Banco do Povo: instrumento de combate à pobreza e à desigualdade social

Um dos principais instrumentos de fomento do micro-crédito produtivo da Região Sudoeste, o Banco do Povo encerra 2009 com muito a comemorar. A Instituição já emprestou mais de 21 milhões de reais, melhorando a vida de 4.985 clientes, de suas famílias e de toda a comunidade.

O Banco do Povo que, em 2010, completa 10 anos de existência, tem atuado com o objetivo de dar condições efetivas para criação e progresso dos pequenos empreendimentos. Tanto que a maior parte dos clientes pertence ao setor informal e as principais beneficiadas pelo crédito têm sido as mulheres. Elas são responsáveis por 56,4% dos empréstimos feitos pelo banco.

Desenvolvimento local – O microcrédito produtivo é destinado aos empreendedores de baixa renda e tem sido um instrumento efetivo de combate a pobreza e a desigualdade social na Região Sudoeste da Bahia. Com o crédito concedido, os clientes investiram em diversos tipos de atividades produtivas: 89,4% dos clientes investiram no comércio, 6,5% na indústria e 4,1% no setor de serviços. Os empréstimos contribuíram para manter 4.736 empregos e criar 715 novas oportunidades de trabalho.

O presidente do Conselho Deliberativo do Banco do Povo, Alfredo Correia Neto, lembrou que “o Banco do Povo não tem um dono, seus conselheiros são pessoas da sociedade que representam o povo de Vitória da Conquista; todos os recursos que entram são emprestados para aquela senhora que faz um pano de prato para vender, para o pequeno vendedor de lanche, a sacoleira, ou seja, uma pessoa que tem uma simples esteira estendida na feira é um empresário para o Banco do Povo”.

Sem a burocracia comum nos bancos tradicionais, o Banco do Povo tem se destacado nos empréstimos de pequenas quantias para pessoas que normalmente não teriam acesso a crédito. 66,9% do crédito concedido corresponde a valores de até 1.000 reais.

Empréstimos de grupo solidário – No Banco do Povo nem sempre é preciso ter um avalista. É possível fazer o aval solidário, pelo menos três pessoas que se conhecem podem tomar um empréstimo sendo que um pode avalizar o outro. O aval solidário acontece em 81,4 % das transações.

Outra boa notícia é que, em novembro, o banco quitou todos os empréstimos com o BNDES. O primeiro aporte de recursos na instituição veio da Prefeitura e depois o banco recorreu ao mercado financeiro, no ano 2000, o BNDES emprestou 500 mil para que o Banco do Povo pudesse fazer os empréstimos para os empreendedores. Agora, o Banco conseguiu quitar completamente a dívida e se estabeleceu como uma instituição forte e fundamental para os pequenos empreendedores conquistenses.

O Banco do Povo funciona na Rua Sete de Setembro, na Galeria Araci. O telefone é 3424-0300. Secom


Uma Resposta para “Banco do Povo: instrumento de combate à pobreza e à desigualdade social”

  1. valdelice

    ola boa noite estou querendo saber como posso conseguir um empréstimo pelo baco do povo é para investimento

Os comentários estão fechados.