Organização e Modernização da Administração Municipal: Herzem compartilha conhecimentos com a UESB

Foto: SECOM | PMVC

O prefeito Herzem Gusmão Pereira, juntamente com a sua vice-prefeita Irma Lemos dos Santos Andrade, esteve reunido com o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Luiz Otávio de Magalhães, numa visita de cortesia cheia de novidades. Consoante ao release divulgado no site da Prefeitura de Vitória da Conquista, “o encontro serviu também para que parcerias já existentes entre as duas instituições fossem reafirmadas”. O prefeito falou do desejo de organizar e modernizar a Administração Municipal e que para isso, esse governo quer estreitar relações com a universidade. “No momento que estamos com o planejamento estratégico, não podemos pensar uma cidade sem o conhecimento científico, sem a nossa UESB. Quero agradecer a receptividade e vamos estar nesta interação. Assim sendo, nós estaremos mais perto dos anseios da comunidade regional”, disse o emedebista de 70 anos. Leia a reportagem.

 

Um dos tripés da universidade é justamente a extensão, que é ampliação das atividades da instituição em benefício da comunidade. “A Uesb, em praticamente todos os cursos, tem uma rede de serviços prestados à comunidade. Essa interlocução com outros entes públicos é sempre importante para nós enquanto instituição, pois o fortalecimento das ações de extensão da universidade exige parcerias, apoio mútuo com o poder executivo, legislativo e judiciário”, observou o reitor. 

Atualmente, a Uesb conta com 48 projetos de extensão no campus de Vitória da Conquista. Alguns desses são desenvolvidos em parceria com a Prefeitura Municipal, a exemplo do Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas), que realiza atendimento médico por meio de convênio com o Sistema Único de Saúde (Sus). 

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Gleide Pinheiro, outro equipamento pelo qual se busca a ampliação de parceria é o Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente. A vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, afirmou que sabe da importância do núcleo e estará analisando o assunto.

Na ocasião, o prefeito convidou o professor Luiz Otávio para fazer uma visita ao Gabinete Civil. O secretário municipal de Administração, Jonas Sala, propôs que a Prefeitura e a Uesb, junto com a Coopmac, trabalhem para que a região tenha um café com selo de qualidade. O reitor falou sobre a possibilidade da Uesb se integrar ao Embraba Café – órgão de fomento à pesquisa. “Vitória da Conquista é uma das grandes regiões produtoras de café do Brasil e fizemos todo o encaminhamento necessário, mostrando a trajetória de mais de 30 anos de pesquisa relacionada ao café e a gente espera que seja reconhecido”, comentou o reitor.  

Representando o Governo Municipal, ainda se fizeram presentes o secretário de Finanças, Gildásio de Carvalho; o secretário da Transparência, Diêgo Gomes; e os assessores especiais do prefeito. Esses foram recebidos pelo chefe de Gabinete da Reitoria, Wesley Piau; pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Robério Rodrigues; pró-reitor de Graduação, Reginaldo Pereira; e do pró-reitor de Administração, Elinaldo Leal. 


Os comentários estão fechados.