RIO DE CONTAS: Franceses investem na produção de oliveira no município

O município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, poderá se tornar um dos principais pólos do cultivo de oliveira da Bahia. A espécie já começou a ser cultivada por empresários franceses em uma área de 6 mil hectares, que deverá, ainda este ano, ser ampliada para 8 mil. O plantio na região possibilitará a colheita de azeitonas – os frutos da oliveira – e a extração do azeite de oliva, gerando emprego e renda.

O grupo francês Chinchila declarou interesse em continuar investindo no estado, durante um encontro com o secretário estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Salles. Além da oliveira, os franceses apostam no plantio de maça, café e cítricos.

“É uma região excepcional. O clima temperado favorece o cultivo. A Embrapa já vem realizando experimentos para mostrar o potencial produtivo”, disse o empresário Didier Chincilla.


6 Respostas para “RIO DE CONTAS: Franceses investem na produção de oliveira no município”

  1. Ana

    Existe uma luta dos moradores de nossa cidade com nossos governantes para que se invista em algo para o benefício da nossa população tão sofrida,mais nonguém faz nada.Elegeram um sujeito que mal abre a boca para falar alguma coisa,quanto mais investir em melhorias que beneficie o povo.os franceses estão de parabéns pela iniciativa.Tudo neste momento é válido para que pais de família sejam empregados e consiga sustentar suas famílias.Parabéns para os franceses!!!

  2. RGS

    Excelente para Rio de Contas e toda a Chapada Diamantina!.

  3. Alex

    Bem,opções de culturas para a região de Vitória da Conquista – Não faltam.A começar pelas rosacéas,produção de sêda, com a criação do “bicho da sêda”.Algumas opções, que tenho certeza é do conhecimento dos especialistas de nossa região.Mas, acredito,não ser do seus interesses.

  4. ANGELA

    Sei o quanto é importante para Rio De Contas o seu desenvolvimento economico, mas fico muito preocupada com esse interesse, pois a anos atraz aqui estiveram outros franceses, que andaram muito pela zona rural, entravam nas fazendas e com equipamentos deixavam em determinados, pontos marcas, e nos sabemos o que eles estavam procurando, ainda mais que nossa região é rica em minerios. Temos que tomar muito cuidado.

  5. Machado

    U lá lá.
    Deixamos que os franceses invadissem a Chapada e Rio de Contas para plantar oliveiras. Nas nossas empadas tem muitas azeitonas.
    Acorda meu povo!

  6. waldemar da silva ferreira

    meus aplausos pela iniciativa,tambem planto oliveiras no meu quintal,já vou colher a primeira safra em um pé,variedade grapollo, ea alberquina etá desenvolvendo bem.Ontem planntei duas mudas: uma e Ascolano e outra de Mazanilla.Como posso conseguir cinco hectares de terra aí na Bahia, aguardo respostas

Os comentários estão fechados.