Primeiro dia de vestibular da Uesc registra abstenção 15,2%

O vestibular da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que começou neste domingo, 10, com prova de língua portuguesa (redação e literatura brasileira) e de geografia, registrou uma abstenção de 15,2%, entre os 13,3 mil candidatos inscritos, média registrada nos últimos cinco anos.

A prova, com 4h30 de duração, começou às 8h, no campus da universidade, no km 22 da BR-415, e em nove locais, entre escolas públicas e faculdades de Ilhéus, e seis de Itabuna.

Segundo o professor José Reis, da Comissão Permanente do Vestibular da Gerência de Seleção e Orientação (Geseor), não houve ocorrências graves, mas alguns candidatos foram excluídos porque entraram na sala com celulares. Candidatos ansiosos reclamaram da fila para entrar nas salas no campus II da Unime, em Itabuna.

Redação – Dos dois temas oferecidos para a redação, o que pedia uma abordagem sobre as esperanças no Brasil, que se transformou de país do futuro em país do presente, acabou sendo o preferido e o mais comentado por grande parte dos candidatos. “Foi um bom tema, oportuno e atual”, frisou Patrícia dos Santos Lopes, que disputa uma vaga em comunicação social.

Os candidatos também destacaram o nível de complexidade das 20 perguntas da prova de geografia. “Havia muita interpretação de mapas, achei cansativa”, disse Larissa Lemos, de Jequié, que disputa com 65,7 outros candidatos uma vaga em medicina, o curso mais concorrido. Já Marcos Fagundes, que tenta uma vaga em economia, a prova foi muito atual e se deu bem quem leu jornais e assistiu aos noticiários.

O vestibular da Uesc continua nesta segunda, 11, com prova de língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol), história e biologia. A universidade oferece 1.440 vagas em 29 cursos de graduação. Os gabaritos das provas só serão liberados 24 horas depois de cada exame. A Tarde


Os comentários estão fechados.