Vitória da Conquista tem um dos aterros sanitários mais modernos do Brasil

Graças à implantação do aterro sanitário, que funciona em Vitória da Conquista desde maio, impactos positivos para o meio ambiente e para a saúde pública já são uma realidade para a população.  O aterro é um dos mais modernos do Brasil e conta com toda a estrutura necessária para depósito, compactação e tratamento do lixo produzido na cidade. Um dos aspectos ambientais importantes é o processo de impermeabilização das células, que impede a contaminação dos lençóis freáticos. O aterro recebe, diariamente, cerca de 180 toneladas de lixo,  resíduos que estão sendo aterrados em área específica e a compactação e cobertura são feitas de forma imediata.

O prefeito Guilherme Menezes afirmou que Vitória da Conquista encontrou uma solução moderna e eficaz para o lixo. “Em 1997, o ‘lixão’ era um espaço desordenado; naquela época trouxemos para Vitória da Conquista técnicos competentes que realizaram estudos e hoje temos um aterro sanitário que é referência no país” disse.

O secretário de Serviços públicos, Miguel Felício, diz que o aterro é uma obra muito importante para a cidade.  “O aterro atende a todas as normas técnicas, inclusive com a impermeabilização das células onde o lixo será depositado, permitindo o tratamento adequado do chorume e evitando a contaminação do solo”.

As obras do novo Aterro Sanitário, que ficaram em torno de 1,4 milhão de reais, foram realizadas com recursos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

Aprovação popular – A comunidade do Baixão – que reivindicou a construção do aterro sanitário nas plenárias do Orçamento Participativo – tem comemorado os resultados da obra. A diminuição acentuada de urubus e moscas e a eliminação do mau-cheiro são motivos de alegria para crianças, jovens, adultos e idosos.

A dona de casa Gerli Brito, 25, já observa os benefícios. “Aqui antes tinha um mau cheiro que era difícil alguém conseguir dormir com os mosquitos subindo, ninguém conseguia comer nada de tanta mosca, agora começou a aterrar e desapareceram os mosquitos e o mau cheiro. Eu estou muito feliz!”.

Aos 65 anos , o agricultor Manelito dos Santos, também destaca as melhorias. “O lixão prejudicava muito, depois que a Prefeitura começou a fazer o aterro tá melhorando bastante. Pra gente aqui as moscas atentavam muito, mas agora melhorou”.

Benefícios para a saúde pública – Engenheira sanitarista, há 20 anos trabalhando com aterro sanitário, compostagem e tratamento de resíduos na área de gestão de limpeza urbana de municípios, Cláudia Júlio Ribeiro, esteve em Vitória da Conquista para capacitar os servidores municipais envolvidos na operação do aterro sanitário.  “O aterro é muito importante, pois é o local que recebe todo o lixo da cidade. Só isso já dá a dimensão da importância. Todo lixo contaminado, que é coletado na cidade, é encaminhado para lá. O aterro vai contribuir para prevenir muitas doenças, ajudar no combate a disseminação de epidemias, evitar a poluição do meio ambiente, como acontecia com o lixão. A diminuição do impacto ambiental e uma proteção muito grande à saúde pública são os principais benefícios que o aterro deve trazer pra cidade”, explicou.

Texto: Secretária de Comunicação da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista


Uma Resposta para “Vitória da Conquista tem um dos aterros sanitários mais modernos do Brasil”

  1. Bradford Gay

    This blog seems to recieve a good ammount of visitors. How do you promote it? It gives a nice individual spin on things. I guess having something authentic or substantial to give info on is the most important factor.

Os comentários estão fechados.