Bandido ataca SAMU e fere motorista a bala em Vitória da Conquista

Funcionários da Samu reclamam de insegurança no trabalho

Por Juscelino Souza, A Tarde

O sargento Albiney Lima Santos, 35 anos, lotado no 7º Grupamento de Bombeiros Militares, foi atacado por bandidos e ferido a bala no ombro esquerdo quando guiava uma viatura do SAMU 192, no Bairro Pedrinhas, periferia de Vitória da Conquista (509 km de Salvador).

A vítima foi submetida a uma cirurgia para retirada do projétil mas, de acordo com informações do hospital, passa bem e não corre risco de morte. Em protesto, um grupo de funcionários do SAMU 192 suspendeu os serviços na manhã desta quarta-feira, 10, e se deslocou até o centro da cidade para chamar a atenção da comunidade e pedir providências.

Ataque – A equipe de socorro do SAMU 192 foi acionada na noite desta terça-feira, 9, para atender a uma senhora que apresentou crise nervosa na parte alta do bairro. Quando o veículo chegou às proximidades da casa, os socorristas foram surpreendidos por um disparo em direção à ambulância.

Mesmo ferido por um tiro de pistola Ponto 40 – de uso restrito das forças armadas e membros do Ministério Público e Judiciário – Santos conseguiu dirigir por mais de cinco quilômetros até o Pronto-Socorro do Hospital Samur, onde recebeu os primeiros-socorros. O impacto da bala foi amortecido pela porta da ambulância mas, ainda assim, o projétil rasgou a lataria e danificou uma barra interna do veículo.

O tenente Guimarães, do 7º GBM, confirmou que o autor da tentativa de homicídio foi identificado por testemunhas como um adolescente de 14 anos conhecido como “Bibiu”. “Bibiu já havia ligado aqui para a gente ameaçando disparar contra qualquer viatura, ambulância ou carro de bombeiro que fosse até a região dominada por ele e acabou cumprindo”, contou o oficial.

A TARDE apurou que outras ligações anônimas foram feitas para o 9º Batalhão de Polícia Militar e para o próprio SAMU 192 porém, somente o Serviço de Atendimento de Urgência confirmou essa informação.

“Ligações assim são frequentes para o 192. Sempre acontecem. Estamos inseguros e esperando uma resposta para podermos trabalhar com segurança”, contou o operador de frota do SAMU 192, Evandro Schettini. “Como podemos dar socorro se nós somos as vítimas?”, questionou.

A frota do SAMU 192 é formada por nove ambulâncias e conta com suporte de 150 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, condutores, socorristas, operadores de frota e tele-atendentes.


3 Respostas para “Bandido ataca SAMU e fere motorista a bala em Vitória da Conquista”

  1. Cade a POLÍCIA

    Isso é devido à impunidade que esses marginais usam como escudo, para continua cometendo seus crimes… Porque a policia não acaba com o trafico de drogas em V da Conquista??????? Bocas e mais bocas passam de pais para filhos e nada é feito para combater esse tipo de crime! Com isso esses marginais mandam e desmandam em seus bairros… Só faltava essa agora! Atira em pessoas que estão prontas para da o socorro! É de mais! Não É????

  2. Joam Castro

    Gostaria de saber o posicionamento do presidente da OAB Dr. Gutemberg e dos Promoteres de Salvador que estão aí para prender os policiais militares…. o que fazer com este menor e sua gangue? lembrando que o mesmo é apontado como autor do disparo que matou o policial militar…

  3. reubi

    “FRENTE AO PERIGO A SOCIEDADE CLAMA A DEUS E AS POLICIAS, PASSADO O PERIGO A SOCIEDADE AMALDIÇOA A POLICIA E AGRADECE A DEUS.”

    LEMBRE-SE: SE NÃO QUER QUE SEU NOME SEJA DIVULGADO NAÕ DEIXE QUE O FATO ACONTEÇA.

    ESSA FRASE É PARA SER ANALISADA PELOS LEITORES DESSE BLOG…CORAJOSOS POLICIAIS, DÃO A VIDA PARA PROTEGER EM MUITAS VEZES A SOCIEDADE QUE RECRIMINA SUAS AÇÕES , TODAS BASEADAS NA FORMA DE LEI E NAÕ AS MARGENS DA LEI…

    TODOS NOS PRECISAMOS DA POLICIA, MESMO ELA COM SUAS FALHAS, POIS SOMOS SERES HUMANOS E PASSIVEIS DE FALHAS…

Os comentários estão fechados.