Morre o Irmão Mamedi Lemos

irmaomamede

Por Junior Patente

Morreu por volta das 5:30 horas desta quarta-feira (6) o Irmão Mamedi Lemos de Matos, aos 92 anos de idade. O corpo será velado no Vocacionário. Às 15:30h acontece uma Celebração Eucarística e o sepultamento será às 17 horas no Cemitério do Kadija.

Religioso, da Congregação Vocacionista, o Irmão Mamedi fez noviciado em 1977 e desde então serviu à Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Nestes mais de 30 anos de serviços à Igreja, ele demonstrou sempre zelo no trato das coisas de Deus, entregando-se totalmente às suas funções, mas, sem perder o carinho e o espírito de amizade não só com os membros da SDV, mas com a comunidade.

Mesmo com seu jeito tímido, mostrava-se, no dia a dia, uma pessoa de um bom humor constante e acolhedor. Além disso, a sua sabedoria deixava impressionado aqueles que paravam para conversar com ele.

Debilitado devido a um problema de saúde desde março de 2008, o religioso sempre demonstrou muita lucidez e alegria pela presença de paroquianos, amigos e membros da congregação, tendo sempre uma palavra de esperança a quem se achegava. “A melhora é cada vez mais acentuada”, ou “Estou cada dia melhor”, eram algumas das frases respondidas pelo irmão quando indagado pelos visitantes.

Um pouco mais da vida do Irmão Mamedi

Fatos importantes da vida do irmão Mamedi Lemos de Matos, filho de Manoel Vicente de Matos e de Maria Cassiana Lemos, nasceu em 15 de agosto de 1917 em Poções (BA).

Aos 15 anos veio com sua família para Vitória da Conquista, onde cursou o primário. Tornou-se um vendedor na feira livre de Vitória da Conquista.

KF2-2002 Vida de fé

Participou quando veio para Vitória da Conquista da Paróquia da Catedral, única existente naquela época. Quando foi criada a Paróquia Nossa Senhora de Fátima começou a participar desta paróquia. Depois começou a participar da Capela Senhor dos Passos, bairro São Vicente, onde servia como sacristão.

Vocação Religiosa Vocacionista

Foi na Capela Senhor dos Passos que ele teve contato com o Pe. Polito, que lhe ajudou a fazer o processo de discernimento vocacional e Mamedi decidiu abraçar a Vida Consagrada Religiosa na Congregação Vocacionista. Fez o Noviciado em 1978 e a primeira profissão religiosa em fevereiro de 1979. Morou como Religioso um ano na Comunidade Vocacionista da Lapinha, Salvador (BA) e voltou para Vitória da Conquista, para o Vocacionário Nossa Senhora Aparecida, onde mora até hoje.

Atuação na Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Irmão Mamedi faz parte da história da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Ele foi um grande colaborador de Pe. Polito na construção da Igreja Matriz, trabalhando como auxiliar de pedreiro e em muitos outros serviços. Já constituída a Paróquia, Irmão Mamedi tornou-se sacristão e por vários anos foi o secretário paroquial. Por vários anos, também, colocou o seu dom de música a serviço da paróquia para animar nossas celebrações, especialmente do matrimônio. Pastoralmente no início da caminhada da paróquia acompanhou os acólitos. Por muitos anos Irmão Mamedi fabricou as hóstias e partículas para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Junior Patente


Uma Resposta para “Morre o Irmão Mamedi Lemos”

  1. fabio lemos

    Meus sentimentos, por não ter conhecido uma pessoa tão maravilhosa em vida. Minha mãe falava muito no tio Mamedi e Thomas,. Gostaria de saber se é meu tio realmente. Mamedi é irmão de Laudelino Lemos de Matos? Grande abraço

Os comentários estão fechados.