Lançamento na FAINOR: professores Alexandre Alcantara e Anderson Cerqueira lançam livro em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Com a palestra “Repercussões Tributárias das Fraudes Contábeis”, os professores Alexandre Alcantara da Silva e Anderson Freitas de Cerqueira, lançaram mais uma obra literária: “Fraudes Contábeis – Repercussões Tributárias – Enfoque no ICMS”.

O evento aconteceu na noite desta terça-feira (19), no Auditório Professora Maria Conceição Meira Barros, no campus da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), quando também foi apresentado o IX Congresso de Contabilidade do Sudoeste da Bahia, que aconteceu entre os dias 2 e 4 de outubro, com nomes Contabilidade Nacional, entre eles o professor doutor José Carlos Marion.

Em sua palestra o professor Alexandre Alcantara fez um breve relato da evolução da contabilidade e do seu nos processos de auditoria contábil pelas administrações tributárias. Destacou a realidade da alta carga tributária brasileira, e como isso tem levado algumas empresas a se valerem de práticas sonegatórias para reduzir o valor dos impostos devidos.

Foi apresentado diversos exemplos de principais fraudes contábeis com repercussões tributárias e como estas são tratadas pelas administrações tributárias, inclusive nas ações penais dela decorrentes, considerando que algumas delas podem ser enquadradas como crime contra a ordem tributária, além de serem antecedentes do crime de lavagem de dinheiro.

Também foram abordadas questões relacionadas ao sigilo bancário, conforme dispõe o artigo 6º da Lei Complementar nº 105/2001. Após a palestra os autores receberam os cumprimentos dos alunos, professores e convidados, seguido da clássica sessão de autógrafos. Para saber mais sobre o livro: www.alcantara.pro.br\fraudes. Confira a seguir algumas fotos registradas pelo BLOG DO ANDERSON.

 


Os comentários estão fechados.