Justiça: Defensoria manifesta pela inconstitucionalidade de projeto de Lei em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON
Foto: BLOG DO ANDERSON

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) emitiu uma nota técnica à Câmara Municipal de Vitória da Conquista, considerando inconstitucional o projeto de lei que tornaria obrigatória a implementação de ações reparadoras no âmbito escolar aos danos causados por estudantes. Na nota solicitada pelo presidente da Câmara Municipal e autor do projeto, Gilzete da Silva Moreira (PSD) e emitida pelo defensor público Pedro Fialho, que atua na área da Infância e Juventude, é sinalizado que o projeto adentra campo de competência legislativa da União e do Estado da Bahia, além de contrariar a estrutura existente no Estatuto da Criança e do Adolescente. Leia na íntegra.

O projeto tem o objetivo de buscar meios de responsabilização às condutas ilícitas de alunos através de instrumentos sancionatórios de caráter punitivo o que, de acordo com a nota técnica, configura-se uma dissonância com a proposta constitucional e estatutária de responsabilização de crianças e adolescentes. “Ao tentar estabelecer um outro sistema punitivo, por meio de legislação municipal, o projeto sob análise contraria de modo direto toda uma estrutura jurídica já devidamente delineada em legislação federal, formulando uma espécie de subsistema punitivo ao largo da estrutura do ECA”, acredita o defensor público Pedro Fialho. O sistema socioeducativo previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente determina que uma autoridade competente deve aplicar as medidas previstas ao ato infracional, não cabendo, portanto, ao gestor escolar a imposição da penalidade como previsto no projeto. “Além disso, não há na proposta um delineamento mínimo do procedimento a ser formulado para a sanção, contrastando com as garantias individuais previstas na constituição que impõe o império da ampla defesa e do contraditório”, afirma Fialho. Para o defensor público é extremamente importante não se esquecer que o meio escolar é espaço da criação, construção do conhecimento e percepção produtiva dos fatos e fenômenos sociais, inclusive a violência. “A sociedade já prevê espaços próprios à efetivação de medidas de caráter punitivo, esferas nas quais a violência constrói narrativa dentro da bitola ação-reação”, argumenta.


Uma Resposta para “Justiça: Defensoria manifesta pela inconstitucionalidade de projeto de Lei em Vitória da Conquista”

  1. Ana Neri Gama

    Vamos deixar os alunos destruírem as escolas… Parabéns ao ECA!!!!
    Eles tem sim que reparar o que eles quebram é o meu dinheiro que faz a manutenção com os impostos que eu pago. Indignada!

Os comentários estão fechados.