Dividir a Bahia só será possível se for em três

Por José Maria Caires

O deputado federal Oziel Oliveira (PDT-BA), apresentou um projeto que pretende dividir a Bahia em dois Estados – Bahia e São Francisco. Na década de 80, um movimento separatista também reivindicava o desmembramento do Estado em dois. Na época, como forma de combater o projeto,  Duda Mendonça criou um campanha chamada “A Bahia Ninguém Divide”, da qual participou a cantora Maria Bethânia. Da forma que o projeto está sendo apresentado, dificilmente ele terá sucesso no plebiscito, no entanto, se o projeto fosse dividir o Estado em três aumentaria as chances de sucesso. A proposta é a seguinte: BAHIA, SÃO FRANCISCO e VITORIA DA CONQUISTA, esta reuniria a região de que converge para esta cidade que escoa naturalmente, pra cá onde já é considerada a capital do Sudoeste e Chapada Diamantina e não têm antagonistas.

nistas

VANTAGENS PARA O PROJETO E ARGUMENTOS DE DEFESA

1-Vitória da Conquista e região passaria a ser um aliado do Deputado Oziel Oliveira e votaria maciçamente a favor no plebiscito de separação.

2-A Região Metropolitana de Salvador não tem nada contra a separação, pois ficaria sem os primos pobres;

3-Vitória da Conquista e São Francisco passariam a ter Deputados Federais, Estaduais, Senadores e Governadores, aproximando mais o poder do povo.

4-A divisão do Estado de Goiás, criando Tocantins, melhorou os dois Estados e hoje estão melhores que antes.

5-A divisão do Mato Grosso em Norte e Sul não sofreram a dor do corte e hoje estão todos infinitamente melhores que antes.

6-Sergipe já pertenceu à Baia de Todos os Santos, mas a prosperidade agrícola fez o desmembramento, tem 75 municípios uma área de 21.910 km2 e uma população de 2.068.031 habitantes.

7-A Bahia tem 564.000 km2 correspondendo 25 vezes a do Sergipe e a população baiana 13 milhões contra 2 milhões do Estado sergipano.

8-Argentina tem uma área de 2.780.092 km2   mais de 200 vezes menor que a Bahia e tem 23 províncias e o Brasil tem uma área de 8.514.876 para 27 Estados se considerarmos a mesma proporção o Brasil poderia ter 70 Estados na Federação.

9 Dividir a Bahia em três Estado, é viável basta observar o sucesso que vem obtendo o Estado do Pará que ficará assim: Tapajós, Pará e Carajás, essa divisão consegue aprovar o plebiscito e a divisão sem maiores problemas.

 JOSE MARIA ALVES CAIRES – CONQUISTA PODE VOAR MAIS ALTO


11 Respostas para “Dividir a Bahia só será possível se for em três”

  1. Jonh

    Assino embaixo! Dividir a Bahia só se for em três SIM!
    E torço para que venha o estado de Vitória da Conquista.

  2. Maria

    Gente
    Isto é uma maluquice que não tem tamanho. O deficit público do país já é enorme, vamos multiplica-lo por 3, 5, 10? Qual será a renda deste tal Estado chamado de Vitória da Conquista? Comércio? Agropecuária? É sabido que nenhum estado consegue ter uma boa renda “per capita” sem parque industrial. Comércio e fazendas empregam poucas pessoas. A arrecadação também, principalmente na área da agropecuária é mínima.
    Vamos acordar minha gente!!!
    A única “melhoria” será a de gerar mais deputados, governadores, assessores, e regalias para este gente.
    Na época do tal Estado de Santa Cruz torci muito para não se concretizar farei o mesmo agora.
    Não conheco o Sr, José Maria pessoalmente porém, tenho lido sobre as suas iniciativas em prol de Conquista. Infelizmente, neste caso, espero que ele não comande este desserviço a Conquista e aos baianos.

  3. jean

    é uma piada a sua idéia!~chega de tantos políticos para sustentar! você ainda quer criar mais dois estados..quem vai pagar os encargos e salários somos nós trabalhadores..se preocupe apenas com o aeroporto..e também concordo com duda mendonça a bahia não se divide..são os gauchos de barreiras que querem separar a bahia..voltem para suas terras..pois lá no sul baianos não são bem vindos e aqui no nordeste aceitamos todos..

  4. ALMIR BRANDÃO

    Prezado Zé Maria,

    Apenas para comentar o ítem 3 – Vitória da Conquista e São Francisco passariam a ter Deputados Federais, Estaduais, Senadores e Governadores, aproximando mais o poder do povo. Resultado: Mais ladrões… Portanto, projeto que não deve ser nem pensado.

  5. Luiz

    O grande diferencial entre cada ser humano é a forma de direcionar sua mente às possibilidades e às perspectivas. Como disse Albert Einstein […”O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma a este dia”].

    Amigo Zé Maria: você é um homem de visão, é um exemplo de cidadão. Continue lutando porque a morte só é para o corpo, porque nossas ideias são eternas. Esses críticos jamais iriam pensar nos benefícios desse novo estado.
    O Brasil tem 8.514.876 km2 e só possui apenas 27 estados, enquanto que os EUA são 50 estados e o distrito federal. Considerando as terras contínuas, o Brasil é maior que os EUA porque o estado do Alaska está muito distante do território americano.
    Termino com outra frase de Albert Einstein: [… “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.].
    Sou totalmente a favor de sua proposta.

  6. Claudio

    Bom na minha opinião tem que se dividir mesmo, o que não pode ficar é este estado grandioso onde a maior parte do bolo vai para as regiões proxímas a capital e litoral. Gente temos que entender que o estado tem diferenças culturais e econômicas, e chega de nostaulgia o que eu quero é segurança, educação e condições de trabalho para o povo porque o que adianta a Bahia ser como é se e, algumas regiões o povo anda de mal a pior sem trabalho, segurança e educação? Os que defedem falam: A Bahia não pode ser dividida pela sua importância cultural e histórica, mas ai eu digo “isto não enche barriga de ninguém”.
    Se for para melhorar as condições de vida do povo sou a favor sim.

  7. Claudio

    Maria, mas da década de 80 ou 90 o prefeito de Itabuna Sr. Fernando Gomes andava no meios de comunicações e nos poderes públicos defendendo esta causa “Criação do Estado de Santa Cruz” voce pode não querer mas pergunte a maioria do povo da ragião se não quer que isso aconteça? logico que a maioria vao querer sabe porque? raiva, sofrimento pelo descaso do poder público. Como sempre digo ” O adianta um estado com cultura e hitória forte se a maioria do povo anda sem trabalho, sem moradia digna, sem educação adequada etc…

  8. Maria

    Sr. Cláudio

    Com todo respeito, espero que o senhor atine para o “no sense” que o foi escrito no final do seu comentário. Se o povo não tem trabalho e sem educação adequada, como terá cultura? A identidade cultural é que leva um povo a ter auto estima e, consequentemente, estímulo para lutar, trabalhar
    e crescer. Outro disparate percebido é quando o senhor escreve que o povo quer esta tal divisão “por raiva, sofrimento pelo descaso do poder público”. Resolvemos criando mais cargos e despesas para este tal poder público?
    Também sou conquistense e servidora pública federal. Estou muito cansada de recolher mensalmente um grande valor para pagar salários, moradia, transporte e etc. para quem, pelo menos, na maioria, não faz nada pelo país, apenas se locupletam do dinheiro público. Em uma época que os progressistas (nada a ver com nenhum partido político) lutam para acabar com o senado, quando conseguimos privatizar várias empresas que sempre funcionaram no vermelho, em função dos apadrinhados que eram nomeados para satisfazer os interesses dos seus “chefes”, tudo isto para enxugar a máquina pública,os meus conterrâneos querem gerar mais despesas.
    Esta tal população que anda com “raiva, sofrimento pelo descaso do poder público” pode se iludir achando que morando em uma capital, as coisas poderão melhor. Afirmo, seríamos um estado pobre, se recolhemos pouco, como vamos conseguir investir em educação, saúde, segurança – o básico?
    E, vamos combinar, Sr. Cláudio, cultura, identidade e história é da maior importância para formação de um cidadão.
    Ratifico, pelo que sei, o Sr. José Maria é um cidadão que luta por Conquista, espero que ele não nos preste este desserviço. Existem “causas! muito mais importantes e relevantes para o bem de nossa Terra.
    Desculpem, continuo achando tudo isto uma maluquice.

  9. ze bernardes

    Quem conhece a região sudoeste do estado sabe do potencial económico que ela possui. Por isso defendo a criação do estado de vitoria da conquista para que essa região tão sofrida venha se desenvolves.

  10. Joao

    Mais que apoiado!

  11. miguel pedro navarro

    A argentina é tres vezes menor que o Brasil,acho que voce se enganou ao dizer que a mesma é 200 vezes menor que a Bahia.

Os comentários estão fechados.