Força-tarefa do MP inicia trabalhos em Vitória da Conquista

Foto: Blog da Resenha Geral

Por Juscelino Souza, A Tarde

Foi aberta na tarde desta quarta-feira, 17, uma força-tarefa do Ministério Público Estadual (MPE) para auxiliar as autoridades judiciárias a localizar os autores de pelo menos 18 homicídios em Vitória da Conquista.

Os trabalhos da força-tarefa, instalada na sede do Regional do MPE em Vitória da Conquista foram abertos pelo procurador-geral de Justiça Lidivaldo Britto a fim de auxiliar nas investigações referentes, segundo o MPE, à possível atuação de policiais militares em um grupo de extermínio na cidade.

As mortes começaram logo depois que o policial militar Marcelo Márcio Lima Silva, 32 anos, foi assassinado com um tiro na nuca, em 28 de janeiro, no Bairro Alto da Conquista. Logo após este homicídio ocorreram buscas não autorizadas em casas no mesmo bairro. Pessoas foram espancadas, torturadas, mortas e ainda houve o sumiço de quatro adolescentes da comunidade.

Desses, que foram retirados de suas casas na madrugada do dia 29 de janeiro, apenas Ozéias Belas de Oliveira, 15, teve o corpo localizado, após ser morto a tiros. As famílias ainda procuram por Mateus de Jesus Santos, de 14 anos, Vanessa Santos Morais, 14, e Jocafre Marques Souza, 17.

A mãe de um dos adolescentes, Miralva Maria de Jesus, 42 anos, contou que desde o sumiço do filho não tem tido sono, nem descanso. “Muita gente liga dando informação falsa, pedindo dinheiro pra ajudar a encontrar Mateus e até me ameaçando, dizendo que se eu abrir a boca vai sobrar pra todo mundo”, desabafa.

Os procurador Geral da República, Mário Alves Medeiros, afirmou que nenhuma das vítimas procurou o órgão em busca de proteção, mas que o Ministério Público Federal (MPF) vai dar suporte aos trabalhos da força-tarefa, acompanhando as investigações, colhendo dados e, se necessário, solicitar á Justiça a federalização das apurações.


2 Respostas para “Força-tarefa do MP inicia trabalhos em Vitória da Conquista”

  1. Danilo Marques

    E agora, o que vão dizer os implicado na vingança praticada contra inocentes. Será que vão esperar que o Ministério Público atraves da força tarefa diga: “Vamos apurar e punir exemplarmente os culpados?”. É preciso que apurem também os crimes cometidos nos dois últimos anos em nossa cidade, e que até hoje não há solução. Nas Polícia Militar e Civil há funcionários honestos e que não estão comprometidos. Todos sabem quais são os métodos que ambas policias usam. Simplesmente arrombam portas de casas, praticam extorsão e fazem de um suspeito um culpado. E tem mais, duvido que este comentário seja publicado.
    Danilo Marques.

  2. anonimo

    Não só estes crimes como tambem o ano todo de 2009 que deve dar em torno de 100 homocidios nesta “CIDADE MARABICHOSA…cheia de crimes mil isso não pode ser nunca o coração do Brasil.

Os comentários estão fechados.