Mais de 120 mil pessoas foram infectadas com dengue na Bahia em 2009

Mais de 120 mil casos de dengue foram registrados na Bahia em 2009, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (18) pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Desses casos, 1.801 trouxeram complicações aos pacientes e 66 causaram óbitos, deixando o Estado entre os seis estados que apresentaram aumento no número de casos.

Vigilância, campanhas educativas e de mobilização são freqüentes no combate a dengue em Vitória da Conquista

Em Vitória da Conquista, até o dia 21 de dezembro de 2009 foram registradas 611 notificações, com confirmação de 188 casos. A Taxa de Incidência ficou em 60,67/ 100 mil habitantes, o que significa dizer que a cada 100 mil habitantes 60 tiveram dengue, percentuais que têm como referência a população de 308 mil habitantes, divulgada pelo IBGE.

Com o verão, o calor intenso e as chuvas aumentam a possibilidade de reprodução do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da doença. Recipientes que podem acumular água parada, como lixeiras destampadas, lixo em terrenos baldios e pneus deixados a céu aberto facilitam a reprodução do mosquito.

Febre alta, fraqueza, dores nos músculos e nas articulações, falta de apetite, dores de cabeça, náuseas, vômitos e, em alguns casos, manchas vermelhas na pele são alguns dos sintomas da doença. Os médicos explicam que aos primeiros sinais da doença, deve-se procurar imediatamente um serviço de saúde. Com informações do A Tarde


Os comentários estão fechados.