Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência: encontro colhe demadas em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Nesta quinta-feira (13), no Auditório do Cemae, Vitória da Conquista recebeu a 65a reunião ordinária do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE-BA). O evento faz parte do projeto Coede Itinerante que realiza reuniões do conselho fora da capital Salvador. O encontro em Conquista contou com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

O Conselho é um órgão de caráter consultivo e deliberativo, integrante da Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS), quem tem por finalidade assessorar a secretaria na formulação e controle social da Política Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, objetivando a efetivação de seus direitos. A reunião itinerante tem o objetivo de fazer uma escuta das demandas de Conquista e dos municípios da região para, a partir delas, serem feitas propostas de políticas públicas.

“Para nós é um prazer poder está aqui em Vitória da Conquista realizando a nossa 65a reunião e a nossa terceira itinerante. A proposta de fazer estes encontros surgiu aqui em Vitória da Conquista na ocasião da Conferência, onde a plenária cobrou a presença do Conselho. Por isso pensamos neste projeto com o intuito de aproximar mais o conselho dos municípios”, comentou o presidente do COEDE, Waldenor Oliveira, na abertura do evento.

Durante a reunião, os participantes tiveram direito a voz e levantaram questões sobre a situação de Vitória da Conquista como a acessibilidade no trânsito, nos prédios públicos e privados e mercado de trabalho. “Nós devemos lutar para que as leis de acessibilidade sejam cumpridas e fazer novas propostas para nossas demandas que ainda não estão incluídas na Lei”, lembrou o presidente do CMDPD, Jaílton Ferreira Sousa.


Os comentários estão fechados.