O chapéu de Mão Branca ainda é motivo de polêmica

O deputado federal Edigar Mão Branca (PV-BA) conseguiu no Supremo Tribunal Federal (STF) um mandado de segurança preventivo contra possível e iminente proibição, pelo presidente da Mesa Diretora ,  o uso de seu chapéu.

Mão Branca pede ao STF direito de usar chapéu na Câmara dos Deputados

Devido ao seu traje, o nome de deputado foi vastamente divulgado nos meios de comunicação: “Mesa diretora quer proibir deputado forrozeiro de usar chapéu de vaqueiro no plenário”; “Chinaglia vai mudar regimento para tirar o chapéu de deputado”; “Deputado não deve ter nada na cabeça”, entre outras.

Para o parlamentar, “o chapéu é um acessório importante de vestimenta para caracterizar a personalidade de uma determinada pessoa por meio de suas diferentes formas, materiais e cores. O uso do chapéu de couro está diretamente relacionado com a bravura do vaqueiro nordestino que, para o seu trabalho, utiliza o chapéu como proteção do sol e dos golpes dos espinhos e dos galhos da caatinga e, às vezes, utiliza a sua copa para beber água ou comer”.

O relator que vai analisar este mandado é o ministro Gilmar Mendes.


2 Respostas para “O chapéu de Mão Branca ainda é motivo de polêmica”

  1. RGS(pesquisador)

    Tem cabeças dentro do plenário do Congresso Nacional- Que sequer,tem a dignidade de usar um chapéu destes,representante de uma classe de trabalhadores(vaqueiros).Composta na sua grande maioria, de cidadãos honrados!.Naquela instituição,segundo temos visto e revisto,rotineiros escândalos de CORRUPÇÃO,tem sido considerado, algo normal,que não fere de forma alguma o “decôro” parlamentar.VIVA O BRASIL! VIVA OS VAQUEIROS ORDEIROS!.

  2. luisa

    o deputado deveria se4 preocupar com as grandes questões que norteiam o país tirar esse ridículo da cabeça e se quer aparecer use uma melância pendurada no pescoço.é patético, eles deviam avisar antes ao eleitorado que ira envergonhar a bahia,pois o baiano educado por mais humilde que seja se o ambiente em que deve ou não usar chapéu.

Os comentários estão fechados.