Estrada para Periperi será asfatada

O Ministério das Cidades, através da Caixa Econômica Federal, autorizou a liberação de cerca de 390 mil reais para a execução da pavimentação asfáltica da estrada que liga o Centro Industrial dos Imborés ao povoado de Periperi em Vitória da Conquista. A obra é uma antiga reivindicação dos moradores de Periperi, que há anos sofrem com a poeira e a dificuldade de locomoção.

Esta que foi uma das reivindicações do vereador Gilzete Moreira (PSB) feita ao ex-deputado federal e atual prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes (PT). “A Caixa possui uma grande demanda de projetos para análise e é necessária a emissão do parecer técnico para que os recursos sejam liberados. Por isso a demora”, explica a secretária municipal da Transparência e Controle, Nadjara Régis.

Serão cerca de 2 km de estradas pavimentados, totalizando um investimento de R$ 429 mil, somando-se a contrapartida de mais de R$ 44 mil da Prefeitura Municipal. Dentro de alguns dias será aberto o processo de licitação para escolha da construtora que estará executando as obras.


3 Respostas para “Estrada para Periperi será asfatada”

  1. Luiz

    Uma boa notícia para a populaão. Secrétaria, gosto do seu trabalho à frente da secretaria. Mas a senhora há concordar que essas demoras na liberação é dado à estrutura deficitária da CEF, pois só há apenas três superintendÊncias regionais para atender um estado do tamanho da Bahia.
    O senador Cesar Borges já levou esse problema ao plenário – ele disse na ocasião o seguinte:

    [… O Estado da Bahia tem 417 Municípios, que estão distribuídos em 15 regiões econômicas – 15 regiões, repito. É um Estado com a extensão territorial de um país como a França. Esses 417 Municípios são atendidos por apenas três superintendências regionais da Caixa Econômica Federal – um Estado como a Bahia!. Uma delas, localizada na cidade de Salvador, atende basicamente à região metropolitana de Salvador, poucos Municípios. E se concentra todo o interior do Estado na Superintendência de Feira de Santana e na Superintendência de Itabuna, duas grandes cidades.
    Não sabemos ainda se, nos outros Estados do País, a situação também é esta, de poucas superintendências e de incapacidade da Caixa de cumprir com sua missão institucional, dada pelo Governo Federal, perante os Municípios e o próprio Congresso Nacional, que é a de fazer a análise dos projetos, proceder à assinatura, à confecção dos convênios e à análise técnica necessária para que o convênio se viabilize.
    Os dados que solicitei à Caixa sobre a situação nacional ainda não me foram enviados.
    Se sua incapacidade de atendimento for geral, é preciso que a Caixa passe por um processo de reengenharia, porque, no caso do meu Estado, a situação é de lamentar, é quase de calamidade e está prejudicando os Municípios baianos e a própria população. Prejudicando-se o Município, que não recebe seu repasse, prejudica-se a população, que não é beneficiada.
    Veja que a Superintendência de Feira de Santana, sozinha, é responsável por atender a 224 cidades – e, às vezes, existe mais do que um convênio em cada cidade –, enquanto a Superintendência de Itabuna atende a 175 Municípios. Essa situação é crítica, tem gerado protestos; vários Prefeitos nos têm procurado. São lamentações por parte desses gestores municipais, as quais tenho recebido; outros Parlamentares, Deputados Federais, também têm tido esse tipo de problema, que é o da morosidade na análise dos projetos e na viabilização dos contratos de repasse…]

    Quem quiser ler é só acessar o link:
    >>>> http://www.senado.gov.br/sf/atividade/plenario/sessao/disc/getTexto.asp?s=008.4.53.O&disc=141/3/s

    É um absurdo que Itabuna com 210.000 habitantes, e chegando a 100 anos em 2010, tenha tantos órgãos públicos sediados em seu território (exemplos: Comando de Ações Regionais da PM; Superintedência Regional Sul da CEF; Centro de Operações da COELBA; tem o banco Real; tem CESEC do BB e outros); enquanto que Vit da Conquista chegará próximo dos 350.000 habitantes no próximo censo, além de ter 169 anos, ainda não tenha uma superintendência regional da CEF e nem sequer tem uma Cia de Policia Rod Estadual – pois a 4ª Cia está em Brumado.

    Sempre bato nesta tecla por entender que precisamos agir. Absurdos como esses sõ ocorrem no nordeste e a Bahia é o pior estado. Acho que não estamos aproveitando o momento político favorável de conjuntura política com o PT em todos os níveis de governo. O que falta mesmo é alguém levantar essa bandeira e cobrar. Isso tem que ser prioridade. Vit da Conquista tem que crescer e aparecer e não se tornar uma ilha. Outra coisa que não entendo: por que o repasse do ICMS que recebemos em 2009 foi menor que o de Itabuna e Jequié?

  2. mario pereira

    Concordo também. São coisas que não dá para entender mesmo. Só na bahia.

  3. carlos alberto

    Realmente ví no link. O senador Cesar Borges também sugere que sejam criadas 4(quatro) novas superintendências na Bahia. Temos 15 regionais no estado, mas a CEF e sua administração truculenta não faz nada. E ainda não duvido, considernado de o impossível acontecer, se for criada alguma superintendência Vit. da Conquista ficará de fora. Ela cresce e não aparece como o leitor disse. Ela talvez vá para outra cidade. Acho que deveríamos ter umas 5(cinco), sendo desiadas nas cidades polos: Oeste (Barreiras), Norte (Juazeiro), Sul (Itabuna – já tem), Sudoeste (Vit. da Conquista), Centro Norte (Feira Santana – já tem), além da Capital que já tem).

Os comentários estão fechados.