LUTO: Milhares de pessoas se despedem de Pedral

Fotos: Blog do Anderson
Fotos: Blog do Anderson

A morte do ex-prefeito de Vitória da Conquista, José Fernandes Pedral Sampaio, aos 89 anos, levou milhares de pessoas à Casa Memorial Régis Pacheco onde o seu corpo foi velado nesta quarta-feira (17). Três vezes prefeito de cidade, casado e sem deixa filhos, ele estava se tratando de câncer desde maio, quando foi submetido a uma cirurgia para a retirada de três tumores no abdome. Uma das mais importantes figuras da política baiana, Pedral era neto do coronel José Fernandes de Oliveira, mais conhecido como Coronel Gugé. Foi diplomado engenheiro civil em 1949 pela Escola Politécnica da Universidade da Bahia.

DSC_0491

Como engenheiro deixou suas marcas no Colégio Sacramentinas e no Clube Social Conquista, além de outros importantes projetos. Lançou-se na política em 1958, candidatando-se a prefeito, vencendo o pleito seguinte em 1962. Foi Pedral que durante sua primeira gestão transformou o prédio do antigo “Quartel de Polícia” na atual Prefeitura. Com o golpe civil-militar em 1964, foi cassado e teve seus direitos políticos suspensos por 10 anos, prorrogados por mais 10.

DSC_0516

Em 1982, candidatou-se novamente ao cargo de prefeito e foi eleito por maioria dos votos no dia 15 de novembro, consolidando sua liderança política em Conquista. Em 1987 assumiu a Secretaria Estadual dos Transportes no Governo de Waldir Pires e em 1992, reelegeu-se pela terceira vez prefeito de Vitória da Conquista. Pedral era casado com Maria Zilda Moura Costa Pedral Sampaio.


Uma Resposta para “LUTO: Milhares de pessoas se despedem de Pedral”

  1. Rosalvo Junior

    Vai entender a vida… o dinossauro Paulo Souto, um dos responsáveis pela derrocada política de Pedral – aparece fazendo pose de margarida arrependida ao lado do caixão do nosso herói morto!
    Dia 5 próximo a gente acerta as contas, filhote de Toninho Malvadeza!!!
    Desculpa, Pedra, descanse em paz.

Os comentários estão fechados.