Edigar Mão Branca sonha criar Dia Nacional do Sexo

Projeto de ex-parlamentar baiano tramita em comissão da Câmara. Segundo o autor, a vida melhora a partir de um bom relacionamento sexual

Blog Brasilia de Sempre

Nunca antes na história deste país a libido do brasileiro foi tão discutida pelas autoridades. Nos Três Poderes, sobram ideias e conselhos para levar a cama para a varanda ou para o Congresso. Na Câmara, a Comissão de Educação e Cultura vai analisar projeto que cria o Dia Nacional do Sexo. A proposta, de autoria do ex-deputado Edigar Mão Branca (PV-BA), suplente de Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), pretende instituir um “segundo dia dos namorados” no calendário. A data escolhida é o dia do aniversário de Mão Branca, 14 de janeiro. “É meu aniversário. Parece brincadeira, mas escolhi a data porque vim ao mundo por um ato sexual”, afirma.

A bandeira do verde foi apresentada antes de o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ter defendido a prática sexual como correlata das modalidades esportivas e eficaz remédio contra a hipertensão (veja memória). Sem o “aval ministerial”, o projeto de Mão Branca sofreu preconceito na Casa. Depois de entregar a proposta na Secretaria da Mesa, o deputado recebeu ligação de um técnico legislativo perguntando se “era mesmo” para dar entrada no projeto. O presidente da Casa, deputado Michel Temer (PMDB-SP), temeu a repercussão da ideia.

Apesar da tentativa de censura prévia, Edigar Mão Branca não se abalou. Conta que deixou a Câmara satisfeito depois de defender a bandeira. “Vamos falar de sexo de uma forma bonita, sadia. A discussão talvez incentive a prática. Eu sou casado, estamos há seis ou sete anos juntos. Ainda namoro a esposa, beijo na boca, chamo de meu amor. A partir de um bom relacionamento sexual, muita coisa melhora na vida de um ser humano. Desconheço prazer maior.”

O ex-parlamentar argumenta que muitas pessoas evitam o assunto por tabu e considera que o “falso moralismo” impede a educação sexual de crianças e adolescentes. “Tenho 51 anos, nunca fui orientado sexualmente. Às vezes, o prazer acaba trazendo problemas.” Questionado sobre a recomendação de Temporão, de o brasileiro fazer sexo pelo menos cinco vezes por semana, Mão Branca afirma que quantidade não é problema. “Pode ser cinco, 10, quanto mais melhor. Mas com responsabilidade. Meu projeto é anterior às declarações do Temporão”, gaba-se.

Explícito

Edigar Mão Branca critica o primeiro projeto de iniciativa popular que tentou instituir o dia do sexo em 6 de setembro, com a referência ao simbolismo da data 6/9 como pano de fundo. De acordo com o ex-parlamentar, sua proposta tem caráter diferente, pois prega a relação “sadia” entre os parceiros e foge de preceitos comerciais. “A outra campanha pelo dia do sexo começou de forma comercial, com exploração de sexo explícito. Não quero que a proposta seja vista pelo lado comercial. Podia ser um segundo dia dos namorados.”

Ícone da livre expressão sexual da década de 70, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) não aprova a interferência do governo na vida privada dos cidadãos. “Há muito pouco a fazer do ponto de vista oficial em relação ao sexo. A atuação não deve ultrapassar campanhas preventivas”, resumiu.

É meu aniversário. Parece brincadeira, mas escolhi a data porque vim ao mundo por um ato sexual”
Edigar Mão Branca (PV-BA), autor do projeto, justificando o porquê de sugerir o 14 de janeiro

Memória

Sob prescrição do ministro

O “fervor” sexual no âmbito governamental anda em alta. Em 26 de abril, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou que a população brasileira fizesse sexo cinco vezes por semana como forma de combate à hipertensão. “Não é brincadeira, é sério. Fazer atividade física regular significa também fazer sexo, com proteção sempre, é claro”, afirmou o ministro. Em média, uma hora de relação sexual pode render o consumo de até 700 calorias. “As pessoas têm que se mexer. A pelada do fim de semana não deve ser a única atividade física. Os adultos devem praticar exercícios, caminhar, dançar, fazer sexo seguro”, enfatizou Temporão. Segundo informações do ministério, 300 mil brasileiros morreram de doenças cardiovasculares em 2006, ano em que foram divulgados os dados mais recentes sobre a enfermidade. À época, o número representou 30% dos óbitos de todo o país.

Três dias depois da declaração de Temporão, os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram, por 5 votos a 1, que os laboratórios farmacêuticos no Brasil poderão produzir genéricos do medicamento Viagra. O entendimento da Corte é que a validade da patente para a produção do mais famoso remédio contra disfunção erétil do mundo vence em 10 de junho deste ano, e não em 2011 — como desejava a Pfizer, multinacional que desenvolveu o medicamento.

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já havia dado suporte às recomendações de Temporão em abril, voltou a falar sobre o assunto. Em tom de brincadeira, aproveitou as declarações do técnico Maradona, que liberou a visita íntima aos jogadores da Argentina durante a Copa do Mundo, e provocou. Lula disse que é preciso defender sexo e esporte, porque ambos fazem bem à saúde. “O Maradona foi o único técnico que adotou esse lema na Copa. Eu quero é ver jogador argentino trançando as pernas e o Brasil ganhando a Copa”, ironizou o presidente.


4 Respostas para “Edigar Mão Branca sonha criar Dia Nacional do Sexo”

  1. Geraldo west

    Vejo isso com muita tristeza, eu como muita gente que votou nele estamos decepsionados, eu esperava mais de um deputado federal, vendo que nossa região é carente de tantas coisas!!!
    (SAÙDE,EDUCAÇÂO,SEGURANÇA)

  2. JOAO PAULO

    É isso aí Geraldo. Também acho a mesma coisa. Isso é falta do que fazer. Ele como político é melhor cantando foró…

  3. JOAO PAULO

    Anderson – pelo amor de Deus, não mostra essas notícias no seu grande blog. Tem coisa mais importante para ser noticiado.

  4. MAICON

    É, parece que não da para confiar em nenhum político mais, pois a segurança pública, a saúde e a educação estão a beira da falência e o deputado esta preocupado com sexo. Já não basta a os grandes indices de gravidez de adolecentes, as famílias sendo desestruturadas?! Mão Branca, reveja seus conceitos e projetos, “PELO AMOR DE DEUS”!!!!!!!

Os comentários estão fechados.