EMBASA: gestores se reúnem com lideranças comunitárias de bairros de Vitória da Conquista

Foto: Divulgação | EMBASA
Foto: Divulgação | EMBASA

Na tarde da última segunda-feira (27), lideranças comunitárias representantes de vários bairros de Vitória da Conquista participaram de reunião com o gerente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) Álvaro Aguiar, a assistente social Maísa Neves e o monitor de serviços Wagner Pacheco, no auditório da Unidade Regional de Vitória da Conquista. O encontro, organizado pelo Núcleo Socioambiental da Unidade, foi realizado com o intuito de reforçar os esclarecimentos sobre o racionamento e a importância do uso racional da água. Durante a reunião, os participantes do Movimento Unificado das Associações de Moradores pontuaram demandas específicas de cada localidade por causa do racionamento. Além disso, foram esclarecidos questionamentos sobre operacionalização das manobras de abastecimento e canais de atendimento disponibilizados pela empresa. >>>>>>

“Recebemos a todo tempo questionamentos de moradores que não sabem se comportar diante de um vazamento, de um atraso na chegada de água durante o racionamento, por exemplo. Quando nós estamos bem informados, podemos orientar corretamente cada um, evitando alardes provocados por boatos e alertando sobre a importância do cuidado com a água”, destacou a secretária da Associação de Moradores do Bateias II, Aline Arruda.

Os representantes das comunidades foram esclarecidos ainda sobre os fatores externos que interferem na continuidade da programação em determinadas áreas e, também, as ações que estão sendo desenvolvidas e monitoradas pela equipe técnica para amenizar a falta de água sentida pelos moradores destes setores.

Para o gerente, Álvaro Aguiar, esses encontros servem para avaliar a dinâmica do racionamento na cidade e para fortalecer a relação da Embasa com a população. “Com as informações trocadas nessas reuniões, temos condições de promover um ciclo de confiança dentro das associações, que é repassado a toda a comunidade, e se efetiva com a melhoria dos serviços oferecidos pela Embasa, ainda que com a excepcionalidade pela qual passamos, que é o racionamento”.

Segundo a assistente social, Maísa Neves, essas ações positivas precisam acontecer constantemente e novas reuniões já foram agendadas, nos próximos dias, para socializar as informações do racionamento no município e do projeto Com+Água, que visa combater as perdas de água, assim como manter a vigilância e mobilização permanentes para a formação de uma nova consciência ambiental.


Os comentários estão fechados.