Poluição domina o Poço Escuro, reserva ambiental da Mata Atlântica em Conquista

André Cairo | Foto: Blog do Anderson
André Cairo | Fotos: Blog do Anderson

Em visita a Praça da Juventude, neste domingo (4), o Blog do Anderson pode observar a poluição que impera na reserva ambiental do Poço escuro, onde abriga várias espécies de plantas e animais. No vídeo abaixo, o presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, André Paulo Barros Cairo, mostra a atual situação da área que deveria ser preservada, por conta da grande quantidade de espécies encontradas na reserva, que estão catalogadas no herbário da Universidade Estadual do Sudoeste. Por estar em meio a bairros residenciais, atualmente o Poço Escuro sofre impactos negativos, pois nas proximidades há muito lixo acumulado.

A reserva recebeu o nome de Poço Escuro por causa da pouca luminosidade dentro da mata. E além da área ser um espaço de preservação ambiental, também mantém um pouco da história do município. Na reserva ficam as principais nascentes do Rio Verruga, que corta toda a cidade. E foi justamente às margens do leito desse rio que surgiram os primeiros moradores do “Arraial Nossa Senhora das Vitórias”, hoje chamada de Vitória da Conquista . E por muitos anos foi o Rio Verruga a única fonte de abastecimento de água da cidade. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e a Organização Não-Governamental “SOS Mata Atlântica” divulgaram um levantamento sobre o desmatamento na Mata Atlântica. No resultado, a Bahia aparece entre os estados em situação mais crítica de devastação, junto com Minas Gerais, Piauí e Paraná.


Uma Resposta para “Poluição domina o Poço Escuro, reserva ambiental da Mata Atlântica em Conquista”

  1. José Valente

    Por favor, avisem à ONG Reavivando o Rio Verruga, com sede na Santa Marta para dar um pulo nas nascentes do referido rio. Afinal, é propósito da ONG, como diz o seu nome, reavivar o Verruga.

Os comentários estão fechados.