Para Dão Barros

Por Ricardo Marques

O Domingo amanheceu meio sombrio, silencioso, embora o sol teimasse em aparecer. Quando soube que Dão Barros nos deixou, parece-me que o Domingo meio que parou. Isso deve acontecer sempre que um grande artista nos deixa. Principalmente um artista multifacetário, que, na música, fabricava seus próprios instrumentos e nas artes plásticas fazia música para os nossos olhos. Dão foi um desses caras que todo mundo gostava. Sempre do seu jeito pacato, sempre com uma idéia na cabeça, sempre com seus projetos artísticos que tanto nos faziam amá-lo. Tive o prazer de conhecer de perto o artista e o ser humano. Na infância, aumentava o rádio quando as cordas de “Saudade” começavam a tocar: “… Andaria duas mil estradas/cruzaria cinco mil luas/somando sete mil beijos/para uma boca, a tua…”. Era o Grupo Barros: Gil, Paulo e Dão. Já sem Carlos Barros, morto num trágico acidente anos atrás. E o som das zamponhas, dos tambores. Realmente dá saudades. A latinidade misturada com os ares do sertão. O resgate das tradições de maneira tão peculiar, tão inteira, tão única. Mas são esses mistérios que a vida não nos revela: que o nosso querido Dão Barros possa continuar na eternidade como seu canto e sua arte. Deve estar agora com Carlos pensando em novos projetos para enriquecer de música o espaço celestial…

                                        


5 Respostas para “Para Dão Barros”

  1. Abdalan

    Muito pesar. Conversamos muito esses últimos meses. Falamos de música. Discutimos sobre uma obra de arte que estava preparando para mim – um trompete. Com um sorriso, ouvi: “Real ou surreal?”.

    Ele era ele mesmo assim – podia ir da simplicidade da sua figura ao irreal, inacreditável, exótico, diferente, inimaginável da sua arte e atividade criativa. Quero essa obra que ficou inacabada por um pouco – ainda mais liberta das exigências da lógica e da razão, além da consciência cotidiana. “Quanta distância…”

    Duas mil estradas + cruzaria cinco mil luas = sete mil beijos!

  2. Jamile

    Adoro o trabalho dele, foi com muito pesar que recebi a notícia.
    Onde eu posso baixar essa música?
    Parabéns pela iniciativa de fazer a dedicatória, ele merece.
    Que Deus o abençoe grandemente.

  3. claudio

    por favor gostaria que enviasse para meu email um arquivo com a música “saudades” do grupo barros

  4. Fabiana Pinheiro

    Olá,

    gostaria muito de ter as músicas de Dão Barros mas não sei como… sou apaixonada por ele…. érá que vocês podem mandar para meu e-mai?? Sinto muito pela grande perda..
    Ele deixa saudades

  5. Adriana Maria

    Boa tarde, conheci hoje o blog e admiro muito as lindas canções de Dão Barros. Por favor, há como ter acesso a CD ou arquivo com as canções feitas por ele – em particular, a inesquecível Saudade.
    Obrigada,
    Adriana Maria

Os comentários estão fechados.