as irregularidades há dois anos. “Informei à excelentíssima prefeita que não havia convênio ou documento firmado para autorizar o funcionamento nos moldes da PM. Reiterei a necessidade urgente de regularização antes que a retirada dos policiais ocorresse, pois o emprego de pessoal da ativa e fardado em escolas municipais é irregular”, explicou Guimarães. Ele enfatizou que apenas o Comandante Geral da PMBA, Coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, possui competência legal para autorizar tais convênios, que possuem vigência de dois anos e exigem o uso exclusivo de policiais da reserva remunerada, e não da ativa. Apesar do impasse burocrático, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil assegurou que o ensino segue em continuo, utilizando agora policiais militares da reserva para manter a disciplina escolar. No entanto, o Coronel Paulo Guimarães alertou que a presença isolada desses profissionais não garante o reconhecimento da unidade como “Escola Modelo CPM” sem a chancela oficial da corporação. A PMBA reafirmou sua disposição para o diálogo, aguardando que o Poder Público Municipal Conquistense formalize os trâmites junto ao Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) para que a Escola retorne à legalidade plena.

Guerra de Bastidores | suplente do União Brasil mira mandato de Diogo Azevedo em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma polêmica envolvendo o União Brasil e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) movimenta o Tabuleiro da Política Conquistense nesta quinta-feira (26). O vereador Diogo Gomes de Azevedo Feitosa, o mais votado no último pleito, confirmou sua saída do União Brasil para migrar ao PSDB, onde pretende viabilizar sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados. Diogo Azevedo declarou independência em relação a possíveis determinações da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, União Brasil, e reafirmou sua aliança estratégica com o deputado estadual Tiago Brandão Correia, presidente estadual do PSDB.  Conforme informações do Brasil Notícias, programa da Rádio Brasil, o parlamentar afirma que a mudança possui respaldo de lideranças da Capital Baiana, embora o clima na Base Sheilista seja de ruptura. A movimentação partidária acendeu um alerta jurídico e político. Aliados da prefeita e membros do União Brasil sinalizam que pretendem acionar a Justiça Eleitoral por infidelidade partidária para reaver o mandato, que pertence à legenda. O principal interessado na cadeira é o primeiro suplente do partido, Alisson Roberto Seles Sá, servidor lotado na Secretaria Municipal de Educação. Enquanto Diogo garante que a situação jurídica está resolvida, os bastidores fervem com o vazamento de mensagens em grupos de redes sociais, indicando um tom agressivo contra adversários internos. O vereador agora tenta equilibrar o discurso de paz pública com a estratégia de ocupar espaço na chapa majoritária de oposição estadual, encabeçada pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, o Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, nestas Eleições 2026.

Tragédia na Avenida Frei Benjamin | motociclista morre em acidente na Zona Oeste de Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

A madrugada de quarta-feira (25) registra uma tragédia na Zona Oeste de Vitória da Conquista. Um motociclista, de identidade ainda não divulgada, morreu em um acidente na Avenida Frei Benjamin, em trecho próximo ao antigo Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo. As circunstâncias da colisão seguem sob investigação das autoridades competentes. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar, juntamente com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), registraram a ocorrência. O corpo passa por necropsia no Instituto Médico Legal após os procedimentos de perícia e isolamento da área realizados pelas forças de segurança. Nas Ocorrências Policiais da Rádio Clube de Conquista, em destaque aqui no BLOG DO ANDERSON, detalhamos este e outros fatos que marcaram as últimas 24 horas na Joia do Sertão Baiano.

Tragédia nas Rodovias | acidentes na BR-116 e BA-262 deixam três vítimas fatais em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

O radialista João Oliveira Melo, no Jornal 107 da Rádio Brasil, destacou as Ocorrências Policiais e o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta terça-feira (24). Entre os fatos de maior gravidade, uma colisão na BR-116, entre Vitória da Conquista e Planalto, resultou na morte de Mateus Santos, de 43 anos, e Adesildo Vieira, de 59 anos. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Departamento de Polícia Técnica atuaram no resgate. Os corpos seguiram para o Instituto Médico Legal de Conquista. Outra tragédia ocorreu na BA-262, trecho entre Conquista e Anagé, próximo ao povoado de Arapuá. Uma batida violenta envolvendo uma caminhonete e uma motocicleta causou a morte do condutor da moto ainda no local. Já na zona urbana, o falecimento do jovem Leandro, de 12 anos, gera comoção. O adolescente se afogou em uma lagoa na região dos Campinhos, nos fundos do Mercado Canaã.  No combate à criminalidade, a 78ª Companhia Independente de Polícia Militar prendeu um a mulher no bairro Morada dos Pássaros. Com ela, os policiais encontraram um revólver calibre 22, 44 cartuchos e cerca de 2,5 quilos de cocaína. Em Brumado, a Companhia Independente de Policiamento Especializado apreendeu um adolescente, natural de Vitória da Conquista, portando um revólver.

Ocorrências Policiais | confronto termina com quatro mortes e operação desarticula desmanche em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

As Ocorrências Policiais com Léo Santos no Sudoeste Agora, Rádio Clube de Conquista, desta sexta-feira (20), destacaram uma megaoperação que resultou na prisão de um grande articulador do roubo de cargas, em Vitória da Conquista. O repórter detalhou prisões por porte de arma no Jardim Guanabara, após tentativa de fuga, além de detenções por tráfico de drogas no Nossa Senhora Aparecida e a recuperação de um carro roubado. O Plantão registrou ainda um intenso confronto em Ipiaú, onde quatro suspeitos foram mortos pela Polícia Militar Baiana. Todos os destaques estão no player abaixo aqui no BLOG DO ANDERSON.

Inundação na Lagoa das Flores | Sheila muda projeto que acabaria com alagamento em vias de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Lagoa das Flores está literalmente alagada. O bairro, cortado ao meio pela Rodovia Santos Dumont, a BR-116, permanece como um dos grandes desafios para o Governo Municipal de Vitória da Conquista. A cada chuva, muita gente fica ilhada e, nesta sexta-feira (20), o BLOG DO ANDERSON registou em fotos a situação das vias marginais, que continuam intransitáveis. Embora o problema seja tema frequente de manifestações do vereador Adinilson Nascimento Pereira, do União Brasil, os Cofres Municipais seguem sem verbas para um Sistema de Drenagem. Em entrevista ao programa Sudoeste Agora, na Rádio Clube de Conquista, o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) revelou detalhes sobre a movimentação de verbas destinadas à cidade.

O ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) informou que a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do  União Brasil, havia enviado um projeto ao Governo Federal para viabilizar recursos especificamente para a Lagoa das Flores, mas acabou por mudar a destinação da verba. “O Governo Federal vai investir agora R$ 37 milhões. São R$ 30 milhões aproximadamente para uma obra ali na na Praça Vitor Brito que será realizada inclusive através da Condé que é uma empresa pública do governo do Estado e destinou para o município aproximadamente 9 milhões se não me engano para este que, é, é, essa intervenção, né?

Que foi solicitada inclusive pela Prefeitura uma mudança que a Prefeitura tinha apresentado inicialmente é, a aplicação desse recurso lá para a região da Lagoa das Flores, que também representa hoje, sem dúvida, um desafio para a administração municipal”, pontuou Waldenor Pereira.  De acordo com Waldenor, a complexidade agrava o cenário a cada temporal, afetando a vida de muita gente. “Você sabe que todas as vezes que chove alarga toda aquela região, ali é uma região de, de um subsolo é, com dificuldade de absorção da da água, né? E é um transtorno todos todos todos os anos, vamos dizer assim”, explicou o parlamentar. Enquanto a solução definitiva não chega, os moradores da Lagoa das Flores seguem a enfrentar os prejuízos e a lama que tomam conta dos logradouros. 

Desenvolvimento Regional | Waldenor detalha articulação de Rui para BR-116 e projetos em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

No programa Sudoeste Agora, da Rádio Clube de Conquista, nesta sexta-feira (20), o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) trouxe informações atualizadas obtidas diretamente do ministro da Casa Civil, Rui Costa dos Santos, sobre o processo de relicitação da BR-116 e as intervenções estruturais necessárias para a Joia do Sertão Baiano. Waldenor Pereira relatou encontro recente com o ministro e reproduziu as garantias dadas sobre o fim do imbróglio com a antiga concessionária. “O ministro Rui Costa informou que o Governo Federal já concluiu a sua parte, o projeto, todos os detalhes da documentação, etc. E já encaminhou para o Tribunal de Contas da União”, afirmou o parlamentar. O ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) reforçou a fala do ministro da Casa Civil sobre o prazo para a solução definitiva da Rodovia Santos Dumont, uma das maiores demandas regionais.

“O que ele assegurou a todos que estão ali presentes, é que até o final deste ano, com certeza a licitação da nova empresa concessionária será realizado. Mas segundo ele, palavras do ministro Rui Costa, é, estamos agora na dependência do Tribunal de Contas da União, que já recepcionou o projeto e a documentação necessária por parte do Governo Federal para então autorizar a publicação da licitação”, pontuou Waldenor.  Além da BR-116, o deputado mencionou que pretende aproveitar a nova vinda de Rui Costa à região para tratar de outros projetos prioritários, como o Hospital Universitário, articulando diretamente com o primeiro escalão do Governo Federal do Brasil.

“Nós vamos aproveitar amanhã [21 de março] a vinda do ministro Rui Costa para poder conversar com o com ele ainda sobre essa questão. Nós vamos tentar sensibilizar aí o ministro que antes dele sair, né, que ele vai sair aí no final no início de abril para ele nos ajudar junto ao Ministério da Educação pelo menos colocar algum recurso inicial para a gente construir esse hospital”, revelou durante a entrevista sobre a participação de Rui no Seminário “Emendas Participativas e Desenvolvimento Regional: definindo prioridades com o povo”.  Para o parlamentar, a presença constante de ministros e o alinhamento com o Governo do Estado são fundamentais para que Vitória da Conquista receba investimentos em infraestrutura e saúde. Ele finalizou assegurando que seguirá acompanhando os trâmites em Brasília para garantir o cumprimento dos prazos prometidos em benefício do Centro Sul Baiano.

Entrevista ao Vivo | Waldenor detalha Emendas Participativas e critica o Governo Municipal de Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Após um longo hiato, o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) retornou ao estúdios d Rádio Clube de Conquista nesta sexta-feira (20). Durante entrevista ao Sudoeste Agora, o parlamentar e ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) destacou a implementação de uma nova metodologia de trabalho voltada para a transparência e participação popular no destino dos recursos públicos. “Nós estamos adotando essa metodologia já há algum tempo para inovar a aplicação dos recursos oriundos de emendas parlamentares. Como todos sabem, hoje as emendas parlamentares vêm sendo alvo de muitas críticas no cenário político nacional, não é? É, o Congresso Nacional é, como que sequestrou parte do orçamento da União, são mais de R$ 50 bilhões que se realizam hoje através é, de emendas parlamentares e, infelizmente, ainda persiste a dúvida, a crítica a respeito do chamado orçamento secreto”, explicou o deputado. Waldenor aproveitou a oportunidade para convidar a população para o seminário sobre Emendas Participativas e Desenvolvimento Regional, que acontece neste sábado (21), no antigo Colégio Abdias Menezes. Ele detalhou que o modelo busca combater a falta de clareza na aplicação das verbas federais. “Muito desses recursos são destinados para municípios, para entidades, para comunidades sem a devida transparência, né? Sem a a transparência necessária eh ao exercício da boa política, política praticada com democracia, com compromisso social, com ética, né? Então, eh desde o ano passado, desde 2 anos atrás, eu e eu, o deputado Zé Raimundo, decidimos adotar essa metodologia da emenda participativa eh, para dar transparência aos recursos que nós mobilizamos através de emendas”, afirmou.

O parlamentar também abordou temas críticos da infraestrutura local, como a duplicação da BR-116 e a macrodrenagem urbana, momento em que aproveitou para alfinetar a gestão da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade. Ao comentar sobre os investimentos necessários para evitar tragédias causadas pelas chuvas, Waldenor questionou as prioridades da atual administração. “No ano passado, eh a Administração Municipal fez uso de um empréstimo de R$ 160 milhões, e pelo que me consta não foi utilizado nenhum recurso dessa natureza para a macrodrenagem. Os recursos majoritariamente foram utilizados para pavimentação de ruas, né? Foi o que nós acompanhamos naquela oportunidade. Agora, inclusive eu fui entrevistado recentemente a respeito desse novo empréstimo de R$ 400 milhões. Eu respondi categoricamente: ‘Olha, se o recurso for para destinar para a macrodrenagem, eu sou realmente favorável. Porque é a prioridade número 1 da cidade hoje’”, pontuou. Ao final da sabatina, Waldenor reforçou seu compromisso com Vitória da Conquista e o Centro Sul Baiano, mencionando que os Governos Federal e Estadual estão investindo mais de R$ 1 bilhão na região. Ele destacou obras como a requalificação do Conjunto Habitacional Urbis VI e a construção de novas praças, instando o eleitorado a acompanhar de perto as ações em Brasília. “Eu convoco a população a acompanhar o nosso mandato. Nós dispomos de Instagram, de Facebook, né? De revistas, de periódicos que procuram prestar contas, mas evidentemente cabe também ao eleitor, ao cidadão, à cidadã ter mais mais esse cuidado de acompanhar o que os parlamentares estão realizando, não só do ponto de vista de entregas e investimentos, mas também do seu comportamento parlamentar”, finalizou.

Avenida Caracas | fechada após tragédia, obras devem acontecer no próximo semestre em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Fechada por tempo indeterminado, a Avenida Caracas, em Vitória da Conquista, deve voltar a fluir apenas no segundo semestre deste ano. As informações, repercutidas pelo BLOG DO ANDERSON nesta sexta-feira (20), foram detalhadas pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Antônio de Miranda Ferreira, em comentário à Rádio Clube de Conquista. Segundo o secretário, o Governo Federal do Brasil se sensibilizou com a situação, adotando as medidas jurídicas necessárias para a liberação de recursos. No entanto, o cronograma esbarra na burocracia estatal. “Para que essa grana venha e chegue logo, para que se faça uma licitação, mais tardar aí no meio do ano… isso tudo demora demais, viu rapaz.

Nós estamos ainda no dia 18 de março e, por causa dos trâmites, é só em junho que vai ser feita a licitação para as operações em definitivo nessas avenidas. Essa é uma regra infeliz da burocracia”, revelou Marcos Ferreira.Imagens registradas pouco antes da publicação deste texto mostram o cenário de abandono da via, que se tornou símbolo de perigo na Joia do Sertão Baiano. Nos últimos cinco meses, três veículos foram levados pela enxurrada no Canal de Drenagem, resultando na trágica morte de Rosância da Silva Borges, de 47 anos. A fatalidade abalou a cidade e ganhou repercussão em todo o Brasil, reforçando a urgência de uma solução que interrompa o histórico de insegurança.

Entretenimento na Cidade | Vibe Lounge Bar inaugura com proposta inovadora em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Vitória da Conquista ganha um novo endereço de lazer e gastronomia nesta quinta-feira (19). O Vibe Lounge Bar abre suas portas a partir das 17 horas, com localização privilegiada na Avenida Olívia Flores, em frente ao Boulevard Shopping. O empreendimento aposta em um ambiente sofisticado com música ao vivo e balada após a meia-noite.

Na sexta-feira (20), o novo espaço será palco do programa Almoço com as Estrelas, na Rádio UP, que contará com a presença dos artistas e entrevistados.

O projeto destaca novidades gastronômicas exclusivas, como o bolinho de moqueca, e reafirma o potencial de investimentos no setor de serviços na Joia do Sertão Baiano. Na semana passada o BLOG DO ANDERSON passou pelo empreendimento e fez algumas imagens do ambiente projetado pela Cida Lessa Arquitetura.