Direto da Praça

Paulo Pires

Virado nos Seiscentos

O Governo e o Presidente Lula estão virados nos seiscentos. Nunca um governo brasileiro alcançou e mantém – e isso é o mais importante – um índice de aprovação tão elevado em nossa História. O governo de Sarney, durante mais ou menos um mês manteve um índice de popularidade espantoso, mas isso só durou uma chuvinha de verão. Com o Lula a coisa mudou. O “cara” desde o seu segundo ano de mandato conseguiu botar moral na sua administração e o resultado é este: Entre regular, bom e ótimo, está simplesmente com 95% de aprovação perante a Nação e o Povo brasileiro. Nunca na História deste País [expressão que tomo emprestada do Sapo] tivemos um governante tão bem avaliado, durante tanto tempo. Ou o homem é bom ou é um grande ilusionista ou todo mundo no Brasil é otário.

Até na manutenção do prestígio o Sapo é fera. Mas não é todo mundo que é assim. A maioria das pessoas que a gente conhece só é boa por um tempinho. Lembro-me de um antigo jogador do Fluminense chamado Cafuringa. Este folclórico jogado era um atleta que alternava sua vida profissional entre atuações geniais e desempenhos bisonhos. Tinha dia que “Cafú” jogava igual a Pelé, em outros, entretanto, atuava como um verdadeiro cabeça de bagre (como se diz no Rio de Janeiro).

Na política tem gente assim. Às vezes o sujeito comete jogadas políticas dignas de um Pelé, de um Maradona. Já nos dias seguintes esse mesmo sujeito realiza jogadas piores que um terceiro reserva do time da Vila da Conquista ou do Vasco da Gama do Simão.

Quem não gosta nem um pouco da expressiva avaliação do Lula é o povo do PSDB de São Paulo (expressão pleonástica, posto que o PSDB só existe como Partido em São Paulo). Aliás, a Central de Sacanagem do PSDB anda espalhando pela Internet um material contra Lula e Dilma Roussef digna dos melhores propagandistas nazi-fascistas.

Eles só se esquecem de uma coisa: O povo está esperto. E mais ainda, não perdeu a memória. Não se esqueceu, por exemplo, de que no governo de FHC não comeu nada a não ser o velho H [agá]. Isso mesmo. O povão, no governo de FHC não chupou nada. Ficou com um dos piores salários mínimos do mundo, enquanto o nosso elegante e descompromissado presidente dava entrevistas em inglês e francês, mostrando ao mundo o quanto era charmoso e loquaz. Mas o povo. Bem, o povo… Pelo menos aprendeu que aquele papo furado não enchia a barriga de ninguém. Resultado: Lula 95% de aprovação.

Por outro lado, as pessoas no Brasil estão aprendendo que suas vidas estão muito condicionadas e ligadas a programas e políticas propostas pelos Partidos Políticos. Isso mesmo. Devagarzinho o povo está sacando que sua moradia, suas condições de vida para a educação e o lazer, a creche para os filhos, os medicamentos, os atendimentos hospitalares, os seus rendimentos, tudo isso está associado a compromissos assumidos por políticos que tenham visão e grande alcance social.

Político tipo Maluf, que levou a vida inteira, achando que governar era construir viadutos, pontes e avenidas, estão fora do páreo. Para esse tipo o Povo está devagarzinho dando as costas. As pessoas mais simples sabem que se não tiverem uma escolinha boa, um hospital ou Postos de Saúde bem instalados, certamente terão problemas na vida. Então é por causa dessas coisas que o Lula vai deixar o País, com um índice de aprovação excepcional. É certo que as coisas ainda estão longe do ideal. Mas o Sapo tem recebido o reconhecimento pelo trabalho que realizou junto aos mais pobres. Por causa disso, vou encerrar acrescentando dois detalhes: Além de cotado para o Nobel da Paz, o “cara” já está sendo apontado como futuro Presidente do Banco Mundial ou Secretário Geral da ONU. Nossa direita vai espumar de ódio. O que posso fazer?


2 Respostas para “Direto da Praça”

  1. Mel

    Falou e disse Paulo,

    A turma do ´quanto pior mior` vai continuar morrendo de raiva do “CARA”. Nunca na história deste País, como bem ele enfatiza, teve um presidente com carisma semelhante, nem de perto Getúlio Vargas chegou, olhe que ele (Getúlio) mesmo sendo ditador tinha grande popularidade.

    FHC vai continuar roendo as unhas de inveja, pois seus diplomas nunca serão capazes de superar a inteligência e o carisma de Lulão. Bjs

  2. HenryTeri19

    One remembers that life seems to be expensive, nevertheless people require cash for various stuff and not every person earns enough money. So to get good business loans and just collateral loan should be a correct solution.

Os comentários estão fechados.