Edwaldo Alves: Não vamos perder o que já conquistamos…

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

Edwaldo Alves Silva

Vamos amigo, lute

Vamos amigo, lute

Vamos amigo, lute

Vamos amigo, ajude

Senão

A gente acaba perdendo o que já conquistou !

Na manhã do último sábado, o  combativo reggae de Edson Gomes ecoou pela Av. Siqueira Campos e atravessou o centro da cidade. Era uma multidão cantando e dançando o reggae, intercalado pela canção “Caminhando” de Geraldo Vandré e “Alegria, Alegria” de Caetano Veloso. Entre uma música e outra  todos gritavam em favor da democracia e contra o golpe mascarado de impeachment. A fila disciplinada dos militantes do MST contrastava com a animada “alegria, Alegria” dos jovens do Levante e Consulta Popular que soltavam seus gritos e saudações de animação. Lei na íntegra.

A música de Edson Gomes funcionava como uma palavra de ordem: Ninguém quer perder o que já conquistou!

Os trabalhadores do campo organizados no MST, no Sind. de Trabalhadores Rurais, no Movimento de Defesa de Direitos, no Movimento de Pequenos Agricultores defendiam  a continuidade dos programas como o Luz para Todos, Água para Todos, Garantia Safra, Pronaf e outras importantes ações como o Bolsa Família que atende muita gente no meio  rural do Brasil. Tinha empregadas domésticas festejando alegremente as conquistas salariais e previdenciárias alcançadas. Os moradores dos bairros populares de Conquista também estavam presentes, organizados pelo Movimento Unificado. Os jovens estudantes defendiam a continuidade do acesso à universidade. Não abrem mão do “Ciência Sem Fronteiras” e do aumento do número de vagas no ensino superior e técnico. Muitas, muitas mulheres bradavam pelos seus direitos, condenando a violência de que são vítimas.  O movimento pela igualdade racial tremulava as suas bandeiras. Defendendo o fim do preconceito e do racismo contra o povo negro. O fim  da discriminação religiosa contra os candomblés e terreiros. Cotas para o ensino e o trabalho. O pessoal LGBT exigindo a continuidade das propostas contra a homofobia. Os trabalhadores em geral defendendo a manutenção da política de valorização do salário mínimo e da renda dos assalariados.

Até os  índios  estavam presentes. Os mais legítimos brasileiros, que foram quase exterminados no período colonial, e, mesmo recentemente, defendiam a sua cultura, a sua terra e a sua vida.

Deputados e vereadores do PT expressavam o projeto político democrático e popular que tem mudado o Brasil.

Mas, a alegria e serenidade da manifestação não escondiam a seriedade de seus objetivos. A variedade de  desejos, vontades e reivindicações não impedia que todos e todas se irmanassem em uma única determinação: Defender a Democracia e garantir a continuidade das conquistas políticas e sociais alcançadas no Brasil nos últimos anos.

A grande mídia representadas pela Rede Mentira Globo, Veja, Estadão, Folha e outras empresas monopolistas de comunicação, propriedades de meia dúzia de famílias endinheiradas, aliadas aos partidos conservadores e gente que só possui um neurônio tentam criar um clima adverso ao desenvolvimento do país, pregando sub-repticiamente ou abertamente a derrubada da presidenta Dilma que foi eleita democraticamente no ano passado. A solução para a crise internacional do capitalismo que atingiu o Brasil não ocorrerá   por meio de um golpe político antidemocrático. Ao contrário, esse ato insano  irá agravá-la. No momento de dificuldades é fundamental o respeito às leis, ao estado de direito e a ordem constitucional. Aventuras golpistas provocam atraso,  censura, prisões ilegais, mais corrupção, torturas e mortes.

A manifestação adotou o símbolo da panela cheia. Isso que queremos. Continuar no caminho que retirou o Brasil do Mapa da Fome editado pela FAO. Continuar reduzindo a mortalidade infantil. Prosseguir com as ações que têm reduzido a miséria e elevado milhões de brasileiros para a chamada classe média. Diminuir a enorme desigualdade regional que penaliza o nordeste e o norte do país. A manutenção de programas em favor dos direitos da mulher, da criança e do adolescente, respeito aos idosos, às pessoas que necessitam de cuidados especiais, garantir estudo e emprego aos jovens, desenvolver o país garantindo trabalho para todos, manter a política externa independente que situou o Brasil entre as grandes nações democráticas do mundo. Também não se pode esquecer a continuidade do combate total e intensivo à corrupção pública e privada. Nunca em toda a história brasileira se presenciou tantos grandes empresários, políticos poderosos e altos funcionários  instalados na tecnoburocracia  do Estado investigados, indiciados e presos pelos organismos policiais e judiciais.

Essa diretriz política está sendo atacada e ameaçada pelos eternos golpistas de sempre. A grande manifestação da manhã de sábado é uma resposta pacífica, democrática e popular. Os problemas existem para serem resolvidos, as tentativas de quebra da democracia e do  desrespeito aos resultados eleitorais devem ser combatidas e neutralizadas.

A população de Vitória da Conquista demonstrou que o Brasil não é apenas a Av.Paulista, mas, que, muito além dela, há  o povo de um país que luta para cumprir o seu destino e alcançar uma vida melhor para todos.

Edwaldo Alves Silva – é filiado ao PT.


14 Respostas para “Edwaldo Alves: Não vamos perder o que já conquistamos…”

  1. Neto

    Não quer perder a boquinha né Edvaldo? Sei.

  2. Ricardo Marques

    O companheiro Edwaldo Alves sempre lúcido em suas análises! Parabéns!

  3. Rafael

    Feiura, homem. Mensalão, Petrolão, Eletrolão, corrupção… O tempo do PT já passou!!!

  4. Cleber Almeida

    Tenho certeza que essa manifestação de apoio a Dilma , partiu dos Funcionários contracheques da Pmvc , que ameaçados pelo Prefeito Foram Obrigados a Sair para Rua….com um Bando de Idiotas ……..Ditadura Petista

  5. Elias Dias

    O que conquistamos foi muita corrupção na Petrobras, na Eletrobras etc. conquistamos de novo o mostro da inflação, e o que o PT conquistou foi muito emprego para os seus filiados.

  6. Claudio Lima

    Quem estava mesmo nesta passeata ??? Moradores de bairros populares ,funcionários da pmvc que muitos deles são intimados e obrigados, índios , enfim pessoas que ganham um tustãozinho para fazer volume nestas andanças . Me erra !!! Só os besta pra acreditar nestes corruptos.

  7. Marisa

    Fala sério!…

  8. Diego santana

    Esse tipo de gente tenho certeza que tem coragem de fazer um paquito com o demônio!!!

  9. Suzana

    Nessa hora sinto vergonha alheia, vergonha de quem vai pra rua defender a corrupção em troca de favores…Manifestação de militantes,vestidos de vermelho com a bandeira de um partido em punho, onde está a democracia nisso? Cadê o povo nessa manifestação? Golpe? Golpe é o que a presidente desse país fez com seu povo… É medo de perder o que conquistaram…afinal sem o PT acaba a bocada…

  10. Dirceu Góes

    Ato falho: o velho socialista desfila solitário na avenida, ostentando na camiseta em letras garrafais a logomarca “Ralph Lauren”, um dos principais símbolos da burguesia capitalista. Aposto à logomarca do mundo “fashion”, em posição subalterna e de maneira o máximo possível discreta, a estrela vermelha e o número13 do PT numa associação que, neste caso, remete às mordomias de quem goza do poder já por alguns longos anos.
    A ameaça latente da perda do mando de campo o faz delirar e a manifestação dos que se aglomeravam nas esquinas reprovando a exígua passeata sangraram o coração do velho socialista. Ele reluta em admitir uma nítida realidade: todas as possíveis conquistas sociais custeadas e adquiridas através dos impostos do povo brasileiro nos últimos anos estão escoando pelo ralo por causa das denúncias de corrupção e má gestão da economia atribuídas às autoridades máximas do seu partido.
    É uma pena que o velho socialista tenha perdido o prumo, o rumo e a lucidez da sua análise nesse tempo adverso que lhe fustiga a alma…

  11. célio de Souza

    Com a palavra o BRASIL q agora corre o risco de ter desmoralizada a nossa suprema corte onde ja se ouviu e viu um juiz nao poder falar comentar seus pensamentos ACORDA POVO

  12. jair roberto Rosa

    O movimento panela cheia é uma cuspida na cara medíocre do eleitor conquistaense, pois de cheia panela alguma há, tanto que no dia de hoje a prefeitura já resolveu aumentar o valor do restaurante popular, ué o país não está indo bem , não existe crise por que aumentar a refeição?e agora vão pagar mais de 1 milhão pela casa de Glauber Rocha um reacionário que nem sabia fazer filme pois a maior bomba que eu já assisti na minha vida foi Deus e o Diabo na terra do sol, preferia os filmes de tony sales que sem estudo e muito menos dinheiro conseguiu na sua simplicidade conseguiu emplacar uma das frases mais emblemáticas que eu já ouvi em toda a minha vida que foi “- Em terra que se planta defunto , não se colhe feijão” mas com certeza essa é mais uma manobra politica do Pt pra fazer caixa pra proxima campanha pra prefeito, isso ninguém tenha dúvidas>

  13. Antonio

    Tetinha doce, melzim na chupeta, ninguém quer perder, né véi!?

  14. leonardo kenji

    Grande abraço aí Edwaldo. Complicada a situação mesmo. Vamos torcer prá dar tudo certo no final.

Os comentários estão fechados.