Oficinas funcionam em plena via pública em Vitória da Conquista

A prefeitura interditou uma oficina mecânica, mas desconhece quantas funcionam em situação irregular
A prefeitura interditou uma oficina mecânica, mas desconhece quantas funcionam em situação irregular

Por Juscelino Souza, A Tarde

Martela, lixa, pinta, troca peça. Essas atividades, que deveriam acontecer em galpões de oficinas mecânicas, têm sido cada vez mais comuns em plenas ruas de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, para desespero de vizinhos e transeuntes.

Apesar de já ter interditado uma oficina clandestina, a fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços Públicos desconhece o número exato de empresas irregulares espalhadas pela cidade.

A primeira interdição ocorreu numa oficina de veículos automotores, situada na Avenida Caxias do Sul, no bairro Patagônia. Com base em artigos do Código de Postura do município, que versam sobre ausência de alvará de funcionamento; uso indevido de via pública para fins comerciais e obstrução e prejuízo do trânsito de pedestres e veículos em vias públicas, a oficina teve a porta lacrada.

Vitória para os vizinhos, que reclamavam do barulho, da sujeira e, principalmente, dos veículos velhos que bloqueavam a rua. As queixas eram frequentes, como a da dona de casa Lúcia Campos Silva, residente na Avenida Caxias do Sul, Bairro Patagônia. “Todo dia é essa bagunça em minha porta. Lama misturada com óleo, sujeira debaixo dos carros e uma barulheira danada”, reclama. 

Ela conta que tem problemas respiratórios por causa do pó causado pelo lixamento de latarias e por partículas de tinta. “Procuramos a prefeitura, que prometeu dar um jeito, mas já havia se passado dois anos”, emenda.

O comerciante Agnovaldo Dias Matos, que possui casa e terreno na mesma avenida, mostra a sujeira deixada pelos mecânicos. Papel, óleo, restos de lixa e de tinta e peças danificadas se espalham pela rua. “Sem contar que uma criança ou até mesmo adulto podia se machucar numa lataria e pegar tétano”. Ao longo da avenida estavam caminhões, carrocerias, veículos de passeio e carcaças.

Sem lei – Os responsáveis pelo material não quiseram se pronunciar a respeito da interdição. Eles não são os únicos a descumprir a lei. Basta uma volta pelos bairros ao redor do centro da cidade para se observar mecânicos executando serviços a céu aberto, atrapalhando o tráfego e impedindo a entrada e saída de veículos em garagens particulares.

A maior concentração fica nos 800 metros finais da Avenida Brumado, via de acesso à BA 262 (Conquista – Brumado). São 47 oficinas, que também funcionam como desmanche e ferros-velhos. Nenhuma delas possui registro ou autorização da prefeitura para funcionar a céu aberto, mas a maioria permanece assim há mais de 30 anos. Também existem oficinas em ruas dos bairros Guarani, Alto Maron, Pedrinhas, Kadija e Patagônia.


Uma Resposta para “Oficinas funcionam em plena via pública em Vitória da Conquista”

  1. Magno Almeida

    Não podemos esquecer da Av Frei Benjamin, principlamente no trecho entre a Av. Alagoas e Av. Brumado. O pedestre é obrigado a passar pela rua porque as calçadas(que são para o pedestre) estão ocupadas com lataria, pnues, ferro velho etc. Trata-se de uma área residencial.Existem locais apropriados para este tipo de comércio, que é perfeitamente legal, mas necessita de adequação para o seu funcionamento.

Os comentários estão fechados.