Reviravolta na eleição da Uesb

Em manifesto Movimento Para Viver Universidade pede Ana Angélica reitora

Uma movimentação da comunidade acadêmica, que envolve, inclusive, as lideranças políticas da esquerda baiana, visam convencer o governador Jaques Wagner da importância de garantir a nomeação da professora Ana Angélica e do professor Luiz Otávio como Reitora e Vice-Reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

O argumento é que os professores foram os verdadeiros vencedores nas eleições realizadas em 20 de maio. Um manifesto está sendo articulado e já conta com significativa participação de entidades sociais de Vitória da Conquista e região Sudoeste.

No processo de convencimento do governador estão envolvidos os secretários estaduais e cargos de primeiro escalão do governo do Estado, a exemplo de Aderbal de Castro (Educação), Cesar Lisboa (articulação política), Emilson Piau (Conselho de Desenvolvimento social), Elias Dourado (SETRE), Célia Tanajura (Educação).

Na esfera política, articulam o apoio a professora Ana Angélica e Luiz Otávio, os deputados Waldenor Pereira (PT) e Javier Alfaya (PCdoB). Confira aqui o Manifesto


14 Respostas para “Reviravolta na eleição da Uesb”

  1. Maria Cristina

    Conheço o nosso Governador e acredito que ele não tomaria decisão ao absurda. O respeito à comunidade Univesitária deve prevalecer. As chapas concorrentes já sabiam das regras da Eleição desde que aceitaram concorrer. Agora estão apelando já verdadeiramente desesperados. A UESB deverá ser respeitada!!! Acredito no gesto democrático do nosso Governador Jaques Wagner que nomeará os PROFESSORES PAULO ROBERTO E JOSÉ LUIZ RECH para a gestão da UESB nos próximos quatro anos.

  2. Baltazar

    Maria Cristina, filhota, as regras da eleição também dizem (e os concorrentes já sabiam) que o governador do Estado da Bahia, seja ele quem for e, neste caso, é Jaques Wagner (PT), tem a prerrogativa de nomear qualquer uma das chapas que concorreram ao pleito da UESB.
    Portanto, neste caso, quem tiver a unha maior sobe na parede. Não adianta choro e nem ranger de dentes. Quem vai na garupa não tem direito às rédeas e por aí afora…
    O certo é que as eleições para reitor e vice-reitor da UESB estão rifadas na mesa do governador.
    Pelo teor da notícia acima, tá na hora do povo nomeado pela atual gestão entoar o refrão daquela musiquinha: ” arruma a mala aí, arruma a mala aí, que a rural vai desabar…”
    E você, já tá de mala pronta?
    Ademais, você conhece o governador de onde mesmo, heim fia?

  3. Alex

    …é asssim que se ganha eleição?.

  4. Wenceslau Junior

    Como professor do curso de Direito da Uesb devo reconhecer a vitória da Professora Ana Angélica. Os votos dos Livres nomeados do Reitor distorceram o resultado.
    Tenho convicçcão que o governador Jaques Wagner vai levar isso em consideração. Cusuísmo não!

  5. afonso

    não é nenhum absurdo. o atual grupo que comanda a instituição já se beneficiou dos dois argumentos para se eleger. ou seja, o antigo governo do estado já nomeou este grupo tanto pelo critério universal quanto pelo paritário.

  6. Maria

    Art. 8o – Compõem o colégio eleitoral os docentes, discentes e os técnico-administrativos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

    Parágrafo Único – Terão direito a votar os docentes e os servidores do corpo técnico-administrativo, integrantes dos quadros efetivos, os contratados mediante o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) e os ocupantes de cargos comissionados não integrantes da carreira da Universidade, e os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pósgraduação no semestre em que se der o pleito.

    AGORA CHORA PQ OS LIVRES NOMEADOS VOTARAM??? VAI CHORAR NO PÉ DO CRISTO CAMBADA…
    SE NÃO CONCORDAVAM PQ ASSINARAM???
    OH ANA AGORA NÃO A REITORIA É DE PAULÃO!!!

  7. Maria

    Ah para os leigos este é trecho do REGULAMENTO APROVADO PELO CONSU.
    Essa Ana Angelica tem que ser Reitora realmente lá em Jequié na UERC…
    Pelo amor de Deus GOVERNADOR separa a UESB de jequié e manda essa Ana e gerir a UERC. Pq a UESB é de Paulão!!!

  8. Ronaldo Vasconcelos

    A UESB SERÁ RESPEITADA E O NOMEADOS SERÃO OS PRIMEIROS COLOCADOS!!! PAULO ROBERTO E RECH FARÃO UMA ÓTIMA ADMINISTRAÇÃO NA UESB!!! CHEGA DE DISCUSSÃO!

  9. cesar

    O DESRESPEITO AS REGRAS ANTERIORMENTE ACORDADAS SO TEM UM NOME VIU sr deputado Valdenor , GOLPE !! ALEM DO SENHOR NAO FAZER NADA POR NOSSA CIDADE QUER ENTREGAR A UESB PRA JEQUIE ?

  10. Vivi

    Cara Maria;
    Acho que vc defende tão arduamente o voto dos livre-nomeados e REDA, pq vc deve se encaixar nessa categoria de funcionário que é comissionado e dependente da vontade do Reitor. Vc acha justo alguém, que não é funcionário público de direito, decidir o destino de uma Universidade pública? Uma universidade que é sustentada pelo dinheiro público, suado, dos impostos de toda a população baiana?
    Não. NÃO É JUSTO. E, pela peso do seu voto (e, aqui lhe incluo, pq vc me parece um desses comissionados) está a caracterização da INJUSTIÇA.
    Como é que um funcionário, escolhido pelo reitor (por simpatia, por interesse ou por “bondade” do seu coração) tem o peso do voto 140 vezes maior que um aluno, que estudou e batalhou muito para passar no vestibular e se ingressar numa UNIVERSIDADE PÚBLICA???? Vc acha justo isso???
    Pois eu não acho. E espero que toda a comunidade acadêmca, que toda a população e que, principalmente, o nosso governador concorde comigo e NÃO escolha Paulo Roberto, o símbolo do continuismo dessa gestão abarratoda de coisas ilícitas (vide o caso da galinhas), dessa gestão, que também já se beneficiou da “vontade” do governador para ser homologada e que, por conveniência, hoje defende esse VOTO PARITÁRIO TÃO INJUSTO (caso ninugem aqui se lembre, esse mesmo reitor já alegou o voto universal para se “homologar”).

  11. Vivi

    E sobre a sua lastimável postura BAIRRISTA E DITADORA. Eu queria lhe dizer que a Uesb NÃO é de Conquista. A UESB É DO SUDOESTE DA BAHIA (e isso inclui os seus 3 campi). E a Uesb NÃO é de “Paulão!!!” (como vc escreveu). Ela é do povo baiano que paga os impostos e elege os governantes desse estado.

  12. Maria

    Prezada VIVI

    Ao contrário do que diz, não sou nem reda e nem nomeada! Sou funcionária sim concursada!
    Não acho justo que estudantes escolham os Gestores da UESB e de nenhuma outra Universidade, alguns acabaram de entrar , outros estão por sair… muitos nem os conhecem. E depois quem assume a burrada é nós funcionários , professores.( Ana Angelica esta de acordo, segundo debate em Itapetinga)
    Defendo sim os livres nomeados pois são eles que mais trabalham na instituição, ao contrário de muitos funcionários e professores,
    Os redas para seu conhecimento entram na instituição atravez de “concurso”, não são favorecidos por bondade etc e tal…
    A UESB é do povo sim!!! E por isso eu luto, por uma UESB cada vez mais forte!!Se vc foi uma das estudantes que entrou nesta instituição neste mandato com certeza não presenciou a UESB à 15 anos atráz.
    POR ISSO SIM SIM E SIM, NÓS FUNCIONÁRIOS TEMOS MAIS DIREITOS DE DECIDIR QUEM IRÁ GERIR NOSSA UNIVERSIDADE!

  13. Maria

    Em relação a Ana Angelica, será uma pessima gestora pois não tem palavra. Faz qualquer coisa para ser beneficiada!
    Queremos um Reitor que tenha palavra… que discuta sim… mas que no final das contas beneficie a UESB e não seus interresses pessoais como é o caso da Candidata Ana Agelica, ela quer a reitoria agora pra ser DEPUTADA depois!!

Os comentários estão fechados.