Violência no Transporte Público: bandidos assaltam caixa de ônibus e passageiros em Vitória da Conquista

Foto: BLOG DO ANDERSON

Nos últimos trinta dias tem sido constante os assaltos a ônibus em Vitória da Conquista. Na noite da última sexta-feira (13) mais um caso voltou a ser registrado no Miro Cairo, loteamento do bairro Zabelê que fica próximo ao Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos. Além do dinheiro do caixa, os passageiros também foram alvo dos ladrões. De acordo com o major Silvio Berlink Santos, comandante da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar, as operações têm acontecido com muita frequência em caráter ostensivo. Até o meio dia deste domingo (15) nenhum suspeito por essa modalidade criminosa havia sido preso ou apreendido. O fato da “Sexta-Feira 13” foi registrado na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior. A Prefeitura de Vitória da Conquista ainda não se manifestou sobre os últimos acontecimentos. Confira algumas orientações de Segurança Pública aos usuários do Transporte Público.

1 – Antes de sair de casa, repasse informações sobre o seu itinerário para algum familiar ou amigo.

2 – Procure as paradas de ônibus mais movimentadas e bem iluminadas.

3 – Antes de entrar no ônibus, separe o dinheiro para pagar a passagem ao cobrador – evitando abrir a carteira dentro do veículo.

4 – Deixe o celular no silencioso e evite atender ligações dentro do ônibus ou na rua. O mesmo vale para os aparelhos eletrônicos com fones de ouvido.

5 – Os ônibus superlotados são preferidos pelos criminosos para a prática de furtos. Já os assaltos geralmente acontecem em coletivos com poucos passageiros (vago).

6 – Onde sentar? Não existe assento mais seguro dentro do coletivo. Porém, a PM orienta que, ao entrar em um ônibus vago, procure uma cadeira mais afastada do cobrador. É que em caso de assalto, o cobrador é o principal alvo dos bandidos.

– Nunca reaja a um assalto. No momento da abordagem, evite fazer algum movimento brusco, que possa ser interpretado como um ato de reação.

– As vítimas de assalto devem acionar a polícia através do 190, informando as características dos suspeitos para uma ação mais precisa da PM. O registro do Boletim de Ocorrência (B.O), na delegacia ou na internet, também é importante para que o caso seja registrado na base de dados da polícia, auxiliando nas ações de monitoramento.


Os comentários estão fechados.