Nova Polêmica Conquistense: Projeto de Lei que obriga as empresas contratarem bombeiros civis é motivo de debate

Foto: BLOG DO ANDERSON

O Projeto de Lei Nº 22/2017 que dispõe sobre a obrigatoriedade de contratação de bombeiros profissionais civis (BPC) em estabelecimentos ou eventos de grande concentração pública no âmbito de Vitória da Conquista gerou mais uma página na Polêmica Conquistense. O PL foi é unanime no Plenário Vereadora Carmem Lúcia, mas empresários questionam à medida que estará lhe trazendo mais despesas. O Corpo de Bombeiros Militar também entrou no debate dizendo que esse serviço é realizado pela própria corporação. Numa reportagem especial produzida pela jornalista Mônica Cajaíba, que foi ao ar no Sudoeste Agora desta sexta-feira (23), o vereador Rodrigo Oliveira da Silva Moreira (PP), a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sheila Lemos dos Santos Andrade e o major do CBM Kleber Bahia, falaram suas opiniões. Para o advogado Washington Rodrigues, essa matéria é inconstitucional por não ser uma tarefa a ser executada pelo Município. Ouça a reportagem completa aqui no BLOG DO ANDERSON.


8 Respostas para “Nova Polêmica Conquistense: Projeto de Lei que obriga as empresas contratarem bombeiros civis é motivo de debate”

  1. Marques

    O bombeiro militar é uma instituição diminuta infelizmente… Mas a Bahia precisa ser madura quanto a priorizar os atendimentos efetivos. A prevenção certamente é melhor que o combate… Contabilizem quantas cidades e municípios, além das regiões que não conseguem um atendimento rápido.
    Gostaria de citar o atacadao em que já teve morte súbita, isso porque não teve um profissional que o salvasse…

  2. Creuza

    Só me respondam uma coisa : Onde é que vai conseguir tantos bombeiros para serem contratados pelas lojas ???

  3. Lázaro

    E oq mais tem na cidade e bombeiro civil, tem sim que ser podando em lei sim

  4. iago

    respondendo a pergunta da Creusa
    estou me formando para me tornar um bombeiro civil. somente em minha sala ha 43 alunos sem mencionar outras turmas que estao em outros colegios e os que se formaram em anos anteriores.
    nos bombeiros civis somos profissionais completo somos aptos a fazer salvamentos em altura. fazemos o trabalho de um resgatista de um enfermeiro. ate de um bombeiro militar
    prestamos auxilio ate a chegada de uma equipe mais especializada sabemos como demora o atendimento do samu policia e bombeiros e quando somos atendidos as vezes ja e tarde o bombeiro civil tem um contato mais proximo com a sociedade.
    se for o caso de nos especializar para atender as normas do municipio creio eu que muitos colegas de profissao ira de acordo
    o foco do bombeiro civil e preservar vidas

  5. João Nunes

    ¨O Corpo de Bombeiros Militar também entrou no debate dizendo que esse serviço é realizado pela própria corporação.¨

    ¨Para o advogado Washington Rodrigues, essa matéria é inconstitucional por não ser uma tarefa a ser executada pelo Município.¨

    Pra bom entendedor…

  6. Ricardo Santos

    Conquista está sendo uma cidade com pensamento antigo!
    Admiro muito a presidente da CDL Sheila falar que a contratação de Bombeiros Civis para a empresa poderia fechar a mesma. Comentário infeliz de uma pessoa que eu acho que é estudada.
    Me fale uma empresa que fechou por esse motivo???

  7. LOBO

    Fica uma pergunta:
    O município não tem poder pra legislar com relação a segurança publica,mas, quando então aqui em vitória da conquista vai ser posto em pratica a lei federal 11.901 de 12 de janeiro de 2009 e os anexos I,J,K e L da IT 17 Bahia e também grupo F e F6?
    se o que estamos debatendo é uma obrigatoriedade já imposta pelo CBM BA.
    Quando então que isso vai ser posto em pratica?
    Pois o que esta claro ai é que quem realmente decide sobre o que tem ou nao tem que ser, é a CDL, ASVIC, o movimento PROCONQUISTAS e nao os orgãos competentes.

Os comentários estão fechados.